Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Luxemburgo se dá mal com a escassez

24 de abril de 2013 12

Com poucas pessoas é possível sentar e conversar durante horas sobre futebol. Com Vanderlei Luxemburgo este prazer é garantido. Trata-se de um dos treinadores mais inteligentes já surgidos no futebol brasileiro. É insuperável na arte de conduzir entrevistas de acordo com os seus interesses e a sua criatividade é infindável quando se trata de inventar desculpas para maus resultados.

Luxa é bom de teorias, mais do que da prática de campo. Nos últimos anos, pelo menos, tem sido assim. O que terá mudado no consagrado treinador que já não consegue produzir vitórias e títulos como já conseguiu? Sem buscar informações biográficas, apenas se apoiando nos registros da memória e comparando conquistas e fracassos é possível identificar uma circunstância que afeta a maioria dos treinadores e Luxemburgo não é diferente da maioria.

Os grandes títulos do Luxa foram conquistados quando ele contou com jogadores de qualidade superior e fracassou quando a qualificação do time não era tão expressiva. Obviedade? Parece, mas não é.

Quando um técnico dispõe de um grupo profissional muito qualificado, e ainda desfruta as melhores condições de trabalho, basta que escale os melhores em cada posição dando ao time sentido tático mínimo. As vitórias virão dos talentos individuais.

Quando, entretanto, o elenco é de limitada técnica, só é possível assim mesmo vencer se o técnico for capaz de desenvolver virtudes coletivas capazes de compensar a exiguidade de talentos, além de manter o time mobilizado, com a corda esticada ao máximo em todos os jogos. Além destas qualidades, o treinador precisa terminar as partidas rouco, sem voz, perdida nas orientações de beira de campo.

Vanderlei Luxemburgo se dá mal quando predomina a escassez de virtudes. Não será o caso do Grêmio de 2013? Este blogueiro pensa que é.

Bookmark and Share

Comentários (12)

  • Milla TRICOLOR diz: 24 de abril de 2013

    Tá certo, não dá para virar o disco… tem que vender jornal né? Lá na beira do rio nem notícia tem… um time que só está disputando o gaúchão! Ai ai… haja paciência! TE APOSENTA, WC.

  • Gabriel diz: 24 de abril de 2013

    Essa campanha contra o Luxa está ficando chata já. Vai apontar o Roth como solução? Só falta isso.

    Antes era o pseudo salário atrasado; depois faltava “comando moral” no vestiário; e agora é escassez?!

    O que eu achei engraçado é que ano passado o teu time não jogou nada o ano inteiro, mas os salários não estavam atrasados, não falta “comando moral no vestiário e tampouco o Fernandão se dava mal com a escassez.

    Por fim, questiono: Messi ou Taison?

  • gilmar/pr diz: 24 de abril de 2013

    Wianey, quando o Luxemburgo for o técnico, somente o técnico, voltará a ser o grande treinador de anos atras.

  • MAschio diz: 24 de abril de 2013

    …imaginem a cueca da gremistada, rsrsrrsrsrsrs

  • gilmar/pr diz: 24 de abril de 2013

    Aliás, não acho o plantel do Gremio escasso, lógico que faltam um zagueiro e um meia pelo menos, no mais o grupo é exelente recheado de bons jogadores, o problema é que tem muito bruxo jogando no carteiraço, e muitos mau aproveitados, fora aqueles ainda que o Luxa não vai com a cara. Ex.: pra que Welliton e Wilian josé, se temos Moreno e Lucas Coelho que são superiores? por que dispensar Vilson e Julio Cezar pra deixar Fabio Aurélio que vive lesionado? Se o empréstimo do Bertoglio vai até junho, por que não deixar o cara jogar até lá, já que é uma posição que estamos carente no momento?

  • Carlos Yomuri diz: 24 de abril de 2013

    Mais ou menos né Wianey?

