Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de setembro 2012

Falta gás e o Grêmio tropeça

30 de setembro de 2012 34

Foi difícil para o torcedor gremista entender o que aconteceu no Olímpico. O Grêmio preparou-se para enfrentar o Santos e não permitir que Neymar desequilibrasse o confronto. Objetivos atingidos desde o primeiro minuto de jogo até que Neymar, na etapa final, foi expulso. O Grêmio vencia por um a zero, Neymar tinha muitas dificuldades para jogar e o Santos era sufocado pela gana gremista.

Quando o principal jogador do adversário deixou o gramado, a torcida pensou que a vitória era quase inevitável. Aconteceu o contrário. O Grêmio caiu e não se recuperou mais. Pior, levou o gol de empate quando o Santos não tinha Neymar e estava com 10 jogadores. Parece claro que faltou gás. Viagens longas e jogos pesados cobraram alto custo. Faltaram pernas ao Grêmio. E foi-se uma bela chance de manter-se encostado na liderança.

Os gremistas passaram a semana inteira sofrendo por antecipação com a presença de Neymar. No campo, o destaque santista foi controlado, ora por Pará, ora por Fernando. O lateral gremista custou R$ 300 reais para jogar. Marcou Neymar e provocou a sua expulsão.
Zé Roberto, Pará e Gilberto Silva foram os destaques positivos do Grêmio. Elano e Kleber não conseguiram jogar.

Bookmark and Share

Demasia: polêmica capa de revista com Neymar crucificado

28 de setembro de 2012 58

Foi tão criativa quanto exagerada a ilustração de capa da revista Placar, esta semana, mostrando Neymar crucificado. O jogador estaria sendo vitimado assim como aconteceu com Cristo, pela injustiça dos homens. Não se trata de uma informação, mas, sim, da opinião da publicação. Neymar é chamado por alguns críticos de “cai-cai” que a Placar considera hedionda condenação. Se o objetivo era chamar a atenção, foi plenamente alcançado.

Realidade – Segundo pensa este colunista, Neymar é um ótimo jogador, mas só merecerá a consideração de craque quando tiver bons desempenhos contra adversários fortes e não apenas contra times sul-americanos que compõem segunda e terceira divisões do futebol mundial. Neymar não conseguiu reproduzir as maravilhas que faz no Brasil contra Barcelona, em jogos da Seleção Brasileira contra rivais categorizados (são poucos) e, até mesmo, não brilhou na Olimpíada.

Bookmark and Share

Aviso: Fluminense e Atlético-MG estão caindo

27 de setembro de 2012 29

Boa notícia para o Grêmio: visivelmente, Atlético Mineiro e Fluminense começam a perder fôlego. Percebe-se que estão faltando pernas aos dois líderes. O Brasileirão é uma competição de longo curso. É preciso agüentar o tranco até o final. Flu e Atlético já estão com meia língua de fora enquanto o Grêmio ainda não dá mostras de cansaço. O título já esteve mais distante.

Bookmark and Share

A noite mais azul dos últimos tempos

27 de setembro de 2012 1

A noite não poderia ter sido mais azul. Tudo deu certo para o Grêmio que ganhou duas vezes em duas competições diferentes. Derrotou o Barcelona, pela Copa Sul-Americana, e foi beneficiado pela vitória do Flamengo sobre o Atlético Mineiro, pelo Campeonato Brasileiro. Em Guaiaquil, um jogador garantiu a vitória do Grêmio: Marcelo Grohe. Mais uma vez o goleiro gremista protagonizou defesas assombrosas para decepção dos dezenas de milhares torcedores do Barcelona. A grandeza da vitória gremista aumenta à medida em que Toni foi expulso aos 13 minutos da etapa final. O GRêmio foi valente e determinado. Ganhou, fora de casa, e agora qualquer empate, no Olímpico, garante passagem para a fase seguinte da Sul-Americana.

Bookmark and Share

Eleição gremista não afetou o vestiário

25 de setembro de 2012 13

Disputa-se esta noite o primeiro turno das eleições executivas do Grêmio. As campanhas das chapas foram marcadas por debates obsequiosos, quase despercebidos. Temia-se que o confronto principal entre Paulo Odone e Fábio Koff pudesse desestabilizar o vestiário. Nada aconteceu. O Grêmio continuou jogando bem, fazendo bons resultados e se mantendo na terceira posição, credenciado para disputar até o título. Prevaleceu a opinião de quem acredita que eleições não entram, no vestiário. Até hoje, não entraram.

Bookmark and Share

Inter procura um novo Inter

24 de setembro de 2012 24

O Internacional não jogou a toalha e ainda espera conquistar espaço na próxima Libertadores da América. Repete-se no Beira-Rio que este objetivo poderá ser alcançado se o Inter conseguir alcançar uma sequência de três ou quatro vitórias.

