Já estava me preparando para criticar o descaso de Porto Alegre com a Copa do Mundo quando me deparo com e-mail enviado por torcenauta antecipando as minhas preocupações e extrema desolação com a indiferença da Capital gaúcha com relação ao evento. Leiam com atenção o texto que vem a seguir:
“Estamos a menos de 30 dias da realização da Copa do Mundo FIFA 2014 aqui no Brasil. Para Porto Alegre, estão marcados 5 jogos, mas parece que nem vai haver Copa aqui na Capital Gaúcha.
Ontem transitei por algumas das principais ruas do centro e não vi uma loja sequer com decoração alusiva ao maior evento do mundo que é uma Copa do Mundo. Não vi uma bandeirinha nas ruas, nem um balão verde ou amarelo, sequer.
À exceção de algumas paradas de ônibus e alguns ônibus da Carris adesivados, nada se vê. A maior parte das obras prometidas não saíram do papel, ou não ficarão prontas para o grande evento. Não se vê um banner nos postes, uma placa de sinalização especial. Também não vi anúncios, nem decorações especiais em bares, hotéis e restaurantes. Nem em lancherias que costumeiramente exibem jogos pela televisão se vê algum tipo de decoração especial, como bandeiras do Brasil, bandeirolas, balões, faixas, fitas, etc..
Eu tinha 9 anos de idade na Copa do Mundo de 1966 e me lembro perfeitamente de ir a bancos, lojas, supermercados, etc, e pedir um carnê com os jogos da Copa. Eu os colecionei naquela época. Hoje, a menos de 30 dias Copa, ainda não vi um carnê, um folder, nada.
Não se vê uma vitrine decorada, uma faixa na frente das lojas. Não tenho ido a shoppings e ao aeroporto, mas, a exemplo do resto da cidade, também não deve haver muita coisa diferente.
Mas já tem gente montando as estruturas provisórias ao lado do Beira-Rio. Já há jornalistas estrangeiros chegando para preparar suas respectivas coberturas. Várias delegações estrangeiras já visitaram o Beira-Rio. Aliás, o Internacional nem um hot-site especial sobre sediar a Copa lançou.
E ainda se vê na TV, se ouve nas rádios e se lê nos jornais formadores de opinião manifestando-se contra a Copa, como se a esta altura adiantasse alguma coisa ser contra. Isto é um verdadeiro TIRO NO PÉ.
Aliás, desde dezembro/2007, quando o Brasil foi escolhido como país sede da Copa 2014, esses mesmos veículos sequer realizaram programas especiais sobre as oportunidades com a Copa do Mundo, não mobilizaram positivamente suas respectivas audiências. Só se falou em obras e seus correlatos (atrasos, superfaturamento, etc.). De tanto falarem mal da Copa, da FIFA, do Governo (em todas as suas esferas), acabaram por colocar a população contra a realização da COPA. Sequer uma bandeirola, um cartaz especial encartaram em nossos jornais.
Em várias outras cidades, sejam sede de jogos ou não, sejam zona turística ou não, as Entidades Empresariais estão incentivando as empresas a decorarem seus estabelecimentos, estão fazendo concursos da rua melhor decorada, ou seja, estão ajudando a construir um ESPÍRITO DA COPA. E as nossas Entidades aqui no sul, o que têm feito? Tive notícia de que até alguns cursos preparatórios foram cancelados.
Na imprensa só se lê sobre obra e sobre futebol, sobre os convocados para a Seleção. Sobre as oportunidades de negócio e sobre a melhor forma de aproveitá-las, nada se vê. Sobre como receber e como tratar os turistas, nada. Sobre como promover nossos produtos e serviços, nada. Sobre como promover o Brasil como destino turístico, nada.
Ontem, a Embratur lançou dois vídeos no exterior, promovendo o Brasil. Poxa, faltam 30 dias para a Copa. Ninguém programa uma viagem cara e com mais de 10 dias de duração faltando apenas 30 dias para o evento. Por que não fizeram isso antes?
Quer a gente queira, quer não queira, vai haver Copa do Mundo no Brasil e aqui em Porto Alegre, apesar da gente não estar preparado, apesar de nosso aeroporto não estar reformado, apesar de algumas obras previstas e prometidas sequer tenham sido licitadas, apesar de faltar muita coisa para melhorar o entorno do Estádio Beira-Rio, apesar de boa parte da população estar contra a Copa. Apesar de tudo isso, vai haver Copa. Os gastos já foram feitos. Os contratos já foram assinados.
Assim é, no mínimo, razoavelmente inteligente que façamos o que for possível para que, apesar de todos esses problemas, tenhamos o melhor evento possível e com os melhores resultados que a gente, desta forma, conseguir.
Nossos visitantes, sejam do estrangeiro, sejam de outros estados, merecem ser bem recebidos.
Vamos, então, por favor, tentar um “sprint” final, mobilizando todas as esferas do Governo, as SECOPA, as Entidades Empresariais, as Empresas, nossos grandes Grupos de Comunicação, tentando construir um ESPÍRITO DA COPA, decorando nossas ruas, nossas praças, nossos pontos turísticos, nossos shoppings, nossas lojas. Vamos pintar Porto Alegre de verde e amarelo.
Quantos funcionários públicos em nível federal, estadual e municipal temos aqui em Porto Alegre? Se cada um recortar somente 5 bandeirolas, teremos milhares de bandeirolas, quilômetros de barbante com bandeiras coladas para decorar nossas ruas. Se cada um encher 5 balões, quantos podemos ter? O exemplo e o início tem de vir de algum lugar. Alguém tem de provocar e incentivar essa mobilização. E o custo disso é extremamente pequeno, principalmente em se comparado com o que já foi gasto nas obras.
De hoje até a Copa, nossos jornais podem encartar em suas edições diárias bandeiras e cartazes do Brasil, fitas para a cabeça.
Vistam uma camisa da Seleção Brasileira no Laçador. Enfeitem a Ponte do Guaíba, decorem o caminho do centro até o Beira-Rio. Decorem o aeroporto.
Tivemos 7 anos para nos preparar e não o fizemos. Agora faltam menos de 30 dias. Vamos fazer alguma coisa. Não vamos correr o risco de um vexame internacional. Nosso povo tão sofrido não merece isso.
Coloco-me à disposição.
JOÃO CARLOS REGO
Criador do DIA DO CLIENTE”.
Nenhuma vírgula a acrescentar. Apenas endossar o que escreveu o João Carlos
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