Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de agosto 2010

A Confraria do Amor

31 de agosto de 2010 3

Por Miréia Borges, Conselho de Blogueiros

Isabel Monteiro, Lelé Azevedo, Conceição Miller e Regina Messias são algumas das pessoas que têm como lema Faz Bem Fazer o Bem. Com minha máquina, encontro mesinhas montadas em plena Rua 24 de Outubro, com venda de peças artesanais. Parei , olhei, perguntei por que elas estavam ali. Depois, como vi que era para uma causa muito justa, pedi para tirar uma foto e mandar para o Blog do ZH Moinhos, onde toda a comunidade ficaria sabendo desse belo trabalho que a confraria realiza.

Com a renda arrecadada na venda do artesanato e em dois brechós que fazem ao ano, o grupo faz doações para instituições e pessoas carentes. Agora, as integrantes da confraria precisam arrecadar dinheiro para uma senhora realizar uma ecografia e, por isso, resolveram colocar as mesinhas na rua. As floristas da Hilário Ribeiro, nossas floristas simpáticas do bairro, também estão precisando fazer exames médicos, pois uma delas é diabética, e a arrecadação vai para isso.

Que gesto lindo dessas mulheres que, na realidade da vida nua e crua, poderiam estar numa boa, em suas casas, cuidando de seus netos ou até mesmo de si mesmas. Mas estão se encontrando para confeccionar objetos a serem vendidos e, com a renda, ajudar pessoas necessitadas.
As confreiras gostariam de receber objetos, como bijuterias, roupas e sapatos, para o brechó que será realizado no dia 2 de outubro, no Parcão.

Elas esperam mobilizar o bairro para conseguirem mais recursos para suas causas assistenciais. As doações podem ser entregues no edifício Roma, 365, com entrada pela Rua Hilário Ribeiro.

Parabéns senhoras da Confraria do Amor, com o lema Faz Bem Fazer o Bem.

Sobre Corina Breton

30 de agosto de 2010 0

Por Norah Dietrich, Conselho de Blogueiros

Não é a primeira vez que comento sobre Corina Breton aqui no blog. Ela já apareceu no dia 17 de outubro de 2008, no post As Meninosas, e também foi citada na informal pesquisa que fiz para o post de 8 de março de 2009, Que Mulher o Moinhos Seria?

Agora, essa talentosa frequentadora do Moinhos recebeu uma justa homenagem da OAB/RS, no dia 11 de agosto de 2010. Essa foi a data da fundação da primeira escola de direito do país e, por isso mesmo, considerado o Dia do Advogado. Na cerimônia, a Ordem dos Advogados do Brasil homenageou profissionais que ultrapassaram os 30 ou 35 anos de exercício da advocacia e que se destacaram de alguma forma.

Segundo Corina, no caso dela, o destaque veio do trabalho voluntário que realiza em prol da cidadania.

_ A festa, na sede da ordem foi comovente. Creio que uns 30 advogados receberam o diploma de jubilação. Também houve entrega de comendas, carteiras a recém inscritos, entre outras condecorações.
Bem, resta somente dizer, com admiração: parabéns, por mais essa conquista, Corina!

Bom Dia Vizinho ocorre neste domingo

29 de agosto de 2010 0

Neste domingo,  das 14h às 18h30min, ocorre o Bom Dia Vizinho 2010, no Shopping Total (Cristóvão Colombo, 545). O evento é organizado pela Associação Cristóvão Colombo (ACC) e tem por objetivo reconhecer a amizade e a camaradagem.

Na programação, apresentações musicais e de dança. Também estão previstos serviços de saúde, como medição de pressão e teor de massa corpórea. Haverá erva e água quente para o chimarrão e será realizada campanha de arrecadação para a Clínica da Esperança. Quem doar um quilo de alimento não perecível concorrerá a brindes. 

McDia Feliz no Shopping Total

28 de agosto de 2010 0

Neste sábado, ocorre o McDia Feliz 2010, maior evento de combate ao câncer infanto-juvenil do Brasil. A abertura será às 11h no Shopping Total, com show da banda Fused. Personalidades como a atriz Ingra Liberato também devem prestigiar o evento.

