Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de agosto 2009

Se esta rua fosse minha

31 de agosto de 2009 5

Se esta rua…
Se esta rua fosse minha
Eu a mandava limpar…
Se esta rua fosse minha,
Eu não iria esquecer
Que parada de ônibus
Bom calçamento teria que ter
Se a calçada é estreita
Eu iria lembrar
Que uma lixeira no caminho
Só serve pra atrapalhar
Se esta rua fosse minha eu iria saber
Que para uma árvore sadia
Um canteiro bom teria que haver.
Onde plantassem, e flores pudessem nascer
Se esta rua fosse minha, não a deixaria pichar
E a noite, a iria bem iluminar
Se esta rua fosse minha
Eu lembraria os deficientes
Que precisam passar 
Se esta rua fosse minha…
Eu saberia dos idosos
Que gostariam de passear
pior é que ela é minha…
Pior é que não me ouvem…
Pior é não querem ver
Que se esta rua é minha
Eu não deveria pagar
Para ela ser bonita.
Como esta rua é minha
Pouco iria gastar,
E tudo faria mudar.
E como nada é feito…
E como esta rua é minha…
Só me resta gritar!

Postado por Marília Costa Cardoso, Conselho de Blogueiros

Jantares harmonizados 2009 chega ao fim

29 de agosto de 2009 0

A última semana da série de jantares harmonizados promovido pelo Bistrô Porto Alegre se encerra neste domingo. Servido em quatro tempos, a partir das 19h30min, o jantar inicia com um quiche de camarão e porcini in natura com salada da horta, acompanhado do Espumante Peruzzo Brut 2009, medalha de Ouro no 6º Concurso do Espumante Brasileiro.

Em seguida, o chef Mauro Sousa traz à mesa borboleta de salmão grelhado ao molho de ostra com palitos de legumes, a ser saboreada com o Peruzzo Chardonnay 2008.

O segundo prato, cuja receita o Blog do ZH Moinhos traz para você, é o entrecot de picanha ao molho cabernet e cebola roxa servido com mix de purê de batata, acompanhado do Peruzzo Cabernet Sauvignon 2007.

O jantar encerra com a sugestão do pâtisserie do hotel, Joseilton Silva Oliveira. Uma torta de limão com leque de manga, calda de kiwi e caramelo, harmonizada com o Espumante Peruzzo Demi-Sec 2009.

Reservas e informações sobre o jantar pode ser encontradas pelo telefone 2121.6060 ou pelo email guestservice@sheraton-poa.com.br.

Entrecot de picanha ao molho cabernet e cebola roxa servido com mix de purê

Porção para 2 pessoas

Ingredientes
2 unidades (200g cada) de entrecot de picanha
2 batatas inglesas médias
2 batatas doces médias
2 cebolas roxas cortadas em tiras
1 taça de vinho cabernet sauvignon
2 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga
½ copo de leite
2 colheres de sopa de demi-glace
1 colher de chá de açúcar
Sal, pimenta, ervas finas e noz moscada a gosto

Modo de preparo

Da carne
Tempere a picanha com sal e pimenta. Em uma frigideira, grelhe com fios de óleo de alho até ficar ao ponto. Leve ao forno pré-aquecido (180º C) por aproximadamente 5 minutos para finalizar.

Do purê
Adicione 1 folha de louro e um pouco de noz moscada na água e deixe ferver. Cozinhe as batatas descascadas até ficar no ponto de purê. Escorra e esmague as batatas em uma peneira para que fiquem bem finas. Em seguida, coloque a batata já esmagada em uma panela, adicione a manteiga, o creme de leite, as ervas finas, o sal e a pimenta a gosto. Leve ao fogo e mexa até atingir o ponto ideal.

Do molho
Em uma frigideira, refogue a cebola, o vinho e o açúcar. Mexa até reduzir à metade em fogo baixo. Acrescente a demi-clace e tempere com sal e pimenta.

