Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de setembro 2009

Cinema no Total

30 de setembro de 2009 0

Adriana Franciosi, BD, 5/5/2006

O Happy Hour Cultural do Shopping Total desta quinta-feira será com os cineastas Carlos Gerbase e Paulo Nascimento. A edição especial sobre cinema terá mediação de Jaqueline Chala, da FM Cultura.

Gerbase é professor de cinema na PUCRS e um dos sócios da Casa de Cinema de Porto Alegre, ao lado de Giba Assis Brasil, Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo, Nora Goulart e Luciana Tomasi. Já Nascimento é diretor, roteirista e produtor – além de ser responsável pela Accorde Filmes, que levou a vários festivais filmes como Diário de Um Mundo Novo, Valsa para Bruno Stein e Em Teu Nome.

O evento começa às 19h, na Alameda dos Escritores. A entrada é franca. Informações pelo telefone 3018-8000 ou pelo site www.happyhourcultural.com.br. Em caso de chuva, o evento acontecerá no Restaurante Marco`s.

Postado por Anna Martha Silveira, Redação ZH

Reforma no Sashiburi

30 de setembro de 2009 0

Foi com apreensão que o blog recebeu a notícia de que o restaurante japonês Sashiburi da Dona Laura fecharia as portas para uma reforma no final de setembro. A boa notícia é que, com as novas instalações, virá também um novo cardápio, cujo destaque fica por conta de dois novos pratos quentes: salmão com molho de shitake no sakê acompanhado de pudim de brócolis, e estrogonofe de filé com shimeji acompanhado de crocante de batata.

De acordo com Cristiano Horn, um dos sócios do local, estão previstas muitas alterações no ambiente. A mudança atinge piso, iluminação, mobília, cores e até mesmo o balcão de sushi trocará de lugar, assim como o caixa.

- Trabalharemos uma idéia mais contemporânea, seguindo a linha do Sashiburi, que é um japonês mais moderno do que tradicional – , disse Horn.

A filial da Avenida Pereira Passos, na Zona sul, continuará atendendo normalmente. Para os moradores da região do Moinhos, resta aguardar o retorno, previsto para a primeira quinzena de outubro, e, quando a vontade de comer um sushi for grande, apelar para a telentrega. O telefone é o 3028-5667. O menu completo está no site www.sashiburi.com

Postado por Anna Martha Silveira, Redação ZH

A primavera chegando na janela do Moinho

29 de setembro de 2009 3

Desta vez, a foto é da primavera se aproximando da janela do moinho de vento no Parcão. Ela chegou no dia 22 de setembro, às 18h18min.

Esta é a segunda primavera aqui no Blog do ZH Moinhos.

Que possamos comemorar muitas outras primaveras!

E você, tem uma foto bonita da primavera na região? Envie, com nome, endereço e telefone, para o e-mail moinhos@zerohora.com.br

Postado por Úrsula Petrilli Dutra, Conselho de Blogueiros

Homenagem póstuma

28 de setembro de 2009 3

Há uns meses, minha mãe vem me pedindo pra fazer um post sobre uma pessoa especial. Esta pessoa era uma freira, a irmã Alfreda K.Wiltgen, que foi sua professora no Colégio Bom Conselho.

Infelizmente, ela faleceu no dia 24 de setembro, aos 98 anos. Realizando, em parte, o pedido de minha mãe, seguem algumas de suas palavras sobre a irmã Alfreda.

“Exemplo de vida
É com pesar que quero fazer esta homegem póstuma à Irmã Alfreda, que acaba de falecer, aos 98 anos. Como ex-aluna do Colégio Bom Conselho, eu a visitava com frequência, e nós recordávamos daqueles velhos tempos, quando ela foi minha professora em 1950 – ano em que me formei. Ela era uma pessoa muito ativa e receptiva. Atualmente, às quartas-feiras, ela se reunia com senhoras no colégio onde inicialmente lecionava artesanato. Quando foi minha professora, recebia das alunas doações para crianças carentes, da Vila Santa Rosa, onde ela fez por muito tempo intensa obra social. Deixo meu agradecimento a esta mulher que foi um exemplo de vida.”

Leda Fernandes Kolesny


A missa de sétimo dia da irmã Alfreda será realizada no dia 29 de setembro, às 16h, na Capela do Colégio Bom Conselho.

Fotos: arquivo pessoal

Postado por Lu Kolesny, Conselho de Blogueiros

Desatando nós

25 de setembro de 2009 0

Os jovens leitores estão sendo contemplados com uma bela iniciativa da Livraria Moliterno (Rua Tobias da Silva, 22, loja 02). Neste sábado, dia 26, às 16h, ocorre o lançamento da Série Nós, dirigida ao público adolescente. O nome da série é uma referência aos muitos “nós” que precisamos desatar nesta fase da vida.

