Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de dezembro 2010

Aporta terá plantão em janeiro

31 de dezembro de 2010 0

A Associação de Amigos, Familiares e Portadores de Transtornos de Ansiedade (Aporta-RS) realizará, em janeiro, plantão psicológico gratuito e encaminhamento aos grupos terapêuticos dirigidos aos pacientes que sofrem com ansiedade.

Inscrições na sede da entidade (Rua Doutor Timóteo, 878), pelo fone 3061-0552 (à tarde)ou pelo  e-mail aportars@aportars.org.br. Informações em www.aportars.org.br 

Hoje, nas bancas da região

30 de dezembro de 2010 0

No ZH Moinhos que chega hoje às bancas da região, você confere 11 pedidos para 2011, elaborados por leitores e blogueiros. Na seção Meu Mascote, um lembrete sobre a atenção que deve ser dada aos bichos de estimação na festa da virada.

Na página 3, uma reportagem especial sobre a despedida do padre Máximo Benvegnú, que deixa o altar da Auxiliadora. Em Conheça seu Vizinho, um pouco sobre Ligia Nery e a relação dela com o Moinhos.

O caderno também descreve parte da vida e das obras de Ena Lautert. Em Gastronomia, conheça o Piccola Cantina e o capellini ao funghi com medalhões de filé.

Na página 7, o ZH Moinhos informa o que abre e o que fecha no feriadão de Ano-Novo.

Retrospectiva 2010

29 de dezembro de 2010 0

Por Úrsula Petrilli Dutra, Conselho de Blogueiros

Foram tantos posts, tantos comentários, tantas fotografias que marcaram o Blog do ZH Moinhos neste ano de 2010 que eu não poderia deixar de fazer uma homenagem especial. Um momento de reflexão, de retrospectiva.

Dos momentos que registrei aqui, trago à lembrança o show da Marisa Orth e a estada do Paul MacCartney no coração do Moinhos. Árvore caída, árvore protegida, flores marcando a primavera, recanto escondido e toda a bela natureza desse nosso bairro também foram postados. Eventos mundiais passaram por aqui: Copa do Mundo e exposição a céu aberto das vaquinhas são exemplos.

O futuro apontou no blog em 2010: Twitter do ZH Moinhos. ZH Moinhos em 3D, Feira do Livro Infantil com as crianças vestindo os personagens e evoluindo cada vez mais rápido. E o recorde de acessos do nosso blog? No mês de junho, foi registrado o maior número de acessos desses dois anos: 19.230 acessos.

Em 2010, conseguimos ver o nosso bairro pela janela de muitos blogueiros e leitores. Uma visão diferente e peculiar que o pessoal da Redação nos incentivou a praticar.

Pois é, 2010 passou, mas ficará registrado nesse nosso portal e em nossos corações.

Convido a você, leitor, blogueiro ou comentarista a também registrar sua lembrança e sua retrospectiva de algum ou de vários momentos que marcaram nosso bairro e região (moinhos@zerohora.com.br).

E que venha 2011, com momentos felizes, pois o Blog do ZH Moinhos está pronto para registrar.



A descoberta de uma artista

24 de dezembro de 2010 0

 


 

 

Por Paulo Renato Rodrigues, Conselho de Blogueiros

Prestes a completar 90 anos, a moradora da Avenida Independência Ilka Netto Rosa é um belo exemplo daquilo que os especialistas em marketing contemporâneo sinalizaram como uma tendência cada vez mais visível, os chamados “novos velhos“. Com uma energia contagiante, essa bageense encanta pela jovialidade, vivacidade e entusiasmo.

 Após o casamento, passou a acompanhar o marido – agrônomo do Ministério da Agricultura – nas diversas transferências inerentes ao cargo. Em função disso, morou no interior do Estado, em cidades como Piratini, Carazinho (onde ficou 12 anos) e Tupanciretã, até adquirir apartamento em Porto Alegre, em agosto de 1961, quando os filhos vieram estudar na Capital.

