Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Federação é conivente com o racismo

07 de março de 2014 22

Certa vez, o Campeonato Gaúcho foi paralisado porque fora publicada uma foto mostrando Figueroa nu no vestiário. A Federação Gaúcha de Futebol entendeu que a competição tinha sofrido um abalo moral, exagero, e parou tudo. Um dia após a agressão racista sofrida pelo árbitro Márcio Chagas, no estádio do Esportivo, dirigentes da FGF trataram o assunto como um fato normal, informaram que a súmula seria enviada ao TJD e a entidade não podia tratar o assunto com um “carteiraço”. Podia e deveria, mas falta compreensão para a gravidade do caso. Infelizmente, o racismo está impregnado em parte da sociedade brasileira. Acontece nas ruas, bares, salões de beleza e, pior, vai continuar acontecendo. O prefeito de Bento Gonçalves debita na conta da paixão exacerbada a atitude dos criminosos racistas. Pobre prefeito, melhor seria se ficasse calado. A paixão esportiva nada tem a ver com o ato infame. Não vamos erradicar do coração destes bandidos a chaga do racismo. Sequer haverá identificação de todos os agressores de Bento Gonçalves e a punição devida. Por isso, o clube deveria ser responsabilizado, perdendo mandos de campo ou até sendo afastado do Gauchão. Aconteceria se o TJD e a FGF quisessem. Mas não querem.

Como manifestações racistas se repetem na Serra, era inevitável que surgisse uma distorção odiosa: os gringos são racistas. Ora, não cabe generalizar atingindo uma cidade ou região e, menos ainda, uma etnia. O racismo está em todos os cantos do mundo, ou quase todos, mas precisamos lutar para erradicá-lo da nossa rua, bairro, cidade, Estado e país. É o que nos compete. Mas, sem a ajuda das autoridades, pouco ou nada poderá ser feito. Por isso, impõe-se que sejam cobrados a FGF, o TJD, Ministério Público, etc. A reação deve partir de todos os lugares, principalmente da Serra, onde o racismo aflora seguidamente.

Bookmark and Share

Comentários (22)

  • Luiz diz: 7 de março de 2014

    Caro Wianey, gostaria de saber se agora o sindicato dos árbitros vai se manifestar? ou aquela fúria foi só contra o Grêmio?
    Este sindicato poderia ser chamado de sindicato de ladrões? sim pois um jogador do internacional o chamou o árbitro de ladrão e o sindicato achou normal. Ou será que realmente a fúria é contra o tricolor?
    E pena esta tabela do gauchão, onde o Grêmio joga no sintético, vai duas vezes a Caxias, viajem longa até Ijuí, pega o brasil fora. Estranho, para não dizer outras coisas. Parece que querem a final no beira rio de qualquer jeito.

  • Donaldo REck diz: 7 de março de 2014

    FGF não tem poder de polícia. FGF, não pune. Mas o MP deve punir. A todos sem distinção de time ou torcida. A que brada “CHORA MACACO IMUNDO” , tem de ser punida e o clube a que pertence também.

  • Farias diz: 7 de março de 2014

    Racismo, homofobia, corrupção e outras chagas só se elimina com Educação, mas para isso os políticos e governantes tem de investir na área.

  • wagner machado diz: 7 de março de 2014

    Wianey
    A FGF assim como a CBF e tambem a COMENBOL sao coninventes com o racismo, muito se fala, se critica, se repudia e pouco quase nada se faz. Ja que nao e’ feito nada pelas organizações que entao quem faz o futebol tome uma atitude que ira chocar e ai sim será levado a serio estes casos repugnantes…Na proxima rodada do Gauchao nenhum profissional NEGRO entrar em campo, jogadores, arbitros, assistentes, jornalistas e ate torcedores vamos deixar o futebol em apenas uma cor! Vamos chamar a atencao e fazer estes racistas convenientes refletirem, duvido que algum momento na vida deles eles nao vibraram com um gol feito por algum Negro!
    Obrigado…Wagner, Negro Com Orgulho!!!

  • Tiago Reis diz: 7 de março de 2014

    A FGF vai fazer a mesma coisa que a Conmebol fez no caso Tinga. Nada! Mas tudo bem, isso um dia acaba, no Brasil quase não temos negros.