As duas primeiras obras serão Viagens ao redor de Felipe, de Caio Riter, e A história de Clarice, de Anna Cláudia Ramos. Os dois autores estarão participando de um bate-papo na Moliterno.

Sobre as obras
Em Viagem ao Redor de Felipe, Caio Riter aborda as relações familiares d e um menino de 12 anos, abaladas com chegada de um meio-irmão. O clássico drama de não ter mais todas as atenções voltadas para si. Por meio de uma trama intertextual, o protagonista, leitor do livro Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne, mistura ficção e realidade e parte numa outra viagem em busca das respostas de que precisa.

Em A história de Clarice, Anna Cláudia aborda a vida de uma menina de 10 anos que tem um meio irmão e não conhece o pai. A autora cruza a narrativa com outros três textos literários (A vendedora de fósforos, O soldadinho de chumbo e A bolsa amarela, de Lygia Bojunga) que se apresentam como leituras à protagonista.

Postado por Anna Martha Silveira, Redação ZH

O Museu vai ao Parque

25 de setembro de 2009 0

O Museu da História da Medicina (Muhm) estará na Redenção neste sábado, dia 26, das 10h às 17h, dentro da programação que integra a Semana da Primavera da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a 3ª Primavera dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura.

O projeto Muhm vai ao Parque consiste na apresentação dos trabalhos realizados nas visitas guiadas à entidade com escolas, dentro da perspectiva de que o acesso à cultura é direito de todos.

A agenda da 3ª Primavera dos Museus reúne 789 eventos, que ocorrem neste final de semana, em 324 instituições de todo o país, e a programação do Estado pode ser consultada no site www.museus.gov.br/primavera_2009/rs.html

Imagem: divulgação

Postado por Anna Martha Silveira, Redação ZH

Garibaldi - Uma rua com Amigos

24 de setembro de 2009 14

Todo o dia, cedinho, chega o jornaleiro. Lá vai ele, dar informações. É ele que cumprimenta os moradores, e muitas vezes é o guardião da rua, sua fala matinal: Zeroooooo.

Seu nome Luis César, filósofo, jornaleiro, poeta, o homem do tempo e  principalmente o Amigo da Rua.

É dele esta simples poesia:

Olhares

Por favor, olhe para mim
Eu estou aqui, eu sou assim.
Posso ser o que há de melhor
Ou também o que há de ruim

O futuro eu não conheço,
Não depende de mim.
Mas posso lhe oferecer flores
E em tua companhia, ficar feliz mesmo assim.

Deixe o teu olhar penetrar o meu “eu”
Navegue me abrace forte.                                         
Nas tempestades, nas calmarias mergulhe no fundo de mim.

Então um dia 
Uma lembrança boa…Talvez um momento ruim…
Talvez nem restem lembranças,
Mesmo assim, por favor,
Olhe para mim.

Luis César Figueiró


Foto: arquivo pessoal

Postado por Marília Costa Cardoso, Conselho de Blogueiros

A Padre Chagas de Sant`Ana

24 de setembro de 2009 3

A felicidade tomou conta de Paulo Sant`Ana no primeiro dia de primavera de 2009. Ele flanou pela sua amada Padre Chagas, rua enaltecida pelo colunista de Zero Hora na edição de segunda-feira do jornal.

Parecia ter esquecido o ouvido esquerdo enfaixado após operação.

- Sinto dores horríveis. A cada duas horas - falou, pouco antes de desembarcar na Padre Chagas e deixar para trás o sofrimento.

No Armazém dos Importados, enfiou a mão direita em uma luva de plástico para pegar sua baguete preferida e não tirou mais a proteção.

— É para não pegar gripe A — explicou.

Da baguete, foi para um café. Se não fosse o Café do Porto, pensar-se-ia que Sant`Ana flanava por Paris, o lugar no qual o poeta Charles Baudelaire cunhou a palavra flâneur — o “flanador”, aquele que passeia pela cidade.

Também como se fosse parisiense, a Padre Chagas tem cães. Sant`Ana adonou-se de um deles e passeou com a guia na mão enluvada.

Aí encontrou o jornalista Eduardo Bueno, o Peninha, e debateu com ele as belezas da rua. “Chegou ao ponto em que já deixei, como tanta gente, de viajar, para me dirigir à Padre Chagas”, escreveu o colunista.

Sant`Ana tirou fotos com admiradores, conversou com eles, cumprimentou-os e seguiu em frente. Deixou o café para continuar flanando pela sua rua preferida.

