Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Ninguém faz assistência como Douglas

31 de janeiro de 2012 22

Os dados estatísticos que aparecem, a seguir, não chegam a surpreender. Quem não sabe que Douglas é o melhor armador existente no Olímpico. Mas, sempre é interessante apoiar meras observações em levantamentos técnicos, como explica o torcenauta César Sponchiado:

“Wianey, sou sócio e fundador do FOOTSTATS. Estamos realizando um estudo versão BETA do Grêmio 2011 de como aconteceram as finalizações do time.
O Douglas foi responsável por 92 assistências para finalizações, ou seja, sozinho respondeu por 18% de todas as assistências para finalizações do time. O Rockemback foi responsável por 15%.
FIzemos um estudo também de como surgiram os últimos 2 passes antes de uma finalização e maior frequência é:

Julio Cesar —> Douglas
Mario Fernandes —> Rochemback

Além disso, a terceira combinação que mais aconteceu foi o Douglas dando o penúltimo passe para alguém antes de uma finalização com 11%

Em resumo: O Douglas foi um dos responsáveis diretos por 30% das jogadas que acabaram em finalização de todo o time. O restante de todos os jogadores que participaram do time no campeonato responderam por 70%”

As oscilações na taxa de participação de Douglas incomodam o torcedor gremista. Porém, antes dele, existem e vem existem muitos outros jogadores que não correspondem às necessidades do Grêmio. Para ver, basta despir-se do preconceito e da idéia pronta e fechada.

Bookmark and Share

Comentários (22)

  • elio miguel diz: 31 de janeiro de 2012

    Estatística furada. Com o Renato 70% dos gols foram cobrança de falta do Rockemback para cabeceio dos atacantes ou do Rafael Marques que era o zagueiro artilheiro. O que faz essa admiração pelo Douglas é que quando ele toca na bola o faz com plasticidade. O que ele faz seguidamente no Grêmio, ele fez em 5 minutos na seleção brasileira. Deu gol pro adversário.

  • Otavio Campos diz: 31 de janeiro de 2012

    Gostaria de saber:
    Na porcentagem de gols sofridos, quantos tiveram origens nos erros do Sr. Douglas ??.
    Para cada partida razoável, quantas deixou de jogar ??.
    Será que o “custo/beneficio” compensa ??.

  • Torcenauta diz: 31 de janeiro de 2012

    Otimo… Que o Germio continue com o grande Douglas…

  • Láercio diz: 31 de janeiro de 2012

    Pô e ainda ficam criticando o melhor jogadordo Gremio, quando vai embora e arrebenta em outro time reclamam da direção que não contrata jogador! Torcida Gremista, vamos abrir o olho e enchergar e apoiar nossos craque, não queremos jogador que da carrinho, queremos craques que levante taças!

  • ANTONIO DE PADUA diz: 31 de janeiro de 2012

    PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER ENXERGAR, INCLUSIVE O S ESTATÍSTICOS, POIS O MAL QUE ATINGE O “CRAQUE” VAI MAIS ALÉM DE DUVIDAR DE SUA TÉCNICA: ELE NÃO TEM VONTADE DE JOGAR NO GRÊMIO, POIS UM SUJEITO QUE GANHA UM EXELENTE SALARIO E EM DIA, TRATADO PELA DIREÇÃO DO CLUBE E IMPRENSSA COMO ‘craque’ E AINDA ASSIM FAZ CORPO MOLE ? ESTA ESTATÍSTICA TODA COM RELAÇÃO AO MESMO LEVOU O GRÊMIO AONDE? A MINHA INTERPRETAÇÃO DE TUDO ISTO É QUE ESTÃO QUERENDO EMPURRAR A CRAQUEZA DO DITO CUJO GUELA ABAIXO DA TORCIDA !

  • ANTONIO DE PADUA diz: 31 de janeiro de 2012

    sou gremista, mas craque é o D’ALESSANDRO que dá retorno ao clube, eis aí um comentário sem preconceito !

  • claudio diz: 31 de janeiro de 2012

    Boa tarde sr. Wianey, pelo amor de Deus fala pra esse presidente morto do gremio mandar
    embora esse relachado,preguiçoso, e mau carater do Douglas. Esse cara que está acabando
    com o time do gremio.

