Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Encontros devem decidir prioridades

24 de maio de 2011 1

Por Marilia Costa Cardoso, Conselho de Blogueiros

No dia 19 de maio, às 19h, realizou-se, no Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, à Rua Barros Cassal, uma reunião com a prefeitura. O encontro foi denominado de Encontro Moderado de Governança Solidária, a fim de promover a mobilização e a articulação de ações para o desenvolvimento da cidade.

Foram apresentados diversos assuntos polêmicos, como a proposta de formação de um comitê de bairro, quando já temos as associações, movimentos e os representantes das regiões de planejamento (RP1). Terminologias novas, como comitês gestores, metas e motes, são coisas muito sofisticadas quando existem palavras simples para isto e, afinal, a população é simples. Devemos usar uma linguagem que todos entendam o verdadeiro significado.

Outra dúvida foi a que secretaria este nosso trabalho estaria vinculado. Deram grande ênfase na responsabilidade do cidadão, quando ele, sem remuneração alguma, comparece a reuniões, faz sua parte e não encontra o retorno. O convite para essa reunião não foi bem divulgado, assim o número de representantes por região foi muito pequeno.

Após a fala do moderador, Mauro Zamperetti, técnico da Unesco, sobre a sistemática do Encontro Moderado de Governança Solidária e como as decisões dos bairros seriam levadas para outros encontros, os participantes resolveram não se pronunciar nessa reunião e marcar outros encontros, ampliando a convocação da comunidade destes bairros.

Devido a características semelhantes de alguns bairros, foram programadas duas reuniõse, uma incluindo Bom Fim e Farroupilha e outra com Independência e Floresta. A data e local serão bem divulgados nos bairros, esperando que a população destas regiões entendam que chegou a hora de participar das escolhas para cada região. Participe e exerça sua cidadania.


Comentários (1)

  • Cesar Cardia diz: 24 de maio de 2011

    O curioso é a inexistência de divulgação desses encontros. Apenas na página da Prefeitura tem algo.
    Não sendo divulgado convenientemente a participação será ínfima, apenas os que recebem comunicados da prefeitura irão participar.

Envie seu Comentário