Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Tirem a Brigada da Geral

30 de julho de 2013 96

Agredir o Gaúcho da Geral a golpes de cassetete foi atitude condenável que compromete a Brigada Militar e exige punição dos agressores. Mas, é indispensável considerar que a baderna de domingo, na Arena do Grêmio, não se esgota neste episódio.

Foi um caso pontual e como tal deve ser tratado. Acima deste acontecimento deve pairar uma verdade inquestionável: a Geral do Grêmio teima em repetir seus atos de violência e vandalismo em quase todos os jogos do Grêmio.

Quem vai ao estádio desconhece qual será o resultado do jogo mas sabe que haverá bagunça nesta torcida. Mas, como os inocentes integrantes da Geral repetem, sempre, que a truculência da BM é responsável pelos incidentes, talvez tenha chegado o momento de se experimentar uma iniciativa inédita: o policiamento deve proteger os demais setores da Arena e deixar os geraldinos à vontade para fazer o que bem entenderem.

Se a violência e os atos de vandalismo desaparecerem será porque, realmente, a BM é culpada. Como a baderna persistirá, estará provado que é dos torcedores a responsabilidade pela bagunça.

Não é possível aceitar que a culpa é, sempre, do policiamento. É possível, até, que role um estresse forte entre os brigadianos destacados para policiar a Geral. Eles vão para o trabalho sabendo o que terão que enfrentar. Não é fácil. E como os problemas se repetem, está na hora de ser testada a “liberdade para vandalizar”.

Tirem a BM da Geral e vamos ver o que acontece.

Bookmark and Share

Comentários (96)

  • tricolor dos pampas diz: 30 de julho de 2013

    Falou e disse: “os inocentes da geral”.
    Eu tenho pena do policial, pai de família que vai trabalhar para cuidar qualquer jogo, onde tenham estas “torcidas organizadas”. A geral é sempre a mesma coisa.
    Ontem, vi um jornalista na Tv dizer que o gaucho da geral é portador de necessidades especiais, não o conheço, mais pela ficha do dito cujo está mais que na hora de parar de ir ao estádio.
    Saudações de alguém que torce pelo Grêmio e é contra estes atos, tanto por parte das torcidas, quanto por parte da BM.
    Estádio de futebol tem que ser um lugar onde posso ir com meu filho sem correr o risco de que meu filho seja espancado.
    Um apelo: chega de violência.

  • Raul diz: 30 de julho de 2013

    “Dunga é o craque colorado”.
    Dias atrás tivemos que conviver com essa besteira. Qualquer coisa digitada poderá ser impressa, publicada, etc..mesmo que sejam as coisas mais injustificadas. Na verdade, o Dunga é um treinador fraco de poucos recursos e um pouco de sorte. Mas, falando do time, o Inter não tem goleiro confiável, mas o craque Dunga nunca pediu a contratação de um confiável. O craque Dunga insiste em manter um ex-atleta na lateral esquerda, e, às vezes, chega a escalar outro lateral para dar suporte ao “vovô” Cléber. Criou-se, na crônica gaúcha, a fantasia de que o Josimar é craque. O seu companheiro e, também, craque Dunga insiste em escalá-lo sempre, no meio de campo, com a função de chegar à frente. Aí, sobra para o coitado do Willians marcar sozinho tentando fazer o trabalho de dois, porque o craque Josimar está sempre no ataque dando “roscas” para todo o lado. Definitivamente a bola atrapalha não só o Josimar, como, também ao Forlán e, principalmente, ao Rafael Moura. Este deve ter um problema sério de saúde, não consegue correr, pular, fazer um movimento rápido e chutar a gol nem pensar. Mas, o craque Dunga insiste em escalá-lo, mesmo sabendo que ele nada fará. E, o pior está por vir, se continuar a escalar o R. Moura, logo ele já terá completado os sete jogos e não poderá mais sair do Inter. Ontem, a atuação do Dunga chegou ao clímax, tirou o craque Josimar, que deveria mesmo sair, para colocar o “inoperante” do Maike. Todo mundo está cansado de saber que este nanico nunca vai dar resultado no Inter. Se jogou para o ataque e levou uma “enfiada”. Recentemente, foi divulgada a contratação do Ernando, zagueiro do Goiás, mas só para 2014, pois, o Goiás pediu a fortuna de 1 milhão de reais para liberá-lo. Essa decisão foi tomada porque o craque Dunga disse que para agora não precisaria de ninguém, pois, tem o Jackson e o grande Alan. Agora, me diga quem é que confia nessas nabas? O Náutico escalou logo três jogadores recentemente contratados, treinos para quê, alegaram? Já o craque Dunga declarou que não sabe se irá escalar os recém-contratados. Pelo entendimento do craque Dunga eles devem passar por um período de 30 dias para recondicionamento físico com o Carravetta e depois mais uns 15 dias treinando com bola para então quem sabe jogarem uma partida. Afinal de contas quem é o Alex, se nós temos o Maike e o Fabrício para jogar improvisado na meia? Quem é esse tal de Scocco, se nós temos o Rafael Moura? Wianey! craque e treinador do time é o D’Alessandro. Bastou ele não jogar, que o Inter não existiu. Cuidado com o que escreves, pois, eles acreditam.

  • Inácio diz: 30 de julho de 2013

    Agora sim surgiu uma boa idéia, deixar livre, filmar tudo, prender os arruaceiros na saída e proibir ingresso dos mesmos a estádios.

  • atilalopes diz: 30 de julho de 2013

    Sr. WC…QUE OS BADERNEIROS SEJAM IDENTIFICADOS E EXEMPLARMENTE PUNIDOS!!!Agora…o que justifica a BM agir de FORMA TOTALMENTE HOSTIL E VIOLENTA?!?!?ESTES COVARDES FARDADOS, QUE ESTÃO LÁ PARA GARANTIR A PAZ E A TRANQUILIDADE EM UMA TARDE DE DOMINGO…São os primeiros a incitarem a violência e a agressividade!!!
    Por que alguns baderneiros são da Geral TODOS devem ser tratados como marginais!?!? O GAÚCHO É UM SÍMBOLO DA TORCIDA! CONHECIDO PELA DIVERSAS TORCIDAS QUE JÁ ASSISTIRAM JOGOS DO GRÊMIO, SEJA NO OLÍMPICO OU NA ARENA!
    NUNCA SE ENVOLVEU EM VIOLÊNCIA!!!MAS DAÍ FOI AGREDIDO, REPITO, COVARDEMENTE POR AQUELES QUE DEVERIAM SER OS PRIMEIROS A GARANTIR A PAZ E A TRANQUILIDADE!!!
    SÃO NÍTIDAS as imagens que mostram a torcida tranquila…quando de repente entram meia dúzia de brigadianos com cassetetes na mão para retirar o Gaúcho! quando alguns torcedores vão questionar a medida a BM reage de forma hostil…DIZENDO PARA A TORCIDA QUE NÃO INTERESSAVA O MOTIVO!!!quando alguns foram questionar de novo, FORAM ATINGIDOS POR PIMENTA NOS OLHOS E CASSETETADAS…DAÍ DESANDOU TUDO MESMO…SANGUE DE BARATA!?!?!? QUERIAM QUE O POVO, QUE PAGOU CARO PELO INGRESSO, PARA SE DIVERTIR, ACEITE BOVINAMENTE PIMENTA E CASSETETE?!?!?!?
    QUER RESOLVER O PROBLEMA???IDENTIFIQUE OS BADERNEIROS E PROIBAM DE ENTRAR NO ESTÁDIO…MAS DAÍ NÃO APARECE NINGUÉM PARA FAZER ISTO…CADÊ A BM PARA PRENDER OS CARAS!?!?É MAIS FÁCIL AGREDIR O GAÚCHO, QUE SEMPRE FOI TORCEDOR…E NADA MAIS!!!

