Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de outubro 2010

"Onda gigante" no Shopping Total

29 de outubro de 2010 0

Neste domingo (31), a partir das 14h, ocorre no Shopping Total o SKT Lona, um evento das Lojas Gang com o apoio do empreendimento. Gratuita, a atividade será realizada no Largo Cultural.

O SKT Lona tem 80 metros quadrados e funciona como uma onda gigante, que permite aos skatistas surfarem e efetuarem manobras como o tubo, simulando a prática do surfe. Para participar, é preciso que cada atleta leve ao shopping seu skate e equipamentos de segurança.

Hoje, nas bancas da região

28 de outubro de 2010 0

Na capa do ZH Moinhos que chega hoje às bancas da região, uma reportagem sobre a trajetória do padre Máximo Benvegnú, que deixa o comando da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora.

Na página 7, um alerta para prevenir a dengue e, na 10, registros da CowParade, feitos por leitores. O caderno traz, também, informações sobre o que funciona e o que fecha no feriado de Finados e, na seção Minha Turma, a Feira das Nações realizada pela Escola Daltro Filho, no bairro Auxiliadora.

Em Há 30 anos nos bairros, mudanças de trânsito no Bom Fim e no Floresta e, em Gastronomia, você confere uma receita de spatzle.

Independência pode ter lentidão

27 de outubro de 2010 0

A Empresa  Pública de Transporte e Circulação (EPTC) alerta para o risco de lentidão na Avenida Independência a partir de sábado.

O serviço de revitalização do asfalto na via, que seguirá durante a próxima semana, provocará o bloqueio parcial do trecho entre as ruas Santo Antônio e Ramiro Barcelos, aumentando a possibilidade de fluxo lento, principalmente nos horários de pico.

A orientação EPTC, no caso de possíveis congestionamentos, é a utilização da Avenida Farrapos e da Rua Sarmento Leite, seguindo pela Avenida Osvaldo Aranha, para quem trafega no sentido Centro/bairro.

— Este tipo de serviço, mesmo que não exija bloqueio total, certamente retém a circulação. As rotas alternativas são possibilidades de desafogo para os motoristas — afirma Carlos Pires, Gerente de Fiscalização do Trânsito e Transporte.

Siga-nos no Twitter

27 de outubro de 2010 1

Por Úrsula Petrilli Dutra, Conselho de Blogueiros

Muito lemos e escutamos “siga-nos no Twitter“. Sempre soube que, para seguir no Twitter, a pessoa deveria ter uma conta de Twitter. Pode até parecer desinformação imperdoável para uma blogueira, mas o que eu descobri, na última reunião do Blog do ZH Moinhos, foi que para acessar algum Twitter não é necessário ter um.

Não acreditei que, todo esse tempo, nunca havia acessado uma conta de Twitter por pensar que também deveria criar uma. Nem mesmo conhecia a página do Twitter do ZH Moinhos.

Então, para quem, assim como eu, também não conhecia a página, aqui está ela: www.twitter.com/zhmoinhos
É só acessá-la e ficar sabendo das últimas novidades do bairro. E para quem já tem uma conta, siga-nos no Twitter (@zhmoinhos).


Risco de desabamento

23 de outubro de 2010 4


Por Lu Kolesny, Conselho de Blogueiros

Finalmente, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) resolveu intervir na questão do muro que estava sendo sustentado com cavaletes na Cristóvão Colombo, correndo o risco de desabar, conforme publicado na Zero Hora de 22 de outubro.

Em 15 de setembro, publicamos no blog do ZH Moinhos um post sobre esse assunto. O risco de queda é iminente e, mais de um mês depois, alguém faz alguma coisa efetiva.

A Smov aumentou a área interditada, que antes era só até a calçada, para a pista ao lado da calçada (imaginem a tranqueira no final da tarde, com a Cristóvão com uma pista, perto da esquina com a Dom Pedro II). Outra questão a ser ressaltada é a quadra abaixo da que fica esse muro, no sentido Centro-bairro. A calçada está invadida por um matagal, tem lixo e uma parte dela é intransitável, passando apenas uma pessoa por vez.


A Smov poderia dar uma olhadinha na quadra abaixo também, pois a mesma é pode desabar a qualquer momento sobre um pedestre, principalmente onde a vegetação e o morro ficam lado a lado com o pedestre.


