Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de novembro 2012

Desfalques ameaçam o Grêmio

29 de novembro de 2012 18

Dentro de alguns instantes, Marcelo Moreno será julgado pelo Pleno do STJD. O centroavante foi expulso por agredir Rafael Sobis, foi julgado e condenado mas o Grêmio conseguiu obter efeito suspensivo para a pena. Moreno já cumpriu um jogo de suspensão automática. Se for absolvido ou punido com umjogo, estará liberado para jogar o Gre-Nal. Qualquer outra punição retira o jogador do clássico.

Problema sério para Vanderlei Luxemburgo é a entorse de tornozelo sofrida por Zé Roberto. Neste momento, o melhor jogador gremista da temporada é forte dúvida para o clássico. O Grêmio muda bastante com ou sem Zé Roberto. Se Luxa perder o Zé e o Moreno, o Grêmio ficará um pouco menor para tentar vencer o Inter.

Bookmark and Share

Hoje, o dia do sim de Dunga

29 de novembro de 2012 5

Quando se reuniram na terça-feira, Dunga e Giovanni Luigi, o treinador solicitou tempo de dois dias para desfazer a negociação que havia iniciado com um clube chinês. As 48 horas se completam esta tarde, quando Dunga deverá dizer que aceita o convite para treinar o Inter. Há fartos indicativos de que será assim.

Mas, também pode acontecer o contrário, nunca se sabe. Dunga sempre foi um profissional correto e se ainda não respondeu ao Inter foi porque tinha tempo para dar a resposta. Luigi está ansioso, a torcida também e até a imprensa tenta apressar os fatos. Certamente, até o fim do dia, Dunga anunciará a sua decisão e o Inter marcará para amanhã a apresentador do treinador.

Porém, se Dunga recuar, a sexta-feira será início de nova busca por treinador. Só que agora tendo se esgotado o rol de profissiionais de primeira grandeza. Mas, esta observação fica por conta do se. Muito mais provável ´é que tudo acabe bem para Dunga e o Inter.

Bookmark and Share

A avalanche tem que continuar

28 de novembro de 2012 93

Confesso que este blogueiro desconhecia a ResoluçãoTécnica do Corpo de Bombeiros que determina que todos os novos estádios de grandes proporções, construídos no RS, devem ter cadeiras em 100% das localidades. Nesta terça-feira, ouvindo os argumentos da Brigada Militar e dos Bombeiros, argumentando que o estádio deve dar conforto aos seus usuários, não deixando em pé um único torcedor, dei-me conta de que não se justificava a medida para preservar a segurança do torcedor mas, sim, pelo conforto do usuário.

Ora, esta não deve ser preocupação do Estado. Se um clube constrói um estádio e desdenha dar boa acomodação para os seus frequentadores, azar deste clube. Não é o caso da Arena, pois deixar um espaço sem cadeiras para que torcedores brinquem celebrando gols com a “avalanche” é dar ao consumidor o que ele quer.

Não tenho dúvida alguma de que a “avalanche” deve continuar, na Arena. Aposto que a Resolução Técnica não será aplicada. Talvez seja modificada ou até ignorada. Não faz sentido, se não visar a segurança dos espectadores.

Bookmark and Share

Manifestação de amor ao Olímpico

27 de novembro de 2012 9

Inúmeros e-mails chegam trazendo manifestações de carinho endereçadas ao Estádio Olímpico que, domingo, sediará o último jogo da sua vida. Este blog acha justo e oportuno escolher uma destas correspondências e publicá-la, elegendo-a representante de todas as demais. Reunimo-nos, dois colegas e eu, e escolhemos o texto que estamos publicando a seguir:

“Contigo até o fim

No próximo domingo, estarão o Rio Grande do Sul, o futebol mundial e,principalmente, os Gremistas, se despedindo de um dos maiores templos do futebol mundial. Dois de dezembro de dois mil e doze, uma data histórica. Será a última partida a ser disputada realizada no Estádio Olímpico Monumental. Monumento construído

cinquenta e oito anos atrás para abrigar momentos de alegria, doces,amargos e especiais. Um palco que mostrou Ancheta, Portalupi,Denner e outros tantos artistas do futebol mundial. Um templo que fez mitos, deu títulos, frustrações. Um palco sagrado que apresentou guerreiros, histórias de vida e de superações que certamente ficarão eternizados nas vidas de quem viveu neste Estádio.