Postado por Anna Martha Silveira, Redação ZH

Jornalista por um dia

28 de agosto de 2009 0

Ana Maria Müller, com o repórter André Mags (à esq.) e da editora Clarissa Ciarelli, na redação de ZH/Jefferson Botega

A estudante Ana Maria Müller, do Colégio Anchieta, viveu um dia como repórter de Zero Hora nesta sexta-feira. Participante do programa Empresário Sombra, da Junior Achievement, Ana optou por conhecer a rotina da redação de um jornal.

O analista de planejamento de indicadores do Grupo RBS, Roberto Guedes de Nonohay, que integra a iniciativa, proporcionou à estudante viver essa experiência. Nonohay era um dos profissionais voluntários - o chamado adviser - do programa Miniempresa junto ao Anchieta, no primeiro semestre deste ano.

Ana acompanhou o repórter André Mags em uma pauta sobre o Campeonato Municipal de Várzea, para o ZH Moinhos, durante a manhã, e depois voltou para a redação, onde redigiu sua matéria.

Sob a orientação da editora dos cadernos de bairros de ZH, Clarissa Ciarelli, ela conheceu as etapas da edição de uma matéria, e participou da reunião de planejamento do jornal do dia seguinte.

A estudante aprovou a experiência:

- Foi muito legal. Eu adorei - comentou.

Ana, que é aluna do segundo ano do Ensino Médio, quer prestar vestibular para Jornalismo em 2011. A sua formatura no programa Miniempresa ocorrerá no dia 30 de setembro, na Fiergs.

Postado por Anna Martha Silveira, Redação ZH

Sogipa promove Balada Teen

28 de agosto de 2009 1

É logo mais, à noite, a partir das 20h, a 6ª Balada Teen, promovida pelo clube para sócios e não-sócios. O evento, que terá a temática Cachorro Loco, é exclusivo para a garotada de até 15 anos. A festa terá sorteio de brindes, chapelaria gratuita e espaço destinado para pais e responsáveis aguardarem os filhos e os buscarem de forma tranquila e segura.

Os convites para a festa estão à venda na secretaria administrativa da Sogipa. Na hora, para associados, o ingresso é R$ 10 e para não-sócios, R$ 20. Informações no telefone 3325-7293. O clube fica na Rua Barão de Cotegipe, 415.

Será indispensável a apresentação da carteira de identidade.

Lembrando: tem mais de 15? Fica de fora da festa.

Postado por Anna Martha Silveira, Redação ZH

Gatos da 24

28 de agosto de 2009 13

A casa é linda! Meu sonho de consumo. Passo pela frente imaginando ganhar numa Mega Sena para comprá-la. Está desabitada. Eu sabia que ali havia antigos moradores. Os gatos agora habitam o local. Amo gatos, amo cachorros, amo animais!

A comunidade tenta alimentar, mas não consegue entrar. Há um guardião feroz. Um gato muito bravo que não deixa. Pelas grades do portão principal, frente à 24 de outubro, estão a comida e água. Há fêmeas prenhas. O Mundo Animal ajuda, a Vida Animal ajuda, a vizinhança ajuda. A casa é protegida, mas os gatos não. Eles habitam os arredores sujos e recebem o que dão.

Atrás há um pequeno bosque. Isso foi sempre o que me motivou a tirar na Mega Sena e comprá-la. Deve ter mais deles por lá. Disse uma moradora, enquanto eu fotografava, que havia muito mais deles.

Animais precisam de seres humanos para viver. Seres humanos podem viver sem os animais.

O que fazer? Alimentá-los e dar água. E esperar. Esperar que alguém nada ruim faça o pior.

E a família? Onde está? Como fazer contato?

Quem puder, nos dê uma luz! Vamos agir para melhorar tudo, a higiene, os gatos, a casa. Eles dependem de nós, pois não são humanos.

O endereço? Rua 24 de outubro, 1.290.

Mais ações? Adote um deles. São lindos.

