Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de maio 2011

Exercícios entre amigas

31 de maio de 2011 23

Por Paulo Renato Rodrigues, Conselho de Blogueiros

Oportunidade de encontro e para cuidar da saúde. Esse foi o tema que reuniu um grupo de  amigas, todas ex-professoras e que hoje desfrutam da aposentadoria  e que se reúnem, de segunda a sexta-feira, em uma academia em frente ao aprazível Parcão.

Entre aulas de ioga, pilates, musculação, bike e alongamentos, elas cuidam da saúde e mantêm a amizade e as conversas em dia. Fazer exercícios, ter boas amigas, sorrir, meditar, relaxar, beber bastante água e curtir a vida são ingredientes fundamentais para elas. Essa situação vivida por esse grupo de amigas reflete uma nova realidade da demografia brasileira, onde pessoas ainda jovens fisicamente constituem um núcleo com renda e expectativa de vida acima da média nacional. Essa tendência vai fazer com que as empresas se voltem a fornecer produtos customizados para esse público-alvo.

Segundo especialistas do marketing contemporâneo, esse segmento  vai influenciar os mercados da moda, produtos de higiene e beleza, alimentação, editorial, turismo, saúde e atividades de lazer. As projeções para 2050 dão conta de que o Brasil terá quase 30% da população nessa faixa de idade. Quem viver, verá.


Brechó no Parcão

30 de maio de 2011 0

No sábado, dia 4, das 10h às 17h, ocorre a 6ª Praça do Amor, no Parcão.

O brechó é realizado pela Confraria do Amor, que usa os recursos obtidos para ajudar pessoas ou instituições da região.

Shopping Total completa oito anos

28 de maio de 2011 1

 Shopping Total comemora oito anos neste domingo, dia 29, com um bolo de aniversário de três metros de altura, especialmente produzido para ser compartilhado com todos a partir das 15h. A trilha sonora ficará por conta da Banda Brass, que também tocará clássicos do jazz e do blues ao longo da tarde. As pessoas que não puderem comparecer no domingo podem comemorar o mesmo evento na segunda, dia 30 , no mesmo horário. A entrada é franca.



Festival de filmes até 2 de junho

27 de maio de 2011 0

O Instituto NT de Cinema e Cultura abre espaço em sua programação cinematográfica para homenagear os 22 anos de uma das mais importantes e ativas distribuidoras de cinema independente e alternativo do Brasil, a Imovision, com o Festival Imovision. Diariamente, desde o dia 20 até 2 de junho, sempre às 21h20min, um clássico é apresentado.
O instituto fica na Rua Marquês do Pombal, 1.111. Informações: www.institutont.blogspot.com 

Confira a programação:

Dia 27, sexta-feira:  Ninho Vazio

Dia 28, sábado: XXY

Dia 29, domingo: Paranoid Park

Dia 30, segunda-feira: Entre os Muros da Escola

Dia 31, terça-feira: Dois Irmãos

Dia 1º, quarta-feira: Honeydripper

Dia 2, quinta-feira: A Fita Branca


Insegurança no Floresta

26 de maio de 2011 0

Por Lu Kolesny, Conselho de Blogueiros

Dia 25 de maio, 21h30min, meu filho e eu estávamos chegando em casa e, de longe, avistamos duas viaturas da Brigada Militar no meio da rua. “Alguma coisa aconteceu”, comentei com meu filho, pensando se tratar de um atropelamento. Na realidade, era a farmácia em frente de casa que estava sendo assaltada.

Ao me aproximar, vi no rosto do porteiro e dos vizinho que algo não ia bem. Todos muito aflitos e mandando eu entrar em razão do assalto. Funcionárias da farmácia atravessavam a rua, refugiando-se no prédio ao lado do meu condomínio.
Após deixar o carro na garagem, o porteiro relatou que havia acabado o assalto. Ele ouviu tiros, e os policiais saindo da farmácia. Em seguida, várias viaturas apareceram, bombeiros, Samu e, por último, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para organizar o trânsito.

Por morar em uma rua com bastante movimento, julgo estar em um local seguro, principalmente à noite. Mas a cada ano que passa, esta segurança fica pra trás.

