Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Sucesso de Dida é um alerta

15 de julho de 2013 29

Terminado o jogo contra o Botafogo, alguns destaques gremistas sustentavam a euforia da torcida. Entre eles Dida, autor de algumas defesas que garantiram a excepcional vitória do Grêmio. Alguns torcedores e jornalistas, talvez muitos, costumam simplificar dizendo que goleiro está lá para defender, diminuindo a sua importância. Preferem creditar para o anotador de gols os méritos exclusivos pela vitória.

Não é verdade que goleiro existe para defender todas as bolas que são chutadas contra o seu gol. Seu dever é defender as possíveis de serem defendidas. Quando ele impede que bolas dificílimas de pegar cheguem às suas redes, ele está assumindo a importância de um artilheiro. E, mesmo que não tenha defendido bolas impossíveis mas tenha sido obrigado a intervir muitas vezes durante o jogo, é conveniente considerar que o seu time foi incapaz de conter o adversário tanto quanto seria necessário para diminuir os riscos de sofrer gols.

Quanto mais defesas um goleiro é obrigado a fazer, maior é a chance de que ele falhe ou deixe de garantir a intocabilidade da sua goleira. Domingo, Dida garantiu a vitória do Grêmio fazendo várias defesas importantes, sinal de que o time foi insuficiente para segurar o rival. O sucesso de Dida, portanto, deve ser louvado mas também precisa ser visto como um sinal de alerta.

Bookmark and Share

Comentários (29)

  • VILSOM ROBERTO FREITAS diz: 15 de julho de 2013

    Porque nimguem falou sobre a entrada criminosa q o zé roberto deu no jogador do botafogo e tirou de campo , se fosse o bolivar a imprensa do RS postava em manchete em todos sites, blogs, e jornais.

  • Eduardo diz: 15 de julho de 2013

    Sejamos honestos, Grêmio e Inter estão ganhando na pura sorte, o Grêmio já era para ter perdido para o Atl. Paranaense e por sorte também ganhou do Botafogo, o Inter vai na mesma linha, por sorte ganhou do Fluminense, colorados e gremistas não deveriam fazer muita festa, deveriam estar preocupados com seus times.
    As duas defesas são muito ruins, quando a bola é alçada na área da dupla é um tal de Deus nos acuda.
    A sorte não vai durar todo o campeonato.

  • Gustavo diz: 15 de julho de 2013

    Algum comentário sobre o número de defesas do Muriel (muitas…muitas defesas)????? Depois acham ruim que critiquem os repórteres gaúchos. Mas vocês são um fiasco.

  • Dagoberto schonardie diz: 15 de julho de 2013

    Claro que o Dida é um bom goleiro e claro que ontem teve uma grande atuação.O que não dá pra aguentar é o mau caratismo do teu colega do Sala contra o Marcelo Grohe e também o EGO dele achando que só êle que sabe.Por que eu não escrevo pra êle ? Porque êle é bloqueado pra opiniões contrárias a dele.

  • Mario Medaglia diz: 15 de julho de 2013

    E a defesa do Inter, Vianey? Que peneira braba. Não tem goleiro que segure. Por enquanto vai, mas daqui a pouco o barco afunda de tanto vazamento. Só pensam em atacantes e jogadores do meio. Lá atrás segue o problema. E ainda contrataram um zagueiro da base do Avaí que foi afastado do time titular por deficiência técnica.

  • Ricardo diz: 15 de julho de 2013

    Qdo o Marcelo levava um gol de longe, era frango, ele falhou! Qdo o Dida leva, é indefensável…
    Qtas bolas como a que o Dida PEGADOR DE PANALITS pegou no chão, o Marcelo defendeu??? Salvou o Grêmio inúmeras vezes e foi um dos melhores goleiros do Brasileirão passado. Qdo oo Dida falha ninguém fala…
    Imprensa tendenciosa!!

  • emerson diz: 15 de julho de 2013

    concordo com o wianey, tem que abrir o olho pois o sucesso do goleiro e a dado a desgraça da zaga….mas para mim o grohe melhor, o dida sai nas bolas aereas e no meio do caminho desiste… o renato divia dar uma chance ao grohe alternando em um jogo para cada um para ai sim escolher um titular, e não pela folha de pagamento.

  • João diz: 15 de julho de 2013

    Sou colorado com muito orgulho. Goleiro o grêmio deixou ir embora. O victor sim é um goleiraço. Fez vários milagres qndo defendeu o grêmio e esta fazendo no galo.