Postado por Simone Werlang Guardiola, Conselho de Blogueiros

Hoje nas bancas

27 de agosto de 2009 0

No ZH Moinhos, que chega às bancas da região nesta quinta-feira, você conhecerá a primeira matéria da série Moinhos Sustentável, pela qual abordaremos iniciativas ligadas a diminuição do impacto do homem no meio ambiente.

Nesta edição, você conhece também a história do Moinhos de Vento Futebol Clube e do arquiteto e ator Sérgio Mantovani, morador da Rua Marcelo Gama.

O caderno também detalha as regras da adoção do Parcão, renovada no início da semana, e as obras da Avenida São Pedro.

 

Moinhos Sustentável

Você conhece alguma iniciativa ligada a sustentabilidade na região? Conte para a gente. Escreva para o moinhos@zerohora.com.br ou ligue para 3218-4785.

Postado por Anna Martha Silveira, Redação ZH

Dias mais felizes

27 de agosto de 2009 5

Há um bom tempo, todo ano, recebo um e-mail que me emociona e me motiva a colaborar com o Mc Dia Feliz. É um e-mail enviado por meu amigo de infância, Germano Hofler.

No ano passado, quando ele me enviou o e-mail da Corrida pela Vida no Parcão, resolvi fazer um post contando sua história e sua relação com o Instituto do Câncer Infantil (ICI), localizado na Rua Francisco Ferrer, no bairro Rio Branco.

Esse ano ele informa que o Mc Dia Feliz será no dia 29 de agosto e salienta que toda a renda do sanduíche Big Mac é doada para instituições que cuidam de crianças com câncer. Aqui no bairro Moinhos e em todas as lojas do Mc Donald`s de Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas e Tramandaí, a instituição beneficiada é o Instituto de Câncer Infantil, onde ele já foi paciente e hoje colabora como voluntário.

Pela página na internet do ICI ficamos sabendo de todos os objetivos da campanha e o que já foi feito com o dinheiro arrecadado nos outros anos. É possível adquirir tíquetes antecipados do sanduíche pelo site e se informar sobre outras formas de como ajudar a entidade.

E falando em outras formas de ajudar o ICI, descobri que o blogueiro Mariano Christini colabora de uma maneira bem legal:

É verdade. Outro modo de auxílio permanente ao Instituto de Câncer Infantil é a arrecadação de notas fiscais. Eu, Mariano, e minha família, liderada pelo meu pai, somos arrecadadores diários de notas. Temos em nossa imobiliária uma urna de arrecadação, bem como no nosso condomínio e em outros edifícios.

Buscamos as notas das urnas e entregamos diretamente na sede do Instituto do Câncer Infantil. O ICI participa do programa A nota é minha, junto à Secretaria Estadual da Fazenda.

Esse programa funciona do seguinte modo: o cidadão comum deve arrecadar 30 notas fiscais (não interessa o valor) e trocar por uma cautela em qualquer entidade credenciada (escolas, hospitais, entidades assistenciais, entidades ambulatoriais), que concorre a prêmios trimestrais. As entidades, por sua vez, agrupam os documentos recebidos, efetuam a digitação das cautelas e notas fiscais, e transmitem os arquivos para a Secretaria da Fazenda. As entidades recebem pontuação a partir de critérios pré-estabelecidos e concorrem a repasses de recursos de acordo com a pontuação apurada.

Há em diversos estabelecimentos comerciais, como por exemplo, em supermercados, diferentes urnas de entidades para arrecadação de notas fiscais.

Para mim, esta é uma ajuda que não custa nada. É uma medida fácil para qualquer pessoa que queira auxiliar o próximo. Todos os recursos que as entidades recebem são de grande importância e valia. Seja para o ICI ou para outras entidades. Vamos lá pessoal, vamos ajudá-los a terem dias mais felizes.