Neste dia, não teremos um simples jogo, o destino quis assim. Teremos um clássico Gre-Nal. Para muitos, uma das maiores rivalidades do futebol. Esta partida, será a última chance de onze homens e mais de quarenta e cinco mil torcedores representarem a história vivida por milhares nestes cinqüenta e oito anos. E por isso, por estes milhares que por ali passaram e viveram momentos eternos, pela sua história,pelo sentimento que o Olímpico representa no coração de cada gremista, este jogo vale muito. Vale, quem sabe, até mais que um grande título de uma grande confederação. Se o título não veio este ano, teremos outras inúmeras oportunidades para busca-lo, mas este jogo será único,O último. Valerá a história. O Monumental deixará saudades, mas nós torcedores, juntos com nossos guerreiros, daremos a ti uma despedida digna, nos moldes dos melhores momentos que a tua existência nos proporcionou. Não faltará garra, não faltará alento.

Até domingo, até o fim. Olimpico Monumental para sempre, eternamente em nossos corações.

Luis Alexandro Kasper”.

Bookmark and Share

Dunga no Inter até à noite

27 de novembro de 2012 28

Esta é a expectativa de Giovanni Luigi: acertar a contratação de Dunga ainda hoje. Luigi tem pressa. Ele não diz, mas, certamente, pensa que a presença do treinador para 2013 criará um ambiente positivo para o Gre-Nal. Como D’Alessandro é amigo de Dunga, colorados acreditam que o seu desempenho deverá ser bem melhor do que vinha sendo se Dunga estiver no estádio Olímpico.

O treinador, se acertar hoje com o Inter, não deverá treinar a equipe, no Gre-Nal. A praxe indica que ele observará a equipe e só irá para campo em janeiro. Até lá, o Inter terá que dispensar e contratar. Dunga, certamente, terá participarão importante neste processo. Porém, por enquanto, está pendente a sua contratação. O desfecho deverá acontecer até o entardecer desta terça-feira.

Bookmark and Share

Grêmio vai sofrer até o último jogo

26 de novembro de 2012 25

A saga gremista em busca da vaga direta ainda não acabou. Quando parecia que tudo estava encaminhado para um desfecho satisfatório, o Atlético-MG resolveu fazer o que ainda não fizera no returno do Brasileirão: ganhar fora de casa e, mais incrível ainda, de virada, contra o Botafogo. Assim, ficou transferida para o próximo domingo, encerramento do campeonato, a decisão pelo vice-campeonato, posição que dará ao seu conquistador a vaga direta para a Libertadores.

Completa-se a ameaçadora tarefa o fato de que será um Gre-Nal. Ao Grêmio caberá lançar mão de todos os recursos que o colocaram 19 pontos à frente do Inter e bater o histórico rival no último jogo da vida do Olímpico. O Grêmio está melhor, é melhor do que o Inter mas, quem não sabe? – Gre-Nal é Gre-Nal. Para erguer a taça do triunfo o Grêmio precisará beber até o último gole de fel, desta mesma taça.

Bookmark and Share

O Inter só tem meio time

26 de novembro de 2012 23

Treinadores foram, sim, problema que o Internacional enfrenta faz tempo. Lideranças de vestiário ocupando espaço de comando que andou vago nos últimos tempos, também se inclui entre os problemas colorados. Porém, a grande causa dos insucessos do Inter está, mesmo, na qualidade do time. É fácil desvendá-los.

- Muriel é um goleiro de qualidade, posição bem ocupada.

- Entre os quatro defensores não se destaca um único que seja confiável. Os dois laterais gemem de precários, Moledo pareceu que seria um grande zagueiro e estacionou. Ou melhor, decaiu. Índio foi uma excelente solução que, entretanto, perdeu validade. No sistema defensivo, apenas Muriel se salva. Faltam quatro titulares.

- No meio-campo, mais problemas. Ygor é um volante simples, mas eficiente. Já Guiñazú está fora de controle. Poderia seguir jogando se alguém o convencesse a ser, somente, um volante defensivo. Desconfio, contudo, que seja impossível. O “cachorro louco” está louco demais. D´Alessandro é o meio-campista de melhor técnica. Não existe outro igual no Beira-Rio, ou melhor, não são muitos os armadores da sua estirpe. Porém, teve péssima temporada. Se o Inter souber porque D´Ale jogou tão pouco e for capaz de recuperá-lo, tudo bem. Mesmo assim, segue faltando um bom reserva para D’Alessandro. Fred, fechando o meio-campo, é um garoto muito promissor, mas corre o risco de se tornar um Guiñazú mais adiantado. É indispensável que o treinador defina a sua função e racionalize a movimentação de Fred.