  • marcelo diz: 15 de julho de 2013

    Dida é bom goleiro, obviamente melhor que o jovem Grohe…
    Mas não temos time…elano, além de não ter raça, é um eterno cansado..
    Pará é apenas esforçado…nossa zaga tem apenas 2 esforçados…
    Gladiador deveria ser jardineiro pois só apara a grama…
    Souza é bem fraquinho…

  • Marcio CT diz: 15 de julho de 2013

    O time do acostamento da Free-Way está muito bem servido de goleiros. Mesmo tendo mandado o melhor deles embora (Victor), Dida e Grohe são muito bons. Não podem reclamar.

  • Roberto diz: 15 de julho de 2013

    Com todos os problemas, o Grêmio de ontem mostrou atitude e jeito para atacar um time forte. Nada disso existia no tempo do Luxemburgo (péssimo treinador, cruzes!).
    A defesa se saiu bem, o problema está mesmo é no meio, que deixou a defesa no mano-a-mano com os atacantes e meias do Botafogo vezes demais.
    Mas vai, aos poucos vai.

  • FLAVIO FALEIRO – cascavel pr diz: 15 de julho de 2013

    eu gostaria de saber pq o renato e seus jogadores estavam implorando ao arbitro o fim da partida??/ afinal, estavam jogando em casa e falam q tem time para ser campeão.

  • Fernando Alves diz: 15 de julho de 2013

    Olá Wianey,

    Gostaria que colocasse neste Blog os dados sobre quantas horas por ano os trabalhadores fazem por ano para pagar impostos pelo mundo a fora.
    Ouvi sua participação no ultimo sábado pela manhã na Rádio Gaúcha e acredito que seria importante divulgar no seu Blog também para uma ” reflexão ”

    Abraço,,,

  • JS diz: 15 de julho de 2013

    Mais uma “voadora” criminosa do Zé Roberto! Nenhuma linha sobre o assunto na imprensa de Porto Alegre…
    O árbitro era Paulo Cesar de Oliveira e Bolívar faz uma falta em Dodo do Bahia… Lembram do que aconteceu? Ontem Bolivar estava em campo e Paulo Cesar no apito…
    Será que o o Sr. Zé Roberto vai ser punido pelo tempo da recuperaçao do jogador do Botafogo?????

  • Eduardo diz: 15 de julho de 2013

    O engraçado é que a (imparcial e isenta) imprensa gaúcha não escreveu uma só linha sobre a entrada criminosa do Zé Roberto no lateral Lucas, do Botafogo, que saiu da partida com fratura do tornozelo esquerdo. Tá todo mundo de biquinho calado, como convém, eis que sequer o cartão amarelo foi apresentado ao veterano jogador (seria o 3º). Pois é, segundo essa mesma turminha que a gente já conhece bem, o violento é o Airton!!!

  • jefersongg diz: 15 de julho de 2013

    Wianei Carlet,”Se quiserem fazer a avalanche naquelas arquibancadas, bem, cada pessoa é livre para decidir se deseja manter as suas pernas sadias ou quebrá-las em pedacinhos”.
    Porque esta tua afirmação não serve para a Arena e só para o estádio do Novo Hamburgo? Seria justo então deixar o espaço que o Grêmio e Arena deixaram exclusivamente para esta manifestação de DESEJO e não impedir por decreto da BM e Bombeiros grenalizados.

  • Leonardo diz: 15 de julho de 2013

    Torcida do Grêmio voltou a dar show de racismo, quando em coro toda a arena cantou em alto e bom som a velha música do “chora macaco imundo”. Interessante foi ver no globo esporte o canto ser reproduzido mais de uma vez e quando chegava no refrão do “chora macaco” a imagem era cortada.
    Incrível a imprensa abafar e não tecer nenhum comentário de repúdio. Agora, com a elitização cada vez maior da Arena isso será frequente.

  • Maturana diz: 15 de julho de 2013

    E a entrada criminosa que o “Maria da Penha” deu no Seedorf, isso ninguém viu ???

  • Alexandre Bueno Madeira diz: 15 de julho de 2013

    O alerta é oportuno. Com uma zaga pouco confiável e desprotegida não há goleiro que salve. É urgente a necessidade de Grêmio incluir no time um “volantão brucutu” que não saia do lugar nem por decreto para tentar reduzir ao máximo as chances de gol dos adversários nos próximos jogos.