  • Marcos Leal diz: 31 de janeiro de 2012

    Marquinhos ano passado jogou bem menos e obteve mais assistências contabilizadas do que Douglas no Brasileirão. Isso é fato, foi publicado se não me engano pelo Zini. Procure ai algum estudo, se é que existe, sobre a quantidade de gols que foram resultado da perda da posse de bola em função de um passe errado do Douglas.
    1. Jogador bom mesmo, com 22, 23 anos está arrebentando. Douglas tinha 25 e jogava série B com Criciumas e São Caetanos da vida. Esse é o nosso 10.
    2. Com a competitividade física e velocidade com que o futebol é jogado hoje em dia, ser atleta é básico do básico, e não me venha com esse papo de lordose. Douglas ta gordo, sequer é atleta. Esse é o nosso 10.
    3. Morei 2 anos em SP, tenho amigos Corinthianos, e lá, onde ele teve a melhor fase, ganhou uma Copa do Brasil, não querem ele de volta. É a opinião unânime de todos os corinthianos com quem conversei. Esse é o nosso 10.
    Não aguento mais essa ladainha do Douglas, “precisamos recuperar o Douglas”. “Douglas só irá render quando…”
    - “…quando tiver um meia de velocidade do lado”
    -”…quando tiver dois atacantes bons a frente”
    - “…quando melhorar o preparo físico”
    - “…quando perder 10 quilos”
    CHEGA! Sou gremista e não aguento mais ver o Douglas com a 10 do Grêmio!

  • Beto diz: 31 de janeiro de 2012

    As afirmacoes no texto acima nao condizem com os dados apresentados. Douglas eh bom em finalizacoes… ponto. Dai a medir quanto vale as sua preciosas assistencias em relacao a sua baixa produtividade, dedicacao e movimentacao, sem falar velocidade, eh uma diferenca enorme.

    O dias que as pessoas comecarem a olhar o futebol Europeu e enxergar as diferencas de competitividade melhoraremos o nosso futebol e nao precisaremos de uma jornada heroica no Japao pra provar. Douglas soh joga no Brasil. Pode se dizer o mesmo de outros mais badalados, mas vamos ficar no Douglas.

    Alias esse “estudo” nao aponta que o Gremio centralizou demais o ataque? Alias, achei que o Gremio
    tivesse ido mal ano passado, o Douglas nao teve nada a ver com isso? Quando o Gremio leva um gol, o fato de o Douglas nao marcar ninguem nao conta?

  • Marco diz: 31 de janeiro de 2012

    Os adversários agradecem a porcentagem de assistencias q Douglas dá p/eles …

  • Rogerio diz: 31 de janeiro de 2012

    Acontece que ele jogando esse bolão não ganhamos nada,é sem vontade e comparando com os outros pernas de pau até se sobressai,mas não é jogador para o grêmio.

  • Rubem diz: 31 de janeiro de 2012

    É verdade ele fica assistindo os outros vinte e um jogar.

  • Bruno Volkov diz: 31 de janeiro de 2012

    Blá, blá, blá… Essa é justamente a função dele, estatística irrelevante! Além disso, o Douglas jogou praticamente em todos os jogos, então é obvio que em relação ao Marquinhos, por exemplo, que foi reserva durante muito tempo e chegou no meio da temporada seu percentual absoluto fosse maior. Seria necessário fazer uma estatística relativizando o número de jogos de cada meia pelo número de assistências, aí sim seria relevante. Além disso seria interessante que se colocasse qual a media de distância percorrida pelo Douglas nos jogos e qual o número de passes errados do jogador, aí sim teriamos condições de fazer uma análise mais relevante. Caso contrário, se insistirem em manter este tipo de estatística, é mais ou menos como colocar uma matéria dizendo que o goleiro que fez mais defesas no ano foi o Vitor, não deixa de ser verdade, mas é completamente insignificante a uma análise mais apurada.

  • João diz: 31 de janeiro de 2012

    Números óbvios. Jogou mais partidas que os demais e é o armador do time. Ou queriam que um volante de marcação ou um zagueiro desse o maio número de assistências.

    A questão a respeito do Douglas é a falta de comprometimento com o time, o sumiço na maioria dos jogos, a quantidade de passes errados e contra-ataques cedidos, que não estão nas estatísticas acima.

