Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O bairro da minha janela

24 de setembro de 2010 3

Por Paulo Renato Rodrigues, Conselho de Blogueiros

Da janela do meu apartamento, na Rua Gonçalo de Carvalho,  tenho essa imagem da chaminé da antiga Cervejaria Continental, onde hoje se localiza o Shopping Total. A Continental foi criada em 1924, a partir da fusão de três outras cervejarias: Bopp, Sassen e Ritter. Essa fusão consolidou o desaparecimento de grande parte das cervejarias nos anos posteriores ao final do século 19, quando Porto Alegre tinha 21 fabricantes de cerveja.

A construção da chaminé é de 1944 e mostrava a franca expansão dos negócios da cervejaria, mesmo em tempos de guerra. A chaminé foi construída em tijolos, com 70 metros de altura, tendo, na base, sete metros de diâmetro e 4,5 metros no topo. A inscrição Continental, colocada na vertical em letras garrafais e que podemos observar até hoje, é da época da construção. 

Ao ser concluída a obra, o arquiteto orientou aos cervejeiros que aguardassem o período necessário à cura do cimento, para só então iniciar a utilização da chaminé. Mas os funcionários não observaram aquela recomendação, causando rachaduras em suas paredes. Por essa razão, foram instalados os anéis de aço que existem ainda hoje.  Em 1946, a Brahma incorporou a Continental,  permanecendo essa fábrica em atividade até 1998, quando se transferiu para Viamão. Em 2003, o Shopping Total assumiu o prédio.

Nota da Redação: o que você vê da janela da sua casa? Que cantinho ou cenário do bairro em que você mora pode ser visto apenas por você, seus amigos e familiares? O ZH Moinhos convida os leitores a enviarem fotos feitas das janelas de suas residências. Participe pelo moinhos@zerohora.com.br. As fotos e textos serão publicadas no caderno.

Comentários (3)

  • Antonio Carlos diz: 25 de setembro de 2010

    Bela imagem! Esse shopping veio em boa hora.

  • Fabio diz: 27 de setembro de 2010

    Interessante a história. Visito muito esse shopping e não conhecia esses detalhes.

  • Rosa diz: 30 de setembro de 2010

    Esse prédio tem realmente muitas histórias. Quando o Shopping Total vai franquear a visita aos túneis?

Envie seu Comentário