Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Um café corretamente ecológico

31 de janeiro de 2009 18


Fui convidada para a reinauguração de um café no Moinhos que tinha fechado para reforma. Não fui com muito entusiasmo, pois pensei, mais uma obra cheia de luzes e mesas modernas, com cardápio igual, atendimento igual – o que, por sinal, merece um próximo post, o atendimento dos cafés e restaurantes do Moinhos.

Chegando ao local, percebi num primeiro momento a sensação de estar entrando em uma tenda árabe. Cortinas leves e coloridas, luz aconchegante, espaço e aroma delicioso.

Conversei brevemente com a dona do estabelecimento, Regina Dossin, que estava radiante com a inauguração de um projeto sonhado e executado com muito cuidado. A nova proposta conceitual: a busca pela sustentabilidade.

Camila Freitas confeiteira, conversou comigo e pude notar em seu olhar, o orgulho de estar fazendo parte da idealização de um projeto de sustentabilidade. Para gerar um ambiente saudável e com harmonia para os frequentadores do café, Camila e Regina optaram pela filosofia Feng Shui na decoração.

As janelas de vidro são muitas, fazendo com que a luz entre muito mais no recinto, economizando assim o uso de lâmpadas. A iluminação artificial foi toda elaborada com Lâmpadas LED, que consomem até 80% menos energia. O lixo é reciclado. O lixo orgânico é separado e vai para um sítio na Lomba do Pinheiro para compostagem. O mobiliário é todo de madeira de demolição, e os balcões de atendimento e o bar vieram da demolição de antigas estruturas do Colégio Bom Conselho.

Enfim, um café do século XXI onde seus proprietários pensam no cliente e na natureza. Parabéns a Tortaria Café e Brasserie.

Postado por Miréia Borges, Conselho de Blogueiros

Comentários (18)

  • norma ricaldone diz: 5 de fevereiro de 2009

    Amiga Miréia, sabes que o fato de viver em MVD não quer dizer que não viva com Moinhos de Vento no coração. Encontramos o lugar ideal para o nosso programado café. Farei contato assim que retornar. Vamos incluir, também, outras blogueiras.Já vou perguntando. Vocês aceitam, vamos tomar um café? Saudades.

  • Noiran Fratini diz: 9 de fevereiro de 2009

    Vou lá só para ver os resquícios do Bom Conselho onde passei 14 anos estudando. Com certeza vou me sentir em casa. Noiran Fratini

  • INES A, P. DOSSIN diz: 11 de fevereiro de 2009

    Que Deus te ilumine nesta nova caminhada,com muito progresso; fazendo tua parte pela natureza que te agradesce. Parabens.Ines.

  • Elizabeth FontouraCaobelli diz: 4 de fevereiro de 2009

    MIRÉIA! FIQUEI COM MUITA VONTADE DE CONHECER ESTE CAFÉ! VAMOS MARCAR QUALQUER DIA DESTES. BJS. BEBETH

  • Ary diz: 31 de janeiro de 2009

    Parabéns! Evidentemente que nada de carne ou derivados é servido ali.

  • Moary Alves da Silva diz: 2 de fevereiro de 2009

    Mireinha!!

    Grande maninha,a sustentabilidade é a economia para suspendermos o assunto crise.
    Quanto maior a economia de custos e a ajuda ao meio ambiente, melhor iremos viver,sabendo como ajudar o planeta e aumentarmos nossos lucros.

    Bjs .
    Moary.

  • Carla Melani diz: 31 de janeiro de 2009

    Boa dica Miréia! Parabéns e temos que ir lá tomar um café…

  • Carmen Diehl diz: 2 de fevereiro de 2009

    Querida Miréia,
    Foi ótimo ter-nos encontrado nesta reinauguração e conferir de perto o projeto da Regina que, espero, sirva de exemplo a todos outros empresários do Moinhos, já que são tão importantes formadores de opinião. Só assim, conseguiremos mostrar que a sustentabilidade é o negócio do futuro.
    bjs

  • Nadyr João Mozzini diz: 2 de fevereiro de 2009

    Vivemos numa época em que as pessoas, para atenderem ao jogo da competitividade no campo profissional, deixam em segundo-plano o fator “alimentação saudável”. Produtos Mc Donald´s, cachorros-quente, baurus, frituras em geral, etc., tudo acompanhado por Coca-cola e num tempo muito curto, é o prato usual.
    A inauguração do “Tortaria Café e Brasserie” chega como uma excelente opção para quem estiver disposto administrar o tempo e se beneficiar de uma alimentação saudável!

  • Ana Paula Spier diz: 2 de fevereiro de 2009

    Tive a mesma impressão da Miréia ao conhecer o local…ficou muito diferente e acolhedor! Adorei!!

  • Regina Polli Dossin diz: 3 de fevereiro de 2009

    Querida Miréia! Além do grande prazer em te conhecer, fiquei muito lisonjeada com teus comentários no blog. Obrigada! Após meses de pesquisa, é imensa a realização ao saber que o tema sustentabilidade tenha tamanha receptividade. Temos muito pela frente neste processo para atuarmos com consciência e respeito à natureza, em harmonia com as pessoas, sejam clientes, sejam colaboradores. Estamos aprendendo a cada dia, desenvolvendo parcerias e as sugestões e indicaçõe são bem-vindas. Grande abraço

  • Beatriz Kauffman diz: 3 de fevereiro de 2009

    Re, ainda não consegui visitar a nova Tortaria mas ja esta na agenda. PARABÉNS e muito $UCE$$O com o novo emprendimento ecologicamente correto

  • Mario Kerber diz: 7 de fevereiro de 2009

    Em Farroupilha ela nasceu, em Caxias se criou, em Porto Alegre triunfou.Parabéns pela preocupação ecológica na nova Tortaria. Ah…e que pelas belas cortinas!!! Dossin e Salgadin!Bjsssssssss e suce$$o!!!!!

  • Lucena Dossin diz: 7 de fevereiro de 2009

    A nova TORTARIA esta realmente um lugar ” cosmopolita” , parabens pelo bom gosto na decoracao, cardapio e consciencia social ! Sustentabilidade nao pode ser apenas palavras, tem que haver acao , com esta !!
    A equipe esta barbara, totalmente antenada com o que o portoalegrense e os demais frequentadores querem…TUDO DE BOM !!!
    Um local “INTERNACIONAL” dentro de PoA , era isso que precisavamos !
    Have fun !!!
    Lucena

  • Roselis Ribas diz: 2 de fevereiro de 2009

    Querida Mireia…aí está a prova concreta que as pessoas estao mudando,e para melhor,pois a Sustentabilidade deixa de ser só uma palavra da moda,e sim uma realidade.Pessoas preocupadas com nosso Planeta, com as futuras gerações,devemos ir ao café e prestigiar cada dia mais locais e empresas que se preocupam conosco….
    Bjossss

  • Cristiane Polli diz: 3 de fevereiro de 2009

    Muito bom saber que pessoas como Regina Dossin fazem mais que apenas estarem antenados, colocando em prática um projeto como compromisso de vida e convidando os outros a fazer a sua parte.

    Parabens por abraçarem essa causa Tortaria! E nos deliciar com sabor, bom gosto e harmonia.

  • Michael Wolff diz: 3 de fevereiro de 2009

    Good for the environment and great food and drink- what better! Parabens

  • Luciana Castilhos diz: 3 de fevereiro de 2009

    Interessantíssimo o local. De bom gosto e ótima consciência de renovação.Valeu por compartilhar!! Bj, Luciana

Envie seu Comentário