Na data, toda a renda obtida com a venda de Big Mac ou com a McOferta número 1 (exceto impostos) nas lojas de Porto Alegre, Canoas, Tramandaí, Cachoeirinha, Gravataí e Pelotas será revertida para o Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul (ICI-RS). Restaurantes da rede na Capital receberão os clientes com diferentes atrações, entre elas o DJ Kleber, McJean Paul e bandas como Na Moral, Se Ativa, Área Restrita, entre outras.

As crianças poderão se divertir com pinturas de rosto, shows de mágica, malabarismo e animações. Os horários e locais podem ser conferidos no site www.ici-rs.com.br

Buracos perigosos na Benjamin Constant

27 de agosto de 2010 0

Por Lu Kolesny, Conselho de Blogueiros

Andando pela Benjamin Constant nestes últimos dias, fiquei horrorizada com a quantidade de “armadilhas” para pedestres. Não sei se são carros ou caminhões que sobem nas calçadas e danificam as tampas de bueiros ou se é vandalismo. Só sei que em duas quadras, entre a Berlim e a Cristóvão Colombo, encontram-se esses buracos, que precisam de uma solução com urgência.

CONTRAPONTO

O que diz a assessoria de imprensa do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), por meio de sua assessoria de imprensa

Fizemos vistoria na Benjamin Constant e verificamos os problemas citados. A Seção Norte de Conservação do DEP agendou a execução dos serviços para sexta-feira, 27 de agosto, mas, em função da chuva, o serviço foi adiado para o próximo dia seco. Será feita a reposição de uma tampa de bueiro e de duas lajes, limpeza de quatro bocas de lobo e fixação de lajes no canteiro central.



Novo semáforo na Casemiro

26 de agosto de 2010 0

Foi instalada uma sinaleira econômica, com lâmpadas de led, na Rua Casemiro de Abreu esquina com a Miguel Tostes. Ao todo, são quatro semáforos para disciplinar o tráfego e as travessias de pedestres na região.

A implantação do equipamento foi pedida pelos moradores e teve avaliação positiva dos técnicos de planejamento de tráfego da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Além da sinaleira, uma nova faixa de segurança foi pintada no local.

Hoje, nas bancas

26 de agosto de 2010 0

Na edição do ZH Moinhos que chega hoje às bancas da sua região, detalhes sobre o novo shopping que será instalado na região, com torres comerciais e apartamentos residenciais.

Na página 2, relatos da blogueira Lu Kolesny sobre as dificuldades de atravessar a Cristóvão Colombo em função da falta de podas na vegetação de canteiros. Na seção Em Foco, o antes e o depois da Doutor Timóteo e, na página 4, o leitor Adelino Soares escreve sobre congestionamentos na Ramiro Barcelos.

Na página 5, o historiador João Celeste conta a história do Hospital Moinhos de Vento. Em O Nome, as miniaturas do colecionador José Maria Gehlen e, na seção Conheça seu Vizinho, as dicas do maestro Evandro Matté sobre o Independência.

Cow Parade Porto Alegre

25 de agosto de 2010 0

Por Simone Guardiola, Conselho de Blogueiros

Já faz alguns meses que as vacas invadiram a cidade. No momento, elas estão todas no “curral”, sendo preparadas para a exposição que invadirá a cidade em outubro. Esse “curral” fica bem pertinho do bairro Auxiliadora, no IAPI.

Cheguei a pensar em concorrer no concurso, mas como boa publicitária pesquisei e conclui que não teria condições de apresentar um material à altura de tal evento. Ledo engano! Eu poderia ter apresentado e até teria chances de ser classificada. Coisas da vida!

Mas nem tudo estaria perdido! Meu professor de pintura, Rodrigo Corrêa, seguiu adiante nos planos concebidos por nós, de participar, e foi classificado. Como “gafanhotos”, ajudamos o mestre.
É muito legal a interação que o depósito promove. Lá estão todos os artistas trabalhando e, quando em uma pausa os papos rolam, técnicas e conhecimento são trocados. A energia é boa. Uma das representantes do Moinhos de Vento que lá está é Clarissa Motta Nunes, a artista que interfere e pinta as ruas do nosso bairro.

Atividade gratuita no Instituto Goethe

24 de agosto de 2010 0

O Instituto Goethe e o Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizam um evento sobre Rideamus, nesta terça, 24 de agosto, às 19h, no auditório do Goethe (24 de Outubro, 112).

