Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Mesmo sem craques, o Grêmio faz bonito

05 de novembro de 2012 34

A vitória e o desempenho do Grêmio contra a Ponte Preta colocaram em evidência os efeitos do cansaço e dos desfalques da equipe. Mais uma vez o Grêmio construiu o resultado que buscava do jeito que deu. Foi obra do esforço, persistência e, por que não, de alguma dose de sorte. A Ponte jogou melhor durante a maior parte do jogo. Dominou, criou situações e se comportou como se estivesse no gramado do Moises Lucarelli. Só não soube aproveitar a vantagem que lhe foi dada com a expulsão de Julio César, aos 25 minutos da etapa final.

Um treinador, além de competente, também precisa ter estrela. Foi o caso de Vanderlei Luxemburgo. Ele mandou André Lima para o jogo e, aos 45 minutos do segundo tempo, aparando de cabeça um bem cobrado escanteio, mandou a bola para as redes da “macaca”. A performance gremista não foi boa, mas o resultado foi excelente.

Não existe um único craque na equipe do Grêmio. A ótima campanha do clube se deve a três justificativas: conhecimentos e liderança de Vanderlei Luxemburgo, sólida defesa (segunda melhor do campeonato) e a gigantesca força moral média do time. A exemplo do que acontecia nos anos de 1980, quando o Grêmio se negava a perder, a atual equipe não desiste nunca. Às vezes não consegue vencer, mas cobra alto preço pela derrota. A verdade é que mesmo sem craques, o Grêmio faz bonito no campeonato.

Bookmark and Share

Comentários (34)

  • vanderlei diz: 5 de novembro de 2012

    CANSAÇO SR WIANEY!!! MANDA ESSES BOLEIROS VIRAR MASSA NA CONSTRUÇÃO DE SEGUNDA Á SABADO DOZE HORAS POR DIA GANHANDO SEISCENTOS PILA POR MES, DAÍ SIM O SR PODE FALAR CANSAÇO.A SORTE MAIS UMA VEZ ACOMPANHOU O GREMIO, SER MASSACRADO POR UM TIME DA SEGUNDA DIVISÃO E DEPOIS ENALTECER UMA VITORIA AOS QUARENTA E CINCO DO SEGUNDO TEMPO É DEMAIS. SE FOSSE AINDA CONTRA UM TIME GRANDE EU NÃO DIRIA NADA. QUEM JOGA EM TIME DITO GRANDE NAO PODE TOMAR CONHECIMENTO DESSES TIMES PEQUENOS AINDA MAIS EM CASA.

  • clovis henrique diz: 5 de novembro de 2012

    pois é wianey, se entrar em campo contra o são paulo com esse futebolzinho mixuruca, vai levar uma sapatada, nÕ ESTOU SURPRESO COM MAIS UMA PARTIDA HORRÍVEL DO GRÊMIO, AFINAL O ELENCO É SEM QUALIDADE, TIRANDO ELANO, ZÉ ROBERTO, MARCELO GROE, SOUZA E GILBERTO, O RESTO DEVE SER MANDADO PRA BEM LONGE DO OLÍMPICO, O TIME PRECISA DE DOIS ATACANTES EFICIENTES E BONS FINALIZADORES, MORENO É ATRAPALHADO COM O BOLA NOS PÉS, KLEBER SÓ DA BUNDADA NOS ADVERSÁRIOS E RECLAMA A TODO O LANCE, DUAS CONTRATAÇÕES ERRADAS DESSA DIREÇÃO BURRA, WERLEY E NALDO CHEGAM A SER HILÁRIOS, PARÁ E PICO SÃO UMA TRAGEDIA, TOMARA QUE KOFF ESTEJA VENDO TUDO ISSO.

  • Josué diz: 5 de novembro de 2012

    “Não existe um único craque na equipe do Grêmio.”

    Discordo. Zé Roberto e Elano, pra mim, são craques.