Com a morte prematura do marido em 1985, uma prima começou a estimulá-la a pintar. A partir daí, com 64 anos, Ilka trocou a costura e o tricô pela pintura de panos de pratos e em madeira, até chegar às telas de 1,5 metro.

Hoje, os quadros de dona Ilka chamam muita a atenção, principalmente por essa revelação tardia de seu dom para as artes. A pintura a faz esquecer do mundo e distrair-se, além de fazer bem para a alma, segundo afirma. Faz apenas uma ressalva:

– Uma pena que o meu marido morreu sem conhecer esse meu lado artístico.

Moradora do Independência há quase 50 anos, dona Ilka adora o bairro e diz que não saberia morar em outro lugar.

– Aqui estou perto de tudo – justifica.

A artista só lamenta o abandono e o descaso com aquela que foi uma das regiões mais nobres da Capital.

– Apesar das campanhas, nada foi feito pelas autoridades até agora – avalia.





ZH Moinhos nas bancas da região

23 de dezembro de 2010 0

O ZH Moinhos que chega hoje às bancas da região traz uma reportagem de capa com histórias de mulheres que são verdadeiras mamães noéis.

Na página 4, o registro das blogueiras Marília Costa Cardoso e Lu Kolesny durante o Concerto de Natal no Parcão. O caderno apresenta, também, um serviço com os horários dos shoppings durante o feriado de Natal.

Na página 7, o aumento do fluxo na Ramiro Barcelos e o novo pároco da Igreja Auxiliadora, Márcio Andrade. Na seção O Nome, a história de Ilka Netto Rosa, contada pelo blogueiro Paulo Renato Rodrigues.

Proteja seu mascote neste final de ano

22 de dezembro de 2010 0

Por Marília Costa Cardoso, Conselho de Blogueiros

Recebi da veterinária Emilia Berino, que cuida da minha gatinha, Linda Flor (foto), lembretes para as festa de fim de ano e sobre o estresse que fogos causam aos bichinhos. Confira as dicas abaixo:

 

Animais X Fogos de artifício

Os bichos de estimação se assustam com o barulho de fogos e rojões, pois a audição deles é muito mais sensível do que a nossa. Por isso, em meio às festas de final de ano, é importante que você:

1 – Coloque algodão nos ouvidos dos cães, para diminuir a sensibilidade auditiva.
2 – Acomode os cães dentro de casa em um lugar onde eles possam se sentir em segurança.
3 – Feche portas e janelas para evitar fugas e acidentes.
4 – Ligue o rádio e a TV e aumente o volume perto do momento dos fogos.
5 – Dê alimentos leves, já que distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar.
6 – Não deixe o cachorro acorrentado, pois ele pode se enforcar em função do pânico.
7 – Não deixe muitos cães juntos, porque eles podem brigar.
8 -  Mantenha os gatos dentro de casa, sem acesso à rua.
9 – Coloque uma plaqueta de identificação na coleira do seu mascote, com os seus telefones gravados nela.

Culto ecumênico no dia 28

21 de dezembro de 2010 0

O Hospital Moinhos de Vento realizará um culto ecumênico na terça-feira, 28 de dezenbro, às 14h, no anfiteatro Schwester Hilda Sturm, 4º andar do Bloco Hospitalar (acesso pela Rua Ramiro Barcelos, 910). O evento é aberto à comunidade.

Concerto de Natal no domingo

18 de dezembro de 2010 0

Inicialmente marcado para o dia 12 de dezembro, o Concerto de Natal no Parcão foi transferido para o próximo domingo, 19 de dezembro. A partir das 20h, o Parque Moinhos de Vento será palco da tradicional apresentação natalina, que integra a série Concertos Comunitários Zaffari. A apresentação ocorre junto às quadras esportivas.

