Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de agosto 2012

Time do Inter é velho e decadente

30 de agosto de 2012 102


Quanto tempo já passou sem que o Inter providenciasse reforços para as duas laterais?

Quanto tempo já passou sem que os cansados e envelhecidos zagueiros Bolívar e Índio, de tantas glorias passadas, fossem substituídos?

E treinador, quando o Inter investirá na contratação de um grande profissional para dirigir o time?

O Inter precisa ser renovado, mas como deixou muitos jogadores passar do ponto, a tarefa, agora, se tornou imensa e caríssima. É possível que nem Fernando Carvalho, exímio fazedor de times, consiga consertar tantas coisas erradas no vestiário colorado. Inércia e falta de jeito para lidar com futebol de alto nível estão levando o Inter para o buraco.

Bookmark and Share

Tudo certo no Olímpico

30 de agosto de 2012 13


O Grêmio tem um time, um esquema tático, uma atitude e, principalmente, um treinador. Resumindo: o Grêmio tem um vestiário completo, inclua-se direção. Por aí se explica porque tudo está dando certo. Quando se trata de futebol, nada acontece por acaso. Ninguém sabe se o Grêmio conseguirá disputar o título e terminar a temporada campeão brasileiro. Mas, qualquer torcedor menos ilustrado percebe que o time está jogando o máximo que pode e ninguém se omite. A dedicação dos jogadores no jogo contra o Vasco da Gama foi comovedora. E assim tem sido. Vanderlei Luxemburgo construiu o time gremista, é o grande arquiteto da boa campanha. E Paulo Pelaipe o condutor do processo que trouxe para o Olímpico jogadores com qualificação técnica e determinados a vencer. Não sei até onde o Grêmio irá, mas estou certo de que os gremistas estão satisfeitos. O time não está jogando menos do que poderia. Assim, tudo dá certo.

Bookmark and Share

A noite mais gremista dos últimos tempos

30 de agosto de 2012 26


O Grêmio firmou a mão e ontem, mais uma vez, acertou o olho do alvo. A noite foi tão gremista como não acontecia havia um século e alguns anos. O Inter afundou em Coritiba, o Atlético perdeu dois pontos em casa para a Ponte Preta e o Fluminense repetiu o resultado: empatou com o Corinthians.

A abertura do returno foi promissora como gremista algum se atreveu a imaginar.

A vitória gremista sobre o Vasco da Gama não permitiu nenhum questionamento. O time carioca entrou em campo apenas para se defender. O Grêmio segue avançando.

Bookmark and Share

O titanic do Beira-Rio afundou

29 de agosto de 2012 58


O Inter parece desafiar a si mesmo a jogar menos a cada partida. Esta noite, em Curitiba, perdeu para um esfacelado Coritiba jogando futebol de segunda divisão. Fernandão, mais uma vez, escalou o time com três volantes. Não funcionou. Outros jogadores, como Kléber, tiveram atuações deploráveis. Leandro Damião parece ter esquecido de como se faz gols e Diego Forlán conseguiu perder uma chance de gol quando o gol estava vazio. O Inter sumiu. Sabem aquela história de melhor grupo de jogadores? Virou fumaça. O time parece não treinar pois em campo é cada um por si. Nem Deus se anima a ajudar. Bolívar falhou no gol do Coritiba e Juan se lesionou. Nenhuma novidade na sua carreira. O Inter, tudo indica, vai brigar por vaga na … Copa Sul-Americana. E olha lá. O Inter é o Titanic que afundou no Guaíba.

Bookmark and Share

Inter já tem substituto de Oscar

29 de agosto de 2012 60

Falta, no Beira-Rio, um jogador com características e qualidade técnica adequadas para cumprir a função de meia-armador cujo titular é D´Alessandro. Porém, para o lugar de Oscar, já está no Beira-Rio um jogador que parece talhado para ser o substituto do garoto, vendido ao Chelsea.

Trata-se de outro menino, Fred, cuja titularidade não deveria ser questionada em momento algum. Fred tem a qualidade técnica, a velocidade e a inteligência de Oscar. Pelo menos, suas credenciais são bem aproximadas do antigo titular. Qualquer treinador deveria fixar Fred na posição que era de Oscar e deixá-lo jogar.