  • Marcelo Alves diz: 30 de julho de 2013

    Vou derrubar esta tua tese muito fácil! Isso que tu estás propondo já ocorreu! Em alguns dos últimos jogos a BM não entrou na Geral, como por exemplo no jogo contra o Botafogo. E o que aconteceu? NADA! NENHUMA CONFUSÃO! NENHUMA BRIGA! Portanto, sr. “jornaleiro” vermelho recalcado, recolha-te a tua insignificância e larga do pé da torcida do Grêmio!

  • koyote diz: 30 de julho de 2013

    Aconselho ao caro, a assistir a um jogo na geral e ver por si mesmo os santos q são os brigantinos

  • Ramão Corso diz: 30 de julho de 2013

    Wianey, 80% das vezes que fechou a porrada na Geral, foi entre si, não foi contra a Brigada. Pode pesquisar.

    Logo, tua tese não tem lógica.

  • Gabriel diz: 30 de julho de 2013

    Não posso acreditar que estou lendo uma palhaçada destas, tu é um tendencioso e manipulador seu velho gaga…até quando a culpa é da BM tu da um jeito de transformar a culpa para o torcedor…vai te informar primeiro antes de sair guspindo merda deste jeito. Sou completamente contra violência, mas ninguém aqui tem sangue de barata de ver uma injustiça rolando e ficar quieto assistindo. Espero que tu reveja tua posição, do contrário, passarei longe deste blog. Tu não tem fundamento nenhum pra falar desta forma e só mostra a total falta de comprometimento com a verdade dos fatos. Te aposenta que tu faz mais

  • pedro de lara diz: 30 de julho de 2013

    PELO FIM IMEDIATO DA GERAL.
    - A cantoria abafa os protestos contra os jogadores relapsos e desconcentrados;
    - A cantoria abafa os protestos contra juízes mal-intencionados. Não há intimidação;
    - A cantoria vira um mantra. O time adversario acostuma e não dissocia ovação de apupo;
    - A cantoria enche o saco. Não há espaço pra tensão. Tudo vira festa, mesmo nos piores momentos do jogo;
    - A Geral faz o mesmo que qualquer torcida quando o placar é favoravel;
    - A Geral faz festa pra Geral. Pouco se importam com o jogo e seus desdobramentos;
    - A Geral é sempre uma bomba relogio. Já prejudicou e certamente ainda vai prejudicar o Gremio com suas confusões;
    - A Geral é oficialesca. Serve aos propositos das direções, minimizando a inconformidade.

    FORA GERAL!!!!!

  • Daniel diz: 30 de julho de 2013

    Ótimo, como ninguém havia pensado nisso antes! Deixemos que eles se espancam, invadam os bares, fumem sua maconha (quase permitida por lei). Nossa…. essa ideia é genial mesmo, vamos fazer da geral do grêmio um território emancipado!
    Parabéns pela ideia!

  • Lucio Martin diz: 30 de julho de 2013

    Perfeito seu Wianey, deixem eles confinados naquele espaço e que façam tudo como querem, doa em que doer….abçs

  • Christian diz: 30 de julho de 2013

    Te aposenta, com todo respeito ao idoso, mas te aposenta, deu “pra ti”…

  • Zagallo diz: 30 de julho de 2013

    Quanta ignorância em tão poucas palavras.
    Por que a BM não aprende a monitorar as “modernas” arenas brasileiras.
    Câmeras, identificação de torcedores, proibição do perigoso e letal papel picado não são mais suficientes? Por que não estádios vazios? Para sempre? Assim não teríamos problemas com violência.
    Parem com a hipocrisia e façam seu trabalho direito, brigadianos e jornalistas.

  • clitorio botega diz: 30 de julho de 2013

    Bom Dia Wianey, estive domingo na Arena juntamente com minha filha, e ficamos na geral. Avisado que os “marginais” se instalam na parte baixa bem atras da goleira, nos acomodamos, juntamente com outras pessoas de bem,no alto a esquerda da goleira, e não tivemos nenhum problema e ainda por cima tivemos o “privilégio” de assistir a “disputa” entre os marginais da geral e os da brigada. A divisão de culpa deve ser na proporção de 50% cada, a diferença entre os dois lados é que; os policiais deveriam estar preparados para ouvir xingamentos sem reagir. Fomos na Arena pela primeira vez e mesmo tendo essa decepção com o comportamento destas pessoas, saimos satisfeitos e certamente voltaremos, só não sei se na Geral mas na Arena com certeza, é coisa de primeiro mundo, é dimmóóóóiiss.

  • Rodrigo Souza diz: 30 de julho de 2013

    Mais um posto tendencioso que como objetivo provocar TODA a torcida do Grêmio, e não só a Geral.

    Todos sabemos – ou pelo menos, quem conhece a rotina de um estádio de futebol – que todas as torcidas tem problemas. Eu já vi torcedores do mesmo clube se esfaqueando em jogo comemorativo. Mas o fato é que a torcida “exótica” do Grêmio vem sofrendo, em todos os jogos, perseguição por parte da BM, somos a única torcida no país proibida de torcer (?!?!?) . No último jogo, os fatos falam por sí; a polícia focou no torcedor que tem uma visibilidade maior, humilhou e agrediu ele na frente dos outros torcedores, obviamente, esperando uma reação. Como houve conflito, a policia agora tem base para a torcida única no Gre-nal, o que já foi confirmado. Isto para mim, é um atestado absoluto de incompetência.

    Apesar da sua sugestão ser provocativa, como sempre, não deixa de ser uma boa idéia. Verás que não haverá tumultos sem a presença da BM.

  • João diz: 30 de julho de 2013

    Prezado Wianey concordo com seu blog. Como disse a dra. Fabiane no sala, seus comentários e opiniões são sensatos . Temos marginais infiltrados na geral ? Sim temos , mas em todas as organizadas existem e o trabalho seria identificar e expulsar estes do convivio e do espetáculo . A imagem do Gaúcho , com seu orgulho pela nossa terra e com a bandeira em punho , já virou marca registrada em todas as transmissões de jogos do Grêmio . Como falou um diretor do clube, nunca houve um registro de incidente com este torcedor . Não acredito que algum dos soldados envolvidos no episódio, nunca tenham a imagem deste torcedor em jogos pela televisão . Foi um absurdo o fato e fica claro que este torcedor foi tratado como um marginal e isto merece uma profunda análise por parte da BM e uma punição a quem ordenou a agressão . Afastem a BM da geral e vamos ver quem realmente quer inibir o espetaculo . Abraços .

  • Campeão FIFA diz: 30 de julho de 2013

    Você é o primeiro a incitar a torcida para a violência, no tempo dos Militares era cadeia pra esses marginais,e tua coluna não duraria mais de um mês. Volta DITADURA MILITAR!!!

  • Fábio Staudt diz: 30 de julho de 2013

    Wianei, não podemos misturar as coisas. A geral de fato está incontrolável, mas o que aconteceu domingo é mais do que retaliar a geral. Conheço o Juliano, ou o Gaúcho, nem da Geral ele é.
    Daí você deve estar perguntando, porque ele não troca de lugar ? a pessoa tem o direito de ir e vir e estar onde ela quiser. E ele está onde as pessoas que não deveriam estar no estadio estão. Quem controla a entrada deles ? O MP ? A Brigada ? O Grêmio? Enfim, se fores pegar a lista dos “proibídos” de ir para o estádio, verás q ele não está nesta lista. Ele é um cara pacífico. Do Bem.
    O que aconteceu foi grávissimo em relação a um torcedor que só quer torcer pro time dele.
    Não foi a primeira vez que ele foi “recolhido” pela Brigada. Agora porque ele é recolhido ? ele não reage, sempre vai pacíficamente, como nas imagens de Domingo. Eu se sou brigadiano, talvez faria a mesma coisa. Afinal são trabalhadores como todos os outros.
    Agora, quem tem que NÃO PERMITIR A ENTRADA DOS BADERNEIROS, não o faz, MP, BRIGADA e GRÊMIO, sim meu clube do coração e que não se manifesta, erradíssimamente.
    SÓ Não avalie o episódio de Domingo, como confronto Brigada x Geral, pois não foi isso que aconteceu. Por favor.

