Caminhei lentamente pelas ruas do Moinhos como gosto muito de fazer e, para variar, parei na Dinarte Ribeiro e entrei para um café e de preferência na parte interna, pois não estava disposta naquele momento encontrar ninguém conhecido para conversar.
O garçom me conduziu a mesa e me forneceu o cardápio para o pedido, quando comecei a olhar - não olhando - qual não foi minha surpresa quando ele me disse:
- Com licença! Posso lhe dizer uma coisa?
- Sim - respondi.
- Como a senhora está com um semblante preocupado e querendo "ficar na sua", sugiro um Belle de Jour de Gruyère acompanhado de um gostoso café.
Levantei a cabeça e surpreendida perguntei o que era essa iguaria e ele respondeu prontamente:
- Brioche de queijo suíço quentinho.
Aceitei a sugestão e fiquei pensativa no atendimento que tinha recebido,l o que não é usual, infelizmente. De fato estava deliciosa a sugestão e curiosa perguntei para o rapaz qual era o nome dele, o que ele respondeu simpaticamente: Gerson Luis Capitão!
Pedi para que transferisse minha água lá para fora e se ele poderia conversar uns minutos comigo. E eis que me surpreendi mais ainda, pois estava em minha frente um "verdadeiro gourmet", não aquele gourmet de gorro branco e doma branca manchada de respingos dos temperos. Estava em minha frente um rapaz simples, mas com um olhar perspicaz e uma vontade imensa de ser reconhecido.
Gerson conhece todos os produtos que a Panificadora Barbarella oferece, local onde trabalha. Ele ama o que faz, tem 15 anos de profissão e conhece muito de cozinha por fazer parte de uma família que adora cozinhar e quase todos herdaram esse dom.
O aroma traz diferentes sensações para o Gerson, que testa em casa as receitas do seu local de trabalho, para saber o que está oferecendo para os clientes. Ele inventa receita também e dá sugestões para sua chefe.
Como no local a maioria dos clientes é do sexo feminino, a gente precisa ter um pouco mais de paciência diz ele, pois as mulheres são mais exigentes e muito mais sensíveis que os homens. Voltando aos aromas, ele diz que a pimenta o deixa muito ligado, atento.
O marinado de berinjela, manteiga, alho e manjericão, são misturas de sabores que lhe traz satisfação e muita emoção. Ele, enquanto conversávamos, citou várias sugestões como: Pain au Levain (pão de fermentação natural), Natur Sner Taig (pão integral de fermentação natural), Fudge (toffle de chocolate meio amargo), Danish Pastry (doce dinamarquês).
Com tudo isso, me diga: esse rapaz não é um verdadeiro goumet? Saí do local contente por ter conhecido o Gerson e reconhecer que ainda existem lugares que dão chance a pessoas autodidatas.
Parabéns Gerson! Vale a pena conferir!!!
Postado por Miréia Borges, Conselho de Blogueiros





O publicitário Solano Lucena mora no Alto Teresópolis, mas é assíduo frequentador do Parcão.
Úrsula Petrilli Dutra, servidora pública, bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Público, é moradora do bairro Independência há 13 anos.
Para manter os leitores do blog em forma, a nutricionista Vera Lisboa dá sugestões e dicas de pratos especiais que encontra pela região.

João Victor Eltz da Silva tem 29 anos e sempre morou no Rio Branco. É publicitário e escreve sobre trânsito, obras viárias e urbanismo.
Professor de inglês, empresário e funcionário do Banrisul, Eduardo André Viamonte, 40 anos, mora na Avenida Cristóvão Colombo.
Morador da Gonçalo de Carvalho, Paulo Renato Rodrigues, 58 anos, é economista e consultor empresarial.
Simone Werlang Guardiola é publicitária e servidora pública federal. Mora no Moinhos desde 1972.
Mariano Marinho Christini 31 anos, mora da Rua Dr. Timóteo, em frente ao Parcão, e é administrador de empresas e gestor imobiliário.


Comentários