Durante o dia, estamos rodeados de bancos, o que também é um fator de insegurança, apesar não termos tido nenhum problema com relação a este assunto (e espero que não haja). Mas me questiono por que não há mais viaturas nas esquinas, como a que ficava na da Quintino com a Bordini.

Acredito que nossa região poderia receber uma melhor atenção por parte da Brigada Militar.

Para sorte de todos, o assalto de ontem resultou na morte do bandido, sem nenhum funcionário ou pedestre ferido.
A ação da Brigada foi rápida e eficiente. O policial que enfrentou o ladrão e o baleou foi aplaudido pelos curiosos que se aglomeraram em frente à farmácia. A ele, parabéns pela bravura e competência em sua missão.


Festival de sabores na região

26 de maio de 2011 0

Até o dia 29, ocorre a 6ª edição do Festival Brasil Sabor, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Neste ano, cinco estabelecimentos da região participam com um prato promocional que melhor represente a especialidade da casa. Nesta página, o ZH Moinhos apresenta a você as receitas participantes.
Informações: www.abraselrs.com.br  
 
 

Salmão com shitake no sake
Sashiburi Sushi House (Rua Dona Laura, 307)

Ingredientes
_ 180g de filé de salmão, 80g shitake, 60g de cebola, 100g de creme de leite, 100ml de sakê, 40g de manteiga, um ovo, 100g de brócolis, tempero e sal a gosto , 10g de alho poró

Modo de preparo
_ Do salmão: grelhar o salmão no forno a 250°C por 15 minutos.
_ Do molho: dourar a cebola na manteiga até que fique transparente e, em seguida, adicionar os shitakes cortados em tiras. Acrescentar o sakê e deixar evaporar o álcool. Acrescentar o creme de leite e temperar com sal a gosto.
_ Do pudim de brócolis: cozinhar o brócolis no micro-ondas por um minuto e picá-lo. Misturar com ovo, creme de leite, tempero completo e colocar na forma. Levar ao forno a 180°C por 10 minutos.
_ Do crocante alho poró: cortar o alho em tiras fininhas e fritá-las.
Apresentação
Servir o salmão com molho disposto apenas na metade do filé e o crocante com alho poró por cima. Ao lado, servir o pudim de brócolis.


  

Passion fruit fish

Sharin Restaurante Indiano (Rua Felipe Neri, 332)

Ingredientes
_ 4 partes de filé de peixe côngrio, alho poró, 1/2 colher (chá) de coentro em pó, 1/2 colher (chá) cúrcuma, 1/2 colher (chá) páprica picante, pimenta biquinha, quatro dentes de alho (mesma proporção de gengibre), 250ml de água, uma colher (sopa) de manteiga clarificada, uma colher (chá) de curry verde, 1/2 alho poró cortado em rodelas, 1/2 pepino japonês, 250ml de leite de coco, 10 folhas de hortelã picadas grosseiramente, 200g de champignon em conserva, uma colher (chá) de açúcar cristal, caldo de peixe, uma colher (sopa) de creme de leite fresco e  200g de polpa de maracujá

Modo de preparo
Do peixe: Preparar a marinada do peixe batendo o alho, o gengibre e a água no liquidificador. Após, marinar o peixe, temperar com o alho poró, coentro, cúrcuma, páprica e pimenta biquinho. Passar em amido de arroz ou amido de milho e fritar em óleo de gergelim. Reservar.
Do molho: misturar em uma panela a manteiga, o curry verde, o alho poró e o maracujá. Adicionar o pepino cortado em lâminas, o champignon, a hortelã e o leite de coco. Por fim, acrescentar o handoshi e o creme de leite. Servir o côngrio com o molho acompanhado de arroz jasmim, decorado com flores comestíveis.

  

Filetto di pesce alla Toscana
Peppo Cucina (Rua Dona Laura, 161)

Ingredientes
_ 90g berinjela, 90g de abobrinha italiana, 40g de ervilha torta, 10g de limão siciliano, 8g de alho, 10g de aspargos, 170g de filé de peixe, 5g de sal, 3g de pimenta do reino moída, 20g de cebola cristal assada, 30ml de azeite de oliva, 20g de açúcar cristal.