  • Tiago diz: 7 de março de 2014

    Gostaria de entender o motivo pelo qual o julgamento do E C Pelotas foi marcado para um momento posterior ao campeonato gaúcho. Isso parece bastante estranho, visto que ontem surge a informação de que o clube esportivo pode perder 3 pontos neste campeonato. Estranha pelo fato de que o Pelotas também foi acusado em sumula de racismo por parte de sua torcida. Inclusive a própria torcida de nome UPP, usa expressões racistas como “macaco imundo” nas suas músicas em TODOS os jogos, para tanto basta uma pesquisa rápida no you tube. Outro fato acontecido, foi o arremesso de bananas contra a torcida do Brasil no clássico Brapel. Eu, como torcedor, espero que não se julguem fatos iguais com punições diferentes, evitando a “marmelada” no campeonato.

  • Falcão Branco diz: 7 de março de 2014

    É isso aí, tens razão, mas também nunca ouvi tu ou os teus colegas de imprensa
    reclamarem da torcida gremista, declaradamente racista, chamar colorados de
    macacos. Vocês expõem as suas ideias quando lhes convém.

  • luiz diz: 7 de março de 2014

    Só havería represália, paralisação ou outra atitude por parte da FGF se fosse com algum jogador ou se envolvesse alguém do Inter. Este Novelletto é podre e só atua quando atacando o seu time. Disse e falei a verdade. Está mais do que na hora de tirar este mequetrefe da presidência da FGF. É o pior campeonato dentro os maiores estados brasileiros e isto tem um nome Incompetência do Novelletto.

  • Alex diz: 7 de março de 2014

    Penso que racismo e atitudes violentas vão continuar acontecendo nos estádios enquanto a punição for única e exclusiva aos clubes.

    Racismo é crime, se for cometido nas ruas, num estabelecimento comercial, em qualquer lugar… dá cadeia! O único lugar que não dá cadeia é no estádio de futebol (estranhamente pois lá todos torcedores são facilmente identificados pela filmagem), ou seja, é muito fácil você ir até um estádio, praticar atos racistas, depois vai pra casa tranquilamente e deixa a conta pro clube, lembrando que os clubes não controlam seus torcedores, não escolhem quem vai ir ao estádio assistir as partidas (como pode a lei provar que um colorado que atira um tijolo no campo não é um gremista querendo prejudicar o adversário, ou ao contrário?).

    Enquanto apenas punirem os clubes, racistas vão continuar se escondendo atrás dessas entidades pra cometerem seus crimes tranquilamente.

  • Eder diz: 7 de março de 2014

    Se começar a punir os clubes, torcedores de outros times vão se infiltrar na torcida adversária, tem que punir individualmente o torcedor.

  • Nelson diz: 7 de março de 2014

    Wianey, respeito sua opinião, mas discordo da elimanação do Clube Esportivo. Porque a FGF também não elimina da competição o Grêmio quando no grenal cantavam ofensas aos torcedores do Inter. Porque quando foi jogado um foguete na goleira do Juventude e relatado em súmula, o Grêmio foi absolvido pelo TJD. E se teria atingido algum jogador e provocado uma tragédia ? Mas se achas que o Esportivo deve ser eliminado, tudo bem, é um time do interior.

  • Eduardo Colorado diz: 7 de março de 2014

    A torcida do gremio se utiliza de cantos racistas em todos os jogos e eu nunca li comentários seus pedindo punição. Com todo respeito, mas lhe falta coerência para pedir punição neste tema.

  • Ayrton diz: 8 de março de 2014

    Olá Wianey!
    Em tempos que o mundo luta contra a descriminação, em meio a grande repercussão dos casos de racismo contra Tinga e Márcio Chagas, porque a nossa imprensa, com exceção de um ou outro comunicador, não tem a mesma postura e a coragem de repercutir que o cântico em que a torcida do Grêmio diz: “CHORA MACACO IMUNDO”, também é racista?
    Fica a dica.

  • luiz diz: 8 de março de 2014

    Eduardo Colorado: e as músicas da torcida do Inter contra os gremistas? não é igualmente falta de respeito? ou só serve pafra o teu lado, seu falcatrua.

  • Dirceu diz: 9 de março de 2014

    Devemos acrescentar nossa valorosa cronica que não ouve os canticos racista da torcida tricolor.

