Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2012

Caxias e Nóia no centro do palco

29 de fevereiro de 2012 12

Como ainda não havia acontecido, Porto Alegre foi barrada de uma decisão do Gauchão. Novo Hamburgo e Caxias decidem, esta noite, quem levará o título da Taça Piratini e garantirá presença na final do campeonato. A performance de Inter e Grêmio foi decepcionante. Mais uma vez ficou demonstrado que folha de pagamentos não garante resultado. O Inter fez pior porque já contava com uma equipe pronta, vinda de temporadas anteriores. O fato de estar formando o seu time também não absolve o Grêmio. O Caxias fez um time novo e, mesmo assim, despachou o Grêmio. Esta noite, no Estádio do Vale, Nóia e Caxias decidem o título. Que seja uma grande decisão e o estádio esteja lotado. Os dois clubes fizeram por merecer o centro do palco.

Bookmark and Share

A Andrade Gutierrez e o poleiro de galinheiro

29 de fevereiro de 2012 70

Duvido que desde a sua fundação, a Andrade Gutierrez, uma das maiores construtoras do mundo com obras em dezenas de países e 75 mil funcionários, tenha pagado mico tão peludo como está pagando. Ninguém foi buscá-la para reformar o Beira-Rio. A empreiteira se apresentou para fazer a obra, apresentou proposta e saiu vencedora da concorrência. Porém, como nunca antes se viu acontecer com uma gigantesca empresa, arrependeu-se do que havia proposto e anda buscando desculpas que beiram a infantilidade para cair fora do negócio. O comportamento é digno de fabriqueta de casas de cachorro. A AG está incomodando, além do próprio Inter, governantes municipais, estaduais e até a presidente da República. Sem falar na Fifa que está com os cabelos em pé diante da atitude da empreiteira. A Andrade Gutierrez pode nem precisar de obras dentro do Brasil, mas é certo que a sua imagem pública está mais comprometida do que poleiro de galinheiro.

Bookmark and Share

Mano Menezes, matador de esperanças

29 de fevereiro de 2012 33

Tornou-se impossível manter silêncio sobre a forma desastrada com que Mano Menezes vem dirigindo a Seleção Brasileira. Ainda que não existam mais craques verdadeiros, este problema não é exclusividade brasileira. Sendo assim, a maioria das seleções estão niveladas, tecnicamente. Neste caso, cresce em importância uma boa e bem ensaiada concepção tática. Exemplo: se o Brasil possui dois bons laterais apoiadores, é preciso que haja cobertura adequada para que eles possam ser explorados no que fazem melhor. Se a defesa não é uma maravilha, precisa ser bem protegida e não abandonada com volantes saindo do lugar e avançando a todo o momento. Ronaldinho Gaúcho encerrou o seu ciclo de grande jogador, faz tempo. Por que insistir em faze-lo o centro técnico da Seleção? Cada jogo que passa, aumentam as razões para que temamos um vexame na Copa que o Brasil organizará. A imprensa brasileira, até agora, parece anestesiada. Mano Menezes está blindado e, tudo indica, seguirá dirigindo o time brasileiro sem oferecer qualquer perspectiva de melhora. Sinceramente, Dunga é opção que deveria ser pensada já. 

Bookmark and Share

Clubes querem mudar contrato com a TV

28 de fevereiro de 2012 31

O Caxias levantou o seu protesto que, certamente, será repetido por outros clubes gaúchos. O que pretendem os caxienses? Simples, que as cotas da televisão sejam mais generosas com os clubes que mantem o departamento de futebol funcionando ano inteiro. Nada poderia ser mais justo. Um time que só funciona quatro meses não pode ter a mesma cota que outro que permanece ativo o ano inteiro. Neste momento, entretanto, é impossível este desejo ser atendido, pois o contrato com a televisão está em pleno andamento. Mas, certamente o pleito deverá ser levado à FGF no final do contrato atual. O Caxias não deve baixar a sua voz, pelo contrário. Seria adequado que começasse, desde já, um movimento entre os clubes para aprimorar o próximo contrato.

Bookmark and Share

Arena precisa mudar para entrar na Copa

28 de fevereiro de 2012 93

Para sediar jogos de um Mundial, não basta que o estádio tenha padrão Fifa, é indispensável que esteja equipado de acordo com o padrão Copa. Alguns exemplos:

- Pupitres: são equipamentos que devem abrigar centenas de emissoras de rádio e profissionais de mídia impressa e eletrônica do mundo inteiro. Estas localizadas tomam grande parte das arquibancadas de um estádio. A Arena do Grêmio, se fosse designada sede de jogos da Copa/2014, teria que sofrer alterações no seu projeto;

- Sala de conferências: o estádio precisa contar com uma ampla e equipada sala de conferências de imprensa que só tem utilidade integral durante os jogos da Copa.

- Estacionamento: a Fifa exige estacionamento capaz de receber um número mínimo de veículos.