Modo de preparo:
Dos legumes: cortar a berinjela em tiras, e a abobrinha, em rodelas. Grelhar até que fiquem tostadas.
Do limão: Cortar metade do limão siciliano em rodelas finas. Em uma panela pequena, misturar o açúcar com a água e o suco da outra metade do limão. Deixar ferver e acrescentar as rodelas do limão. Deixar em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos ou até que os limões fiquem transparentes, e o caldo, encorpado.
Do alho: em uma panela pequena, cobrir o dente de alho com azeite de oliva, sem deixar levantar fervura, deixar em fogo baixo até que fique dourado.
Da cebola cristal: pré-aquecer o forno em 180 graus. Cortar a cebola, com casca, ao meio e assar por aproximadamente 20 minutos ou até que fique transparente.
Da ervilha torta e aspargos: cozinhar em água fervente por três minutos. Reservar.
Do filé de peixe: temperar o filé de peixe com sal e pimenta e, em uma chapa, grelhar por aproximadamente oito minutos com azeite de oliva ou até o ponto desejado.
Montagem do prato: cobrir o centro do prato com os legumes, sobrepondo uns aos outros. Finalizar com o peixe, o limão e o aspargo verde. Decorar o prato com um fio de azeite de oliva extra-virgem.

 

Pizza Silvestre
Bazkaria Parcão (Rua Comendador Caminha, 324)

Ingredientes
Da massa 
_ 100g de farinha de trigo, 0,33g de fermento biológico seco, sal, 0,6g de açúcar, 23ml de água, 13ml de leite, 1 fio de óleo de soja

Do recheio
150g de mussarela de búfala, 50g de tomate pelado, 20g de alho poró refogado, 5g de gergelim, 70g de shitake refogado

Da massa: misturar todos os ingredientes secos. Acrescentar, aos poucos, a água, o óleo e o leite, até formar uma massa homogênea. Sovar por aproximadamente 15 minutos. Depois, formar uma bola e deixe descansar por 20 minutos. Abrir a massa em formato de disco com o auxilio de um rolo.
Da cobertura:
Tomate pelado: cortar um tomate ao meio, retirar o miolo, colocar em uma forma, acrescentar fios de azeite e assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos. Retirar do forno e retirar a pele dos tomates. Cortar em cubos grandes.
Alho poró refogado: cortar em rodelas e refogar em azeite.
Shitake refogado: colocar os cogumelos in natura em uma frigideira com 20g de manteiga e 1g de sal e refogar. Fatiar os cogumelos.
Montagem e preparo da pizza: abrir a massa, rechear com o queijo, o tomate pelado, o alho poró, o shitake e salpicar o gergelim, espalhando uniformemente os ingredientes pela circunferência. Levar ao forno a lenha por três minutos ou a gás, pré-aquecido, a uma temperatura de 180ºC durante seis minutos.

Cordeiro sobre polenta cremosa
Restaurante Internacional Gruta Azul (Rua Gaspar Martins, 230)
Ingredientes
3 mini-picanhas de cordeiro de aproximadamente 80g cada, sal a gosto, 200g de farinha de milho média amarela, 35g de gorgonzola, 40g de creme de leite fresco, molho agridoce (redução de balsâmico e alecrim)

Modo de Preparo
Da picanha: temperar a picanha a gosto, colocar em uma frigideira com azeite de oliva para esquentar. Após, colocar a carne para fritar uniformemente.
Da polenta cremosa: em outra frigideira, levar a farinha de milho ao fogo baixo para cozinhar com caldo de legumes por aproximadamente 15 minutos. Finalizar a polenta com o creme de leite fresco e a gorgonzola, temperando a gosto.
Montagem do prato: usar um prato raso. Colocar a polenta no centro do prato e acrescentar a picanha sobre a polenta na parte inferior do prato.