  • Jonas diz: 15 de julho de 2013

    A defesa do Grêmio é ruim.
    - Werley é ilusão!!!
    - Bressan é outro. Estabanado…
    - Pára é esforçado, e só…
    - A. Telles ainda não vi nada de mais…
    - Volante pegador, tipo centro médio, camisa 5, que protege os zagueiros não tem nenhum…
    - Pra zaga acho que teriam que dar mais oportunidade pro Gabriel, ele é mais seguro que o Bressan e Werley…
    - Nas laterais é torcer, as alternativas que temos não são melhores que os titulares…

  • Farias diz: 15 de julho de 2013

    Dida é “rabudo” no contexto figurado da palavra, é possivelmente o goleiro mais sortudo do mundo, levou o gol pq chegou atrasado e “defendeu” os outros na sorte e erro de pontaria do atacante. Se fosse o Grohe que tivesse levado o gol, aquela comentarista senil estaria berrando aos 4 ventos que tinha sido frango.

  • Cristiano diz: 15 de julho de 2013

    eu estou loco…..so eu vi que o gol do sedorf foi frango do dida?
    a bola foi quase no meio. fora dida volta marcelo grohe.

  • Zanini diz: 16 de julho de 2013

    Vejam, se o Dida tivesse pegado um penalte, apenas um penalte na libertadores, o Grêmio poderia estar na final. O Vitor pegou um e o Atletico está lá.

  • grazielle diz: 16 de julho de 2013

    Eduardo, no sul é assim:

    Se joga mal 1 partida, a imprensa diz que teu time é o pior do mundo, que tudo tá mal, que o técnico perdeu o controle no vestiário, ou que a sombra da segunda divisão tá perto..

    Se ganha 1, teu time inacreditavelmente vira (pelos mesmos que falaram mal) o favorito ao mundial fifa do ano que vem, e se puxa o saco de jogadores mediocres que fizeram 2 gols contra o botafogo !!!!! A maioria dos comentaristas muda RADICALMENTE de opinião, de um jogo para o outro! É impressionante!!! Eles acham que a gente tem memória curta.

    se ganham, falam bem, se perde, falam mal. Assim, até eu viro comentarista.

    Quero ver publicarem esse meu comentário.

  • Sérgio diz: 16 de julho de 2013

    Time mediano, com defesa fraca, tem de marcar a saída de bola do adversário para garantir ficar perto do gol e mantê-los longe da sua área. É o que Renato está treinando e melhoraremos muito, tenho certeza.
    Quanto ao Zé Roberto, acho que nenhum jogador deveria dar carrinhos, principalmente um com os recursos técnicos dele, mas a suspensão que falam seria injusta para esse caso, pois ele deu carrinho ao lado, p/ tentar jogar a perna na frente, na bola, como faz muitas vezes, mas o adversário resolveu tentar “proteger” a bola com a própria perna, causando o acidente. É como se ele tentasse proteger seu cachorro de um atropelamento jogando-se na frente de um carro.

  • SID ROCK,Resende/RJ diz: 16 de julho de 2013

    - ta certo que o Dida não ta indo bem mas e o Muriel que me aceita gols mais fáceis ainda como por exemplo no último jogo,pq n te callas?

  • Rafael diz: 16 de julho de 2013

    O campeonato está no começo. Logo, logo os melhores se destacam. O Grêmio crescerá muito com o Renato. Poderá render perto do ideal para este time que é melhor do que o do ano passado.
    Campanhas surpreendentes (Vitória, Coritiba, Inter) logo sucumbirão. Milagres não acontecem em todas as rodadas.
    São Paulo, Corinthians, Atlético MG e Cruzeiro subirão.
    Minha aposta para G4 e consequente briga pelo título: Corinthians, Grêmio, Atlético MG e Cruzeiro.
    Veremos.

  • Ingo Norante diz: 17 de julho de 2013

    Se o Rhodolfo vier e atrasar a bola pro Dida, vai dar cacofonia. o Pedro Ernesto gritando; Rhodolfo-Dida, é demmmaaaiiisss.

  • GAÚCHO diz: 17 de julho de 2013

    Vamos combinar o seguinte: nos blogs que tratam dos assuntos do Grêmio e do Inter só torcedores da dupla Grenal comentam. Torcedores (as) de outros times vão comentar nos respectivos jornais e blogs dos seus estados OK e fiquem por lá!!!!

    O choro é livre, mas não vai adiantar nada!!!

    Se o chapéu serviu pra alguém!!!!

Envie seu Comentário