É verdade, mas seria necessário quase um milagre. O Inter quer encontrar um Inter que ainda não estreou no campeonato. Este time de três ou quatro vitórias seguidas ainda não foi visto. Poderá aparecer, ainda, desde que movido por uma força que permanece oculta.

Até poderia acontecer se Fernandão pudesse contar com todos os titulares durante um mês, por exemplo.

Impossível.

As seleções do Brasil, Argentina e Uruguai voltarão a desfalcar o time, mesmo prejuízo que deverá se repetir com as lesões. Não há dúvida alguma de que a campanha do Inter poderia ser muito superior a que vem fazendo se não fossem as múltiplas defecções provocados por estas duas causas.

Para chegar a zona da Libertadores o Inter teria que superar os obstáculos que estão detonando a sua passagem pelo Brasileirão.

Bookmark and Share

Vem aí Libertadores na Arena

24 de setembro de 2012 25

A campanha gremista me proporciona duas certezas: o Grêmio não será campeão brasileiro e a novíssima arena tricolor sediará jogos da Libertadores, em 2013.

A sequência de bons resultados já vinha favorecendo a expectativa de o Grêmio ficar entre os três primeiros do Brasileirão. Mas, é possível que estivesse faltando o grande e definitivo teste: enfrentar o Atlético Mineiro na sua casa.

E o Grêmio foi aprovado.

Empatou e poderia ter derrotado o Galo Mineiro jogando com personalidade e jeito de time maduro, pronto para enfrentar qualquer adversário em qualquer estádio.

Sei que o futebol pode oferecer surpresas, mas seria preciso o concurso de muitos fatores extra-naturais para tirar o título de Fluminense ou Atlético Mineiro ou para fazer o Grêmio despencar do terceiro lugar. São três equipes que estabilizaram-se em patamar superior.

Bookmark and Share

O futuro incerto do Inter

19 de setembro de 2012 35

A manifestação de D´Alessandro, concordando em alguns pontos, discordando em outros e reprovando a crítica pública feita por Fernandão, remete o Internacional para um futuro incerto neste Brasileirão.

É possível, até provável, que o time reaja fortemente, domingo, diante do Bahia. Os fatos ainda estarão muito vivos na memória de todos.

Mais tarde é que se conhecerá os verdadeiros efeitos da roupa suja lavada publicamente. Caberá aos dirigentes conduzir o barco com muita delicadeza até dezembro.

Seria conveniente que, desde já, começassem a planejar 2013.

As eleições, entretanto, truncam qualquer iniciativa que vise à próxima temporada. Se o momento não é dos melhores, poderá piorar bastante no futuro.

Bookmark and Share

Grêmio promete mas não cumpre

19 de setembro de 2012 69

A temporada vem sendo gratificante para o povo gremista. Pela primeira vez nos últimos anos, um time com real capacidade de vencer foi montado.

Jogadores de ótimo nível técnico foram contratados como Marcelo Moreno, Kleber, Elano, Zé Roberto e Werley. Porém, quando os dirigentes pensaram em acrescentar o toque superior de qualidade, acabaram falhando. Foi assim com Ronaldinho Gaúcho, Rafael Sobis, Giuliano e, agora, Paulo Henrique Ganso. Estas tentativas revelam que o Grêmio quer mais do que um bom time, busca uma grande equipe.

É difícil encontrar e contratar jogadores excepcionais.

Por isso mesmo, a direção gremista deveria ser mais discreta e comedida quando estiver negociando com um jogador deste quadro. Prometer e não conseguir cumprir acaba desestimulando o torcedor. E o que é pior, estes fracassos acabam embaçando as ótimas contratações que já foram feitas. Manter o segredo nos negócios é bom não frustra.

Bookmark and Share

Futebol colorado não tem comando

17 de setembro de 2012 70

Foi muito interessante ouvir Fernandão desancando a sua inconformidade sobre os medalhões do time. Sua candente e irada manifestação não passou, entretanto, de vacina que pretendia imunizar o próprio treinador de efeitos dos maus resultados.

Fernandão, ele mesmo, reconheceu na entrevista que o “seu está na reta”. Os propósitos do discurso do treinador estão claros assim como a procedência das suas queixas. E o fato de ter sido necessário que Fernandão tomasse a iniciativa de encarar o vestiário apenas confirma que o futebol colorado está sem comando.