Fotos: Felipe Neves, divulgação

ZH Moinhos, nosso padrinho de coração

25 de maio de 2011 3

Por Mariano Christini e Úrsula Petrilli Dutra, Conselho de Blogueiros

Sabe quando você vê uma pessoa pela primeira vez e pensa: “é ele”? Sabe quando, no primeiro assunto que vocês conversam, já encontram várias coisas em comum? Pode parecer inusitado, mas o nosso primeiro assunto foi nada mais nada menos que o ZH Moinhos!

Eu tinha acabado de conhecer, em um daqueles bares da Cidade Baixa, o “Vizinho do Parcão”, perfil que o ZH Moinhos tanto estava buscando para homenagear o parque. Ele, assim como eu, também havia nascido no Hospital Moinhos de Vento e também já tinha escrito para a seção Eu e meu Bairro.

Fomos nos conhecendo melhor, e a região continuou sendo nosso cenário. O segundo encontro foi em um pub, a poucos metros de onde hoje moramos e da igreja em que casaremos. Logo nos primeiros encontros, as ideias para o Blog do ZH Moinhos eram motivos para nos encontrar. Ele me convidou para passear no Ônibus Legal, para eu fazer um post. Caminhadas depois do trabalho também viraram post. Até me emprestar um livro sobre o Grêmio para eu escrever sobre a Baixada ele me emprestou! Conquista total. O “Vizinho do Parcão” também não resistiu por muito tempo, sendo conquistado pelo blog e se tornando blogueiro do ZH Moinhos.

Hoje moramos no bairro Auxiliadora, e nossas famílias no Moinhos de Vento e Independência. Retratar o que vivemos na região e postar no Blog do ZH Moinhos é tarefa prazerosa que já faz parte do nosso cotidiano. Gostamos de trazer o dia a dia do nosso bairro para discussão e reflexão. As curiosidades que observamos na região são pautas para o blog. Enquanto um está pensando em fazer um post, o outro já está tirando fotos do mesmo assunto.
Por isso, não há como deixar o ZH Moinhos fora desse momento tão especial que estamos vivendo na região: casamento civil no Floresta e religioso na Igreja Auxiliadora.

Vizinho do Parcão, Amor de Blogueiro, O Bairro da Nossa Janela e, agora, eu diria: ZH Moinhos, nosso padrinho de coração. É assim que o consideramos. Um padrinho que nos acompanhou desde o primeiro dia, zelando e unindo a relação desse casal de blogueiros.

 Nota da Redação: Na reportagem de capa do ZH Moinhos de amanhã, você confere a história completa do casal.

Encontros devem decidir prioridades

24 de maio de 2011 1

Por Marilia Costa Cardoso, Conselho de Blogueiros

No dia 19 de maio, às 19h, realizou-se, no Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, à Rua Barros Cassal, uma reunião com a prefeitura. O encontro foi denominado de Encontro Moderado de Governança Solidária, a fim de promover a mobilização e a articulação de ações para o desenvolvimento da cidade.

Foram apresentados diversos assuntos polêmicos, como a proposta de formação de um comitê de bairro, quando já temos as associações, movimentos e os representantes das regiões de planejamento (RP1). Terminologias novas, como comitês gestores, metas e motes, são coisas muito sofisticadas quando existem palavras simples para isto e, afinal, a população é simples. Devemos usar uma linguagem que todos entendam o verdadeiro significado.

Outra dúvida foi a que secretaria este nosso trabalho estaria vinculado. Deram grande ênfase na responsabilidade do cidadão, quando ele, sem remuneração alguma, comparece a reuniões, faz sua parte e não encontra o retorno. O convite para essa reunião não foi bem divulgado, assim o número de representantes por região foi muito pequeno.

Após a fala do moderador, Mauro Zamperetti, técnico da Unesco, sobre a sistemática do Encontro Moderado de Governança Solidária e como as decisões dos bairros seriam levadas para outros encontros, os participantes resolveram não se pronunciar nessa reunião e marcar outros encontros, ampliando a convocação da comunidade destes bairros.