- No ataque, só restam Leandro Damião, que fase horrorosa, e Dagoberto, que passa mais tempo no departamento médico do que no campo.

Conclusão: o Inter tem, no máximo seis titulares. A outra metade do time teria que ser buscada.

Bookmark and Share

Inter mal no campo e nos gabinetes

25 de novembro de 2012 22

O Inter confirmou ontem que joga mal com ou sem treinador e se dá mal contra adversários fortes, médios ou fracos. O jogo deste domingo encerrava as atividades no Beira-Rio que será reaberto quando as reformas devolverem a capacidade do estádio e havia um número pequeno mas fiel de colorados. O time não se importou, caminhou em campo, cometeu erros imperdoáveis e aceitou o novo fiasco sem reagir. A única reação foi da segurança do Inter que confiscou uma faixa que desfilava entre os torcedores onde se lia: “Acorda Luigi, Dunga já”. Disseram os homens da segurança que cumpriam ordem da direção. O Inter vai mal no campo e nos gabinetes.

Bookmark and Share

Grêmio defenderá vaga direta no Gre-Nal

25 de novembro de 2012 8

A grande virtude do Grêmio, nesta temporada, está na determinação do time e da comissão técnica. Vanderlei Luxemburgo determinou que o clube deveria garantir vaga na Libertadores e se fosse na fase de grupos, melhor ainda. Não foi possível porque o Atlético-MG resolveu ser heroico e derrotar o Botafogo em pleno Engenhão, mas a vaga está garantida. O time mineiro ainda não ganhara fora de Belo Horizonte, no returno. Ganhou ontem. Agora, o Grêmio terá que buscar a sonhada vaga direta no último jogo, exatamente contra o Internacional. Pode-se antecipar que será um clássico de fogo. O Internacional terá como motivação tentar atrapalhar o Grêmio na busca da vaga direta e impor uma derrota ao dono da casa no último jogo da vida do Olímpico. Elano, ao deixar o gramado, em Florianópolis, afirmou que o Gre-Nal não tem favorito. Não tem mesmo, mas só louco não reconheceria que o momento do Grêmio é infinitamente melhor.

Bookmark and Share

Mano estava marcado para cair

23 de novembro de 2012 22

A queda de Mano Menezes só foi retardada alguns meses, pois o Brasil inteiro sabia que José Maria Marin, novo manda-chuva da CBF queria outro treinador. A passagem de Mano pela Seleção foi morna e sem sabor. Demorou muito tempo para definir uma escalação e um sistema\ de jogo e quando se pensava que a fase das experiências tinha acabado, Mano Menezes recomeçou a inventar, desta vez escalando o time nacional com apenas um atacante. É possível que a derrota para a Argentina – foi nos pênaltis que o Brasil conquistou o Bi do Superclássico – tivesse determinado a queda do treinador. Porém, acabaria acontecendo. Quem assumir terá um ano e meio para preparar a Seleção ao seu modo. E o mercado brasileiro acaba de receber mais um treinador de ponta. Quem quiser, aproveite

Bookmark and Share

Koff e Luxa, uma dupla de vencedores

23 de novembro de 2012 7

Fábio André Koff prometeu recontratar Vanderlei Luxemburgo e cumpriu a sua promessa. Fez mais, inaugurou uma relação que, pelas atitudes do dirigente e do treinador durante a entrevista coletiva de quinta-feira, promete ser de alto entendimento. Luxemburgo é muito inteligente e Koff mais ainda. Difícil é haver boa relação quando as partes ou uma delas têm QI de galinha. Não é o caso, felizmente.

Luxemburgo é o treinador mais laureado do futebol brasileiro e Koff deu ao Grêmio os maiores títulos da sua historia. Poucas vezes reuniu-se uma dupla de vencedores como esta. Como lhes sobram sabedoria e conhecimento de futebol, conhecem as limitações da equipe gremista. É o primeiro e essencial passo para acrescentar qualidade ao grupo fazendo as contratações indispensáveis. Koff deve contar com empresários interessados em investir no futebol do Grêmio. Este será, possivelmente, o único caminho para dar ao Luxa um time capaz de buscar títulos.

Bookmark and Share

Breves considerações sobre Dunga

23 de novembro de 2012 16

Como tem sido praxe na cobertura jornalística do Internacional, a especulação do momento indica que Dunga deverá ser contratado, depois do Gre-Nal. Os motivos para o clube deixar para anunciar o novo treinador é um mistério e pouca lógica, levando em conta que Fernandão já se desligou do Inter. Mas, que seja assim.