Postado por Úrsula e Mariano, Conselho de Blogueiros

Cine Coral é alugado

26 de agosto de 2009 8

Daniel Cardoso, Banco de Dados, 2008

O prédio do Cine Coral, localizado na Rua 24 de Outubro, finalmente foi locado para ocupação. Desativado e fechado desde 1994, o espaço, assumido pela empresa Peroni Jornalismo e Marketing, irá sediar feiras comerciais e eventos culturais, como mostra de artistas plásticos, pintores, escultores e artesãos. No local, também haverá cursos de decoração, costura e profissionalizantes.

Entre os dias 18 a 27 de setembro e no início de outubro, serão realizados dois eventos: a Feira de Primavera e a Primavera Florida no Parcão. Neles, distribuidores e produtores de flores e plantas ornamentais de todo o Estado estarão comercializando produtos a preços mais acessíveis.

O plantão para informações e inscrições está funcionando no local, na 24 Outubro, 624. O contato também pode ser feito pelo telefone 3346-6646.

E você, o que acha das novas atividades no prédio do Cine Coral?

Postado por Anna Martha Silveira, Redação ZH

Perfil do Moinhos

26 de agosto de 2009 2

A partir da primeira quinzena de setembro, quem vive e/ou trabalha no Moinhos de Vento receberá um questionário com 15 perguntas sobre sua relação com o bairro e o grau de importância que dá ao patrimônio histórico, cultural e ambiental da região, entre outras. O objetivo da pesquisa Loucos pelo Moinhos é compreender melhor a relação dos moradores, trabalhadores e turistas com o bairro.

O material também poderá ser encontrado, neste período, nos seguintes locais: Dmae e Lotérica Talismã (24 de Outubro), Oficina do Açaí e Quality Hotel (Comendador Caminha), Lamb`s (Coronel Bordini), Galeria Florêncio Ygartua (Florêncio Ygartua), Colégio Bom Conselho (Ramiro Barcelos), Centro de Cultura e Bem-estar Fabiano Gomes (Luciana de Abreu), Saúde no Copo e Moinhos Shopping (Olavo Barreto Viana), Aliança Francesa (Dr. Timóteo), Colégio Uruguai (Parcão), Método DeRose – Moinhos e Caixa Econômica Federal (Quintino Bocaiúva). Para devolver o questionário preenchido, basta ir a um desses locais e depositá-lo em uma urna.

Coordenado pela mestranda em psicologia social da PUCRS Luciele Nardi Comunello, o estudo conta com a participação dos alunos de Psicologia da universidade Norton Mayer, Guilherme Manica e Andrea Velho. Para Luciele, a pesquisa será um estímulo de melhoria na qualidade de vida e na relação dos habitantes da região.

— Vamos mapear a relação do morador com o espaço, construir um diagnóstico das necessidades comuns e soluções partilhadas — explicou Luciele.

Postado por André Mags

Pizza com futebol

26 de agosto de 2009 1

Essa é para os torcedores do Moinhos que apreciam a boa gastronomia. A partir de hoje, a Bazkaria passa a promover o Quartas de Jogo, quando transmitirá ao vivo, em duas TVs de plasma, os jogos da Série A do Campeonato Brasileiro.

Durante os jogos, à noite, além do cardápio tradicional do restaurante, os torcedores também poderão petiscar tapas a preços especiais. E tem mais: cada chope pedido dará direito a outro.

Os primeiros jogos a serem exibidos serão Corinthians e Barueri e Santos e Inter. A Bazkaria fica na Comendador Caminha, 324, em frente ao Parcão.

Postado por Anna Martha Silveira, Redação ZH

Do Ceará para o Moinhos de Vento

25 de agosto de 2009 2

Pipa Diniz contou sobre sua experiência no programa No Limite

Conversei com Patrícia Diniz, mais conhecida como Pipa Diniz, num ambiente festivo, esperando para assistir um filme na sala de cinema MK. Sentamos na cozinha comendo pipoca e tomando champanha, com platéia assistindo a entrevista. Hilário!

Com a volta do programa No Limite, achei interessante conversar com uma participante da primeira edição. Afinal, ela esteve no primeiro reality show da televisão brasileira, no ano 2000. Pipa era da equipe Sol e ficou em segundo lugar, disputando a final com uma paulista.