Rideamus ou Fritz Oliven foi um dos humoristas mais conhecidos na Alemanha no início do século 20. Fugiu da perseguição nazista e, em 1939, exilou-se em Porto Alegre, onde morreu em 1956.

Na atividade desta terça, Michael Korfmann, do Instituto de Letras da UFRGS, apresentará a história biográfica e artística de Rideamus, cenas de suas operetas e trechos de suas canções. A abertura será de Moacyr Scliar e haverá depoimento de Klaus Oliven. Informações: 2118-7800. Entrada franca.

Workshop sobre reaproveitamento de lixo

23 de agosto de 2010 0

A Campanha Associado Nota 10, da Sogipa, realiza, às 19h30min do dia 24, o workshop Como Reaproveitar o Que Vai Para o Lixo?, ministrado por Denis Beauchamp.

50 vagas e, para participar, é necessário fazer inscrição na secretaria administrativa, em horário comercial, pelo telefone 3325-7200, ou pelo sugestoes@sogipa.com

Um barbeiro à moda antiga

22 de agosto de 2010 4

Por Paulo Renato Rodrigues, Conselho de Blogueiros

Há 47 anos,  a barbearia do catarinense de Araranguá Alcino Vicente Gomes, 68 anos, localizada à  Rua Barros Cassal, bairro Independência, resiste ao tempo. Gremista dos quatro costados, auxiliado pelo colorado Sérgio Luiz da Silva, Gomes é um típico barbeiro à moda antiga, atividade que vai ficando cada vez mais rara na Capital, onde se proliferam os salões de beleza, principalmente na Avenida Independência.

_ Hoje, é moda cortar o cabelo em shoppings ou em salões mais sofisticados. Dá mais charme. Antigamente, o corte ou era curtinho ou os homens usavam extensas melenas, principalmente nos anos 1970. Agora é tudo máquina _ comenta.

Gomes conta que a decisão pela profissão foi tomada quando assistiu a um filme, no matinê, em que aparecia um barbeiro. Testemunha das mudanças no bairro, Alcino lamenta a destruição da quase totalidade dos belíssimos casarões da Independência.

_ É uma tristeza. Aqui só havia mansões, era a região nobre de Porto Alegre, onde moravam os ricos. Lembro de uma mansão espetacular, com uma frondosa figueira na frente. A não preservação do patrimônio é lamentável _ avalia e acrescenta:

_ Nos anos 1960, na esquina da Independência com a Tomaz Flores,  ficava um internato de freiras, mas a irmã superiora não deixava ninguém chegar perto das meninas.

O barbeiro lembra dos clientes ilustres que atendeu ao longo desses 47 anos. Um deles vinha cedo, era discreto, quase não falava, andava sempre com um jornal embaixo do braço e vestia um indefectível paletó: o poeta alegretense Mario Quintana, que cantou em versos as ruas de Porto Alegre.

_ Só fui saber que era ele quando o vi na televisão. Ele vinha ver umas irmãs que moravam aqui perto e aproveitava para cortar o cabelo _ lembra Gomes.

Outros clientes conhecidos eram o ex-prefeito Célio Marques Fernandes, o professor José Otão e o general Adalberto Pereira dos Santos, vice-presidente da República no período Ernesto Geisel. A presença do general, recorda, fazia o estabelecimento ficar rodeado de seguranças.

Sobre o bairro, Gomes considera que os maiores problemas são a falta de segurança e o trânsito, que ele avalia como cada vez mais caótico:

_ A prefeitura precisa dar um jeito até a Copa ou será um problemão. Esse é um bairro que não vem recebendo a devida atenção do poder público.

Já na lista do que mais admira na região está a Rua Gonçalo de Carvalho, que avalia como a mais bonita de Porto Alegre. Ele conta que faz questão de passar pelo local apenas para para apreciar a beleza das árvores e o túnel verde. Sem pensar em aposentadoria ou em tirar férias, conclui dizendo que prefere trabalhar: acha estranho ficar em casa sem exercer a função.

Despedida da Aliança Francesa

21 de agosto de 2010 0

Por Simone Guardiola, Conselho de Blogueiros

Foi numa noite fria e úmida típica do nosso inverno que brindamos o privilégio de ter conhecido a Laura. Brasileira e santista, Laura Correa esteve à frente dos eventos culturais da Aliança Francesa nos últimos dois anos.