Devido a características semelhantes de alguns bairros, foram programadas duas reuniõse, uma incluindo Bom Fim e Farroupilha e outra com Independência e Floresta. A data e local serão bem divulgados nos bairros, esperando que a população destas regiões entendam que chegou a hora de participar das escolhas para cada região. Participe e exerça sua cidadania.


Café colonial da Conceição

20 de maio de 2011 0

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Avenida Independência, 230) realiza um café colonial na próxima quarta-feira, dia 25 de maio, a partir das 15h.

Ingressos e informações podem ser obtidas diretamente na secretaria ou pelo telefone 3224-0622.

Luís Augusto Fischer e a Floresta

19 de maio de 2011 0

A edição de hoje do ZH Moinhos traz, em sua capa, um texto do escritor e colunista de Zero Hora Luís Augusto Fischer. Ele descreve a região do bairro Floresta relembrando cheiros de antigamente.

Na página 2, o leitor Sidney Charles Day relata um estudo de biologia no Parcão. Na seção Gastronomia, uma receita do Boteco Natalicio, que abre as portas no Moinhos nesta sexta-feira. Na página 7, as novidades da Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, no Parque Moinhos de Vento.

Em Serviço ZH Bairros, dicas para separar o lixo na praça de alimentação. O caderno apresenta, também, uma reportagem sobre a Padre Chagas conectada. Em O Nome, Luiz Etges e Elisabeth Gutierres Etges e a Escola Ballet Gutierres.


Cinema para mães e bebês

18 de maio de 2011 0

As sessões de cinema para mães acompanhadas por seus bebês de até 18 meses, promovidas pelo CineMaterna, chegam ao Moinhos Shopping na quinta-feira, 19 de maio. Nessa data, o GNC Moinhos passa a integrar a rede de cinemas do projeto e promove sessão de estreia, com ingressos gratuitos, às 14h. A partir do lançamento, sempre na primeira quinta-feira de cada mês, o GNC vai possibilitar que as mães possam ir ao cinema acompanhadas de seus filhos pequenos.

A iniciativa possibilita que as mães cadastradas participem de enquete, por meio do site, para a escolha do filme uma semana antes da exibição. Ao se cadastrar, a mãe vota, recebe um informativo com as próximas atrações e fica por dentro das novidades ligadas ao projeto pioneiro da Associação CineMaterna.

Formar uma rede de cinemas amigáveis em cada cidade onde atua é um dos objetivos do CineMaterna, que trabalha para fortalecer o vínculo mãe-bebê. Para garantir os cuidados necessários durante as sessões, estabelece parcerias com as redes: ar-condicionado mais suave, som mais baixo, luzes ligeiramente acesas, trocadores dentro da sala, tapete de atividades para os bebês que engatinham e lugar garantido para o estacionamento de carrinhos.

Desde 2009, a Natura Mamãe e Bebê patrocina o projeto e contribui para a ampliação da rede de cinemas amigáveis e sua manutenção em 14 cidades do país. Informações: www.cinematerna.org.br 


Arte de blogueira na Usina do Gasômetro

17 de maio de 2011 2
 
Por Simone Guardiola, Conselho de Blogueiros

Arte, artesanato, propaganda. Tudo isso é feito com mãos e projeto.

Foi assim que, desde pequena, usar as mãos para realizar projetos com tintas, panos, madeira, argila e o que viesse parar na minha frente se tornou parte do meu cotidiano. Procurando ocupação para os dias de frio junto à lareira, descobri o patchwork. Dele um mundo de oportunidades se abriu e, conhecendo as artes, tudo se somou. Panos, tintas, pincéis, linhas, agulhas, telas e madeira povoam todos os projetos que brotam na minha mente.

Após a Cowparade de Porto Alegre conheci um grupo de artistas plásticos que resolveram formar um grupo, o Coletivo Criativo Somaisarte. A ideia é somar arte à vida de todos nas mais diversas técnicas. Desde então, perdi o medo e fiz minha primeira exposição individual, em novembro de 2010, intitulada Cenários. Telas e panos em total descomposição, mostrando ser possível inovar dentro das técnicas já conhecidas e tradicionais.