  • Eduardo diz: 30 de julho de 2013

    Wianey, eu fico impressionado com a tua falta de conhecimento sobre torcida de futebol. Tu não tens vergonha? Tu PREJUDICA o futebol do RS com o teu pensamento mesquinho e tacanho. Wianey, tu és PÉSSIMO. O senhor é um mal intencionado. Pra ficar ruim tu tem que melhorar muito, mas suspeito que não terás tempo para isso. Ainda bem.

  • Daniel diz: 30 de julho de 2013

    Deixar a vontade??? A não! eu não li isso!!! Um bando de marginais que vivem sendo amparados pela rbs, os caras brigam em todos os jogos, criam confusões aos montes e tem q deixar os coitadinhos a vontade? Por causa desses idiotas que teremos torcida única no grenal. Wianey, te aposenta!

  • Karlo Caruso diz: 30 de julho de 2013

    Olá Wianey, tudo bem?

    Há muito leio seu blog e discordo de inúmeros comentário seus, mas como todos merecemos respeito, não preciso concordar para respeitar-te.
    “Voltemeia” leio que te sentes mal interpretado pelos torcedores, principalmente do Inter (pois sou colorado e me foco nos comentários do meu time) e espero que dessa vez tenha acontecido mais uma vez isso, de ter te interpretado de forma equivocada pois a sua idéia beira o absurdo.

    Claro que os torcedores irão defender-se uns aos outros, na matéria mesmo colocas que já é corriqueira essas atitudes dessa torcida, como propor uma sodoma e gomorra na Arena, uma terra sem leis onde tudo será permitido e, aí sim, perder totalmente o controle. Como ser “”a favor”” (preste atenção nas aspas) dessa violência com a polícia, proponha SIM uma investigação a ela, que tem se mostrado despreparada e violenta em todos os estados brasileiros.

    Enfim, grande abraço.

    Karlo Caruso, colorado de coração.

  • Prof. Rogério Brasil diz: 30 de julho de 2013

    Concordo com teu comentário. A BM erra ao colocar policiamento nos estádios. Segurança em estádios deveria ser feita com seguranças particulares. A BM só tem a perder com esse tipo de policiamento, local de PMs é nas ruas. Quem não gosta da BM são os baderneiros e arruaceiros que proliferam nos estádios de futebol.

  • Marcelo diz: 30 de julho de 2013

    Em razão de jornalistas que nem tu, o Grenal será de uma torcida só. Não adianta ficar reclamando, choramingando, por que tu tens parte nisso!

  • Paulo Freitas diz: 30 de julho de 2013

    Wianey, a verdade é que infelizmente a bandeira do Rio Grande está hasteada numa muleta faz é tempo. Pegaram no pé da torcida e isso é notório. Quantas pessoas morreram na avalanche nos últimos 10 anos? Qual a diferença para as demais torcidas? O gaúcho está apanhando a muito tempo com governos ridículos e inoperantes e a mídia tem sua parcela de responsabilidade. Não moro no RS mas tenho orgulho de ser gaúcho, não daquele valente cantado em versos, mas do verdadeiro que faz muita falta. Estamos perdendo espaço a tempo. Fica uma pergunta: quem pagará o prejuízo dos comerciantes nas últimas manifestações? A verdade é que a torcida gaúcha é uma das melhores e mais tranquilas do Brasil. Olha a estatística. Vejo a Geral como o povo brasileiro. Tiraram tudo e não querem que se manifestem.

  • Eduardo diz: 30 de julho de 2013

    Também já dei esta sugestão, já que é um estádio particular da Geral dentro da Arena.
    O Ministério Público liberou o local que tem entrada e saída próprias, lancherias próprias, banheiros próprios, então, é um estádio para 5 mil pessoas dentro da Arena.
    Deixem os caras se quebrarem, fazer o que quiserem, desde que não prejudiquem o Grêmio.
    Este tipo de gente não pode se misturar com pessoas civilizadas e ordeiras.
    O Gaúcho em entrevista a rádio gaúcha disse que já se meteu em várias confusões também no Olímpico e com seguranças do Grêmio, mesmo assim os geraldinos querem homenagear o cretino indo pilchados ao GRENAL, são todos da mesma laia.

  • JORGE BOMBARDELLI diz: 30 de julho de 2013

    BOM DIA , E MUITO FACIL ENTENDER O QUE ESTA ACONTECENDO . COMO A BRIGADA MILITAR NAO QUER MAIS SE ENVOLVER EM JOGOS DE FUTEBOL ,PODE ESPERAR QUE VAI ACONTECER TB NO BEIRA RIO , ELES MANDAM 6 DE BRIGADIANOS LA PARA FAZEREM O QUE FIZERAM PEGARAM O GAUCHO DA GERAL COMO BODE ESPIATORIO PQ E O QUE MAIS APARECE E MONTARAM ESTE CIRCO .ISTO VEM ACONTECENDO TODOS OS JOGOS DO GREMIO . ANTES DE COMEÇAR O JOGO AINDA COMENTEI COM O DAVID COIMBRA QUE ESTAVA E FRENTE NA MINHA CADEIRA O QUE PODERIA VIR ACONTECER . E PODE ESPERAR ELES VAO INVENTAR OUTRO FATO NO GRENAL .PALHAÇADO SR GOVERNADOR .

  • Fernando diz: 30 de julho de 2013

    Olá Wianey
    Analisando o momento atual do futebol gaúcho; levando-se em consideração o acirramento da rivalidade inter x grêmio e a grenalização midiática,crescente , em todas as áreas da vida dos gaúchos, não vejo outra medida técnica que não seja a de torcida única na arena.
    Não podemos ser hipócritas dizendo que é uma tristeza e que cedemos aos baderneiros. A “gauchada” posa de mais educada, politizada e aculturada do que a média nacional mas o que se tem visto é bem ao contrário. Quando se levanta o poncho, o que esta em baixo, é exatamente igual ou até pior do encontra no restante do País.
    Acertada a posição da brigada mas agora resta-lhe dar segurança “efetiva” à delegação Colorada, ainda mais, se o resultado nos for favorável. Já foi demonstrado que a invasão ao gramado da arena é facílima.
    Ah, eu sou gaúcho.
    Abraço
    Fernando

  • JORGE BOMBARDELLI diz: 30 de julho de 2013

    OUTRA COISA SR COLUNISTA . A ARENA E O UNICO ESTADIO NO BRASIL QUE NAO PODE EU DISSE NAO PODE ENTRAR COM BANDEIRA COM ERA NO OLIMPICO ,O QUE ACONTECEU .SO PRA VC TER UMA IDEIA AINDA NO OLIMPICO A BRIGADA NAO DEIXOU EU ENTRAR PELA SOCIAL COM MINHA BANDEIRA ALEGANDO QUE ERA MUITO GRANDE , TIVE QUE DEIXAR NUM GUARDA OBJETOS NO OLIMPICO . PALHAÇADA SR . GOVERNADOR .E NAO VENHA O SR . ME DIZER QUE A BRIGADA TEM COMANDANTE , QUEM MANDA E OS SR .PRESTA ATENÇÃO QUE COMO A DILMA O SR TB TA MAIS PERDIDO QUE CACHORRO EM TIROTEIO .TOMO POSIÇÃO URGENTE

  • JORGE BOMBARDELLI diz: 30 de julho de 2013

    PQ VC NAO COLOCA A FOTO NO BLOG QUANDO A BRIGADA SENTOU O PAU NO GAUCHO DA GERAL .A IMAGEM E FORTE NE WIANEI ……HA GAUCHO NAO ESQUECE DA INDENIZAÇÃO PQ FOI COVARDIA …

  • neri diz: 30 de julho de 2013

    Sr. Wianey, não acompanho o seu blog, mas fiquei admirado com tamanha falta de ética de sua parte afirmar que o incidente ocorrido no domingo ocorreu somente por culpa da torcida. É muito leviano de sua parte julgar parte da torcida como um todo, concordo que a brigada tem que permanecer longe da geral e atuar somente em caso necessário, o que não ocorreu no domingo. Moro no Paraná e percebo que a mídia do seu estado, assim como órgãos públicos ( bombeiros e polícia militar) são despreparados e antiéticos. Nós do cronismo esportivo devemos ser imparciais e opinar somente para o bem de todos. Pelas suas palavras julgo que deve ser torcedor do Internacional, mas percebestes que prejudicastes também o teu time?