Recuá-lo para exercer a função de volante só não é pior do que deixá-lo no banco de reservas.

Bookmark and Share

Gremistas denunciam rachaduras no Beira-rio

29 de agosto de 2012 38

A rivalidade Gre-Nal não tem, mesmo, limites. O Beira-Rio foi liberado para o Gre-Nal após vistorias da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e engenheiro da Andrade Gutierrez. Obviamente, ninguém arriscaria colocar em risco os torcedores permitindo que fossem colocados em um local do estádio que não fosse seguro. Algum torcedor, munido de celular com câmera, fotografou o que pensou ser rachaduras perigosas e, como se tornou mania, distribuiu nas redes sociais.

O assunto virou polêmica. 

A arquiteta Diana Oliveira, responsável pelo patrimônio do Inter e integrante da comissão de obras, explica em ZH de hoje que “a imagem mostra dois materiais distintos: uma parede de alvenaria e uma viga de concreto. A junção destes dois materiais forma a chamada junta de dilatação. Como os torcedores não pulavam de maneira uniforme, era natural que a área se movesse”.

Se este pessoal um dia tivesse passado pelas cabinas do Mineirão, jurariam que o estádio estava prestes a ruir, tanto ele balançava. Trata-se de um assunto essencialmente técnico, cuidado por autoridades no assunto. Torcedores, promotores ou jornalistas não têm conhecimento técnico para falar no assunto.

 O resto faz parte do jogo de sentimentos que tumultua as relações entre gremistas e colorados.

Bookmark and Share

Colorado avisa: ainda mato um treinador

28 de agosto de 2012 63

A frase é de Francisco Noveletto, presidente da FGF, e nunca significou desejo real de assassinar um treinador, qualquer um. Foi apenas uma maneira extremada de repudiar escolhas e decisões de treinadores que não combinam com o bom senso, para dizer pouco. É o que acontece com o torcenauta que escreveu e cujo e-mail este blog reproduz, a seguir:

- Bom daí Wianey,

Sou teu leitor a muito tempo, desde os tempos que defendias (sem razão, penso eu) o alemão Anderson como volante do Inter. Mas também és um dos poucos que tens a coragem de dizer que este Bolatti pode ser zagueiro, gandula ou goleiro, menos meio campista, pois não tem velocidade para tal.

Bueno, os tempos passaram mas a frase cunhada pelo cartola continua atual: “Ainda mato um treinador”. No meu Inter então, a vontade é de matar vários. Isso porque existem coisas incompreensíveis lá pelas bandas da beira do rio: Lembra do Michel? Teve diversas oportunidades e… nada. Edu? Quase enlouqueci e perdi a voz pedindo sua saída, mas ele permanecia na expectativa de dar uma boa resposta. Era só questão de tempo. E… nada. E o espetacular Wilson Mathias? Nada… Gostei das ideias do Falcão, penso que ele poderia ter tido um pouco mais de tempo, mas também não esqueço que perdemos uma Libertadores com Ricardo Goularte. Ricardo Quem??? E Celso Roth x Mazembe? Damião e Oscar no banco e o centroavante da planilha (pois os números dele eram ótimos) – Alecsandro – em campo. Para completar minha sina, Wianey, até os muros da av. Mauá sabem que jogador Gre-Nal é jogador Gre-Nal. Era assim com Escurinho, com Jorge Veras e tem sido assim com D´Alessadro e Indio. E o que faz o Fernandão? Resolve insistir no amigo de vestiário, manda Indio para o banco e coloca quem? Quem? Ah! Bolivar é claro.

Agora, Wianey, eles estão noticiando um pacto pelo segundo turno. Ou seja, pelo andar da carruagem, Muriel e Damião no banco e Clemer, Bolivar e Fernandão de titulares. O Inter parece que perdeu a dimensão de sua grandeza e não entende que Jajá, Fernadão e Davi não são Jair , Enio Andrade e Balve.

