Desde que a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) fez seu último concerto no teatro à Avenida Independência, há cerca de dois meses, o local está desocupado. Da história de 24 anos da orquestra naquela sede, ficou apenas o apelido de Teatro da Ospa.
A orquestra tem se apresentado no teatro do Bourbon Country. Nos próximos anos, será construída sua sede própria no centro da Capital, junto ao Parque da Harmonia.
Por enquanto, não há planos para o teatro no bairro Independência. Mas se você pudesse escolher o novo ocupante, quem escolheria?
Postado por Thais Sardá, Redação ZH





O publicitário Solano Lucena mora no Alto Teresópolis, mas é assíduo frequentador do Parcão.
Úrsula Petrilli Dutra, servidora pública, bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Público, é moradora do bairro Independência há 13 anos.
Para manter os leitores do blog em forma, a nutricionista Vera Lisboa dá sugestões e dicas de pratos especiais que encontra pela região.

João Victor Eltz da Silva tem 29 anos e sempre morou no Rio Branco. É publicitário e escreve sobre trânsito, obras viárias e urbanismo.
Professor de inglês, empresário e funcionário do Banrisul, Eduardo André Viamonte, 40 anos, mora na Avenida Cristóvão Colombo.
Morador da Gonçalo de Carvalho, Paulo Renato Rodrigues, 58 anos, é economista e consultor empresarial.
Simone Werlang Guardiola é publicitária e servidora pública federal. Mora no Moinhos desde 1972.
Mariano Marinho Christini 31 anos, mora da Rua Dr. Timóteo, em frente ao Parcão, e é administrador de empresas e gestor imobiliário.


Com certeza o Parque da Harmonia !
Se eu pudesse escolher um novo ocupante, escolheria algum que resolvesse dar o verdadeiro valor que o teatro merece! Primeiro, teria que acabar a construção do prédio,para melhorar o visual e aproveitar o espaço. Talvez com um estacionamento? E tb., alguém que trouxesse espetáculos para manter o teatro vivo. Lembro que assisti Violetas na Janela, e D’Artagnan e os Três Mosqueteiros,com Marcelo Faria,Thierry Figueira e Rodrigo Santoro.Fora formaturas q presenciei e, claro,os Concertos da Ospa.
Os mendigos estão tratando de enchê-la, não é, Jéssica?
Nao faz 1 mes que cercaram com grades a frente do teatro da Ospa na independencia, mas acham q vão conseguir esconder o que??
Quem desce a esquina da Rua Gen. João Telles não esta nem um pouco seguro...
O primeiro show que assisti na vida foi no Teatro da Ospa. Finalzinho dos anos 70. Eu, minha prima e a minha melhor amiga nos divertimos com os Almôndegas - quantos anos teriam Kleiton & Kledir? Ganhei até um balão de gás, que escapuliu das minhas mãos e foi subiiiiiiiindo pelo céu da Independência. Memória afetiva é isso.
Sem dúvida, o ideal seria que o espaço fosse mantido como casa de espetáculos, tanto para shows como para teatro. Claro que, para isso, deveria ser reformado e modernizado.
Me espanta como nenhuma das grandes produtoras da cidade tenham se interessado em revitalizar aquele espaço, tão bem localizado e já tradicional no circuito cultural de Porto Alegre.
Na verdade, o espaço, ou melhor, sua entrada, está qualquer coisa menos desocupado, infelizmente.