Assista o vídeo com a visita de Sant`Ana à Padre Chagas:

Postado por André Mags, Redação ZH

Relacionamento com o cliente no Moinhos

23 de setembro de 2009 3

Andando pelo Moinhos Shopping, encontrei Lisete Kern. Ela trabalha no 2º subsolo do shopping, no Relacionamento Com o Cliente (RCC), e foi lá que me recebeu para termos uma conversa sobre como o cliente Moinhos Shopping é atendido.

Os clientes frequentes, que conhecem muito bem o shopping, vão até Lisete fazer suas considerações quando acham necessário, e ela escuta, pondera e dá sempre retorno.

Para os clientes “passantes”, aqueles que vão ao shopping esporadicamente, para visitar, ir ao cinema, fazer alguma compra, a reclamação sempre é por telefone ou e-mail. Lisete analisa e dá um retorno, pois esse é o lema do RCC.

Tem também os vizinhos do shopping, que geralmente têm alguma reclamação ou sugestão. Esses, Lisete escuta com atenção, pois a comunidade é o shopping. O bairro é o shopping.

Lisete escuta e se sente confortável com esse trabalho, pois trabalha bem com pressão, sabe ouvir o “entendimento como um todo”, discerne as críticas boas das ruins.

Esse talento ela adquiriu com a maturidade, sendo uma pessoa calma, firme, mediadora, organizada e positiva.

Tem clientes que Lisete já conhece pelo nome e pela fisionomia, pois nas caminhadas que dá pelos corredores do shopping para observar se está tudo bem, conhece muitas pessoas e para para escutar o que elas tem a dizer.

Bem, falei até agora do trabalho de Lisete, e agora vou falar da pessoa Lisete Kern. Essa mulher inteligente, com fibra e muita firmeza ao falar, reside na cidade de Butiá, de onde vêm todos os dias para prestar esse atendimento para os clientes do Moinhos Shopping. Tem formação em História e Administração e, desde 2005, é coordenadora do RCC. Morou fora do Brasil, a trabalho, por dois anos, de 1998 até 2000.

A meiguice, a firmeza e a capacidade de ouvir deixam Lisete confortável no que faz e deixam o cliente satisfeito também.

O Moinhos Shopping está de parabéns por ter no seu quadro de colaboradores uma pessoa desse gabarito, e os clientes também.

Ah, leitores! Observem no canto esquerdo do monitor do computador que Lisete usa um terço pendurado. Até aqui o Moinhos tem proteção!

Fotos: arquivo pessoal

Postado por Miréia Borges, Conselho de Blogueiros

Calendário do Juvenil

23 de setembro de 2009 0

O final de setembro será movimentado no Leopoldina Juvenil. Nesta sexta-feira, dia 25, a partir das 21h, ocorre o Jantar Primavera no Salão Imperatriz do clube. O menu da festa ficou a cargo da consultora gastronômica Vera Bernardes, com a produção do chef Cláudio Solano.

A trilha sonora será da Banda Delicatessen – vencedora do Troféu Açorianos 2009 nas categorias melhor disco de Blues/Jazz por My Baby Just Cares For Me, melhor intérprete para Ana Krüger, melhor instrumentista para Carlos Badia e melhor compositor para Badia e Roberto Callage.

Já a decoração fica sob a tutela de Sebastião Flores, com predominância dos tons laranja e amarelo.

Os convites e informações podem ser obtidos na Central de Eventos do Juvenil, pelo telefone 3323-4336.

DEBUTANTES NA RETA FINAL

No dia 29 de setembro, às 20h, ocorre o coquetel de abertura da Exposição Fotográfica das meninas na Praça Érico Veríssimo do Shopping Iguatemi (Avenida João Wallig, 1.800). A mostra reunirá imagens das 42 debutantes do clube em TVs de plasma. O fotógrafo é Gelson Carnelutti. A exposição ficará em cartaz até o dia 8 de outubro, diariamente, das 10h às 22h. O Beile de Debutantes do Juvenil será no dia 3 de outubro.

Postado por Anna Martha Silveira, Redação ZH

Bicicleta é tudo de bom

22 de setembro de 2009 0

Vinte e dois de setembro, Dia Mundial sem Carro… e a bicicleta como opção. Ma-ra-vi-lho-so! Porém, infelizmente há sempre um porém, aqui a coisa é diferente.

Ao contrário de outras cidades turísticas famosas, tais como Amsterdã, Londres e Paris, o clima não ajuda. Aqui a umidade é atômica.

Costumava fazer 25 km por dia na bicicleta. Saía do Moinhos de Vento e ia até o Parque Marinha do Brasil. Avenida Goethe, Ipiranga, Avenida Beira-Rio – múltiplas voltas por lá e o retorno no mesmo caminho. Chegava em casa, fosse verão ou inverno, como um caminhão pipa furado. Já pensou chegar assim no trabalho?