O discurso de Fernandão não deveria ter sido dele e, sim, de Luciano Davi. O Inter perdeu o controle do seu vestiário para hierarquias internas que dominam o ambiente. Para quebrar este quadro seria preciso uma direção de futebol forte e experiente, matéria rara no Beira-Rio

Bookmark and Share

Grêmio perto do lance do ano

14 de setembro de 2012 50

Todos os indicativos apontam Ganso como jogador que será do Grêmio, nas próximas horas. Ontem, dirigentes do Grupo Sonda, proprietário de 55% do passe do jogador e representantes do próprio Ganso acertaram os salários do jogador e outros detalhes da transação.

Este encontro foi divulgado por Paulo Pelaipe, após o jogo contra o Náutico. Restou como dedução lógica que o Grêmio já tem os investidores para adquirir Ganso. Seria uma tolice acertar salários com o jogador sem contar com a viabilidade econômica do negócio. No momento em que estiver fechada esta transação, o Grêmio estará concluindo a maior aquisição de jogador do ano.

Nenhum clube brasileiro ainda conseguiu reunir R$ 23,8 milhões para um único negócio, nesta temporada. Será um reforço e tanto para o time e as urnas.

Bookmark and Share

Líderes vacinados contra a secação

13 de setembro de 2012 24

Mais uma vez, os líderes do Campeonato Brasileiros saíram ilesos da secação de concorrentes que desejavam as suas derrotas. O Fluminense reafirmou sua grandeza batendo a Portuguesa no Canindé enquanto o Atlético Mineiro despachou o São Paulo, em Minas Gerais. Tudo indica que vem por aí uma disputa mortal entre os dois líderes da competição.
O Flu, de Abel Braga, tem 53 pontos contra 51 do Atlético, de Cuca. Entretanto, o time mineiro ainda tem um jogo atrasado, contra o cambaleante Flamengo. Com uma vitória, passa os cariocas. O Grêmio é o terceiro colocado com nove pontos atrás do líder. Precisaria de um milagre para entrar na disputa do título. Imaginava-se que os ponteiros do certame poderiam cair no returno.
Não está acontecendo.
Ambos mantém o extraordinário aproveitamento de 74%. O título vai para Minas Gerais ou Rio de Janeiro. São Paulo e Rio Grande do Sul, sempre candidatos respeitados, terão que se satisfazer lutando por vaga na Libertadores. E olha lá!

Bookmark and Share

Chegando o dia de abraçar o Olímpico

12 de setembro de 2012 7

Comitivas de gremistas vindos do Interior se juntarão aos torcedores da Grande Porto Alegre para abraçar o Estádio Olímpico, sábado, dia 15. O evento marcará a passagem dos 109 anos do Grêmio, 58 anos do estádio e, principalmente, o último aniversário da casa gremista, plantada no bairro Azenha.

A concentração dos gremistas está marcada para às 9h30min, no Pórtico, e o abraço para às 11 horas. Pede-se ir ao evento vestindo camisa do Grêmio.

Bookmark and Share

Investidor perde dinheiro com Kléber

12 de setembro de 2012 13

Delcir Sonda, do grupo DIS, pagou R$ 5 milhões por Kleber e ofereceu o lateral ao Inter, sem custos. Passados alguns anos, Kleber entrou em declínio físico e não foi negociado. Um respeitável prejuízo. O lateral preserva as suas recomendáveis aptidões técnicas. Com o passar do tempo, entretanto, foi-se a sua melhor condição física ou, mais provável, esgotou-se a sua vontade de jogar futebol. Nos últimos tempos, Kléber tem sido visto trotando pelos gramados, esbanjando passes laterais ou “chuveirinhos” para a área adversária. Sonda tem sido um bom parceiro comercial do Inter. Será por esta razão que o clube vacila em renovar a lateral-esquerda?

Bookmark and Share

Luxemburgo jogou a toalha

10 de setembro de 2012 69

De certa maneira, Vanderlei Luxemburgo repete Paulo Roberto Falcão quando o ex-treinador do Inter, corajosamente, afirmou que não havia time no Beira-Rio para ganhar o Campeonato Brasileiro. Agora, é o técnico do Grêmio quem adianta, sob todas as justificativas, que a mesma situação se repete no Olímpico: o Grêmio não está pronto para ser campeão, cabendo-lhe a prioritária busca por vaga na Libertadores da América.

A única diferença está na reação.

Enquanto Falcão foi apedrejado pela ousadia, a manifestação de Luxemburgo é recebida com naturalidade. Falcão ouviu, no mínimo, que poderia pensar mas podia dizer o que disse. E o Luxemburgo? Este blogueiro tem para os dois casos a mesma opinião: Tanto Falcão como Luxemburgo agiram corretamente mostrando a realidade das suas equipes. E quem fala a verdade não merece castigo, certo?

Bookmark and Share