  • Luiz Gustavo de Souza diz: 5 de novembro de 2012

    Caro colunista, parece que o GRÊMIO vai para a |Libertadores. Então tem que fazer uma análise crítica e real das possibilidades deste elenco.
    Tem que contratar dois laterais e um zagueiro com a máxima urg~encia, não é popssível ganhar campeonato com Pará e Pico e um zagueiro que exerça liderança dentro do campo, pois o Gilberto tem liderança, mas é muito tímido. No meio, com a provável saída de Fernando e a quase certa não permanência de Souza e a pouca força física de Zé Roberto, tem que contratar no mínimo 3, quem sabe 4 para o setor e destes, 3 em condições de titularidade imediata. Chega de Marco Antonio e outros menos capacitados, nem reserva eles devem ser, pois acabam jogando.
    E atacantes de velocidade, no mínimo 2, pois este ano ficou comprovado, que se tivessem um elenco melhor, poderíamos ter chance de disputar com o Fluminense.
    Dispensas: devem ser pensadas, mas parece claro que Pará, Pico, Naldo, André Lima, Marco Antonio, Leandro Edílson, Gabriel são jogadores sem qualquer possibilidade de vestir camiseta de treino, quem dirá jogar.
    TREINADOR: se derem material humano, pode ser até o LUXA, muito embora se leve em conta lesões, cansaço e outros fatores, o time está muito mal, sem qualquer coisa que se chame padrão de jogo. E de preferência o técnico saida usar a base, pois duvido que não exista lá algum jogador melhor do que Pará, Piuco, Marco Antonio, André Lima, que jogarão com garra, por muito menos que estes caras ganham e olha que não é pouco.

  • Fábio Luiz diz: 5 de novembro de 2012

    Zé Roberto não é craque?! Fala sério!
    Bom… pra quem já afirmou que Taison seria melhor que Messi….
    Piada

  • LUCIANO – SL diz: 5 de novembro de 2012

    Caro Luis Gustavo,
    Permito-me divergir de tua opinião.
    Explico-me:
    O treinador até pode indicar jogadores, é também sua função. Mas quem os contrata é a direção do clube.
    Por outra, jogador de futebol não entra na sala da presidência de um clube de futebol e “se contrata” no “grito”. Ele é contratado, procurado pelo clube.
    Então, jogadores ruins no time são obra mal feita de uma diretoria, de um grupo diretivo, os “cartolas” como costumamos dizer.
    Por fim, se tu vês que o grupo não é bom e as individualidades naufragaram no correr do ano, a conclusão correta a tirar disso tudo é dizer que Luxemburgo está fazendo milagres e que deve, SIM, renovar contrato com o Grêmio. Pois imagine você se, com jogadores medianos e ruins ele está “beliscando” o vice-campeonato, o que poderia ter feito se lhe tivessem ofertado jogadores de alta qualidade?
    Como vês, depositar a culpa no treinador, nesse caso é equivocado, pois Luxemburgo, sem craques do porte de Neymar, Fred do Fluminense ou Lucas do São Paulo, encontra-se com o grupo numa posição invejável da tabela. Ao passo que outras agremiações cujos grupos eram exaltados no início do ano como CANDIDATOS ao título encontram-se protagonizado vexames frente aos Náuticos da vida.
    Analise com maior cuidado e verás que a renovação do treinador é algo que se IMPÕE ao novo presidente do Grêmio.
    Luxemburgo deve ficar sim, preferentemente, com contrato mais prolongado. É um ÓTIMO TREINADOR DE FUTEBOL, senão o melhor do Brasil na atualidade.
    Um grande abraço e saudações tricolores.

  • Carlos Odorissi diz: 5 de novembro de 2012

    Wianey, temos craque sim. Gilberto Silva, Zé Roberto, Elano e porque não Marcelo Moreno.

  • Caldeira diz: 5 de novembro de 2012

    Sr. Wianey, entendo, permissa vênia, que definir um jogador como “craque” tenha boa dose de subjetivismo e, até mesmo, de clubismo quando a definição parte de um torcedor. No entanto, pergunto ao Amigo se não considera o Zé Roberto um craque? Há muito tempo não via alguém jogar tranquilo, muito bem e bonito como esse profissional. Aqui no Rio Grande amado enchemos a boca para dizer que o D’Alessandro e outros tantos são craques, porém o Zé Roberto parece não gozar da simpatia dos gaúchos, ou será que ele não agrada a imprensa gaudéria? Gostaria de saber sua opinião. Abraços.

