Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de agosto 2013

Em prestígio, Renato supera Dunga

30 de agosto de 2013 44
Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS

Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS

Muitos colorados manifestam insatisfação diante dos elogios que estão sendo dirigidos a Renato Portaluppi. Acreditam que são imerecidos, consideração que se esgota nas deformações da paixão.

Renato descobriu uma escalação e um esquema tático que levam o Grêmio a praticar um futebol feio e simplificado, mas eficiente, ninguém pode negar.

A diferença entre Renato e Dunga está no fato de que Dunga assumiu sob aplausos gerais enquanto Renato desembarcou na Arena sob suspeitas. Com o decorrer dos jogos, os resultados inverteram a gangorra e hoje o treinador do Grêmio é incensado enquanto que o técnico colorado começa a ouvir as primeiras cobranças. É a força dos resultados.

Bookmark and Share

Inter de Dunga piora a cada jogo

30 de agosto de 2013 29

Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS

Torcedor se incomoda quando o seu time é criticado. Principalmente, se alguém projetar o futuro da equipe sem títulos ou, até, risco de rebaixamento. Foi o que aconteceu quando este blogueiro se atreveu a considerar que o Inter, sem reforços, correria o risco de ser ameaçado pela queda.

Não foi uma previsão de rebaixamento, como muitos colorados entenderam. Mas, quase. Os fatos estão comprovando que não se tratava de sinistrose, simplesmente. O Inter parece piorar a cada jogo. Se perder mais duas ou três partidas, despencará para uma posição perigosa na tabela de classificação.

Já está passando a hora de Dunga cobrar atitudes ou substituir jogadores que reiteram suas deficiências a cada jogo. É muito boa política tratar de problemas apenas no interior do vestiário. Porém, é insuficiente se os resultados não aparecem. O que se vê, neste momento, é uma piora assustadora do paciente.

Bookmark and Share

Grêmio de Renato não se entrega

29 de agosto de 2013 10

Foto: Romildo de Jesus/Agência Lancepress!

Não se discute mais se Renato é apenas um treinador motivador ou se também é um técnico de bons conhecimentos técnicos e táticos. É matéria vencida. Renato não é apenas um animador de vestiário. A formatação que deu ao time surpreendeu meio mundo e está dando ótima resposta.

Mesmo assim, a virtude de mobilizador ainda é a mais cara característica de Renato. Nos anos 90, firmou-se o conceito de imortal, atribuído ao Grêmio pela sua indisposição com a derrota, fato que resultava em vitórias sobre a hora de encerramento dos jogos.

Falava-se mais desta qualidade do time do que das suas virtudes técnicas. O Grêmio era imortal e nada mais importava. Renato Portaluppi resgatou este temperamento do time e parece haver uma clonagem do espírito vencedor da última década do século passado.

É o que está levando o Grêmio adiante na Copa do Brasil e o coloca, neste momento, na terceira posição do Brasileirão. O Grêmio de Renato não se entrega. Foi assim que despachou o Santos, ontem à noite, na Arena.

Bookmark and Share

Esquema de Renato favorece Zé Roberto

27 de agosto de 2013 7
Foto: Andréa Graiz/Agência RBS

Foto: Andréa Graiz/Agência RBS

É possível que a nova formatação tática do Grêmio favoreça Zé Roberto, após a sua parada por lesão. Cobrava-se dele que se colocasse mais próximo do centroavante, entrasse na área com maior freqüência e cumprisse, enfim, as funções da terceira função do meio-campo.

Ora, Zé Roberto começou a jogar na lateral e passou para a posição de segundo volante. Jogar mais adiantado não favorece suas características. Agora, quando voltar ao time, será como segundo homem do meio-campo, seja substituindo Riveros ou Ramiro. Vai jogar, finalmente, na sua posição.

Bookmark and Share

Renato é tático e animador

26 de agosto de 2013 8
Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS

Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS

Estou entre as pessoas que consideravam Renato Portaluppi apenas um animador de vestiário, longe de ser um treinador capaz de formular boas estratégias e dotar o time de consistência técnica onde todos os jogadores produzem o máximo que podem.

Devemos reconhecer, entretanto, que Renato demonstra a cada jogo que é um treinador observador, maduro e capaz. Ele não demorou muito para descobrir a escalação e o modelo tático mais indicados para bem aproveitar os recursos técnicos colocados à sua disposição. O time está funcionando bem e já não se escutam lamentos pelas ausências de Zé Roberto e Elano.

A cada jogo que passa, maiores são as dificuldades enfrentadas pelos adversários para fazer gols no Grêmio. Enquanto isso, o ataque vai garantindo as vitórias que estão remetendo o time para perto dos líderes da competição.

Renato tem o time nas mãos, é acatado por todos e as provas são apresentadas em campo. Trata-se de um grande animador, sim, mas já fez o suficiente para ser aceito como um técnico tático e estrategista. Renato foi escolha de Fábio Koff.