  • Adair Perdomo Falcão diz: 30 de julho de 2013

    Bom dia Wianey!
    Eu acredito que nesses casos existe provocações de ambos os lados, claro sempre existe os inocentes, mas nessa situação que já é duradoura e vem acontecendo em quase todos os jogos, não poderia se pensar em colocar segurança particular apenas para a geral? desta maneira os seguranças poderiam ser melhor instruídos pela própria gestão da arena a como se portar diante da geral, seria um custo não muito elevado e manteria a segurança sem a baderna, ai caso continuem os acontecimentos ai sim deve-se tomar atitudes mais rígidas…

    Att. Adair P. Falcão

  • Leonardo Fratini diz: 30 de julho de 2013

    Já dizia o velho baixinho:
    “O Wianey calado é um poeta.”

  • ANTONIO CARLOS diz: 30 de julho de 2013

    Olha, acho que a medida mais correta não é o confronto e sim o monitoramento. Coloca (ou melhor já tem) cameras para monitorar, elas irão separar o que não presta ou ainda inibir a ação dos que vão ao estadio para bandernar! Deve-se dizer que a infiltração de alguns baderneiros no meio da torcida não é coisa só do Grêmio. A Brigada Militar não tem que sair dos Estadios, apenas agir com mais inteligencia! Se retirarem a Brigada de locais ditos publicos e colocarem segurança privada, com certeza esta segurança (do dono da casa) irá ser tendenciosa, pois é só raciocinar, quem de sã consciencia irá pagar por um serviço para produzir provas contra sí mesmo! Po esta lógica, nossa segurança publica esta no mesmo caminho que nossa saude publica, ou seja dizem que existe, mas se quiseres te-la terás que pagar! Quanto ao ocorrido, experimenta se colocar ou colocar um parente de qualquer um de nós sendo espancado da maneira como foi o “gaucho da geral” para ver qual seria nossa atitude. Se o cara já tinha sido retirado de lá (acho que até injustamente, pois nunca se viu até hoje nenhuma atitude violenta deste rapaz, salvo se pendurar na amurada) porque bater daquele jeito, com certeza foi pára provocar reação mesmo! Nenhum dos lados é santinho, mas para a Brigada faltou inteligencia!

  • Marcio Wilk diz: 30 de julho de 2013

    Caro Wianey! Faça uma entrevista com o Dr. Fabio KOff e pergunte-lhe: O Gremio dá ingressos aos torcedores? Para quem? Quantos? O que espera em troca? Seria umtrabalho jornalístico de verdade, mas duvido que tenha coragem de faze-lo!

  • ANTONIO CARLOS diz: 30 de julho de 2013

    Tem mais que ter uma só torcida no Grenal, não deveria ser assim, mas aprovo a determinação da Brigada, pois eles devem ter monitorado as redes e devem ter informantes que lhes falaram que varios colorados dizem ir a Arena para quebrar. Quando no Beira Rio deve acontecer a mesma coisa pelo lado de gremistas. Estadios FIFA, Copas do Mundo e torcidas de quinto mundo. Ainda não estamos prontos para esta era, de um tempo para cá só regredimos! É uma pena!

  • álvaro diz: 30 de julho de 2013

    Estive na Arena, pela primeira vez, no último domingo. Fiquei observando a geral durante o jogo, e o que vi, foi um espetáculo de torcedor. Cantar o jogo inteiro, como estes torcedores não é para qualquer um. o Grêmio deveria proteger esta torcida e não permitir que a Brigada bata, como fizeram covardemente. Não entendo porque a Brigada deve ficar dentro do estádio. É particular, o clube e a Arena é que devem cuidar de seus torcedores. O estádio do Grêmio é um palco belissimo, com total segurança, inclusive a área da Geral. Já visitei estádios em todo o Brasil e no exterior, não vi nada igual (ainda não visitei os novos estádios). É possível que a própria torcida controle os excessos, com o apoio da Arena e do Grêmio. Precisamos de policia sim e o poder juciciário nos estádios, mas a paisana e para identificar os bandidos infiltrados, neste caso a policia civil é mais competente e isto faz parte do seu papel. A Brigada deve ficar na rua. A Brigada da Arena está servindo para pouca coisa, os índices de criminalidade só aumentam, devem se profissionalizar e cuidar do povo, e não ficar batendo em gente indefesa e doente.

  • Farias diz: 30 de julho de 2013

    Mais munição para os que querem prejudicar o Grêmio consigam fazê-lo.

  • José diz: 30 de julho de 2013

    Em um dos vídeos postado ontem no clicrbs dá para escutar bem a torcida da geral fazendo o som característico dos macacos para um brigadiano negro que estava bem na frente. O que é isso? Depois reclamam que tomam pau dos brigadiano.Tem que fecharem de novo a geral, até excluírem todos os responsáveis , inclusive o conselheiro.

  • Eduardo Colorado diz: 30 de julho de 2013

    A Geral não é santa, mas que esses PM’s são uns aproveitadores isso, são.
    Muitos até são maus intencionados. E usam o poder para fazer o que bem entendem.
    O que falta na BM e na policia em geral é qualificação e na Geral, falta vergonha na cara e pararem de agir como animais. Puts, nem animal age assim.

  • Jhonattan diz: 30 de julho de 2013

    Concordo com o Marcelo Alves, eu estive no jogo Grêmio X Botafogo sem a presença da BM na geral. Confusão zero. WC faça uma favor para todos nós, pare de escrever sobre o Grêmio.

  • Valdir Rottava diz: 30 de julho de 2013

    Wianey, vê se lorga o pé da torcida do Grêmio. Te aposenta e vá pro Inverna, que lá é o teu chã. O diabo é vermelho, a cor que tanto amas.

  • Ricardo diz: 30 de julho de 2013

    +1x a Brigada mostrando sua incompetência. Não consegue segurar os baderneiros, quando atua age de forma errada, não fiscaliza qdo é p/ fiscalizar, INTERDITA POR UM LONGO PERÍODO O estádio + MODERNO do Brasil, mas deixa CENTENAS DE ARAPUCAS COMO A da KISS em Sta. Maria e outras funcionando. A BM atual é uma vergonha e chacota. Não honra a tradição deste batalhão tão glorioso. Como nossos GOVERNANTES, carece de COMANDANTES COMPETENTES e SÉRIOS!!

  • elio miguel diz: 30 de julho de 2013

    Wianey, concordo contigo. Aliás é o que deveria acontecer em todos os presídios. Tirar os agentes penitenciários e deixar que “eles” se entendam. Com certeza esses que estão defendendo o “artista da muleta” serão os primeiros a pedir socorro pra BM. Polícia perto incomoda, longe faz falta.

  • joao luis santos diz: 30 de julho de 2013

    “A Brigada Militar decidiu que o Gre-Nal de domingo terá torcida única, isto é, só haverá gremistas no estádio. A decisão se apóia nas dificuldades que a BM teria para conduzir os torcedores colorados para a Arena e protegê-los na saída do clássico.”

    Mas a brigada é paga para isto! Querem moleza? bater em manco de muleta? fiscalizar bêbados?