Chegou de mansinho e fez muitas amizades. Com sua simpatia e doçura, fará a mesma coisa, só que agora no México. Junto com seu marido, ela leva a cultura francesa a todos os povos do mundo. Laura é uma mulher do mundo.

Foi no Tutto Riso que brindamos a essa amizade, que deixa saudades e leva consigo os aprendizados do yoga e, de quebra, o carinho dessa turma que breve irá visitá-la na terra de Frida Kahlo.

Vida de modelo

20 de agosto de 2010 1

Por Lu Kolesny, Conselho de Blogueiros

Participei, na tarde gelada de 14 de agosto, de um evento onde a modelo Ana Paula Stieborsky me contou algumas particularidades de sua profissão.

Ana é de Porto Alegre e tem 34 anos. Mas foi aos 15 que começou sua carreira de modelo. O primeiro evento veio através de um convite de um amigo para participar de um desfile da Ellus. Dali para frente, sua carreira como modelo se firmou. Foi modelo da Kromac, da Ford e, hoje, trabalha no estúdio de Maribel Cachoeira. Participa de comerciais, fotos para revistas e campanhas publicitárias para shoppings e lojas.

Pedi que me contasse um fato marcante na sua carreira e, sem dúvida, ela destacou suas idas ao Japão (já esteve por lá cinco vezes). Ela explicou que lá há muito consumo, muita variedade de coisas, muito marketing, muita informação. Que as coisas por lá acontecem muito rápido e que há uma diversidade de revistas voltadas a todo tipo de público: de crianças aos mais maduros.

Perguntei como ela se virava com a fala e ela me disse que o inglês era fundamental. Muitas vezes, encontrava mestiças brasileiras (com traços japoneses) que são levadas daqui para fazer campanhas por lá, o que facilitava o seu dia a dia.

Ela foi muito valente naquela tarde fria, pois seu desfile foi de lingeries. Parabéns Ana, pela seu profissionalismo. Que muitos contratos venham pela frente.

Hoje, nas bancas

19 de agosto de 2010 0

No ZH Moinhos que chega hoje às bancas da sua região você encontra todos os detalhes do Café ZH realizado em 12 de agosto, no Press Café da Hilário Ribeiro.

Na página 3, sugestões do leitor César Augusto Abreu Borges para melhorar o trânsito da região. Na 4, uma entrevista com a psicóloga e terapeuta virtual do Donna Online, Carla Melani.

Na coluna Em Foco, dois momentos do Parcão: em 1981 e neste ano. Em O Nome, a história de vida do barbeiro Alcino Vicente Gomes, que há 47 anos trabalha na Rua Barros Cassal. O caderno traz, também, um Meu Mascote especial, produzido no Café ZH.

Poda na Cristóvão Colombo

18 de agosto de 2010 0

Por Lu Kolesny, Conselho de Blogueiros

Dias atrás, foi noticiada a questão das árvores que atrapalham a sinalização aqui no meu bairro, o Floresta. E tem coisa que precisa ser resolvida com urgência.

Os canteiros centrais da Avenida Cristóvão Colombo, em geral, estão em péssimas condições, cheios de sujeira e barro. Às vezes, encontramos alguns cacos de vidros perdidos por ali, oriundos de garrafas quebradas (mas isto é uma questão de educação, que falta para o nosso povo).

O que mais me preocupa, além do estado dos canteiros, é a questão das árvores, que também precisam ser podadas, pois muitas vezes o pedestre não tem plena visão do trânsito quando precisa atravessar a rua. Em alguns pontos, não se consegue ter certeza se dá ou não para atravessar. Em dias de chuva, é pior ainda. Isso deixa o pedestre muito inseguro na hora de atravessar, sujeitando-se até a ser atropelado. Não sei ao certo de quem é a responsabilidade da manutenção dos canteiros, mas acredito que seja da prefeitura.

Contrapontos
O que diz a secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), por meio de sua assessoria de imprensa
Em 31 de julho, foi feita a  poda de 37 vegetais no canteiro central da Avenida Cristóvão Colombo, desde a Rua Quintino Bocaiúva até a Rua Conde de Porto Alegre.

O que diz o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), por meio de sua assessoria de imprensa
Informamos que a limpeza dos canteiros centrais da Avenida Cristóvão Colombo é feita duas vezes por semana.