    Ele foi genio com o Bragantino e foi muito mal na Selecao Brasileira onde tinha fartura de qualquer quantidade. O segundo semestre do ano passado o Gremio era mais carente, tinha menos recurso que esse Gremio de hoje. É obvio, porem, que algo nao esta funcionando bem.
    “Talvez salarios atrasados Wianey?” ….
    Todos estao mal, mas esta campanha insistente contra o Luxa, deflagrada a alguns dias pela imprensa, dando continuidade a tentativa de gerar crises no Gremio, nao vai ajudar o clube em nada.
    Precisamos apoiar o Luxa e tentar deixa-lo trabalhar, afinal, como diz o Pedro Ernesto, pelo menos o Gremio avanca nas competicoes.
    Tenta ver algum problema no Inter Wianey, so pra variar. Arena, arena, arena… Moreno, moreno, moreno… Luxa, luxa, luxa… e no inter noticia-se que a grama é verde e a terceira folha metalica da cobertura esta sendo colocada!

  • Rodrigo diz: 24 de abril de 2013

    Prezado Wianey

    Não concordo que os jogadores do Grêmio sejam fracos tecnicamente, mas acho que falta um ou dois jogadores de meia de mais velocidade e qualidade técnica. Elano e Zé Roberto são muito bons jogadores, mas se um deles não joga já complica tudo. Para suprir essa deficiência o coletivo deveria estar melhor do que tá. Ai é trabalho do treinador. Acho que com o grupo de o Grêmio tem daria para apresentar um melhor futebol.

    Sds

    Rodrigo

  • Ricardo diz: 24 de abril de 2013

    E o que falar dos que contrataram, com conhecimento e anuência do tecnico, com salários astronômicos (a maior folha do Brasil), estes perebas??

  • Maturanaq diz: 25 de abril de 2013

    Se o Grêmio se der mal na Libertadores, logo ali, o Luxa e o Maria da Penha vão demitir
    a metade da diretoria !!!

  • Maturana diz: 25 de abril de 2013

    Caso o Grêmio venha a ter problemas na Libertadores, logo ali, o Luxa e o Maria da Penha, que já mandou o Moreno embora, vão demitir a metade da diretoria, e talvez o Presidente !!!

  • Claudio Duarte diz: 25 de abril de 2013

    Maomeno. Ele de fato soube, no passado, reunir talentos e orquestrar vaidades. Mas isto era na época de Alex com 25 anos, por exemplo. Por outro lado quase conseguiu rebaixar Flamengo e Galo no mesmo ano. E com bom jogadores. O Luxemburgo de hoje gosta de carteado e vinhos.

  • Tony Texas diz: 26 de abril de 2013

    QUE CAMPANHA CONTRA O GREMIO A IMPRENSA “QUALIFICADA” ESTá FAZENDO.

    1 – Gêmio tem um elenco invejável, quem não gostaria de ter Dida, Elano, Zé Show, Barcos, Fernando, Souza, Vargas, André Santos, Kleber, Werley, Bressan, Pará, Marcelo Groeh, Welliton, Bitéco, Gabriel, Saimon, Misael, Mamute, Wangler, Alex Tellles, Lucas Coelho, Bertoglio, Fabio Aurelio, Gabriel, etc. etc. etc.?

    2 – Grêmio não tem um timaço? Quem sabe deveríamos trazer o Taisson que é melhor que o Messi.

    3 – Luxemburgo irrita a jornalagem gaúcha pelo simples fato de que ele sabe mais à respeito de futebol do que os isentos que aqui escrevem,… e vez que outra os coloca nos seus devidos lugares.

    4 – Precisa muita paciência para aguentar estas opiniões de que o time não possui individualidades, – Grêmio tem uma seleção de jogadores e precisa só de sequência e entrosamento.

    5 – Deixem o tempo passar, e quando eliminarmos o Independiente de Santa Fé ao seu devido lugar, veremos o que será nas quartas contra quem quer que seja.

    Até mais.

Envie seu Comentário