Estes são alguns dos equipamentos exigidos de um estádio mundialista. E nem estou falando das obras de mobilidade em torno do estádio. Se a reforma do Beira-Rio não sair, os gaúchos precisam lutar para que a Copa seja na Arena. Porém, é preciso saber, desde já, que será preciso acontecer mais do que um mutirão para preparar o novo estádio do Grêmio. Prefeitura e Governo do Estado podem indicar o estádio mas é a Fifa que dará a palavra final, de acordo com as suas exigências.

Bookmark and Share

Kleber declara amor ao Grêmio

28 de fevereiro de 2012 27

Kleber vem sendo o reforço mais eficiente contratado pelo Grêmio, este ano. Faz gols, luta o tempo inteiro, nunca desiste, um combatente em tempo integral. Entrevistado pelo Nando Gross, ontem, Kleber foi franco e direto: “Se eu soubesse que seria tão bom, teria vindo antes”. O atacante se referia ao Grêmio e à cidade. E como acrescentou que aprendeu algumas lições e não repetirá erros que já o atrapalharam bastante, impõe-se acreditar em vida longa e produtiva de Kleber no Olímpico.

Bookmark and Share

Onde está Ricardo Teixeira?

27 de fevereiro de 2012 9

O presidente da CBF pode ter voltado para o Brasil e estar em lugar incerto e bem protegido. Mas também é possível que permaneça em Miami. Há rumores consistentes de que presidente da CBF poderá ter problemas com a Polícia Federal se regressar ao país. Se for verdade, como ficará a administração da entidade? Teixeira pedirá licença para afastamento e deixará para o seu vice, José Maria Marins, a tarefa de dirigir da CBF? Seria uma espécie de boneco do ventríloquo que seria manipulado pelo próprio Teixeira, à distância, e pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Pólo Del Nero? Todas estas perguntas poderão ser respondidas na próxima quarta-feira, quando se realiza a Assembléia Extraordinária da CBF. Ricardo Teixeira estará presente? Esta é a maior curiosidade.

Bookmark and Share

Hora de candidatar a Arena

27 de fevereiro de 2012 52

Acendeu a luz vermelha e não foi para anunciar local de prazeres noturnos. A nota da Andrade Gutierrez colocou sérias dúvidas sobre a disposição da construtora em cumprir o que combinou, previamente, através da minuta de contrato e das inúmeras manifestações dos seus dirigentes em reuniões com autoridades locais, da Fifa e do Internacional. Não conheço caso em que a Fifa tenha mudado de estádio pelas razões que se apresentam em Porto Alegre. Governos federal, estadual e municipal não têm autoridade para determinar estádios, só a Fifa pode fazê-lo. A entidade mundial já tomou conhecimento dos últimos fatos e, certamente, perguntará se a cidade oferece outra alternativa viável para que a Copa seja mantida em Porto Alegre. Será o momento de responder positivamente e apontar para a Arena do Grêmio. Porém, se a Fifa não se manifestar, então terá chegado a hora de as autoridades locais tomarem a iniciativa de levar a proposta até a entidade mundial. Não sei se dará certo, mas como parece claro que a Copa em Porto Alegre corre riscos, melhor morrer brigando do que sentar e esperar pelo pior.

Bookmark and Share

Alegria gremista durou quatro dias

27 de fevereiro de 2012 112

Embora a satisfação de vencer Gre-Nal permaneça para sempre, a vitória do Grêmio no clássico permaneceu intacta por exatos quatro dias. A derrota para o Caxias barrou o Grêmio da decisão da Taça Piratini e justificou a pergunta: de que valeu vencer o clássico? Flautas não enchem salas de troféus, esta é a verdade. O Grêmio não conseguiu repetir, em Caxias do Sul, o mesmo empenho e dedicação mostrados no Gre-Nal. Só com futebol jogado foi insuficiente. Como disse Luxemburgo, após o jogo, “superação e atitude é muito bom, mas é preciso jogar bola”. E o Grêmio jogou pouco.

Bookmark and Share

Mais ingressos para os gremistas

24 de fevereiro de 2012 129


Previsão fácil de se fazer: faltará lugar para os gremistas, no Centenário, e sobrarão espaços nas demais localidades do estádio. O Caxias rasgará dinheiro, mas este fato não parece preocupar os seus dirigentes. Eles alegam que, quando o Caxias vem jogar em Porto Alegre, também são destinados poucos ingressos para eles. Ora, é difícil lembrar que em algum jogo, no Olímpico ou no Beira-Rio, tenha sobrado parte da torcida do Caxias por falta de ingressos. Não deveria ser difícil entender que o Grêmio tem uma massa de torcedores imensamente superior ao Caxias. Neste momento, os gremistas estão empolgados com a vitória no Gre-Nal e a contratação de Vanderlei Luxemburgo. Se houvesse ingressos, sete ou oito mil gremistas iriam ao Centenário. Vá entender o que se passa na cabeça dos cartolas.