    É o fim do mundo mesmo! só em um país de quinta categoria uma corporação militar define quem tem ou não direito de frequentar um espetáculo público em um clube particular, por uma pseudo “dificuldade” inerente a sua função e razão da sua existência. Isto é legitimamente contra as leis de mercado e o capitalismo.

    Corporação esta que além de proporcinar deliberadamente um espetáculo covarde e ridículo no jogo do Grêmio x Fluminense, retirando um torcedor isoladamente indefeso abaixo de porrada, fato que dá o direito de interferência em uma decisão que pode prejudicar o clube com a perda de mando de campo! E o prejuízo financeiro disto tudo?? Isto se chama omissão do poder público dando moral para esta “tropa” de despreparados. E tem gente dizendo que é um “fato isolado”.
    Sócio Gremista – da GERAL

  • Nereu diz: 30 de julho de 2013

    Concordo com tudo que o Raul escreveu, eu sempre comentei nos espaços nos concedido na ZH, que Josimar é um quebrador de bola; e o Kleber nunca justificou os salários que recebe no Internacional. Na verdade o Internacional não tem um lateral que preste. Esta defesa velha é uma peneira, quando pegarem ataques competentes vão ser sempre goleados. Rafael Moura é uma calamidade, Forlan só dá chutões, não é capaz de dar um drible num poste, é impossível sonhar com titulo com um time deste. Creio que o Dunga não culpado, ele deve ser orientado pela direção ou por empresários para escalar os perébas sitados. Quanto a Arena é vergonhoso um estádio novo não comportar a torcida adversária por falta de segurança. Um clássico como o Grenal deveria ter 50% de torcedores visitantes, pois um time vive da grandeza do outro. Há não ser assim deverá ser torcida unica mesmo, a brigada militar tem razão os baderneiros nunca são punidos, e ainda tem alguém para culpa-los quando agem. Se não fazem nada também são acusados , imagina, se esta torcida baderneira do Grêmio quebram o pau entre eles mesmo, o que não farão contra os adversários?

  • João Faccio diz: 30 de julho de 2013

    É impressionante como a imprensa gaúcha acha bonito esse tipo de atitude, estilo anos 90, e destaca os inocentes da Geral.
    Não tem que tirar polícia meu amigo, tem que tirar é os marginais.

    Daqui uns dias vou ler um post no teu blog dizendo.
    “Tire a polícia das Favelas, e deixem os Traficantes comanda-las. Se a violência diminuir, deixa o poder com os traficantes, senão volta a polícia”

    A INFELICIDADE DA RBS EM TE DAR ESPAÇO ME IMPRESSIONA!

  • Guilherme LR diz: 30 de julho de 2013

    Tendencioso, como sempre!

  • GUILHERME COLORADO diz: 30 de julho de 2013

    FORA GERAL!!!!!!!!!!!

    CHEGA CARA, CHEGA DISSO!!!!!!!!!

    A GERAL ACABOU COM O GRÊMIO, E AGORA COM O GRENAL!!!!!!!!!!!

  • Maturana diz: 30 de julho de 2013

    O teu comentário de Zero Hora de hoje, chega a ser nojento para não dizer outra coisa.
    Ora, quem escreve num jornal tão importante, e muito mal por sinal, não pode usar esse espaço para insitar a violência.
    As autoridades precisam tomar alguma medida !!!

  • Luiz Patrick diz: 30 de julho de 2013

    O que aconteceu no domingo na Arena da a entender que foi premeditado pela Brigada Militar. Muito estranha a ação da BM. Será que fez isso para ter pretexto de acabar com duas torcidas no Grenal? Cabe a nós cobrar esclarecimento da BM.

  • SOUZA diz: 30 de julho de 2013

    PARA AQUELES QUE ACHAM QUE A BM ESTÁ SEMPRE ERRADA, QUE É TRUCULENTA,ETC,… FAÇAM UM TESTE : DEIXEM DE SER TORCEDORES EM UM DOMINGO, VISTAM A FARDA, GANHANDO 1.000 REAIS POR MÊS E VÃO ENCARAR AQUELES BADERNEIROS QUE ASSITIMOS NA TV DOMINGO. E VAMOS ENCONTRAR GENTE COM VOCAÇÃO PARA FAZER DISTO PROFISSÃO E NOS DAR SEGURANÇA. EU, PARTICULARMENTE, NUNCA TIVE PROBLEMAS COM A BRIGADA, PORQUE NUNCA ME MISTURO COM ESTA MUQUIRANAGEM !!! QUANTO AO RAPAZ DO CHAPÉU, ACHO QUE HOUVE EXCESSO REALMENTE, E ELE JÁ DARÁ UM BELO EXEMPLO A SER SEGUIDO: ABANDONARÁ OS ESTÁDIOS ATÉ QUE ESTAS ORGANIZADAS SEJAM OBRIGADOS A PAGAR INGRESSSO, COMO QUALQUER CIDADÃO TRABALHADOR !!!

  • Remo diz: 30 de julho de 2013

    Tem mesmo é que fechar a GERAL e colocar cadeira numerada com identificação de cada lugar, ai quero ver se estes marginais vão fazer o que fazem!

  • marcelo diz: 30 de julho de 2013

    Tem que exterminar esta torcida…o Grêmio é muito maior!!!!!!
    Temos que estar preocupados é com nosso time que não está nada bem e que passará mais um ano sem títulos….
    Estes marginais querem é publicidade e ganhar dinheiro….

  • jonathas diz: 30 de julho de 2013

    Tu só pode ser doente…..quero ve so a policia bate o cacete num parente teu se tu iria concordar……digo e repito tu só pode ser doente……..toda ação gera reação ……… o estopim foi a ação da BM …….tu ofende a inteligencia de todas com tua opiniões chulas…………não quero pessoalizar…pq nem te conheço……….mas quem compara Messi com Taison…não se podia esperar nada de diferente….tu é doente a aposentadoria tu é um dever

  • jonathas diz: 30 de julho de 2013

    Tu só pode ser doente…..quero ve so a policia bate o cacete num parente teu se tu iria concordar……digo e repito tu só pode ser doente……..toda ação gera reação ……… o estopim foi a ação da BM …….tu ofende a inteligencia de todas com tua opiniões chulas…………não quero pessoalizar…pq nem te conheço…………mas pelo teu histórico não se podia esperar nada de diferente….tu é doente a aposentadoria tu é um dever

  • Luiz diz: 30 de julho de 2013

    As brigas existem por uma razão: FALTA DE TÍTULOS DO GRÊMIO!!!

  • Daniel Oliveira diz: 30 de julho de 2013

    Wianey… depois que tu comparou o Taison com o Messi, tu comprovou o que já sabiamos… vc é completamente insano!!! Teus comentários não tem a menor credibilidade, faça-nos um favor… te aposenta… tu ja ta gagá!!!

  • Marcio Marcos diz: 30 de julho de 2013

    Pena mesmo é você ”saber” escrever e falar tanta merda.

  • GUSTAVO RAFAEL diz: 30 de julho de 2013

    WIANEY, OS SEUS COMENTÁRIOS TENDENCIOSOS, SÃO LAMENTÁVEIS. “QUASE TODOS OS JOGOS?!” ACHO QUE ESTAIS SENDO GENERALISTA E TENTANDO FAZER AS PESSOAS COMPRAREM A SUA IDÉIA, QUE NA VERDADE DEVERIA SER DE REPORTAGEM, NÃO DE COMENTÁRIO.

  • André diz: 30 de julho de 2013

    Uma pena, Wianey passou de baita comentarista a gagá. Ladina ou levianamente, desconsiderou o fato que as duas ultimas brigas na Arena foram iniciadas pela Brigada, com vídeos mais que provando tais fatos. RIP Wianey colunista!