Um abraço e parabéns pelo teu trabalho.

Antonio Bernardes

Torcedor Colorado

Porto Alegre/RS.

Bookmark and Share

Grêmio perde organizador do time

28 de agosto de 2012 15

Nos próximos dois jogos, Vanderlei Luxemburgo não contará com Elano. O meia estará em tratamento médico. Não se trata de perder, apenas, um titular, mas de carregar a ausência daquele que “arrumou” o time do Grêmio. É, exatamente, o que representa Elano. Zé Roberto foi um belo acréscimo técnico mas Elano é o maestro da equipe, o mais importante entre os 11 titulares. Amanhã, contra o Vasco da Gama, Olímpico, será possível medir o tamanho do prejuízo que o desfalque de Elano significará. Se o Grêmio conseguir superar a sua falta, estará autorizado a aumentar suas pretensões no Brasileirão.

Bookmark and Share

Grêmio é a certeza sem mistério de Luxemburgo

27 de agosto de 2012 5

Não se trata de exagero creditar a vitória no Gre-Nal ao treinador do Grêmio. Além de competente profissional, um homem com inteligência acima da média. No meio da semana, prometeu fazer mistérios para o clássico.

Durante dois dias manteve este discurso, mas na antevéspera do Gre-Nal surpreendeu fazendo todas as revelações e abortando qualquer possibilidade de mistério, uma brincadeira do Luxa. Ao anunciar tome, esquema tático e estratégia para o Gre-Nal, Luxemburgo passou recibo de confiança ao time e reafirmou suas convicções.

Foi como se mandasse um recado de consumo interno e externo, garantindo que “aqui estamos prontos, sabemos o que podemos e queremos”. Foi uma demonstração de superioridade. O Grêmio, pois, começou a ganhar o Gre-Nal na véspera.

Bookmark and Share

Inter precisa interditar o Beira-rio

27 de agosto de 2012 80

O Inter vinha disputando jogos no Beira-Rio sem enfrentar maiores dificuldades, apesar da reforma do estádio, em pleno andamento. A normalidade se explicava através de duas circunstâncias: eram jogos de, praticamente, uma única torcida e o clima estava colaborando. Há muito tempo não se desfrutava tanto calor no inverno.

No Gre-Nal, entretanto, desaparecerem os dois fatores que favoreciam a realização de jogos com parte do estádio, apenas, liberada para o público: o clássico envolve interesses iguais de duas torcidas e o clima foi traiçoeiro despejando frio e chuva na hora do Gre-Nal e durante o fim de semana inteiro. Resultado: apenas 11 mil torcedores foram ao Beira-Rio ver o clássico.

Este blogueiro pensa que está na hora de a direção colorada interditar o Beira-Rio e só reabri-lo para o público no final da primavera. Ainda que jogar em outros estádios signifique mais despesas, obrigar associado e torcedor do Inter a sentar na pedra fria e, às vezes, molhada é demonstração de insensibilidade.

Bookmark and Share

Gre-Nal: o favorito ganhou

26 de agosto de 2012 122

Deu Grêmio no Gre-Nal. Pela milionésima vez ficou demonstrado que só time ganha jogo. Fator local e torcida tem importância relativa. Neste clássico, apenas 10% do público presente no estádio vestiam azul. O Grêmio não jogou melhor, mas soube aproveitar uma das escassas oportunidades para marcar. Com a vitória, avançou para a terceira posição e se mantém na luta pelo título. O Inter, pelo contrário, afastou-se tanto na liderança que quase não tem mais chance de brigar pelo campeonato. O Gre-Nal pode ter sido decisivo para a Dupla.

Antes do Gre-Nal, o Grêmio era colocado como favorito levando em conta o entrosamento, a definição da escalação e esquema tático, imaginados por Vanderlei Luxemburgo. Em campo, comprovou-se a tese. O Inter era candidato à derrota porque ainda não se conhece a sua escalação titular e, menos ainda, o esquema tático do time. Se Fernandão não definir uma maneira de jogar, o Inter continuará sendo apenas uma promessa de equipe.

