Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de setembro 2011

Primavera é tema de palestra gratuita

30 de setembro de 2011 0

A primavera, estação que mais inspirou poetas e pintores ganha uma abordagem filosófica, com o objetivo de explorar as tradições da humanidade. Esse é o tema da palestra A Primavera e o Renascimento, que abordará o simbolismo histórico e mitológico da estação das flores.

O evento será neste sábado (dia 1º de outubro), às 10h, na Associação Cultural Nova Acrópole (Rua Castro Alves 1.081). A inscrição é 1kg de alimento não perecível e pode ser realizada pelo telefone 3022-4433.

Leia no ZH Moinhos de hoje

29 de setembro de 2011 2

O ZH Moinhos de hoje chega na sua casa com um visual diferente. Totalmente remodelado, seu caderno aparece com novos ícones e mais moderno – tudo para deixar sua leitura ainda mais agradável.

Logo na capa, leia a matéria Beleza preservada, que fala sobre a substitução da rede de energia elétrica de ruas como a Gonçalo de Carvalho, no bairro Independência. A colocação de cabos ecológicos deve diminuir as quedas de luz na região e faz parte de um projeto da CEEE que deve beneficiar diversas regiões da cidade.

Nesta edição você também vai conferir uma receita de fondue japonês, vai ver imagens do evento que reuniu vizinhos, a Rosane de Oliveira e colaboradores do ZH Moinhos no Café do Porto, além da polêmica envolvendo uma intervenção artística em placas de trânsito no bairro. Não perca!

Beleza preservada

29 de setembro de 2011 0

Os moradores da ‘rua mais bonita do mundo’  têm, agora, mais um motivo para se sorrir. A partir do próximo ano, devem diminuir os transtornos vivenciados pelos vizinhos a cada dia de vento forte ou chuvas: as recorrentes interrupções no fornecimento de energia elétrica. Isso ocorria pois as belas árvores que enchem os olhos dos moradores, também entram em contato com os fios elétricos, causando os cortes. Para minimizar esses danos, a CEEE firmou recentemente o compromisso de substituir, no próximo ano, 40 quilômetros de rede comum por fios com proteção, os cabos ecológicos.

A obra faz parte de um projeto que beneficiará 35 pontos da cidade, em um investimento total estimado em R$ 2,5 milhões e que contemplará, também, o cruzamento das ruas Vasco Da Gama e Ramiro Barcelos, no Rio Branco.

– A Gonçalo já tem uma quadra com cabos ecológicos, agora substituiremos as duas que ainda faltam, deixando ela totalmente com o novo sistema que permite, também, podas menos invasivas, pois os fios são mais compactos – explica o gerente regional metropolitano da CEEE Marcelo Jacques Paludo.

Mesmo com custos de instalação superando em até 30% os custos das redes convencionais, a manutenção das redes ecológicas acaba se tornando muito menor e, em médio prazo, o investimento sai mais barato. Além disso, a durabilidade das redes encapadas chega a ser três vezes maior que das redes comuns. A licitação das obras está prevista para a segunda quinzena de novembro e a execução do projeto deve começar em janeiro de 2012.

Veja quais outras ruas serão beneficiadas na cidade:

● Avenida Aureliano Figueiredo Pinto com Avenida Praia de Belas
● Avenida Bento Gonçalves (região próxima à PUCRS)
● Avenida Caldeia
● Avenida Copacabana (entre Wenceslau e Pastor Agostinho)
● Avenida dos Estados (do viaduto do Aeroporto até a Freeway)
● Avenida João Elustondo Filho
● Avenida Lajeado (da Carlos Gomes até Guaporé)
● Avenida Lami com Avenida Heitor Vieira
● Avenida Libaneza
● Avenida Montenegro (da Protásio Alves até Bagé)
● Avenida Montreal com Avenida Libaneza
● Avenida Otto Niemeyer com Avenida Cavalhada
● Avenida Paraná (entre a Buarque de Macedo e a Olinda)
● Avenida Quito com Avenida Libaneza
● Estrada Afonso Lourenço Mariante (um quilômetro a partir da Estrada João Oliveira Remião)
● Rua Abaete esquina com Rua Três de Outubro
● Rua Álvaro Caetano (inteira)
● Rua Arnaldo Bohrer com Rua Pindorama
● Rua Bernardinho Fraga com Rua Julio Lopes Sobrinho
● Rua Bogotá (da Trujilo até Presidente Juarez)
● Rua Capitão Manoel Bravo
● Rua Caracas com Avenida Quito
● Rua dos Carijós (da Tapes até Rua dos Guenoas)
● Rua Condor (da Antonio Simões até Dona Iris)
● Rua Conselheiro Xavier da Costa (da João Mendes Ouriques até a Arlindo Pasqualini)
● Rua Coronel Feijó (da Assis Brasil até a Cristóvão Colombo)
● Rua Corte Real (da Avenida Ipiranga até a Lucas de Oliveira)
● Rua Dr. David A. Gusmão (100 metros a partir da Arlindo Pasqualini)
● Rua Eça De Queiroz (trecho da Felipe de Oliveira até a Reis Louzada)
● Rua Edgar Luis Schneider (da Arlindo Pasqualini até Jigoro Kanj)
● Rua Edmundo Bastian (trecho da Ouro Preto até Marechal Sampaio)
● Rua Emilia S. Aloisio (da Guadalupe até Trujilo)
● Rua Encantadora
● Rua Gibram Kalil Gibram
● Rua Gonçalo de Carvalho
● Rua Guatemala
● Rua José Sanguinetti (200 metros a partir da Arlindo Pasqualini)
● Rua Jurua
● Rua Luzitana com Avenida Cristóvão Colombo
● Rua Marques de Souza
● Rua Martins de Lima (trecho da Bento Gonçalves até Vinte e Seis de Dezembro)
● Rua Nove de Março esquina com Avenida Brasília
● Rua Portugal (da Assis Brasil até Cristóvão Colombo)
● Rua Ricalde Marques
● Rua Santa Cecília (em frente ao número 1.742)
● Rua São Manoel (entre Protásio Alves e Cabral)
● Rua Soldado José da Silva
● Rua dos Tabajaras com Avenida Guaíba
● Rua Tapes
● Rua Vasco Da Gama com Rua Ramiro Barcelos

VEJA: Bairro Moinhos de Ventos foi recriado no Rio de Janeiro

29 de setembro de 2011 1

OPINE: intervenção artística ou vandalismo?

29 de setembro de 2011 6

Pare e sorria. Pare de reclamar. Pare e se apaixone. Essas foram algumas das mensagens divulgadas no Projeto Pare desenvolvido recentemente em ruas da Capital – entre elas, muitas no Moinhos de Vento. Com a intenção de “Deixar o trânsito de Porto, alegre”, o projeto foi concebido pelos publicitários Julie Bazacas e Marcel Maineri, justamente quando estavam parados em um engarrafamento.

– Bem perto do nosso carro, tinha uma placa de Pare. Naquele momento, ela não servia para nada, afinal, não tínhamos outra opção. Foi assim que surgiu a brincadeira “pare e chore, pois você não vai sair daqui tão cedo”. Foi com esse “insight” que resolvemos inverter a lógica e passar uma mensagem positiva para a sociedade e para o trânsito – conta Julie.

A ideia veio em forma de adesivos que foram colados em placas em diversos pontos. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), responsável pela implantação das placas de trânsito na Capital, informou que é proibido qualquer tipo de intervenção na sinalização, como colagem de adesivos nas placas, pois isso pode causar riscos à segurança de motoristas e pedestres. A assessoria de imprensa do órgão informou ainda que a atitude pode ser considerada ato de vandalismo ao patrimônio público.

Os realizadores da ação, quando questionados se consultaram os órgãos de trânsito antes de fazer as intervenções, defenderam-se dizendo que a ideia foi puramente artística, sem a intenção de depredar a sinalização, e garantiram que os adesivos seriam retirados de todas as placas.

ZH MOINHOS PERGUNTA

E você? O que achou da iniciativa? Comente e deixe a sua opinião!