Bookmark and Share

Dunga, o belo adormecido

26 de agosto de 2013 41

Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS

Quando D’Alessandro diz que o time comprou as ideias de Dunga, está sendo rigorosamente verdadeiro. O grande problema colorado está na qualidade destas ideias.

Dunga não erra quando argumenta que não é razoável mudar a equipe a cada resultado ruim. É verdade, mas quando já são meia dúzia de resultados insatisfatórios? O treinador do Inter precisa acordar. As falhas do time estão visíveis.

Fabrício não tem aptidão para jogar no meio-campo. O absurdo da sua escalação neste setor se acentua quando a sua função original, lateral-esquerda, é ocupada por Kleber, notório ex-jogador.

Alex ainda não tem condições físicas para ocupar um lugar de titular mas o garoto Otávio, a melhor promessa saída das categorias de base, por que continua sendo esquecido por Dunga?

Ednei é uma calamidade na lateral-direita, faz Gabriel parecer craque. O lateral titular está voltando e o problema vai diminuir de tamanho. Mas é aceitável que o time jogue com apenas um volante, Ygor, se a defesa é das mais desqualificadas dos últimos anos?

O Inter está metido em um atoleiro enquanto Dunga persiste na postura de um belo adormecido. Ah, não está proibido substituir Leandro Damião quando o centroavante estiver mal. Scocco no banco de reservas é uma heresia. Mas, não falemos mal do ataque que está entre os mais efetivos do Brasileirão.

A defesa está em pandarecos e o meio-campo sobrevive graças ao esforço e talento de D´Alessandro. O time do Inter pode ser melhorado, basta Dunga acordar.

Bookmark and Share

Segurança do Estádio do Vale sob suspeita

23 de agosto de 2013 53

Aconteceu lá pela metade da etapa final do jogo desta quinta-feira, no Estádio do Vale. De repente, um grupo de torcedores colorados acomodados no entro das arquibancadas construídas para aumentar a capacidade do estádio, desceram para os primeiros degraus deixando visível que uma das arquibancadas mais altas estava vergada.

Uma inspeção rigorosa se impõe antes do jogo de domingo, Inter e Goiás. Se houver qualquer risco para a torcida, a interdição do Estádio do Vale deverá ser adotada imediatamente. Que se faça esta verificação logo para, se for o caso, transferir o jogo para Caxias do Sul.

As autoridades encarregadas de garantir segurança nos estádios têm sido muito atentas, que o digam os administradores da Arena do Grêmio. Os mesmos cuidados devem ser aplicados no Estádio do Vale.

 

Bookmark and Share

Estrangeiros colorados se justificam

23 de agosto de 2013 11
Foto: Mauro Vieira/Agência RBS

Foto: Mauro Vieira/Agência RBS

Uma discussão estéril se prolonga com relação às contratações de estrangeiros pela Dupla Gre-Nal em número acima do permitido. Na verdade, qualquer jogador, estrangeiro ou brasileiro, pode se afirmar ou fracassar e, neste caso, impõe-se renegociá-lo.

O problema está em pagar salários que são tão elevados como imerecidos. Reforços que não se adaptam e fracassam estão presentes em todos os grandes clubes, independentemente de nacionalidade.

O Inter confirmou nesta quinta-feira quanto valem jogadores estrangeiros bem escolhidos. Scocco, D’Alessandro e Forlán praticamente catapultaram o Inter para as quartas de final da Copa do Brasil com os seus gols marcados contra o Salgueiro.

Mas, não foi apenas neste jogo que a importância destes jogadores se expressou. Forlán é o artilheiro do Inter, D’Alessandro, um típico e raro armador, já marcou 50 gols com a camisa colorada e Scocco está comprovando que chegou outro artilheiro para o Inter.

Aí está uma legião estrangeira que se justifica plenamente.

Bookmark and Share

O desabafo de um velho gremista

22 de agosto de 2013 40

Foto: MIGUEL SCHINCARIOL/ESTADÃO CONTEÚDO

“Sou gremista e tenho 56 anos, faz muito tempo que deixei de frequentar o estádio do meu Grêmio. São poucas as razões. Primeiro, nunca mais vi um time consistente e de bom futebol, como antes, tipo época de Telê Santa , Mano Menezes e Tite. Segundo, brigas e desavenças existem e sempre existiram em qualquer estádio do mundo, o que não tolero mais é que o torcedor seja constrangido a não poder torcer, tendo que ser apenas um boneco inanimado, ao custo de R$140,00. Eis aí, o que eu acho ser o motivo que a mídia busca para justificar a ausência de publico nos estádios”.