  • Airton Couto Nunes diz: 5 de novembro de 2012

    Wianey, não precisamos de Lugano e nenhuma estrela pra nossa zaga, nossa estrela é o Capitão América do Ébano, sobrando em classe e antecipação, nossa zaga é segunda melhor do campeonato e só tende a melhorar ano que vem com amior entrosamento, talvez um reserva a altura de Werley e Gilberto Silva.
    Precisamos é de um volante de categoria para fazer sombra a Fernando e Souza, e principalmente.
    O retorno de Mestre Jonas, este sim uma sombra de peso ao “famoso” gladiador.
    Marcelo Moreno tem feito seus gols, e nunca foi nenhum craque, mas é novo ainda e tende a amadurecer e incorporar o espírito tricolor na libertadores.
    Mestre Jonas, Wianey!!!
    Esta é a contratação chave para o Tri da américa.

  • Luiz diz: 5 de novembro de 2012

    Wianey resumiu tudo: o Grêmio se recusa a perder e quando perde, vende caro a derrota. O Naldo está um gigante. Fazia tempo que não via garra como estou vendo. Podemos não ganhar nada, mas esta diferente da apatia que até recentemente se observada.

  • Bruno Pedro diz: 5 de novembro de 2012

    Concordo com o comentário do Sr. Airton, Wianey…O Jonas seria um ótimo reforço para o Grêmio na Libertadores. Ele é um segundo atacante que dá assistências, faz gols, chuta de fora de área, cabeceia, e o mais importante, que falta no time de hoje do Grêmio…É um jogador que tem a vitória pessoal sobre o zagueiro, tem o drible, deixaria o time mais leve… Koff, esse é o reforço pro tri da América….

  • Mauricio Weiss diz: 5 de novembro de 2012

    Airton Couto Nunes, infelizmente nosso mestre não volta mais, ao menos enquanto estiver no auge. Acho importante a contratação de um grande meia porque não podemos contar sempre com Zé Roberto e Elano mais a renovação/compra do Souza. A zaga da pra aguentar assim, lateral direito o Pará é limitado mas eu gosto de tê-lo seguro na defesa e soltar os laterais esquerdos que são mais habilidosos. Pergunta, Betroglio será que engrena ano que vem? Da pra entrar como 2º atacante, caso contrário essa seria a 3ª contratação. Não gosto que venha um caminhão de novos jogadores. Gilberto Silva é um bom capita também, não quero o caro Lugano.

  • Gansolin diz: 5 de novembro de 2012

    Tirem a bola parada alçada e o time estaria numa peleia feia com o Palmeiras… Se não for de escanteio, é de falta! Esse é o Grêmio FBPA (Futebol de Bola Para Alçada)… E o pior é que o Inter nem para isso treina…

  • Alexandre – NH diz: 5 de novembro de 2012

    Wianey, craque tem o Náutico, ontem Souza e Kieza acabaram com os coloradinhos!!!
    Isto que o Super Craque Caneludo Damião estava em campo!!!

  • sergio.poa diz: 5 de novembro de 2012

    Assim é bom, a Imprensa dizendo que todo time colorado são craques e nós gremistas trabalhando tranquilo. Agora é gozado, Elano, Zé Roberto e Gilberto Silva jogaram Copas do Mundo, Marcelo Moreno e Kleber são idolos no cruzeiro, Luxemburgo é um dos melhores treinadores do Brasil, mas para imprensa o Gremio deveria estar na segunda metade da tabela.