Hospital Fêmina faz mutirão de histeroscopias

28 de setembro de 2011 0

Esta quinta-feira (29) é dia de cuidar da saúde da mulher. O Hospital Fêmina (Rua Mostardeiro, 17) realiza, das 7h30min às 18h30min, um mutirão de histeroscopias, procedimento que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento de lesões do útero. Serão atendidas 25 pacientes já encaminhadas pela Central de Marcação de Consultas da Secretaria Municipal da Saúde, que estarão sob os cuidados de três médicos ginecologistas e suas equipes, que, em bloco cirúrgico, utilizarão equipamento de vídeo-histeroscopia, método que permite visualizar com precisão alterações no útero, sem necessidade de cortes ou suturas.

As pacientes selecionadas apresentam alguma lesão no útero que ocasionam hemorragias, alterações no ritmo menstrual, problemas de sangramento pós-menopausa ou tem diagnóstico de infertilidade, problemas mais comuns em mulheres acima dos 40 anos. Os casos que necessitarem de tratamento posterior, como cirúrgico, conforme indicação, terão assegurada a continuidade.

Uma conhecida Vizinha

26 de setembro de 2011 1

Por Úrsula P. Dutra Christini, do Conselho de Blogueiros

Foi no clima de uma conhecida vizinha (e não vizinha conhecida) que Rosane de Oliveira, jornalista da Zero Hora, cumprimentava e falava com cada leitor que foi prestigiar o evento do ZH Moinhos, na última sexta-feira no Café do Porto.

Ao serem comentados os problemas do bairro e as peculiaridades da região, Rosane disse ter a sensação de comunidade, ficando surpresa em não ter se falado sobre política – sua área de atuação.

E nesse clima de conhecida vizinha, Rosane contou que sua rotina começa às 6h15min da manhã, quando levanta, se arruma, toma café, dá uma lida rápida em todos os jornais e leva sua filha ao colégio, até o Bairro vizinho Bela Vista. De lá, sai direto para a Rádio, com a programação do Gaúcha Atualidade, das 8h10min até às 9h30min. Todos os seus horários são rigorosamente cronometrados, para cumprir a agenda.

Das 10h às 11h ela volta ao Moinhos para fazer Pilates. Aliás, está muito feliz por ter conseguido inserir esta atividade física em sua rotina, três vezes na semana. Quando consegue, almoça em casa, mas muitas vezes tem que participar de reuniões-almoço em função de sua atividade profissional. Às 14h vai para Redação do Jornal onde fica até às 22h. Brinca que tem uma “suíte” na redação. Muitas de suas roupas ficam lá para poder se trocar, em razão do programa de TV que vai ao ar às 20h. Ela é comentarista no Jornal TV COM.

Revelou ter um contato muito estreito com os leitores através de seus dois celulares e dois telefones fixos. E como seus horários são cronometrados, para conseguir participar dessa reunião do ZH Moinhos, às 17h de sexta-feira, teve que deixar a jornalista Letícia Duarte como sua interina para a “Página 10” do dia seguinte, no caso de sábado. E após o encontro, Rosane ainda voltou para a redação para preparar a “Página 10” dominical. Disse gostar muito do que faz. Adora escrever e não só sobre política. Se pudesse, escreveria mais. Escreveria literatura, resenhas de livros, etc.

E além do Rádio, Jornal, e TV, Rosane de Oliveira tem o Blog e o Twitter, este com mais de 12 mil seguidores, o qual está sempre atualizado através de seu i-Phone. Sempre lê antes de dormir, e revelou, também, que não dispensa sua janta/ceia com arroz e feijão e uma boa taça de vinho, terminando o seu dia às 00h30min.

Essa é a Rosane de Oliveira, 51 anos, esposa, mãe de uma filha de 16 anos e um filho de 20, muito receptiva e simpática, essa é a nossa vizinha jornalista.

Prazer em conhecê-la, Rosane

Rosane de Oliveira conversou com os vizinhos

23 de setembro de 2011 0

Editora de política, colunista, jornalista de rádio, televisão e jornal impresso. Nada disso, na tarde de hoje, Rosane de Oliveira era simplesmente a vizinha de todos. E foi assim que recebeu os convidados no encontro do ZH Moinhos, no Café do Porto, com um grande sorriso e um “Oi, vizinho”, que cativou a todos.

O bate-papo foi animado e o assunto, claro, o dia-a-dia do bairro. Histórias foram relembradas, reivindicações levantadas e muitas risadas em torno das memórias de infância, dos tantos colegas que se encontraram pelo café.