    Dizem que ele é imprescindível ao Grêmio. Será?

    E se tivesse outro meia (cérebro do time) que errasse menos e se apresentasse mais pro jogo? Será que ao invés de 30% de participação não serima 50%?

    Números não mentem, mas são apenas números

  • Rafa Neves diz: 31 de janeiro de 2012

    Os caras espremeram a estatística até ela “dizer” o que queriam.

    Mas já que são bons em dados, cálculos, matemática, sem sarcasmo, gostaria de perguntar ao Sr. Fundador do FOOTSTATS o seguinte:

    1 – Quantos desses 92% de passes para finalizações, foram realmente, dentro de uma filosofia futebolística, passes em que o atacante “perdeu” gols feitos como se diz no futebol, e quantos foram passes sem efeitos nenhum, pro cara chutar da lateral, do bico da área, da intermediária?

    2 – Qual o percentual de passes e lançamentos errados do Douglas?

    3 – Além dos passes errados, qual o percentual de perdidas de bola?

    4 – Quanto um time como o Grêmio correu ” a mais”, se cansou “a mais”, com os contra-ataques gerados pelos erros infantis de passe e de jogadas desse Douglas?

    Compilando os dois lados da estatística, mesmo sem os resultados em número, e comparando a outros meias atuantes no Brasil, o resultado que chego é que: “Douglas é o mais pobre dos Ricos”, se é que me entendem.

  • Beto diz: 31 de janeiro de 2012

    Que tal se além de contabilizar as assistências de Douglas também se contabilizar o número de passes errados. Assim, na avaliação do time do Grêmio em 2011. Quem esta liderando neste quesito? E, além disto, que tal comparar o desempenho dele (Douglas) com o D´Alessandro no Inter quanto a estes dois quesitos. Mas mais do que isto, que tal apontar a quantidade de finalizações do Grêmio durante 2011, comparadas ao do Corinthians, Vasco, Botafogo, Coritiba e Inter.

  • Maschio diz: 31 de janeiro de 2012

    rsrsrsrrs…caro amigo favor não esquecer de colocar neste estudo qtos contra-ataques este craque entregou. …rsrsrsrrss este ano vai ser o mais divertido de todos, tenho dito.

  • Hugo diz: 31 de janeiro de 2012

    O que falta ao Grêmio é um esquema de jogo que faça com que esses jogadores não sejam sacrificados. Esses dois jogadores são os mais injustiçados do Grêmio por falha do próprio clube e de parte da torcida que nunca encostou o pé em uma bola de futebol. Um foi envolvido num negócio da China e já podemos ver nitidamente que vai fazer falta, o outro provavelmente vai sai como o Ronaldinho, pela porta do fundo sem render nenhum centavo ao clube! Lamentável

  • Gerson SSA diz: 31 de janeiro de 2012

    Informações falsas, Marquinhos deu mais assistências que efetivamente se transformaram em gol.
    Douglas deu assistências para adversários que puxaram contra-ataques e marcaram gols no grêmio ele e roca.
    Este estudo falso me cheira a coisa de colorado para manter o soneca no time. Logo agora que a direção técnica (QUE TAMBÉM ESTAVA DORMINDO)acordou e tirou ele do time

  • carlos Alberto diz: 1 de fevereiro de 2012

    Como colorado e (consequencia) amante do bom futebol, gostaria de ter o Douglas como jogador do Inter. E mais: tenho certeza de que ele teria outra postura e gostaria muito de estar lá.

  • Fernando diz: 1 de fevereiro de 2012

    carlos Alberto diz: 1 de fevereiro de 2012

    Como colorado e (consequencia) amante do bom futebol, gostaria de ter o Douglas como jogador do Inter. E mais: tenho certeza de que ele teria outra postura e gostaria muito de estar lá.

    FAKE!!!!!!!!!!!!
    Como colorado, posso afirmar que 100% da nossa torcida não quer isto…

  • Alex diz: 2 de fevereiro de 2012

    Se o Douglas sair do time, com o atual plantel, eu dou DOIS jogos pra estarem pedindo ele de volta. é sempre assim, qnd um jogador vai mal, aquele q está fora é solução. mas na hora q um entra e o outro sai, não é bem assim.

Envie seu Comentário