  • Vitor Hugo Rinter diz: 5 de novembro de 2012

    Foi o pior jogo do Grêmio este ano, pelo menos dos que eu vi. Foi uma vitória da sorte pura. Vai ser muito difícil vencer o São Paulo e o Milionários, lá na Colômbia, com esse futebol mostrado contra a P.Preta. Mas como você mesmo diz, Wianey, o Grêmio, pela garra e vontade, lembra um pouco aquele dos anos 80. Agora, dizer que o time não tem craques, é um exagero evidente. Zé Roberto, Elano, Gilberto Silva, Marcelo Grohe eu considero craques. Temos outros menos votados, mas que deram certo, foram boas contratações. Temos um treinador de excelência, um dos melhores do Brasil, espero que continue no Grêmio. Koff prometeu 4 ou 5 contrações pontuais para dar melhor qualidade ao time. Acho que, se isto acontecer, é possível acreditar num time mais qualificado para 2013. Até lá, é torcer para conseguir a vaga da Libertadores – esta eu acho que não escapa – e quem sabe, na base do milagre, vencer a Sul Americana…

  • Ed Lekl diz: 5 de novembro de 2012

    E quem tem craques hoje no futebol brasileiro??? Neymar, Fred, Luis Fabiano, Lucas e Ronaldinho Gaucho??? Pra mim esses são os únicos que poderiam ser chamados de craques. O Grêmio tem ótimos jogadores de futebol (Elano, Zé Roberto, Werley, Kleber, Moreno, Fernando), um baita técnico de futebol e um plantel médio. Precisamos de mais umas 3 ou 4 contratações pontuais e teremos time pra ser TRI da AMÉRICA em 2013. E o GÊNIO do Mano Menezes leva o aipim Leandro Damião e dx de fora Fred e Luis Fabiano…Sabe TUDO de futebol esse Mano heinhôoo…

  • Beto diz: 5 de novembro de 2012

    O Gremio esta na media dos outros times do Brasil, com alguma vantagem no ataque e meio.

    O sistema defensivo comeca com os atacantes, e o Gremio tem atacantes que marcam muito bem, especialmente Kleber. Os quatro jogadores do meio do Gremio marcam bem tambem, ou seja eh a defesa mais protegida do Brasil.

    A dupla de zaga esta muito longe de ser suficiente pra jogar libertadores. Se o Gremio acha isso fai se dar mal. Nenhum dos dois eh especialista em bolas altas. Eh uma carencia que pode ser fatal numa libertadores.

    Para eh bom jogador e deve ser comprado pela sua idade e valor baixo. O Gremio NAO PODE COMPRAR um TIME todo ANO! Nao podemos competir com SP e RJ. Tem que formar jogadores, apostar em jovens e nao vender 70%/90% dos direitos de jogadores de 18/19 anos como Fernando e Biteco. Dizem que o Gremio esta melhor financeiramente, mas nao vejo isso nas contratacoes e manutencao de elenco.

  • Luiz Gustavo de Souza diz: 5 de novembro de 2012

    Luciano SL:
    Concordo que a direção é que planeja, mas tivemos verdadeiros desastres em matéria de planejamento, repare só: André Lima recebe mais de R$ 200.000,00. Claro que ninguém de sã consciencia pagaria isto para ele, mas Antonio vicente martins pagou; Gabriel, um caso a parte ninguém sabe de verdade o que houve com ele; isto só para exemplificar. Claro que o LUXA entende de futebol, mas isto não dá o direito de enfiar PARÀ e Pico nas laterais, Leandro como solução, Marco Antonio. Sei que faltam jogadores, mas quem sabe na base não tem alguém? E o André Lima que penou o ano inteiro, agora faz gol e quer dar uma de bom? Espero que o LUXA veja tudo isto, pois a torcida na sua passionalidade já enxergou.
    Abraço, gremista sempre.

  • Gustavo da Silva Stumpf diz: 5 de novembro de 2012

    Discordo.

    Elano, Zé Roberto e Gilberto Silva são craques.

    É o GRÊMIO rumo ao Tri da América!

  • Luiz Carlos Tavares diz: 5 de novembro de 2012

    E a falta do André Lima no gol, mais um benefício da arbitragem ao time mais favorecido neste campeonato.