  • Mateus diz: 30 de julho de 2013

    Sr. Wianey, vá ao estádio antes de emitir uma opinião tão estúpida quanto esta. O torcedor que estava de muleta foi covardemente agredido por mais de cinco policiais sem qualquer motivo, eu vi isto com meus próprios olhos e depois nas imagens, que são claras. É por causa de opiniões como as suas que a polícia continua cometendo abusos e agressões e a opinião pública fica calada. O Sr. incentiva a violência ao minimizar um ato de covardia como o que foi cometido pela Brigada Militar no domingo contra um torcedor debilitado. Lamentável.

  • PEREIRA diz: 30 de julho de 2013

    NÃO ! NÃO TIREM A BRIGADA DA GERAL E DOS ESTÁDIOS!
    ISTO SERIA LIBERAR A SELVAGERIA , AS DROGAS, BEBIDAS E A BADERNA TOTAL .
    A BM TEM QUE SER LINHA DURA MESMO .
    TENHO UM EXEMPLO… FUI NO BRIO E TRES JOVENS FUMAVAM MACONHA NA FRENTE
    DOS SEGURANÇAS PARTICULARES E NO MEIO DAS FAMILIAS E QUEM RECLAMAVA ERA
    HOSTILIZADO PELO TRIO. FIQUEI INDIGNADO COM A INÉRCIA DOS SEGURANÇAS QUE
    QUESTIONADOS RESPONDERAM QUE SE MANDASSEM APAGAR O CIGARRO SERIAM
    “PEGOS” NA RUA E SUAS FAMILIAS PERSEGUIDAS.
    É O QUE FATALMENTE VAI ACONTECER NA ARENA …OS SEGURANÇAS AMEDRONTADOS VÃO FAZER VISTA GROSSA E OS MARGINAIS VÃO TOMAR CONTA. E É ISSO QUE “ELES”
    QUEREM ..UM TERRITÓRIO SEM LEI .. TIPO – AQUI QUEM MANDA É NÓS E PRONTO!

  • MORAES diz: 30 de julho de 2013

    VI OS VÍDEOS … HOUVE ERROS DAS DUAS PARTES ENVOLVIDAS .
    O QUE ME DEIXA MUITO PREOCUPADO É A FACILIDADE DE ACESSO DOS TORCEDORES AO CAMPO DE JOGO.
    É SÓ UMA SEPARAÇÃO EM VIDRO MUITO BAIXA , UM PORTÃO SEM NENHUMA SEGURANÇA, EM SEGUIDA JÁ O CAMPO . AINDA NÃO FUI NA ARENA E PELO MENOS NAQUELE LOCAL TÃO CEDO NÃO IREI, E NÃO RECOMENDAREI AMIGOS E PARENTES .
    IMAGINEM UM JOGO COM MAIS TORCIDA, UM GRENAL POR EXEMPLO, SE UMA TORCIDA(ou ambas) RESOLVER INVADIR , BATER NO JUIZ,NOS JOGADORES , NÃO HAVERÁ CONTINGENTE DE BRIGADIANOS QUE CONSIGA DETê-LOS . VAI SER UM BANHO DE SANGUE .
    DAÍ … AS AUTORIDADES VÃO DIZER… – “EU BEM QUE AVISEI” E LAVAR AS MÃOS.
    ENQUANTO AS MÃES CHORAM PELOS FILHOS. VAI SER UMA SEGUNDA “KISS” NO ESTADO.

  • Juliano diz: 30 de julho de 2013

    WC!!! As suas iniciais já dizem tudo!!!

  • Gremista diz: 30 de julho de 2013

    “Não é possível aceitar que a culpa é, sempre, do policiamento”. Devolvo: “Não é possível aceitar que a culpa é, sempre, da geral”. Mas vindo tal post de um notório reacionário nem me admiro. Bom mesmo era na ditadura né Wianey? Naquele tempo bom tinha respeito! Como se alguém por envergar uma farda com a qual é mal pago (mal pagos os praças porque os oficiais vivem em outro universo) e mal preparado fossem imune aos erros. Deve ter muita gente boa e equilibrada, herói mesmo na polícia (a maioria eu ainda acredito) ganhando mal e sendo digno mesmo assim. Mas há muitos desequilibrados, não há dúvida. Mais fácil é generalizar né formador de opinião ao debochadamente nomear “os inocentes da geral’? Ser bovino com a brigada idem. Demonizar a geral ibidem. O mais difícil mesmo é identificar quem causa problemas e impedir de entrar no estádio. E admitir que a BM não economiza cacetada mesmo naqueles que muitas vezes estão quietos no seu canto mas fizeram a “horrível opção” de ir num “antro de marginais como é a geral”! Como eu que sou servidor público, pai de dois filhos, casado e pagador dos meus impostos e cumpridor das minhas obrigações que só quer como contrapartida o direito tanto de não ver brigas entre idiotas quanto levar spray de pimenta na cara e cacetada no lombo de gente mal preparada e violenta. Levanta um pouco da tua cadeira no sala e acompanhe o trabalho de inúmeros pesquisadores: Nossa polícia é uma das mais violentas do mundo. E porque vivemos numa sociedade violenta. Por que alguém só por envergar uma farda seria diferente e ainda ganhando mal e sendo mal preparado para um trabalho tão pesado?

  • scharles diz: 30 de julho de 2013

    Não venha se fazer de santinho e nem inocentar essa torcida do grêmio, todo mundo conhece a naipe dessa torcida e a ficha policial daquele tal de gaúcho da geral, todo mundo sabe que é uma máfia e das piores e tem que ter policial sim la no meio, a maioria das brigas ocorre entre eles mesmos e você sabe disso, agora larga esse seu clubismo de lado e seja homem de falar a verdade senhor Wianey, pare de menosprezar o inter e sua torcida e comece a colocar fatos aqui nesse seu blog, não esconda mais as coisas ruins que acontecem no grêmio e e pare te tentar colocara crise no inter, você é muito fanfarão e desbocado ta? abraço

  • Marcos sneijder diz: 30 de julho de 2013

    tem que tirar é a geral da arena, isso sim, bando de baderneiros, enquanto essa ´´torcidinha´´ ainda existir nao boto os pes na arena, são marginais disfarçados de torcedores.

  • atilalopes diz: 30 de julho de 2013

    E OUTRA COISA…SR. WC…NÃO VAI FALAR NADA DO TEU COLORADINHO QUE TOMOU 3 DO NÁUTICO!?!?!?
    CADÊ O “DUNGA É O CRAQUE COLORADO”!?!?!?!?
    SÓ VAIS FALAR MAL DO MEU TIME E DA GERAL!?!?!?QUE NESTE EPISÓDIO NÃO TEVE CULPA DE NADA!?!?
    OLHA…REALMENTE É UMA VERGONHA…

  • luiz diz: 30 de julho de 2013

    No jogo do Grêmio e Botafogo eu estava lá e a BM não entrou no estádio e não teve nehum problema. CHEGA de BM vermelha na ARENA.

  • Colorado SP diz: 30 de julho de 2013

    Muito bem policial. Bandido tem que ser tratado com porrada. Nada de tolerância com esses caras. Se eu faço baderna, vou preso. Pq com eles tem que ser diferente?

  • Fritz diz: 30 de julho de 2013

    Perfeito, simples assim.
    A quem ta repudiando a ideia e está colocando 999 problemas sobre a mesma só digo uma coisa:
    No Olímpico a BM não entrava, era tudo resolvido dentro da torcida e pela torcida, era um acordo entre torcida e BM. Sem dúvidas haviam problemas mas os mesmos também ocorrem em bares, baladas e até mesmo escolas.
    A torcida simplesmente quer continuar fazendo o que fazia no Olímpico, e na verdade está fazendo, só que na Arena tudo é proibido de alguma forma. TUDO que era permitido no Olímpico agora virou estritamente PROIBIDO.
    Dai a torcida entra em confronto com a BM simplesmente porque na visão dela o que estão fazendo era LEGAL, era BONITO e agora por algum motivo não é mais.
    Deixem a Geral em paz, liberem a banda inteira, liberem as bandeiras, liberem as barras, liberem os trapos. Deixem a poeira baixar.
    Ja estamos trocando de casa, ja nos tiraram a avalanche por problemas que não foram nossos e ainda querem ficar proibindo TUDO que se faz. Fica complicado.
    Se alguem não é para estar dentro do estádio, ele deve ser barrado na ENTRADA do mesmo e não retirado do meio de uma torcida eufórica.