Nos últimos tempos, o Inter tem inovado tanto que nem cabe mais se surpreender. Admitamos, então, que o escolhido seja Dunga. Este blogueiro acompanha a carreira de Dunga desde o seu aparecimento para o futebol nas categorias de base do Internacional. Sempre foi determinado como raramente se encontra alguém tão vocacionado para o sucesso. Certa vez, ainda garoto, deixou escapar que o seu objetivo era jogar na Seleção Brasileira. O mundo caiu-lhe sobre a cabeça. Era muito atrevimento daquele volante atarracado, pensavam enquanto preparavam-se o apelido de “brucutu”. O resto da história todo o mundo conhece.

Dunga realizou-se, profissionalmente, na Europa e na Ásia e fez mais do que jogar na Seleção, simplesmente. Foi capitão do time nacional, ergueu a taça de campeão mundial e após abandonar o futebol treinou a Seleção Brasileira. Na Copa dos Estados Unidos, foi instalado no mesmo apartamento de Romário, tentativa da CBF para controlar o genial atacante. Dunga cumpriu sua tarefa e tornou-se grande amigo de Romário a ponto de o “baixinho” declarar ter imensa admiração e respeito pelo volante de Ijuí.

Dunga é um líder nato, capaz de unir um vestiário. E tem boas idéias sobre futebol. A Seleção Brasileira só não foi melhor na África do Sul porque perdeu Elano, o meia que equilibrava a equipe e estava desfrutando grande momento. Dunga é um profissional vitorioso e um cidadão exemplar. Acho que o Inter não se arrependerá se contrata-lo para treinar o seu time.

Bookmark and Share

Direção colorada desafia a torcida

22 de novembro de 2012 60

A torcida colorada já deu uma demonstração de como pode agir quando suas frustrações rompem limites de tolerância. Celso Roth era o treinador mantido após o fiasco contra o Mazembe e os colorados clamavam pela sua substituição. A direção do Inter ignorava, simplesmente, o clamor da sua torcida. Foi então que começou a debandada de sócios.

No começo eram dezenas por dia, depois centenas e quando chegaram a milhares os dirigentes colorados não puderam seguir surdos e cegos aos pedidos do torcedor e trocou de treinador. Neste momento, percebem-se os mesmos sintomas daquela época. Pelas redes sociais, colorados pedem a contratação de Dunga mas a direção, mais uma vez, ignora o desejo da sua torcida. Este blogueiro não tem dúvida de que se o técnico escolhido estiver entre aqueles nomes que estão sendo especulados, haverá uma reação de inconformidade que poderá influenciar a eleição para o Conselho Deliberativo.

A chapa 1, a qual pertence o presidente Giovanni Luigi, não desfruta de grande prestígio entre sócios e torcedores. Pode-se imaginar o que acontecerá nestas eleições se os dirigentes não ouvirem sua torcida. No mínimo, se estabelecerá uma nova relação de forças no CD do Inter. Não será surpresa se a Chapa 1 eleger pouquíssimos conselheiros. Se é que elegerá alguns. Não se desafia a torcida impunemente.

Bookmark and Share

Luxemburgo renova com status de dirigente

22 de novembro de 2012 17

Durante três horas de conversas, finalmente Fábio Koff e Vanderlei Luxemburgo acertaram a renovação de contrato do treinador. Será, exatamente, nos termos propostos pó Luxemburgo: dois anos de duração, salários iguais aos de 2012, premiação especial pelos títulos da Libertadores e do Mundo e, inédito em futebol: Luxemburgo pediu e recebeu informações sobre o tamanho do orçamento do departamento de futebol para a próxima temporada. Após examinar estes números, Luxa deu-se por satisfeito e disse sim. Ficará no cargo nos próximos dois anos mas com status de dirigente.

Bookmark and Share

Koff não pode contratar

20 de novembro de 2012 38

Exige-se que o presidente eleito, Fábio Koff, apresse providências para 2013. Algumas iniciativas, claro, ele pode tomar antes de sentar na cadeira presidencial. Mas, só poderá consolida-las quando tiver autoridade legal para assinar documentos pelo Grêmio. Além deste impedimento legal, Koff sabe que o momento não recomenda que se anuncie contratações e, menos ainda, dispensas. O Grêmio continua lutando pela vaga direta à Libertadores. Manter o ambiente em estado positivo é dever de quem sai e de quem está entrando.

Bookmark and Share