Duas vezes a bola tocou mão e braço de Ânderson Pico e Werley quando os dois defensores estavam dentro da própria área. Leandro Vuaden poderia ter assinalado pênaltis tanto quanto interpretar que foram lances sem intenção. Foi positivo que estes episódios não tenham fomentado discursos exagerados, como costuma acontecer no futebol gaúcho.

Bookmark and Share

Inúteis mistérios de Luxa e Fernandão

23 de agosto de 2012 30

Fernandão já anunciou que fará treinamentos fechados, esta semana. Luxemburgo, após o jogo em Curitiba, informou que fará mistério da escalação do Grêmio e só anunciará o time na hora do jogo. Já escrevi inúmeras vezes que fechar treinamentos é aceitável quando se trata de uma ocasião especial. Gre-Nal, por exemplo. Os treinadores preparam jogadas, ensaiam cobranças de faltas e tudo isso faz parte do jogo. Gre-Nal começa, sempre, alguns dias antes do jogo. Quanto à escalação, os mistérios são totalmente inúteis. Apenas os torcedores e, às vezes, a imprensa não obtém informação precisa sobre as escalações. Entretanto, os treinadores SEMPRE são informados, não sei como, sobre o time adversário. Parece que em cada vestiário existe, infiltrado, um espião. Ainda não foi descoberto como as intimidades do Inter chegam ao Olímpico e vice-versa. Não se sabe quem é o santo, mas o milagre todo o mundo conhece.

Bookmark and Share

Grêmio Imortal ganha a vaga no final

22 de agosto de 2012 38

Desta vez o Grêmio queria seguir na Copa Sul-Americana, investiu na competição, escalou seu melhor time e acabou sendo premiado pouco antes de a arbitragem encerrar o jogo.

Marcelo Moreno foi o herói desta classificação.

A torcida gremista pode voltar a falar em imortalidade pois o gol salvador só aconteceu no final. As dificuldades foram imensas. Zé Roberto pediu para ficar no banco e quando entrou foi no lugar de Elano. Gilberto Silva também saiu e quando Naldo entrou no seu lugar, a defesa gremista afundou.

Muita gente, no Grêmio, jogou menos do que pode.

Importante, mesmo, foi a insistência do time, que só conseguiu o gol que classificou pela persistência de todos. O gol de Marcelo Moreno foi legal, Escudero dava condições. O Grêmio vai para o Gre-Nal com o moral elevado.

Bookmark and Share

Inter contratou o treinador errado

22 de agosto de 2012 81


É convicção deste blogueiro que o Inter precisa passar por um processo de reformulação da equipe, contando com bons jogadores que existem no Beira-Rio, mas são menos prestigiados. Por esta razão, era recomendável que Dunga fosse o substituto de Dorival Júnior, um profissional capaz de encarar e fazer as mudanças necessárias. Fernandão integra a patota que foi vitoriosa no passado, mas que deveria estar passando bastão para os mais jovens. O momento não era para Fernandão. No futuro, quem sabe… Por mais que se esforce, Fernandão não consegue se desvincular das hierarquias internas, das quais fez parte como jogador, até recentemente. É natural que aconteça. O resultado é que não é tão bom.

Bookmark and Share

Vândalos ameaçam futuro dos estádios

22 de agosto de 2012 29

Hoje, às 14 horas, reúnem-se dirigentes da Dupla para acertar o número de ingressos que o Grêmio receberá para o Gre-Nal de domingo. O problema será resolvido, mas como será a partir de 2013?

Divido a preocupação do internauta Marcos Vinícius M. Vargas quanto ao futuro da Arena e do Novo Beira-Rio, nos Gre-Nais. Serão dois estádios bonitos, confortáveis, modelares. Como se comportarão os vândalos que imaginam prejudicar o rival depredando as suas instalações? Não acredito em campanhas pela paz, etc. Sempre existirão vozes entre dirigentes e até jornalistas dispostas a incendiar os ânimos. O resultado acontece no Gre-Nal. Ainda teremos clássicos com uma só torcida, forma de preservar os estádios.

Bookmark and Share