Neste ano, a apresentação terá um capítulo destinado àquele que foi o idealizador dos concertos comunitários. O maestro Frederico Gerling Junior, que morreu em 15 de novembro aos 85 anos, será homenageado com a execução de uma de suas músicas favoritas, o coro Va Pensiero, da ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi, acompanhada da projeção de imagens da carreira do regente.

De acordo com a assessoria de imprensa da Opus Promoções, com previsão de chuva forte há possibilidade de o evento ser adiado novamente. A entrada é franca.

Você vai ao concerto? Então, registre o momento e envie fotos para moinhos@zerohora.com.br até as 14h de segunda-feira, para publicação na edição do ZH Moinhos do dia 23 de dezembro.

Foto: PUC, Divulgação

Natal solidário no Moinhos

17 de dezembro de 2010 0

Por Miréia Borges, Conselho de Blogueiros

O mundo da ilusão é sensacional, pois faz aflorar na gente todos os sonhos, toda magia do Natal. No dia 14 pela manhã, estive no Moinhos Shopping na festa de Natal que eles fazem todos os anos para as crianças da Clínica Esperança.

Arrecadamos vários brinquedos e, ao ver os rostinhos e a expectativa delas, já valeu por tudo. Mas o que me emocionou mesmo foi o beijo que o Papai Noel me deu em agradecimento pela ajuda que teve para presentear as crianças. Depois de deixá-lo novamente com a meninada, virei para trás e tive a sensação de que Papai Noel pode existir mesmo.

Ah, esse mundo da ilusão é muito gratificante para a existência humana. Feliz Natal e até a próxima campanha!


Foto: arquivo pessoal


Hoje, nas bancas da região

16 de dezembro de 2010 0

O que aconteceu com a Quadra 2000, associação criada em 2007 para lutar por melhorias em um trecho da Cristóvão Colombo? O ZH Moinhos que chega hoje às bancas da região mostra como está a mobilização.

Na página 2, o leitor Karlo Johnston escreve sobre o Independência. Na seção, O Nome, um pouco da história de Izabel Prates, moradora da Miguel Tostes. Em Gastronomia, uma receita do Chicafundó.

O caderno também traz o registro de Sidney Charles Day sobre lixo espalhado em calçada e áreas verde. Na página 11, um serviço com os horários de shoppings e mercados da região no período que antecede o Natal.

Em Conheça seu Vizinho, o arquiteto Eduardo Bofill Felin e a relação dele com a região e, na seção Em Foco, a blogueira Úrsula Petrilli Dutra desafia os leitores a descobrirem o nome de uma rua.

Sarau lírico nesta quinta-feira

15 de dezembro de 2010 0

Na quinta-feira, 16 de dezembro, às 18h30min, ocorre na Sala Rita Lobato do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul o Sarau Lírico Especial de Natal do projeto Quintas no Museu. O evento terá a participação das sopranos Elisa Machado e Carolina Veloso, dos tenores Eduardo Guimarães e Rafael Martins, do barítono André Luiz Andrade e do pianista Leandro Faber, sob a coordenação do médico Aury Hilário, diretor-presidente da Associação Gaúcha de Cultura Musical e Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, apoiadora dos saraus.

Também será lançado o livro Beneficência Portuguesa: a Primeira Sociedade de Socorros Mútuos do Rio Grande do Sul, organizado por Juliane C. Primon Serres, Éverton Quevedo e João Carlos Reichardt. A publicação é financiada pela Caixa Econômica Federal e editada pela EdiPUCRS. Após o lançamento e o recital, às 19h30min, haverá coquetel e sessão de autógrafos.

Durante o dia, ocorre ainda o bazar natalino do projeto Geração de Renda da Saúde Criança.  


Revitalização do asfalto na Doutor Timóteo

13 de dezembro de 2010 0

A Rua Doutor Timóteo terá asfalto totalmente recuperado, no trecho entre as avenidas Goethe e Cristóvão Colombo. A obra integra a terceira etapa do programa de Revitalização Asfáltica da prefeitura, executado pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov).