  • Gustavo Koch diz: 9 de março de 2014

    Parabéns Wianey
    A qualidade da culinária, a excelência das vinícolas, a pujança da rede hoteleira, um polo industrial e universitário vigoroso e, não esqueçamos, quadros políticos nacionais de relevo não existiriam sem os valores de uma sociedade democrática consolidada, avessa por definição a toda sorte de preconceitos e narrativas suspeitas de uma pretensa pureza racial (ridicularizadas ao extremo por Roberto Benigni, em a “La vita è bella”).
    A Serra só tem a perder com este merchandising funesto de um Brasil dito “puramente europeu”, isto é, visto como preservado da miscigenação. Poderia existir tiro-pela-culatra maior do que esta auto-publicidade enganosa, feita sob medida para atrair caravanas de turistas, mas com perigoso efeito de contágio doméstico? Que outra autoimagem estaria por trás da pavorosa faixa “100 por cento italianos”?
    O que se espera da Serra é o que ela fará: seguindo sua tradição (esta sim digna de orgulho) democrática, ela condenará a ignomínia destes atos covardes, mas não perderá de vista o principal, uma condescendência silenciosa bem disseminada é o “ovo da serpente” de toda forma de racismo. Não se espera menos da torcida do Esportivo que uma faixa gigante repudiando estas atitudes.

  • Alberto/Colorado diz: 9 de março de 2014

    Vamos primeiro punir o Grêmio pelo racismo contra o Zé Roberto do Inter (que foi embora de POA por causa disto), os rojões em Caxias e as declarações do Rui Costa para depois querer multar o Esportivo de Bento pois isto se chama hipocrisia!

  • Clovis Barbosa diz: 10 de março de 2014

    Enquanto a constituição brasileira não for refeita, tem que mudar toda ela e ser elaborada por pessoas decentes e não por ladrões, enquanto não mudar, não vejo solução para esse país, o resto é conversa pra encher linquiça.

  • Luiz diz: 10 de março de 2014

    Para os “douos colorados”, o próprio clube de vocês assume o risco ao colocar o saci como símbolo do clube. Teve uma época que usaram o escurinho como mascote.
    Condeno toda forma de segregação. Particularmente sou “segregacionista”, mas contra o pensamento imundo que invade a cabeça das pessoas. Nunca a cor da pele pode significar alguma coisa. Uma pessoa pode ser incompetente na sua profissão, independente de branco, preto, amarelo ou sei lá o que.
    Portanto, “doutos colorados”, vamos nos posicionar contra o racismo sim, mas por favor não queiram ser vítimas, pois em última análise a maior vítima acaba sendo aquele imbecil que age como uma segregacionista pela cor da pele.

  • Luciano diz: 11 de março de 2014

    E as agressões recentes ao bandeirinha que ocorreram em Pelotas? Qual foi a pena?
    E as arruaças (pra não citar outras coisas) da torcida do brasil? que é sabido e a imprensa “passa” panos quentes (acha bonito)….. Lamentável

  • Danilo Baldi diz: 12 de março de 2014

    OLÁ,BOM DIA; SOU DANILO BALDI ,MÉDICO EM BENTO GONÇALVES; PELO QUE ENTENDI DO TEU COMENTÁRIO ,O ESPORTIVO DEVE SERVIR DE “BODE EXPIATÓRIO” COM A TUA CONIVÊNCIA E APROVAÇÃO; O QUE O CLUBE E A CIDADE TEM A VER SE 1 OU 2 IDIOTAS RESOLVEM FAZER O QUE FIZERAM?? O CLUBE ESTÁ SE ESFORÇANDO PARA IDENTIFICAR OS CULPADOS. VAIS DEFENDER A PUNIÇÃO COM PERDA DE PONTOS DA DUPLA GRENAL TAMBÉM,QUANDO SUAS TORCIDAS OFENDEREM OS JUIZES COMO SEMPRE O FAZEM?? NUNCA HOUVE MANIFESTAÇÕES DE CUNHO RACISTA ANTES COM OUTROS CLUBES??? PORQUE O ESPORTIVO TEM QUE PAGAR O PATO??? VAMOS DEFENDER ENTÂO QUE DE AGORA EM DIANTE SE PUNA OS CLUBES E QUE SEJA EXEMPLAR,MAS COM DATA E REGRA ESTABELECIDA. GRATO PELA COMPREENÇÃO E POSSIVEL MANIFESTAÇÃO TUA SOBRE MINHA INDIGNAÇÃO. ABRAÇOS. DANILO BALDI.

  • JOSE LUIZ OLIVEIRA diz: 19 de março de 2014

    GATOS !
    ONDE ESTÁ A DEMOCRACIA ? NÃO SOU OBRIGADO A GOSTAR DISTO OU DAQUILO
    BOA WIANEY !! – NÃO MALTRATO NADA OU NINGUEM, MAS NÃO PODEM ME OBRIGAR A GOSTAR DO QUE NÃO GOSTO !!

Envie seu Comentário