Bookmark and Share

Colorados detonam o próprio time

23 de fevereiro de 2012 107


Quando se diz que o torcedor fanático examina o futebol com o coração, não se está desmerecendo quem, nas arquibancadas, sustenta o futebol. Significa, simplesmente, que a paixão distorce a realidade e produz constatações equivocadas e destrutivas. Durante quase três horas, li dezenas de e-mails enviados por colorados que detonam alguns jogadores e o próprio treinador Dorival Júnior. Fazem a política da terra arrasada que repudiam quando nasce na imprensa.

Já se disse, exaustivamente, que esteve no Gre-Nal a principal causa da derrotada do Inter. Mas não se pode ignorar que as ausências de Guiñazu, Nei e Tinga, lesionados, foram fatais para o colorado. Dorival ficou sem qualquer opção para tentar equilibrar o confronto do meio-campo e Elton, jogando fora da sua posição, foi empurrado para mais perto do incinerador.

O torcedor aponta o dedo acusador para Muriel, Elton, Dorival e parece não ter visto que D´Alessandro, principal jogador do time, esteve apagadíssimo. Nem que Bolatti comprometeu a marcação com a sua lentidão e desatenção. Enfim, os mais importantes jogadores do Inter foram neutralizados, mas não encontrei nas correspondências enviadas qualquer referência a eles. O Internacional foi mal do goleiro ao centroavante passando pelo banco de reservas. Ou fritam-se todos ou não se frita ninguém, correto?

Bookmark and Share

Surge uma estrela no Olímpico

23 de fevereiro de 2012 26

Roger Machado dirigiu o Grêmio em duas oportunidades. Venceu ambas. E não foram jogos comuns, mas sim Gre-Nais. Pela amostragem do seu trabalho, juntadas as suas manifestações e o trabalho que executa no Grêmio, parece definitivo que um grande treinador está em construção.

Roger é atento, estudioso, elabora com correção estratégias de jogo e é compreendido pelos jogadores. Inteligente e perspicaz, não apressa o passo. Tem consciência de que precisa cumprir etapas para se tornar um profissional respeitado.

Seria surpreendente se Roger, dentro de alguns anos, não muitos, se colocar entre os poucos bons treinadores existentes no Brasil. É uma estrela que surge. Se eu fosse o Gilmar Veloz, trataria logo de representar Roger.

Bookmark and Share

Grêmio foi melhor em tudo

23 de fevereiro de 2012 68

O Inter era favorito, mas quem venceu foi o Grêmio. Fez mais: ganhou dominando o Inter do início ao fim. O time de Roger Machado foi superior no quesito tático, na atitude do seu time e nos desempenhos técnicos individuais.

A vitória gremista começou com a escalação de três volantes: Fernando, Léo Gago e Souza. Eles conseguiram neutralizar os dois armadores colorados e ainda tiveram tempo para avançar e atacar. Léo Gago, inclusive, marcou o primeiro gol do jogo. Marco Antônio jogou como ainda não tinha jogado com a camisa do Grêmio, Kléber justificou, plenamente, o seu apelido de Gladiador e Victor voltou a fazer milagres e a garantir vitória.

O Inter, marcado de cima, não conseguiu jogar. Com D´Alessandro em jornada irreconhecível, o time não teve imaginação e padeceu de uma atuação burocrática e óbvia. O resultado foi justificado. O Grêmio venceu sendo melhor em tudo.

Bookmark and Share

Luxemburgo, treinador e celebridade

22 de fevereiro de 2012 35

Wanderley Luxemburgo, mais do que um grande treinador é uma celebridade. Nem sempre o seu nome esteve associado a boas atitudes mas, certamente, construiu sua imagem de competência por conta de muitos títulos, idéias próprias, avançadas e uma capacidade singular de comunicação. O Grêmio contrata um ótimo profissional que não é, todavia, um Houdini. Para levar o Grêmio ao encontro do seu passado de conquistas, precisará de material humano qualificado. Será respeitado no vestiário e cumprirá contrato até o fim.

Bookmark and Share

Inter é o favorito do Gre-Nal

20 de fevereiro de 2012 39

A decisão da Taça Piratini pode ter sido antecipada para as quartas-de-final. Por mais que os clubes do Interior mereçam respeito e especial consideração, Inter e Grêmio sempre despontam como favoritos. Quarta-feira tem Gre-Nal e, como qualquer clássico, o favoritismo pode se desfazer pelo comportamento combativo do desafiante. Para este jogo, o Inter é o favorito e o Grêmio o time que desafia este favoritismo. Alguns indícios objetivos apontam o Inter como a equipe melhor preparada para vencer. Exemplos:

- Classificação – O Inter terminou esta fase em primeiro lugar e o Grêmio só conseguiu a quarta e última vaga porque o Cruzeirinho perdeu seis pontos no tapetão.

- No último Gre-Nal, realizado no Olímpico, os titulares do Grêmio não conseguiram vencer os reservas do Inter. Deu empate.

- Na rodada de sábado, o time principal do Grêmio foi derrotado pelo São José enquanto os reservas colorados bateram o Pelotas.

- O Inter tem um time pronto e entrosado enquanto o Grêmio ainda está contratando e recebendo reforços. Faz muita diferença.

O Inter é, pois, favorito, sem garantia de vitória.

Bookmark and Share