Durante o encontro, os vizinhos também puderam ter uma prévia do novo visual que os cadernos assumem  a partir da próxima semana. Esse foi o último de uma série de seis encontros que reuniram repórteres, editores e leitores durante toda essa semana.

Te aprochega, vizinho!

23 de setembro de 2011 0

Leia no ZH Moinhos de hoje

22 de setembro de 2011 0

Um músico que imagina seu bairro com robôs, carros voadores e caturritas holográficas, no futuro. Assim é Ian Ramil, morador da Francisco Ferrer, no limite dos bairros Bom Fim e Rio Branco. Você pode conhecer um pouco mais do vizinho Ian na Contracapa do ZH Moinhos de hoje, que está encartada na sua Zero Hora ou distribuída gratuitamente em diversos pontos do seu bairro.

Nesta edição, você também vai ler:

_ Sobre a exposição Quando a Palavra Escuta, de Michel Pochet, no Instituto NT

_ Especial sobre a oficina gastronômica Contos e Sabores

_ A programação especial do Dia do Idoso e Dia do Coração no Parcão

Finalmente uma solução para a Gonçalo de Carvalho

22 de setembro de 2011 8

Por Paulo Renato Rodrigues, do Conselho de Blogueiros

Morar na “rua mais bonita do mundo” sempre foi um privilégio para as pessoas residentes na Gonçalo de Carvalho. No entanto, um sério problema sempre trouxe muitos dissabores para esses moradores: os constantes cortes de energia elétrica em função do contato dos fios com os galhos das árvores, geralmente em dias de chuva e vento. O tema foi exaustivamente abordado aqui neste blog, com enorme repercussão. O post “Solução para a Gonçalo?”, de 19 de outubro de 2009, por exemplo, teve 38 comentários, o recorde do ano.

Em reunião realizada no último dia 21, na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, o Secretário Beto Albuquerque anunciou o fim desse drama para os moradores da Gonçalo de Carvalho. A famosa via finalmente terá a substituição dos cabos convencionais por cabos compactos e ecológicos. A reivindicação da nova Associação dos Moradores da Gonçalo de Carvalho era pela implantação de rede subterrânea, mas a hipótese foi descartada por ser muito cara e impactar as raízes das árvores dessa rua, que é tombada.

Para o Presidente da CEEE, Sérgio Dias, essa solução de substituição pelos cabos ecológicos resolve o problema:

– Os cabos ecológicos e compactos são cabos isolados e são chamados de ecológicos porque dispensam a poda das árvores para sua instalação e manutenção. Quando não são isolados e acontecem problemas climáticos, eles encostam uns nos outros e isso faz com que caia a rede de energia. São materiais que permitem o bom convívio das redes com as árvores preservadas –, pontuou.

Como morador e membro da Associação dos Moradores da Rua Gonçalo de Carvalho, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Adão Villaverde, registrou seu contentamento com o quase fim da novela:

– Qualquer chuva ou vento derruba a energia elétrica da Gonçalo. É uma rua maravilhosa, mas que tem esse problema grave. Essa decisão vai ao encontro de uma grande mobilização da comunidade.

O Secretário Beto Albuquerque explicou que essa ação de implantação dos cabos ecológicos faz parte de uma iniciativa que também beneficiará outras trinta ruas da capital, numa licitação conjunta que contabiliza investimentos na ordem de R$ 2,7 milhões, incluindo construção de subestações, linhas de transmissão e a substituição das redes.

– É um pacote de obras que a CEEE está realizando até 2013, aproximadamente 100 obras com intuito de melhorar a qualidade da energia em POA e atender as demandas da Copa do Mundo 2014.

A expectativa é que os trâmites legais ocorram até o fim do ano e o prazo máximo esperado pelos gestores é de que as obras da Gonçalo de Carvalho – que será a primeira a ser executada – comecem em janeiro de 2012. De acordo com os técnicos essa é uma obra rápida, que dura aproximadamente 15 dias em cada local.

Hoje é dia de deixar o carro em casa

22 de setembro de 2011 0

Por Úrsula P. Dutra Christini, do Conselho de Blogueiros

A Semana Nacional do Trânsito tem programação na região, com palestras, passeios ciclísticos e outras formas de conscientização, oferecendo bastante material educativo, conforme postado no dia 20 de setembro.