Meu sonho de consumo era ir trabalhar de bicicleta, mas veio a operação no joelho. E as subidas que têm pelo caminho não deixam. Isto sem falar no suor.

Porém, o maior problema é o trânsito. Os carros não se respeitam, bem como os ônibus e as lotações… Motos são suicidas. E o que sobra para bicicletas? Quase nada.

Muitas vezes, andando na tão dita “Ciclovia dos Parques” – hoje já apagada – fui obrigada a xingar carros que estavam sobre elas. Até hoje não sei como estou viva.

Seria lindo poder todos os dias ir trabalhar sem carro, mas seria melhor ainda ver a municipalidade pensar que é possível fazer isso de forma segura.

Andar de bicicleta é mais rápido, mais saudável, mais charmoso, mais tudo. Menos seguro.

Em Porto Alegre, nesta província de São Pedro, ainda, tudo é tão perto.

Quando Porto Alegre, a cidade mais européia do Brasil, vai dar exemplo e ingressar na vida saudável?

Espero que logo.

 

Postado por Simone Guardiola, Conselho de Blogueiros

Homenagem Farroupilha no Moinhos

22 de setembro de 2009 1

Quem passar aqui no blog pode até pensar que no Moinhos não tivemos comemoração pelo dia 20 de setembro, já que o Acampamento Farroupilha ocorreu do outro lado da cidade… Mas, em parceria com o blogueiro Mariano Christini, registramos duas homenagens no bairro.

A primeira, o ônibus da linha T3 da Carris passando na Avenida Goethe, que desfilou a semana inteira estampado com o Parque Farroupilha (Redenção) ao fundo e com corações nas cores da bandeira gaúcha – amarelo, vermelho e verde.

E a segunda, uma enorme bandeira, também com as cores do Rio Grande do Sul, no alto do, já conhecido aqui no blog, edifício da esquina da 24 de Outubro com a Praça Júlio de Castilhos.

Parabéns a todos os gaúchos que continuam cultivando nossas tradições!

E se você tiver alguma foto do bairro, mande também aqui para o blog ou para o espaço que a Zero Hora abriu para os leitores no Galpão ZH.

Postado por Úrsula Petrilli Dutra, Conselho de Blogueiros

Filosofando no Moinhos

21 de setembro de 2009 0

Nova Acrópole Associação Cultural promove, a partir de hoje, às 20h, mais uma edição do Curso de Filosofia à Maneira Clássica. A aula será ministrada pela professora Tamara Ávila, que dará prosseguimento aos encontros sempre nas segundas-feiras. O segundo grupo será orientado pelo professor Rômulo Giorgi e se reunirá sempre aos sábados, com abertura no dia 26 de setembro, às 10h.

O objetivo do curso é entender os porquês e desmistificar os mistérios do mundo, a partir dos estudos de grandes sábios de diferentes épocas e lugares.

Durante o primeiro mês de aulas, a entrada é franca. Inscrições e mais informações por meio do telefone 3022-4433.

Postado por Anna Martha Silveira, Redação ZH

Mascotes premiados

20 de setembro de 2009 1

Vai até o dia 30 de setembro, no Moinhos Shopping, a exposição das fotos dos mascotes que participaram do concurso fotográfico realizado pela Beta Imagens. A promoção, realizada pela internet, recebeu mais de 450 imagens, das quais foram escolhidas as dez melhores para compor a exposição Bicho de Cinema.

Os autores das três fotos mais votadas vão receber como prêmio uma máquina fotográfica semiprofissional, um tripé e um curso de fotografia. Ao lado, a foto vencedora do concurso.

Bicho de Cinema está aberta à visitação de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 11h às 22h, no shopping.

Foto: Divulgação Beta Imagens

Postado por Anna Martha Silveira, Redação ZH

Fellini no bairro

18 de setembro de 2009 0

Estreia hoje a mostra Circo Fellini no Instituto NT de Cinema e Cultura. É uma boa dica para quem é fã e também para quem não conhece a obra do cineasta italizano Federico Fellini. A programação inclui toda a filmografia do diretor, cartazes originais de seus filmes, fotografias, roteiros, livros e desenhos, sob a curadoria de Antonio Gava. O nome da mostra é uma referência a como o artista costumava chamar o universo cinematográfico.

A exposição fica em cartaz até o dia 17 de novembro, de terça a domingo, das 14h às 20h. O ingresso para visitar a mostra é R$ 5. Para as sessões de cinema a entrada é franca e a classificação etária é 16 anos.

A programação completa e mais informações sobre o cineasta você pode conferir no site www.circofellini.com.br

O Instituto NT fica na Rua Marques do Pombal, 1111.

Foto: divulgação

Postado por Anna Martha Silveira, Redação ZH