“Os times do Grêmio, de ano a ano só pioram As contratações vão de Fabio Aurélio a Barcos e somam-se milhões de reais colocados fora. A exemplo de Marcelo Moreno, a mídia do RS, no começo fica eufórica, contempla os piores com manchetes para fabricar um ídolo. Assim, deixam de cobrar o talento de quem é contratado, como antigamente, aceitando apenas para satisfazer a fábrica de notícias”.

“Senhor Wianey, tenho visto na RBS e ZH de forma geral, que basta montar uma retranca covarde, jogando em contra ataques, que ao sabor de três vitorias penosas,de futebol ruim, os jornalistas mudam sua posição. Jogam confetes em Renato e, pior, sobre Barcos, um perna-de-pau (como era chamado no Palmeiras). Este último, pior não existe, joga mal, anda cambaleando com a bola, erra gols impossíveis, mas basta correr e jogar na retranca como fazia Moreno que não jogava nada mas, como Barcos, recuava para ajudar a defesa e assim demonstrar dedicação escondendo sua incapacidade técnica”.

“Completando, este Renato caiu de pára-quedas como técnico. O time do Gremio é o pior que já vi desde o rebaixamento. Ilusão só de jornalistas que não primam pelo melhor futebol do RS. Este time é covarde e incapaz , não vai longe, como não foi com o Luxa. Avaliem melhor esses jogadores como Barcos e não se enganem com vitorias ocasionais. Errar é prerrogativa de torcedor e não de jornalistas”. Julguem melhor para não se constrangerem depois. Lamento a carta, mas você é o único jornalista realista. Dar nota ¨7¨ ao Barcos cambaleante, tão ruim quanto Marcelo Moreno, é demais! Um abraço do assinante de ZH e apreciador de sua coluna. Ass: Tadeu Monteiro”.

Observações do blogueiro: O Grêmio está no mesmo nível técnico da maioria dos clubes brasileiros. Em alguns casos, até melhor. Tadeu, não ceda ao saudosismo, faz mal a saúde. Prestigie a realidade, exija menos e seja mais feliz. Nunca esqueça: sempre é possível piorar.

Bookmark and Share

São Paulo atravessa negócio do Grêmio

22 de agosto de 2013 20

wellitongremio

Quando Inter e São Paulo disputavam nos tribunais a posse de Oscar, estabeleceu-se no Rio Grande do Sul um Gre-Nal furioso de opiniões. Os colorados, obviamente, defendiam a causa do seu clube enquanto os gremistas compravam, ardorosamente, a posição do São Paulo.

Argumentar que o clube paulista pirateava jogadores de base de outros clubes e lhe era comum a prática de atravessar negócios alheiros apenas exasperava ainda mais os seus defensores. De lá para cá, o clube paulista já foi acusado por meia dúzia de outras instituições de “roubar” jovens promessas. E, acreditem, estas não foram as últimas denúncias do gênero.

Está no DNA do São Paulo este tipo de comportamento. Neste momento, é o Grêmio que se aborrece com a interferência indevida dos paulistas na negociação que já havia encaminhado com o Coritiba trocando o atacante Welliton pelo volante Willians Farias.

O atacante do Grêmio já estava em Curitiba para exames médicos e outros acertos quando foi levado para o Morumbi, sem o conhecimento do Grêmio. O negócio, por enquanto, está suspenso.

Porém, mais uma vez fica demonstrado que o São Paulo não tem escrúpulos quando se trata de piratear jogador de outro clube ou atravessar negócios de seus co-irmãos. Não é boa decisão defender o clube do Morumbi. Ética não é, exatamente, a postura mais praticada por seus dirigentes.

Bookmark and Share

Não haverá migração no novo Beira-Rio

21 de agosto de 2013 28

Divulgação

Até a primeira quinzena de setembro, o Internacional apresentará o seu plano de destinação de espaços no novo Beira-Rio. Já está decidido que haverá mínimas mudanças em relação às localidades que vinham sendo destinadas, antes da reforma. Como 85% do estádio terá a administração exclusiva do Inter, o clube quer que sócios e proprietários de espaços nobres permaneçam nas mesmas áreas antes ocupadas.

Não haverá, portanto, migração, até porque o estádio continua sendo o mesmo. O presidente Giovanni Luigi garante que toda a preferência será dada aos sócios colorados. Ainda falta decidir a questão da logística. A Andrade Gutierrez será administradora dos espaços novos, que antes não existiam. A contratação de pessoal para estas localidades (suítes, skyboxes, etc.) que serão exploradas pela AG poderá ser feita pela construtora ou pelo próprio Internacional. Neste caso, o clube faria as contratações e seria ressarcido pela empreiteira.

Aparentemente, não haverá ruído de comunicação entre o Inter e a AG. No que diz respeito aos valores dos ingressos, o Inter terá autonomia absoluta para decidir sobre os preços. Assim, os tickets sofrerão oscilação de preços de acordo com a grandeza dos jogos.