  • luiz paulo diz: 5 de novembro de 2012

    o Gremio só tem 4 jogadores que sabem realmente jogar futebol;Souza,Zé roberto;Elano e Gilberto silva,o resto é tudo peladeiro.Pará e Anderson pico tem que mandar embora,Wesley,naldo Marco antonio,Fernando são bons reservas.,Maecelo moreno e kleber tem que provar muito ainda.tem jogadores bons e baratos por ai,vejamos;lat.dir.do coritiba,lat esq.do botafogo,andrezinho do botafogo,vitor jr.cicinho do sport.souza e kieza do Nautico,enfim são jpogadores que não desfalcam o time com seleção e sabem jogar bola,abraços

  • Alvaro diz: 5 de novembro de 2012

    Pra uma torcida que até pouco tempo, elogiava Kleber Gladiador, André Lima Imortal e defendia a volta do Ronaldinho Gaúcho, não tem moral nenhuma de reclamar dos que aí estão, podem sim reclamar da direção que sai e só.

  • Juan Villanueva Antunez diz: 5 de novembro de 2012

    Perfeito comentário. A campanha é melhor que a equipe, que não é ruim, apenas mediana, mas que compensa com vontade e abnegação. O grupo e o treinador (ao qual tive restrições quando anunciado) estão de parabéns !!! Saudações tricolores !!!

  • Diego diz: 5 de novembro de 2012

    Vejo colorados camuflados e Gremistas que não são dignos de tal título comentando. Poucos comentários sensatos.

    O que os torcedores – falando dos verdadeiros, e não dos enrustidos – tem que entender é que, nesta altura do campeonato (literalmente), não importa mais o futebol bonito, não importa mais o quão qualificado é este elenco (lembrem-se, não há como contratar ninguém neste exato momento e mesmo que tivesse como, eles não iriam mais jogar neste campeonato): o que nos importa agora são PONTOS.

    Outro ponto que os torcedores TEIMAM em não entender é que, no futebol, não existem estas situações diretamente ligadas tais como: “Se não consegue vencer a Ponte Preta, então será goleado pelo São Paulo”. De onde tiram isto? Só podem ser entusiastas que acompanham tão somente os resultados. Ora, o Internacional venceu o todo poderoso Fluminense, e não é que poucas rodadas depois foi GOLEADO pelo “time de segunda divisão” Náutico? Onde fica a lógica? E este é apenas um dos incontáveis exemplos que temos atualmente, temos no passado e continuaremos tendo no futuro: não é assim que as coisas acontecem no futebol.

    Eu, como Gremista, pouco me importo se o time vai ganhar com gol no final do jogo, com gol ilegal, com gol de mão ou impedido. Pouco me importa se vai ser “meio” a zero contra o São Paulo ou contra o Ibis de Arapiraca, o que me importa neste momento é que o meu time some o máximo de pontos possíveis nestes 12 restantes.

    Como Gremista, eu torço nas próximas quatro rodadas por três derrotas e um empate do Flu e por 4 vitórias seguidas do meu time para sermos campeões. Se não for possível, para que pelo menos terminemos este campeonato em segundo lugar, e colados no Fluminense.

    Impossível? Que usem a lógica do futebol para me provar que é.

  • André diz: 5 de novembro de 2012

    A Ponte Preta vai pedir anulação da partida pela falta do Imortal Banana-de-Pijama André Lima em cima do goleiro deles, já que nem o Delegado da CBF viu.

  • Maturana diz: 5 de novembro de 2012

    Só faltava tu dizer que o André Lima é craque.
    Depois que tu disse que o Neymar não é craque.
    Que o Adilso era o melhor volante do Brasil.
    Que o Willian Magrão era um volante quase perfeito !!!
    Ninguém duvida da tua babaquice.

  • Silvio diz: 5 de novembro de 2012

    Tavares, falta mesmo foi a do Índio em Barcos no famoso gol de mão. ESCANDALOSO !! Devia ter sido expulso !! O Palmeiras foi garfeado pela industria do “ganhar no grito” no Beira Lago !!