Mas o que me chamou a atenção foi o dia 22 de setembro, que é considerado o “Dia Mundial Sem Meu Carro”.

Esse movimento está cada vez com mais adeptos no mundo inteiro, e Porto Alegre não ficou de fora.

É o dia de combatermos a poluição, de pensarmos no futuro do nosso planeta. Penso que se cada um fizer a sua parte, podemos contribuir para o todo. E você não precisa andar de bicicleta para participar da mobilização. Basta você colocar um tênis, ou um sapato mais confortável, sair mais cedo de casa, e ir a pé. Se precisar ir mais longe, pegue um transporte coletivo, ou pegue uma carona com o vizinho. E se, mesmo assim, não tiver como evitar, ao menos ofereça uma carona ao vizinho. Faça sua parte e reduza o número de veículos na rua.

Então, principalmente quem é privilegiado por morar ou trabalhar na região, que tem tudo tão pertinho, desde supermercados, farmácias, restaurantes, aproveite o dia 22 de setembro para deixar o carro na garagem e participar desse dia com mais saúde para o planeta e para você.

Novidades no seu caderno

21 de setembro de 2011 0

O ZH Moinhos vai receber seus leitores e amigos para um bate-papo nesta sexta-feira. Esperamos vocês lá com muitas novidades! (clique na imagem para visualizar o convite em tamanho maior)

Semana Nacional do Trânsito tem atividades na região

20 de setembro de 2011 0

A Semana Nacional do Trânsito está com uma programação diversificada até sábado, dia 24, e contam com ações na região. Confira:

Quarta-feira, 21
Manhã (9h às 12h) –  Palestras, teatro, contação de histórias e distribuição de materiais educativos e informativos no Shopping Total (Avenida Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta)
Palestras – público em geral (sala de cinema do Shopping)
Tarde (14h às 17h30) – Para as crianças e público em geral – Espaço Cultural do Shopping Total
– Teatro:  Bi!Bi! Que Legal, um Carrinho de Pedal
– Contação de Histórias

Quinta-feira, 22 – Dia Mundial Sem Meu Carro
Manhã (a partir das 9h)
- Bicicleata de inauguração da ciclovia da Ipiranga (trajeto da EPTC até o Zaffari da rua Santa Cecília)
Tarde (14h às 17h)
Feira do Livro no Jardim Botânico, com barraca da educação, distribuição de materiais educativos, contação de histórias e presença do mascote Azulito

Sexta-feira, 23
Manhã (9h às 11h)
- Trabalho para a redução de acidentes no cruzamento das avenidas Ipiranga e Salvador França (em caso de chuva, a atividade será no Viaduto D. Pedro, na av. Borges de Medeiros com José de Alencar). O evento contará com a exposição de placas educativas e distribuição de materiais educativos e informativos.
Tarde (14h às 17h)
Feira do Livro no Jardim Botânico, com contação de histórias, presença do Azulito e distribuição de materiais educativos e informativos.
17h – Ação em cruzamento do Colégio Concórdia, na rua Presidente Roosevelt, com exposição de placas educativas e entrega de materiais educativos e informativos, além da participação de professores e alunos do colégio.

Sábado, 24
Ação na escolinha Interagir, com passeio ciclístico, contação de histórias, presença do Azulito e entrega de materiais educativos.

Exposição 'Cavaleiros da Paz', no Moinhos Shopping

20 de setembro de 2011 0

Inaugura nesta terça-feira (20 de setembro), na Praça de Eventos do 2º andar do Moinhos Shopping, a mostra fotográfica Cavaleiros da Paz – Cavalgada dos Extremos, de Eduardo Rocha. O fotógrafo acompanhou as cavalgadas do grupo em uma incursão pelo extremo sul, passando pela Cordilheia dos Andes, na Patagônia, em 2010; e pelo extremo norte, uma viagem pela Britrisch Columbia, no Canadá, em 2011.

São 60 fotos, nos formatos 50x60cm e panorâmicas de 70x30cm. A exposição fica em cartaz até 3 de outubro e tem entrada gratuita. Em parceria com o Instituto do Câncer Infantil, as fotos da exposição serão comercializadas e parte da renda será revertida para a entidade.