O bairro da minha janela

22 de outubro de 2010 0

Por Marília Costa Cardoso, Conselho de Blogueiros

Mario Quintana conhecia bem Porto Alegre, assim como conheço meu bairro: o dia nascendo, o sol se pondo, os jacarandás florindo, um temporal chegando, caindo a chuva ou desviando. Os pássaros saudando o dia, os papagaios felizes gritando, e, se chegar a noite, as constelações Três Marias e Cruzeiro do Sul vão nos nortear e nos avisar que é hora de descansar.

Que cantinho do bairro pode ser visto apenas por você, seus amigos e familiares? Mande uma foto feita da janela da sua casa para moinhos@zerohora.com.br, com seu nome completo, profissão e endereço.

Hoje, nas bancas da região

21 de outubro de 2010 0

O ZH Moinhos que chega hoje às bancas da região traz em sua capa um convite aos moradores: no domingo, ocorre a 17ª Corrida pela Vida, em favor do Instituto do Câncer Infantil, com saída e chegada no Parcão.

Em O Nome, a judoca Mayra Aguiar e a relação dela com a região e, na página 9, a historiadora Jane Cassol escreve sobre o pintor Pedro Weingärtner.

Na seção Conheça seu Vizinho, um pouco sobre o médico João Sabino Lahorgue da Cunha Filho com a região. Colega do Prêmio Nobel de Medicina 2010, Robert G. Edwards, Sabino mora na região há mais de 30 anos.

O caderno traz, também, o Há 30 anos nos Bairros, resgatando uma matéria publicada na Zero Hora em 1980 sobre investimentos no Parcão.

Palestra gratuita nesta quarta

19 de outubro de 2010 0

A Loja Vivendo Melhor, do Shopping Total, promove, nesta quarta-feira, dia 20, a palestra Mais Vida com Mais Qualidade, com a apresentadora do programa Viva Bem, da TVE, Izabel Íbias.

O evento ocorre na sala do Cinesystem a partir das 9h. A palestrante, que também é gerontóloga social e psicanalista, abordará a qualidade de vida sob os enfoques da razão e emoção. As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelo telefone 3018-7039.

Rebanho da CowParade se reúne

19 de outubro de 2010 0

Por Simone Guardiola, Conselho de Blogueiros

Foi aqui, na Vasco da Gama, Rio Branco, que alguns artistas da CowParade se reuniram para confraternizar. Esse foi o primeiro encontro.

A troca de experiências segue quando as obras vão para as ruas. Escutá-los é fantástico! A empolgação por presenciar a interatividade do público é grande, e maior ainda quando o público descobre que o artista está ao lado. Todos são unânimes em dizer que se sentem gratificados com o carinho do público.

É  claro que a preocupação com a obra é grande. Muitos entusiastas acabam, sem querer, provocando estragos. O mais comentado foi o estrago feito na vaca que está no Bourbon Country, que tem um pelego de cerâmica que já está tão quebrado que aparece a trama de arames. Ele é tão perfeito que é difícil de perceber sua fragilidade…

A vaca favela de Paulo Thumé está no Parcão, e já foi mudada de lugar para melhor exibição. Ele esteve lá e percebeu a animação das crianças e das famílias. Uchôa, que está com sua vaca na Padre Chagas, é um italiano nato! Fala com as mãos e mostra sua animação sempre percebendo que sua obra está em boas mãos, pois aqui no Moinhos ela será apreciada.

Desse encontro de artistas gaúchos já nascem muitas idéias conjuntas e cabe a nós esperar para conhecer melhor seus trabalhos pessoais, que diga-se já mostram ser ma-ra-vi-lho-sos!De plantão para outro encontro, desde aqui do Moinhos de Vento.

Palestras gratuitas hoje no Moinhos

18 de outubro de 2010 0

Por Miréia Borges, Conselho de Blogueiros

Passando pela Padre Chagas, conversei com as meninas que ficam no solzinho perto de uma das vacas da Cow Parade, que está em exposição ali. Conversando, soube que teremos no Moinhos algumas palestras gratuitas promovidas por Alexandre Birman. Segue o convite para nossos leitores se inscreverem, pois ainda tem vagas.