Pipa fazia teatro em Porto Alegre quando foi se inscrever no Hotel Everest para um teste na Rede Globo, indicada por uma amiga. Passou em todas as fases, ganhou um carro e uma passagem para o Ceará, onde participaria do programa, com a expectativa de trazer algum prêmio em dinheiro para a casa.

Como foram os pioneiros desse tipo de programa, ela se surpreendeu consigo mesma, pois sempre teve uma personalidade forte, de liderança, e percebeu que lá não era o momento de se expor muito, e calou para muitas situações.

- Nunca fui outra pessoa lá, e aqui continuo a ser a mesma pessoa de sempre.

A experiência que vivenciou lhe fez sentir que não sabia lidar bem com a solidão e se acabou nos dois últimos dias antes da final, quando separaram as duas participantes em tendas distantes uma da outra.

Pipa diz que dormiu esses dois dias de exaustão e fome. Quando acordava, só pensava em ir embora. A equipe ficou 24 dias no Ceará durante o programa, um mês antes, para a preparação do programa, e um mês depois no Chile, esperando terminar o programa na televisão. Isso tudo longe da família e longe do marido Maurício.

Foi difícil retornar à vida normal depois de tudo, mas Pipa, que é uma mulher guerreira e muito alto astral, voltou para o teatro com a peça Histórias Tatuadas, de Gabriel Moojen, onde ficou em cartaz por um ano. Fez o programa Aventura para a RBS e muitas outras participações na mídia. Resolveu, então, ter uma vida mais calma e se aventurou em outras atividades.

Pipa vai fazer 40 anos e tem outra expectativa de vida. Hoje ela vive mais calma com seu marido e seu filho Vicente, e diz:

- Realizei o grande sonho de minha vida: ser feliz.

Postado por Miréia Borges, Conselho de Blogueiros

Noite de vinhos e azeites no Leopoldina

24 de agosto de 2009 9

Porto Alegre e São Paulo foram as cidades brasileiras escolhidas pelo ProChile -  escritório comercial do Chile no Brasil – para a apresentação dos melhores vinhos e azeites do país andino a jornalistas e ao setor especializado em enogastronomia.

O evento foi realizado na sexta-feira passada no Leopoldina Juvenil e causou grande frisson entre os amantes da bebida de Baco no elegante bairro Moinhos de Vento.

Estivemos lá para sentir o clima empresarial e apreciar os melhores rótulos do país da cordilheira. O importante foi perceber a visão dos empresários chilenos sobre o mercado brasileiro. Eles não tem nenhuma dúvida de que o Brasil hoje não só é a locomotiva da América do Sul como também é o país emergente que vai alavancar a economia mundial nos próximos anos.

- Principalmente pelo tamanho do seu mercado, de 190 milhões de consumidores, ainda pouco explorado – afirmou taxativamente José Luiz Martin, da Bouquillar Altos Vinos S.A, uma das 24 vinícolas que veio expor seus produtos aos gaúchos. 

Será que os nossos empresários estão enxergando isso?

Postado por Paulo Renato Rodrigues, Conselho de Blogueiros

No Consulado do Inter

24 de agosto de 2009 2

Fui convidada pela minha amiga de infância, Claudia Herminia Loch, a participar de um jantar dos consulados do Internacional, realizado na segunda quinzena de agosto.

Depois de muitos convites, fui ver de perto a paixão desses colorados, que os fizeram ser representantes do Inter em seus bairros.

Claudinha, como a chamamos, é consulesa do Inter no bairro Santa Cecília e possui um espaço na social do estádio Beira Rio, chamado de Camarote da Claudinha. Há horas, ela vinha me cantando para ser consulesa do Inter no bairro Floresta. Como tenho muitas atividades e compromissos profissionais, sempre relutei em aceitar, porque, se aceitasse, teria que ter um maior comprometimento com as causas do Inter.