  • Fritz diz: 30 de julho de 2013

    E para quem é contra,
    No jogo do Botafogo a BM não botou os pés perto da Geral, teve bagunça? teve guerra? teve morte?
    Simplesmente foi o jogo que a torcida mais apoiou o time, era a velha Geral deixando o estádio o caldeirão que sempre deve ser.

  • paulo diz: 30 de julho de 2013

    Agora sim,
    fechem os estádios, não sei pra que reformar estádios…
    Vamos assistir jogos pela televisão, e viva a GLOBO…

  • O Mané diz: 30 de julho de 2013

    Wianey, tua postura no Sala, rebatendo as críticas do David Coimbra à Brigada, é no mínimo descabida. Em vários momentos tu diz que então ele deve “saber como ensinar a Brigada a agir corretamente…” ou algo desse tipo. Ora Wianey, para quem trabalha em um programa de debates, a tua arumentação é ridícula! Então para um jornalista criticar a presidente da república, ele deve estar apto a governar o país? Para criticar o Barcos ou o Damião, por exemplo, o sujeito tem que saber fazer gols? Poupe o ouvinte da tua arrogância Wianey. Agora, sobre o assunto do Grenal, mais uma vez, para acabar com o carrapato, matam a vaca. É o mesmo caso da proibição da cerveja, não tem competência para conter meia-dúzia e, por isso, prejudicam a todos. Sobre o episódio dos banheiros químicos, que está sendo relembrado, sugiro que entreviste algum torcedor gremista que estava presente. Te garanto que a ação da Brigada foi totalmente equivocada, pois pessoas pacificas, de bem, foram agredidas pela polícia e ficaram encurraladas entre a fumaça dos banheiros e a nuvem de spray de pimenta que os covardes aplicavam deliberadamente sobre todos que estavam confinados ali. Não sou contra a polícia e nem jamais seria, mas não admitir que ela merece duras críticas e mudanças de procedimento é uma irresponsabilidade da tua parte, e, o teu ataque aos argumentos do David hoje são inaceitáveis.

  • ANA POLINA diz: 30 de julho de 2013

    Tirem a geral da Brigada. Isso sim.

  • Carlos Antonio diz: 30 de julho de 2013

    Sr Wianey:

    Se sempre tivemos a presença da Brigada e chegaste a essa conclusão, então és obrigado a reconhecer: ou a Brigada é historicamente incompetente ou é causadora de parte desses problemas!

    Qual dessas opções?

  • Andre diz: 30 de julho de 2013

    Wianey, leia o texto que o dupla explosiva publicou ,depois o editorial do grupo rbs , a opinião dos clubes e , humildemente , reconsidere essas opiniões ridículas que estás propagando. Por favor.

  • Mailo diz: 30 de julho de 2013

    cada caso é um caso. não se pode julgar o último episódio conforme os anteriores. a última ‘briga’ ocorreu entre torcedores x truculência da BM, e isso ficou visível.

  • sergio.poa diz: 30 de julho de 2013

    Esta tua paixão pela torcida GERAL é algo a ser analisado por médicos. Analisa o futebol dentro de campo que é o que o Sr. faz muito bem. Como os times jogam, esquemas táticos. Todos os teus palpites fora desta área sempre é prejudicial ao futebol.Hoje no sala de redenção o Davi Coimbra foi didático e tu não conseguiu entender.

  • Marcos diz: 30 de julho de 2013

    Wianey…tu e um abestado…. faz mais de 10 anos que o gaucho da geral torçe em pé, em cima do muro ou dos gradis, agora na epoca da arena, e nunca se soube que ele participou de alguma violencia…. e faz mais de 30 dias que ele assiste aos jogos amparado na muleta, inclusive esteve presente em Criciuma… ate o momento que a brigada quiz retira-lo do estadio, não havia acontecido nenhum incidente, a abordagem foi o estopim…. se ele estava errado, porque deixaram entrar com a muleta??? como passou pela revista na etrada do estadio??? ou a geral tem um tunel de acesso so para eles, sem fiscalização??? e porque nos outros jogos ele nuna foi abordado??? porque nos outros estadios ele nunca foi barrado??? acho quea brigada esta com ranço da arena, pois e capaz de dizer que o estadio do NHamburgo, com suas arquibancadas de “costaneira” e mais seguro que a arena.. apenas concordo com eles quando querem torcida unica no grenal…. quando eles tiverem um estadio de primeiro munco podemos trocar gentilezas, mas não tem cabimento disponibilizar as coloridas acomodações de primeiro mundo para no grenal do 2º turno ter que sentar em arquibancada de madeira, espremidos e sem cobertura.

  • alisson diz: 30 de julho de 2013

    Os gremistas estão tremendo as perninhas. Por ser um Grenal histórico na Arena estão dificultando ao máximo as coisas para o Colorado. O Inter não tem nada a ver com as confusões com os baderneiros da geral do Gremio. Resumindo é muito medo!!!kkkrssrssrers

  • Leonardo diz: 30 de julho de 2013

    Os Brigadianos não vão gostar da ideia! Em quem eles vão poder bater, que é o que gostam de fazer???

  • Daniel camp.d tdo diz: 30 de julho de 2013

    Eu entendo eles, a frustração de não ganhar nada gera esta violência.
    Calma pessoal, o atlético MG divide com vcs a libertadores.

  • marco aurélio diz: 31 de julho de 2013

    que eu me lemre, há 6 meses , na inauguração da Arena , houve baderna , depois a guerra aberta com o Grupo do Alemão. antes já houve feridos no jogo com a LDU, e agora ” chamando os brigadianos de macacos ” evidente que queriam confusão . é muita coisa para apenas 6 meses e pouquissimos jogos . Vão acabar prejudicando o clube. ACHO ACERTADA A DECISÃO DE APENAS UMA TORCIDA , JÁ QUE em todos os jogos há tumulto nesta torcida . E no Beira-Rio também , uma torcida somente .

  • AZUL da MAIOR TORCiDA /SUL diz: 31 de julho de 2013

    tem câmeras para MONITORAR A torcida!!!
    e outra: DEIXARAM O GAÚCHO entrar com a muleta, para depois ir lá tirar ele á cassetete???/ , BM INCOMPETENTE!, e mais:
    PAPEL PICADO É UM PERIGO, BANDEIRA NÃO PODE, MAS E TIRAR Os BaDERNEIROS E PUNÍ-LOS Não é O LÓGiCO a fazer??
    e a brigada tem que ser preparada, se for xingada, NÃO pode revidar!, estão ali para dar segurança ,e Não para tumultuar!
    …e os caras que entraram num jogo comum, vazio, com FACAS E brigaram de facas, daí a brigada não viu ,na revista? e o que aconteceu com eles?, daí, vs ficaram bem quietinhos, né?, era do outro time!

  • AZUL da MAIOR TORCiDA /SUL diz: 31 de julho de 2013

    tem câmeras para MONITORAR A torcida!!!
    e outra: DEIXARAM O GAÚCHO entrar com a muleta, para depois ir lá tirar ele á cassetete???/ , BM INCOMPETENTE!, e mais:
    PAPEL PICADO É UM PERIGO, BANDEIRA NÃO PODE, MAS E TIRAR Os BaDERNEIROS E PUNÍ-LOS Não é O LÓGiCO a fazer?? , MANte-los LONGE dos jogos É O QUE FAZEM AS POLÍCIAS na Europa !, se apresentar á polícia ,em dia de jogo, o MP é que deve ter isso aplicado!
    e a brigada tem que ser preparada, se for xingada, NÃO pode revidar!, estão ali para dar segurança ,e Não para tumultuar!
    …e os caras que entraram num jogo comum, vazio, com FACAS E brigaram de facas, daí a brigada não viu ,na revista? e o que aconteceu com eles?, daí, vs ficaram bem quietinhos, né?, era do outro time!

