Por Simone Guardiola, Conselho de Blogueiros
Isso acontece na frente do meu prédio, na calçada. Até agora, ninguém, que eu saiba, caiu. Mas vai cair. Quando ceder, definitivamente, um carro vai cair.
A diferença aqui é que sei a história. Sei quem fez o certo e quem fez errado. Esse bueiro não é nosso. É do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Está sobre nossa calçada, mas é deles.
A calçada estava impecável até acontecer a obra do conduto Álvares Chaves. Durante a obra, ficamos com a garagem dentro da… do esgoto. Duas vezes. Talvez resolvido? Não. Terminou a obra e ficamos outra vez dentro da… do esgoto. Então, veio o DMAE, que passou para o DEP, que então abriu a garagem junto ao bueiro, e fechou. Como a sua cara.
Veio o outro, abriu e fechou, como a sua cara, e a cara do outro também. Aterramento correto não faz parte do vocabulário destes órgãos. Terra e areia foram colocados e não foram assentados devidamente. Ah, a chuva! Sim, ela acontece e a água leva o solo. Leva com ela o que não está bem. Bingo! O que não foi bem feito é do Dmae e do DEP. Resultado: a tampa frouxa, o piso frouxo, a calçada desnivelada e pronta para fazer um desastre.
De quem é a culpa? Do edifício que tem a obrigação de fazer uma calçada conforme as normas e mantê-la? Ou de quem veio fazer o serviço, recebeu uma calçada bem feita e deixou esse lixo? Vão dizer no contraponto que é preciso ligar e informar o que está acontecendo. Nossa! Já fizemos isso tantas vezes…Vieram, mas fizeram novamente como as suas caras.
Isso não acontece somente aqui, mas sempre recai, a lama do comentário, o palavrão provocado pelo súbito da queda, para o condomínio que não mantém a calçada de forma própria ao trânsito.
Aqui, isso não é verdade.
Os órgãos públicos tratam com descaso o que pode ser atribuído a outros. Não é assim. O que é nosso é nosso. O que é vosso é vosso. Se cada um cuidar da sua responsabilidade, todos farão a sua parte. Desde aqui, do Moinhos de Vento, não abrindo mão de nossas responsabilidades, para a cidade, e cobrando suas responsabilidades.
Nota da redação: Este espaço está aberto para manifestação do DEP e do Dmae.
Comentários