Boa sorte e nos contem depois o que acharam desse ciclo de palestras em nosso bairro.

Domingo clássico no Juvenil

17 de outubro de 2010 0

Às 19h deste domingo, 17 de outubro, ocorre o 7º concerto da temporada 2010 no Domingo Clássico Juvenil.

O evento, que tem entrada franca, ocorre na sala Leopoldina, da Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280). Apresentam-se a Orquestra da Câmara da Ulbra e o solista convidado Diego Grendene. A regência será de Tiago Flores.

Festa na avenida

16 de outubro de 2010 0
Amanhã, 17 de outubro, será realizada a 30ª edição do Criança na Avenida, tradicional evento promovido pela Associação Cristóvão Colombo (ACC), na Avenida Cristóvão Colombo, a partir do meio-dia. 
Estão previstas brincadeiras, apresentações artísticas e shows.

Parcão recebe ação do Outubro Rosa

15 de outubro de 2010 0

O final de semana será de ações contra o câncer de mama em espaços públicos de Porto Alegre. O Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama-RS) promoverá duas aglomerações instantâneas, a primeira no Camelódromo, no sábado, e a segunda no Parcão.

No Moinhos de Vento, a atividade ocorre no domingo, 17 de outubro, das 15h às 15h20min, junto ao moinho. No Camelódromo, a ação será realizada no sábado, no mesmo horário. Quarenta e nove mulheres, cada uma representando mil dos 49 mil casos de câncer de mama estimados para 2011 no Brasil, vestirão uma camiseta com impressão digital de um busto feminino mastectomizado.

Rua da Praia, Redenção e Gasômetro já receberam ações semelhantes, que integram o Outubro Rosa, movimento mundial que tem por objetivo alertar a sociedade para a importância da detecção precoce do câncer de mama. Outras informações em www.imama.org.br  ou pelo telefone 3264-3000.

A cúpula da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora

15 de outubro de 2010 0


Por Úrsula Petrilli Dutra e Mariano Marinho Christini, Conselho de Blogueiros

Mais uma vez, o ZH Moinhos programa uma interação entre os leitores e o jornal. O incentivo é para o envio de fotos feitas da janela das casas ou apartamentos. E quem acompanha o blog sabe que eu, Úrsula, como blogueira, gosto de ficar atenta às iniciativas da Redação.

Trago à lembrança a homenagem aos 36 anos do Parcão, em que a equipe estava à procura de um perfil de quem tivesse nascido na época de inauguração do parque. Acabei conhecendo o Mariano Christini e fiz o post do Vizinho do Parcão. Depois, veio a homenagem do Dia dos Namorados, e também participei com a revelação do Amor de Blogueiro.

Dessa vez, eu e o antigo vizinho do Parcão, que continua sendo o meu “amor de blogueiro”, resolvemos fazer juntos a foto da janela do nosso apartamento.

A vista que temos é da cúpula da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Quem conhece a igreja sabe que é bem grande e linda. Fica na 24 de Outubro, esquina com a Silva Jardim. De dia, é maravilhosa, com sua grandiosa escada e com suas pinturas internas, bem como as estátuas de anjos, que ficam em suas colunas. À noite, ela fica ainda mais bela, tendo como iluminação a cor azul (principal do nosso adorado Grêmio). Ela banha nossa sala, que fica incrivelmente iluminada.

Sentimo-nos, sempre, protegidos e abençoados. Esse é o bairro da nossa janela.

O que você vê da janela da sua casa? Que cantinho do bairro pode ser visto apenas por você, seus amigos e familiares? Mande uma foto feita da janela da sua casa para moinhos@zerohora.com.br, com seu nome completo e endereço.

Hoje, nas bancas da região

14 de outubro de 2010 0

O ZH Moinhos que chega hoje às bancas da região traz, em sua capa, uma matéria sobre a badalação no Moinhos de Vento e a interferência dessa agitação no cotidiano de quem mora no bairro.

Na página 4, um mapa para quem quer conferir as obras do CowParade e, na 5, uma promessa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de proibir o estacionamento em trechos da Doutor Vale.

Na seção Gastronomia, a torta fria do Café Armazém O Amarelinho. Na página 8, Úrsula Petrilli Dutra e Mariano Marinho Christini revelam o bairro que eles observam da janela do apartamento em que moram.