  • fabiano silva diz: 31 de julho de 2013

    Esse tal de gaucho, é um baita bagacera, que voces da imprensa ficam protegendo. É so ver o video da baderna que se vê que o cara usa a muleta só por exploração (picareta mesmo), pois se tivesse algum problema, não ficaria incitando a torcida, levantando a muleta nesse sentido, sem perdem nenhum equilibrio.(e se fosse deixar deveria ficar na area dos cadeirantes. Mas que nada , o cara quer confusão mesmo, já com históricos de badernas, com repetidas incidencias em ocorrencias policiais (participou do problema dos banheiros quimicos do beira rio,entre outros)…..e a torcida grem ista como sempre demonstrando total desequilibrio, e tambem racismo, ao imitar macacos só pq tinha alguns brigadianos negros….E fez muito bem o brigadiano, de cor, tirar erguido pela perna esse bagacera do tal gaucho, que parte da imprensa, não sei porque, tenta proteger…..

  • Carlos Yomuri diz: 31 de julho de 2013

    Wianey
    Desta vez, DESTA VEZ, quem começou o tumulto foi a Brigada.
    Simples assim, tivemos inúmeros jogos sem confusão. Mas DESTA VEZ, quem começou o tumulto foi a Brigada.

  • Elio diz: 31 de julho de 2013

    Esse Gaúcho da Geral é, há muito tempo, um dos principais baderneiros da Geral.

    No episódio da queima dos banheiros químicos, no Beira-Rio, lá estava o Gaúcho da Geral ajudando outros vândalos na depredação e queima dos banheiros.

    As imagens, no You Tube, são bem claras.

    Essa estória da muleta é somente uma fachada para se fazer de vítima, de coitadinho, pois o cara é, fisicamente, bem normal, não tem qualquer deficiência.

    Se a Direção do Grêmio insistir em manter esse marginais na Arena, logo, logo, acontecerá uma tragédia.

    Aí a “imprensa” culpará quem?

    Aposto que culparão a BM, inocentando os “anjinhos” da Geral.

    Lamentável…

  • Eduardo diz: 31 de julho de 2013

    Cara, 80% dos que aqui comentaram simplesmente não entenderam que esse post é uma crítica. Mas não me impressionei lendo os comentários, não há novidade. Gremista sempre foi cego e uma porta de burro. E o mais legal é ver eles dizendo que o gaúcho da geral “nunca se envolveu em confusão”, o elevando ao status de “coitadinho”, quando todos sabem seu histórico dentro dos estádios, e o papel que teve no episódio “banheiro químico”. Tem muita gente aqui dizendo que a tese do Wianey não tem lógica, porque a maioria dos incidentes ocorre entre integrantes da própria Geral e não entre esta e a BM. Mas, coitados, são tão ignorantes que não entenderam que seu pensamento é o mesmo do blogueiro. Leiam, se informem, ENTENDAM, e, só depois, comentem. Um abraço!

  • Gremista diz: 31 de julho de 2013

    “Não é possível aceitar que a culpa é, sempre, do policiamento”. Devolvo: “Não é possível aceitar que a culpa é, sempre, da geral”. Mas vindo tal post de um notório reacionário nem me admiro. Bom mesmo era na ditadura né Wianey? Naquele tempo bom tinha respeito! Como se alguém por envergar uma farda com a qual é mal pago (mal pagos os praças porque os oficiais vivem em outro universo) e mal preparado fossem imune aos erros. Deve ter muita gente boa e equilibrada, herói mesmo na polícia (a maioria eu ainda acredito) ganhando mal e sendo digno mesmo assim. Mas há muitos desequilibrados, não há dúvida. Mais fácil é generalizar né formador de opinião ao debochadamente nomear “os inocentes da geral’? Ser bovino com a brigada idem. Demonizar a geral ibidem. O mais difícil mesmo é identificar quem causa problemas e impedir de entrar no estádio. E admitir que a BM não economiza cacetada mesmo naqueles que muitas vezes estão quietos no seu canto mas fizeram a “horrível opção” de ir num “antro de marginais como é a geral”! Como eu que sou servidor público, pai de dois filhos, casado e pagador dos meus impostos e cumpridor das minhas obrigações que só quer como contrapartida o direito tanto de não ver brigas entre idiotas quanto levar spray de pimenta na cara e cacetada no lombo de gente mal preparada e violenta. Levanta um pouco da tua cadeira no sala e acompanhe o trabalho de inúmeros pesquisadores: Nossa polícia é uma das mais violentas do mundo. E porque vivemos numa sociedade violenta. Por que alguém só por envergar uma farda seria diferente e ainda ganhando mal e sendo mal preparado para um trabalho tão pesado e difícil?

  • Beto Sigal diz: 31 de julho de 2013

    A propósito, SE a administração da ARENA tivesse sido coerente na época, teria colocado cadeiras no local dos tumultos. Seria questão de tempo os torcedores se adaptarem, é uma nova realidade, não é mais um campo de futebol, é uma casa luxuosa, de espetáculos! Sou GREMISTA fanático mas sempre procuro acompanhar a evolução.

  • carlos alberto beal donato diz: 1 de agosto de 2013

    Wianey
    Não imaginava que você conseguisse dizer tantas asneiras.
    A própria foto que tu postas, mostra a PM sendo agredida por marginais que tu queres defender.
    Este assunto virou chacota a nível nacional: No programa de esportes da Band ao meio dia, ridicularizaram todo o Rio Grande ao af9rmar:” cuidado gremistas, apolicia aqui não apanha”
    E para coroar, tu tentas inocentar os marginais e culpar os pais de familia que estão sendo agredidos no desempenho de suas funções.

  • ANTONIO CARLOS diz: 1 de agosto de 2013

    Ao Carlos Alberto Donato: Va vc a um evento publico e apanha da Brigada como o cara que foi agredido que eu quero ver se teras o mesmo pensamento “dos pais de familia cumprindo o seu dever”! E desde quando o cumprimento do dever da policia é bater nas pessoas? Deveria tu estar em varios jogos do Grêmio (é claro que não estarias, és colorado) e ver quer varios pais de familia, foram agredidos pela Brigada, e a imensa maioria nada tinha a ver com Geral ou outra torcida organizada! Se isso é cumprir com o dever é porque eles estão cumprindo ordens, então deduze-se que o grande “marginal” é quem da as ordens para eles. Porque que quando estão fazendo alguma batida policial em antros de bandidos e traficantes eles não agem assim, eles não batem primeiro para depois argumentar, quando é contra bandido eles dão vos de prisão, leem os direitos do cara, algemam e colocam para dentro da viatura com muito jeito. Quando lidam com cidadãos desarmados, eles batem a rodo, pois sabem que não haverá revide! Temos que respeitar a policia e te-la como amiga, não sentir medo e odia-la, pois a função (paga por nós contribuintes) da policia é proteger e não espancar! Gostaria de ouvir tua opinião após acontecer algo semelhante contigo ou com algum parente teu!

  • DANIEL diz: 13 de agosto de 2013

    QUEM COMEÇOU TODA CONFUSÃO FOI A BRIGADA!!

  • Maurício diz: 21 de agosto de 2013

    Passado praticamente 30 dias desse post,já deu para concluir que o problema das confusões no setor da GERAL foi resolvido né Sr Isento?

    Proibiram avalanche,diminuiram em quase 50% o espaço,não pode papel picado,não pode bandeiras,as barras também não podem e etc…

    Ainda assim no frio a noite de 7º graus,eles estão lá apoiando TODOS OS JOGOS,um time ainda em formação.

Envie seu Comentário