Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Chaveiro vira sacola retornável no Floresta

09 de julho de 2010 6

Por Eduardo Geremia, Conselho de Blogueiros

Cataluxo é o nome do chaveiro que se transforma em sacola retornável. Feito com o tecido de guarda-chuva e sombrinha, recolhidos nas ruas de Porto Alegre por catadores, o Cataluxo é um produto que carrega consigo os 3R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A parceria entre catadores, cooperativa de costura e grupo ambiental tornou possível a confecção deste chaveiro.

_ Há tempo venho pensando como reaproveitar, ao menos uma parte, a infinidade de guarda-chuvas e sombrinhas que são descartados nas ruas, principalmente durante dias de chuva e vento. O Cataluxo é a resposta _ diz Denis Beauchamp, membro do Grupoeco2009.

Ele também conta que a proposta do Cataluxo é que os consumidores tenham sempre à mão sua sacola retornável:

_Ninguém esquece suas chaves. A sacola retornável estará sempre junto.

Os catadores têm um papel fundamental para o sucesso do produto. São eles que recolhem a matéria-prima.
_ Ninguém cata guarda-chuva ou sombrinha, porque eles não têm valor de venda. Agora, sabemos que alguém se interessa por eles, assim podemos catar e ganhar um dinheiro a mais _ comenta o catador José.

A confecção do Cataluxo é realizada pelo Atelier do Migrante. É uma cooperativa de costura formada por imigrantes  e brasileiros. A sede da cooperativa fica na Igreja da Pompeia, no bairro Floresta.

_ É muito bom poder participar da produção de um produto que vai ajudar a cuidar do meio ambiente. Também é importante para nossa cooperativa o envolvimento com propostas que possam divulgar nosso trabalho _ afirma Delia Ibañez, argentina, costureira do Atelier do Migrante.

Comentários (6)

  • Andréia diz: 9 de julho de 2010

    Muito boa idéia. Tava na hora de alguém pensar em reaproveitar esse resítuop bastante comum pelas ruas , principalmente em dias de chuva.
    Parabéns!
    Onde o Cataluxo pode ser encontrado?

  • Denise diz: 8 de novembro de 2010

    Parabéns pela idéia. Além de práticas, estão sempre por perto e o principal: de fácil higienização.
    A d o r e i !

  • Maria Cláudia diz: 28 de novembro de 2010

    Gostaria de saber como posso comprar 20 sacolas destas para dar de presente de Natal para meus funcionários.
    Moro no interior de SP e preciso comprar pela internet ou conseguir o telefone deles para eu entrar em contato . Posso fazer um depósito bancário e eles enviam pelo correio.

    Obrigada,

    Maria Cláudia

  • Iara Netto diz: 6 de janeiro de 2012

    Gostaria de obter o passo a passo da confecção, sou assistente social num projeto do interior do RS e estou sempre em busca de coisas novas para passar para as mulheres da comunidade, sempre pensando na sustentabilidade e os 3 Rs. Agradeço antecipadamente. Iara

  • Elisangela Ellen diz: 6 de março de 2012

    Boa noite,
    estou procura do Fornecedor dessas Sacolas, para fazer uma grande quantidade para minha Empresa, ótima ideia, adorei essa sacola. Abraços

  • Amanda Maciel Faria diz: 20 de junho de 2012

    Boa Noite!
    Gostei muito desse Chaveiro Cataluxo, estou querendo saber aonde eu encontro Fornecedor? Vocês mesmo fornecem? Como funciona?

    Desde já agradeço!
    Obrigada!
    Parabéns!!!

Envie seu Comentário