Já no primeiro mês de formação, o Somaisarte conseguiu emplacar uma exposição na Usina do Gasômetro. Estamos trabalhando desde dezembro no projeto [ART]³, que mostrará a interatividade nas seis faces de um cubo. Aliás, cada artista terá dois cubos, assim as possibilidades aumentam.

Dos mais experientes e conhecidos aos mais jovens e pouco conhecidos, todos trabalharam com afinco e dedicação para entregar para Porto Alegre mais cor e arte.

A exposição está aberta a partir de 19 de maio até 24 de junho, no 4º andar da Usina. A cada dia, um artista estará à disposição do público para conversar e interagir, assim o público também poderá conhecer aqueles que fazem arte. Eles podem ser seus vizinhos, assim como eu. Então, convido a todos para conhecer nosso trabalho e o lançamento de um nome que você ainda vai ouvir muito: Coletivo Criativo Somaisarte. A mostra fica em cartaz de terça a domingo, das 9h às 21h.


Foto: divulgação

Unidos por um boteco

13 de maio de 2011 0

Por Simone Guardiola, Conselho de Blogueiros

O que o Moinhos, a Zona Sul e a Cidade Baixa têm em comum? O Natalício, é claro!

Pois até o dia 20 deste mês, um dos botecos mais premiados de Porto Alegre abrirá suas portas na Praça Maurício Cardoso.
Em uma charmosa casa, o Natalício trará luz e mesas na rua, assim como suas especialidades de boteco que todos gostam, além daquela cerveja bem gelada e a cultura das frases mais engraçadas que decoram suas paredes.

Quando voltava do ioga, percebi a movimentação e fui entrando. O pessoal me recebeu muito bem, deixou tirar algumas fotos e disse estar super animado com a inauguração. Foi colocado o nome na fachada e, para quem não souber onde fica, basta ir até a Praça Maurício Cardoso, esquina com Félix da Cunha, pois o Natalício, além de ser o melhor, une Porto Alegre com suas gostosuras.

E os outros botecos que se puxem!

Clássico da solidariedade no domingo

12 de maio de 2011 0

O Parcão é o cenário da largada e chegada de um Gre-Nal da solidariedade. Com partida e chegada do parque, a Corrida para Vencer o Diabetes, no domingo, só não ocorre em caso de chuva. A reportagem completa sobre o assunto você confere no ZH Moinhos de hoje.

Na página 4, o resultado da primeira edição de O Povo na Praça, projeto itinerante realizado, pela primeira vez, no Parcão. Na página 6, transtornos gerados por uma parada de ônibus na Avenida Cristóvão Colombo.

O caderno traz, também, um serviço com telefones úteis da região. Na seção O Nome, um perfil do leitor Sidney Charles Day, um dos mais participativos. Na página 9, dicas para aproveitar eventos de tango na região e, em Conheça seu Vizinho, a relação de Roberto Pontes da Fonseca, reitor do Centro Universitário Metodista, com a região.

"A Casa dos Guardanapos de Pano" até domingo no Moinhos Shopping

11 de maio de 2011 0

A exposição A Casa dos Guardanapos de Pano, da artista plástica Clarissa Motta Nunes, foi prorrogada até domingo, dia 15 de maio, no Moinhos Shopping. Com entrada franca, pode ser visitada na Praça de Eventos do 1º andar, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e, domingo, das 11h às 22h. No sábado, dia 14, haverá uma leitura, com sessão de autógrafos, das frases que compõem a exposição.

A proposta de Clarissa é criar uma casa simbólica, que possa ser a casa de qualquer pessoa. Cheia de referências populares, com aplicação de ilustrações e pinturas que interferem nas superfícies e nos objetos, a artista cria um ambiente lúdico no Shopping. Louças, panos, guardanapos, poemas e músicas transformam-se nas suas mãos e levam o expectador a viajar e se conectar com suas lembranças, liberando sentimentos e emoções.

Os guardanapos de linho, por exemplo, trazem, bordadas, frases retiradas de texto da publicitária Bibiana Xausa Bosak. Com essa inspiração, Clarissa buscou retalhos afetivos da infância da escritora na casa dos avós.