Hoje,  serão iniciados os serviços de fresagem do pavimento antigo, para que os 7,2 mil metros quadrados do trecho sejam recobertos com 900 toneladas de asfalto. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o bloqueio será parcial — meia pista — enquanto os trabalhos forem realizados. A Smov concluiu a recuperação do asfalto da Goethe, até a 24 de Outubro.

— A recuperação do asfalto da Doutor Timóteo se soma à obra da Goethe, como uma importante medida para melhorar a qualidade do tráfego naquela região, como já vem sendo feito em outras vias principais da cidade, desde 2007 — destaca o secretário em exercício da Smov, Adriano Gularte.

O programa de Revitalização Asfáltica da prefeitura prevê a recuperação integral de 80 quilômetros das principais ruas e avenidas da Capital. Nas três etapas de execução, já foram empregadas mais de 100 mil toneladas de asfalto, com investimentos superiores a R$ 26 milhões.

A tranquilidade do Moinhos

13 de dezembro de 2010 0

Por Miréia Borges, Conselho de Blogueiros

Caminhar pelo Moinhos de Vento já é, de fato, uma tranquilidade para os moradores, porque, por incrível que pareça, a gente consegue diferenciar o morador do visitante.

O morador anda despreocupado, notando até as pedrinhas da calçada, enquanto os visitantes, pessoas que trabalham no bairro ou vêm passear por aqui, ficam olhando para os lados, procurando restaurantes, cafés, procurando lugar para estacionar ou, até mesmo, chegando para alguma reunião de trabalho completamente apressado.

Essa rua que retratei para vocês é muito calma pela manhã, quando as mesinhas são postas na calçada, os guarda-sóis são abertos, as calçadas são varridas, os garçons ficam pela rua conversando e cumprimentando os passantes.
Mães com carrinhos em algumas mesas dando a papinha do meio da manhã, pessoas tomando café. Enfim, a vida sem estresse com pano de fundo, pássaros gorjeando, flores formando o tapete colorido para que as pessoas passem, feira de verduras e legumes, som de vassouras, pessoas passeando com seus acompanhantes e andando com seu chimarrão, cachorros faceiros na coleira indo para a pracinha e ruas limpas sem as “cacas” de seus animaizinhos pelo chão.

Esse ambiente bucólico se chama Dinarte Ribeiro, onde se pode fazer um lanche, tomar um café, almoçar em algum restaurantezinho e olhar as infinidades de imagens sacras que há no Moinhos.

O Santo Antônio incrustado no muro de um restaurante ainda recebe o sinal da cruz por alguns passantes que não estão acostumados ao bairro. As árvores com Nossa Senhora no tronco e, em quase todos os estabelecimentos, um santinho ou uma santinha no balcão.

Que tranquilidade e que satisfação fazer um passeio caminhando pelas ruas do Moinhos. Experimente também!

Tango e exposição neste sábado

11 de dezembro de 2010 0

Para quem gosta de tango, uma boa dica é ir, às 17h deste sábado, à Casa de La Madre (Tobias da Silva, 139), onde ocorre o Varal de Flores. Em frente ao estabelecimento, o grupo da Confraria dos Amigos do Tango fará uma apresentação.

O evento também é uma oportunidade para quem procura um presente. Serão expostos desenhos, aquarelas e objetos de flores.

Adiado concerto no Parcão

10 de dezembro de 2010 0

O Concerto de Natal que aconteceria no domingo, no Parcão, foi adiado em razão da previsão de temporal. A Opus Promoções ainda não anunciou a nova data.

A apresentação integra a série Concertos Comunitários Zaffari e tem entrada franca. Neste ano, o evento presta homenagem ao idealizador do projeto, o maestro  Frederico Gerling Junior, que morreu em 15 de novembro aos 85 anos.