Bookmark and Share

Não fui preconceituoso

20 de agosto de 2013 87

Lamento, sinceramente, que o meu texto, publicado hoje neste blog, falando sobre o “selinho” trocado entre o jogador Emerson Sheik e um amigo e publicado no Instagram pelo próprio Emerson, tenha sofrido a interpretação de preconceituoso. Não tenho preconceito contra nada e ninguém e tampouco tive a intenção de julgar o comportamento de Emerson Sheik. Usei, sim, expressões consagradas pelo uso popular sobre as quais cabe a qualificação de jocosas. Se alguém sentiu-se ofendido pelas expressões “sair do armário”, “soltar a franga” ou “gaiola das loucas” peço desculpas. Mas, não me cai bem a imputação de preconceituoso haja vista que não emiti e nem costumo emitir juízo de valor sobre comportamentos pessoais. Continuo entendendo que Emerson, ao publicar aquela foto, estava fazendo o anúncio de uma preferência sexual. Minha interpretação até pode estar equivocada mas ela não representa conceito prévio sobre qualquer escolha pessoal. Repito que não fui e nem tive a intenção de ser preconceituoso. Lamento que esta tenha sido a interpretação do meu texto.

Bookmark and Share

A foto de Emerson Sheik

20 de agosto de 2013 159
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A torcida corintiana está indignada com o seu atacante, Emerson Sheik. Pegou mal a foto que ele publicou no Instagram onde aparece dando um “selinho” em um amigo. Não vou julgar Sheik e nem os torcedores. Cada pessoa deve ter o direito de assumir suas escolhas.

Se alguém quiser beijar um porco-espinho, azar da sua boca. A reação da torcida corintiana provocou por parte de Sheik uma desculpa que se tornou comum: é preconceito. Não concordo. No momento em que o sujeito beija outro homem na boca e ainda publica a foto (quem terá sido o fotógrafo?) está anunciando um gosto pessoal.

Ou, usando uma expressão popular, “está soltando a franga”. Eu só não consigo entender a iniciativa do jogador corintiano dando publicidade ao seu gesto. Ou melhor, entendo, sim. Já li e ouvi homossexuais queixando-se da tortura enfrentada durante anos e anos fingindo ser o que não eram.

Deve ser o caso de Emerson Sheik. A foto do Instagram só pode ter o significado de uma mensagem: “Fiquem sabendo que mudei de endereço. Saí do ‘armário’ e me transferi para a ‘gaiola das loucas’”.

Bookmark and Share

O jogo em que Dunga errou

19 de agosto de 2013 26
Foto: Fernando Gomes/Agência RBS

Foto: Fernando Gomes/Agência RBS

Desta vez, Dunga pecou por seu conservadorismo. Não porque ser conservador seja defeito, pelo contrário. O que faltou ao treinador colorado foi romper com algumas regras, considerando certas circunstâncias do jogo contra o Atlético Mineiro.

Quando Fernandinho foi expulso, Dunga mudou a posição de Jorge Henrique que de lateral transformou-se em atacante. Certíssimo. Os equívocos de Dunga começaram por voltar do intervalo com Alex e, principalmente, pela substituição de Scocco.

Naquele momento do jogo, o time mineiro tinha desistido de atacar, estava encolhido no seu campo defensivo. Já não era mais necessário manter dois volantes defensivos. Um deles deveria ter saído para a entrada de Caio.

O Inter precisava ganhar e era imperioso que aumentasse a sua força de ataque e não, simplesmente, que trocasse seis por meia dúzia. Foi o que Dunga fez.

Bookmark and Share

Por que o Inter leva tantos gols

16 de agosto de 2013 52
Foto: André Baibich/Agência RBS

Foto: André Baibich/Agência RBS

Muriel tem falhado, sim senhor. Porém, não é o único responsável pelo elevado número de gols que o Inter sofre. No Cruzeiro treinado por Vanderlei Luxemburgo, 25% dos cartões amarelos eram levados pelos atacantes.

Significa que a marcação começava pelo centroavante e terminava no gol. Começam por aí os defeitos colorados que levam o time a ser um dos que mais gols vêm levando no campeonato. O time de Dunga vai muito bem quando se trata de atacar mas quando o adversário tem a posse da bola, é quase desinteressada a busca pela recuperação da bola.

Marcação distante resulta em espaços que levam os adversários a pressionar o sistema defensivo, constantemente. No quarteto de meio-campistas, apenas os dois volantes marcam. Daquele setor para frente a negligência na contenção do rival é quase absoluta.

O time inteiro precisa marcar e isto o Inter não faz. Acrescente-se que a defesa é fraca e Muriel vem repetindo falhas e aí estará por inteiro a explicação para os muitos gols que o Inter leva.

Bookmark and Share