Fui muito bem recebida pelo pessoal. Conheci o cônsul do bairro Floresta, José Carlos Rangel, vulgo Zé Vermelho, que assumiu, há mais ou menos um mês, a função. Lá pelas tantas me surpreendi com o convite digamos, oficial, de ser a vice-consulesa.

Aos 44 anos, não imaginaria que um dia poderia ser sócia colorada. Para mim foi uma honra. Na realidade, naquele momento, me passou pela cabeça: “Eu, no consulado do Inter? Por que não?” e aceitei o convite. De bom grado.

Aproveitando o post, divulgo que os consulados dos bairros de Porto Alegre do Internacional estão recebendo agasalhos e alimentos não perecíveis na sua casa consular, localizada próximo ao portão 8, no Estádio Beira Rio. Essas doações serão repassadas para entidades assistenciais cadastradas junto ao Sesc. Essa ação é uma parceria do Sesc, Mesa Brasil e do Inter por meio do Interagir (projeto social do Inter).

p.s.: Quando cheguei em casa, meu filho perguntou: `Mas e o Grêmio? Agora só vai falar do Inter…`. Então, atendendo (contrariada..rs…rs…) o seu pedido, também deixo esse espaço aberto para o cônsul do Grêmio do bairro Floresta, para divulgação de seus eventos.

Na foto, o Rangel e o diretor de consulados dos bairros de Porto Alegre, Paulo Lattuada.


Postado por Lu Kolesny, Conselho de Blogueiros

Torneio de esgrima no União

22 de agosto de 2009 0

A sede Moinhos de Vento do Grêmio Náutico União recebe, nesse final de semana, a segunda etapa do Torneio Nacional de esgrima. Classificatória para o Campeonato Mundial, na Turquia, e para o Campeonato Sul-Americano, na Colômbia, a competição tem quatro etapas no total, realizadas no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo, culminando no Campeonato Brasileiro, que define os melhores da temporada, em novembro, em São Paulo.

A competição se destaca também pelo seu formato: durante os três dias, as eliminatórias da competição ocorrem no clube, e as finais, no Shopping Iguatemi. Mais de 160 atletas, de seis estados, estarão na disputa. Com 37 esgrimistas, a delegação unionista será a maior da competição, ao lado da do Clube Pinheiros, de São Paulo, que trará o mesmo número de espadachins à Capital.

Postado por Anna Martha Silveira, Redação ZH

Termômetro do Parcão

21 de agosto de 2009 5

Há menos de duas semanas fiz um post comentando sobre o recorde de frio dos últimos tempos, incentivando a campanha do agasalho e alertando para os cuidados da nova gripe. Tirei foto de um termômetro, para ilustrar o frio, marcando 7°C.

No final de semana passado, o calor registrado também foi recorde para o mês de agosto. No sábado passei pelo termômetro do Parcão, na Avenida Goethe e estava marcando 31°C. Logo peguei a máquina fotográfica para registrar, pois pensei em de repente fazer um post. 

Ah, mas se for pro blog deixa eu tirar outras fotos de outros ângulos. Espera aí, não é possível, 32°C? A temperatura aumentou em minutos. Hum, mas não sei se vou escrever mais uma vez falando do tempo… pode parecer que não tenho assunto… ou que o blog só trata de amenidades…

Bom, mas o mais interessante é que na volta da caminhada, uma hora após a primeira foto, o termômetro do Parcão estava marcando 34°C.

Aí não tive mais dúvidas e resolvi retratar esses momentos.

Dizem que um dos assuntos que mais aproxima as pessoas é o tempo. As pessoas que não se conhecem ou se conhecem pouco tem o tempo como algo em comum em suas vidas.

Logo, nada melhor para puxar uma boa conversa do que começar pelo tempo. E esse tempo? Será que vai chover? E será que o termômetro do Parcão não estava desregulado? Ou será que é o tempo mesmo que anda desregulado?

Postado por Úrsula Petrilli Dutra, Conselho de Blogueiros