  • Nestor diz: 5 de novembro de 2012

    Caro Luiz Paulo.
    Como podes imaginar que Werley e Fernando são inferiores a Andrezinho, Souza e Kiesa. Só posso crer que vc esteja brincando ou então bebeu. Andrezinho e Souza cansamos de ver por aqui e ninguém sente falta deles. Concordo que faltam alguns jogadores, mas as carências são poucas e pontuais. Não há time recheado de craques no futebol brasileiro, ou vais querer me convencer que o Edinho do Flu é craque e por isso será campeão brasileiro.

  • André diz: 5 de novembro de 2012

    Ué, o Sílvio tava olhando o jogo do Campeão de Tudo?, porquê? É palmeirense? ou viúva do Felipão?

  • Ricardo diz: 5 de novembro de 2012

    Concordo que não há CRAQUE no Grêmio. Bons jogadores sim, craque pra mim é quem chama jogo e decide. O mais perto que temos disso é o Elano. De repente eu seja o único gremista no mundo a achar que Zé Roberto não passa de um bom jogador, já sem explosão e criatividade. Repito, bom jogador, acerto no passe, preparo fisico absurdo, aguenta bem o jogo inteiro, mas não decide em jogo nenhum, não é o meia de chegada, por isso os atacantes acabam sofrendo. Craque ele não é, mas é um grande jogador, mas quero um meia decisivo pra jogar no lugar dele e colocar o Zé no banco ou cumprindo uma função mais recuada, porque como meia ele não se aproxima dos atacantes e não consegue ser agudo. De resto, sinceramene acho que não é tão necessário investir pesado do meio pra tras, afinal de contas somos a 2º defesa menos vazada, mas do meio pra frente precisamos de jogadores decisivos, rapidos, que puxam contra ataque a drible. Não precisão contratar todos esses jogadores e nem vão, mas como sugestão fico com Carlos Eduardo, Douglas Costa, Hernanes, Barcos e Jonas. E digo, minha preferencia é por Douglas Costa e Jonas, 2 jogadores leves, que tentam drible e chutam de longa distancia, atualmente parece que o Grêmio só pode fazer gol de dentro da area. De jovem não tem muito onde apostar, é muita fraca a base do Grêmio, só gostaria de analisar melhor o Wangler, que me parece ser um cara que tenta alguma coisa diferente do que tocar de lado.
    E grupo, não tem muita pra mexer mesmo, empresta Leandro, Rondinelly, Felipe Nunes e outros guri pra ganhar experiencia e confiança, porque Libertadores com eles não tem como ganhar. Gabriel é a unica unanimidade como dispensa.
    Marco Antonio, Marquinhos, Andre Lima, Para, Edilson, entre outros, sinceramente não vejo muitos jogadores que possam compor o grupo sem incomodar como esses fazem.
    Uma proposta de time para ano que vem:
    Marcelo Grohe, Para (Felipe Mattione), Werley, G. Silva e FAbio Aurelio; Fernando, Souza, Elano, Douglas Costa, Jonas e Moreno (Barcos ou Kléber). Tec: LUXA!
    Ainda é possivel colocar Lugano, alguem caso não fique o Souza, mas não precisa tanta coisa como tem gente falando.

  • Silvio diz: 6 de novembro de 2012

    É André, eu pensava que no intervalo iria rolar o CGD da FIGD, (campeonato de guspe a distancia, valendo pelo trófeu da Federação Internacional de Guspe a Distancia), já que o SC2006 é “Campeão de Tudo”. Quem sabe tu vai dar uma olhadinha no que te diz respeito e deixa as matérias gremistas para os gremistas, já que estás “barrado no baile” mesmo. Te liga cara !!

  • Diego diz: 8 de novembro de 2012

    O Grêmio deveria ficar de olho no jogador Jonathan Fabbro, do Cerro Porteño do Paraguai. É um baita jogador.

  • Dirceu diz: 9 de novembro de 2012

    “Não existe um único craque na equipe do Grêmio.”

    Discordo. Zé Roberto e Elano, pra mim, são craques.

    Cairiam como uma luva no time do Luciano do Vale

Envie seu Comentário