Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de novembro 2011

Rua Tiradentes tem mão dupla a partir deste sábado

26 de novembro de 2011 0

A partir deste sábado (26) a rua Tiradentes, no trecho entre a Avenida Ramiro Barcelos e a Rua Doutor Vale, terá mão dupla e proibição de estacionamento em um dos lados da via. Com a mudança, a via se torna uma alternativa para desafogar o trânsito da região e facilitará a saída de veículos do Hospital Moinhos de Vento.

- Com todas as modificações, a Tiradentes também ajudará na fluidez da 24 de Outubro e Doutor Vale – , afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

No local, foram feitos recortes na área do passeio para viabilizar o alargamento da pista da Ramiro Barcelos e da Tiradentes, foram construídos canteiros e realizadas intervenções de readequação do passeio, como o deslocamento de um poste de energia. As obras de alteração do trânsito na Tiradentes fazem parte de um projeto da EPTC com contrapartida do Hospital Moinhos de Vento, com fiscalização da Smov, além de contar com intervenções da Smam.

Jogada no Lixo Seco

22 de novembro de 2011 0

Por Miréia Borges, do Conselho de Blogueiros

Para variar, por onde ando, carrego minha câmera e ao passar por uma das ruas do Moinhos de Vento, percebi algo melancólico. Uma obra de arte de alguém estava encostada nos lixos para ser recolhida como algo que não tem mais sentido algum.

Não estou aqui discutindo a obra, se é feia ou se é bonita, se é artística ou amadora, e sim o sentido do jogar fora. Um dia ela foi recém pintada e pendurada em alguma parede, teve um significado, tocou alguém.

Hoje, repousa insignificantemente num canteiro velho, apoiada em uma calçada desmantelada e o pior de tudo, junto com o lixo seco que o caminhão em breve vem buscar para atirá-la sem dó nem piedade junto com outras “coisas” que não servem mais para alguém.

É triste, é melancólico ver que um dia foi algo importante e hoje não é mais apreciado.

O coração da obra escorre sangrando, como se chorando pela indiferença de quem pintou ou a quem pertenceu e agora espera o ato final que é a carroceria de um caminhão de lixo seco.

Os 39 anos do Parcão

21 de novembro de 2011 2

Por Miréia Borges, do Conselho de Blogueiros

Foi um domingo quente ensolarado e ali estavam muitas pessoas para comemorar juntamente com o Parcão o seu aniversário.

Um parque que nos dá sombra, vento, chuva, lugar para descansar, nos oferece uma visão de um lago com patos, tartarugas, pombas, pássaros, árvores de várias espécies e até mesmo um gambazinho, estava comemorando seus 39 anos de existência.

Anos atrás ia com meu pai para plantar mudas de árvores e lembro que ele dizia:

– Quando elas crescerem isso aqui vai ficar uma maravilha!

E ele estava certo, o Parcão tem uma infinidade de espécies plantadas por muitas pessoas da redondeza.

E com muita satisfação neste domingo estive lá para comemorar os seus 39 anos.

O caderno de bairros ZH Moinhos também estava lá distribuindo os cadernos, interagindo com o público frequentador assíduo. Houve fila para as pessoas pegarem uma fatia de bolo depois do Parabéns à você.

Pessoas liam calmamente o ZH Moinhos, algumas reivindicavam mais locais para distribuição, outras falavam com os blogueiros que foram lá prestigiar, pedindo informações e dando sugestões, todos estavam felizes com balões coloridos, os Esquilos do Zaffari abraçando as crianças, com o Hospital Moinhos de Vento oferecendo alguns serviços como medir pressão, massagem, atendimento rápido de conversa com pessoas interessadas.

Enfim, o Parcão ficou um ano mais velho e com muita exuberância para nos oferecer. E o presente que ele ganhou, foi a presença da Comunidade toda presente.

Parabéns Parque Moinhos de Vento!

Parabéns Parcão

18 de novembro de 2011 0

Para comemorar os 39 anos do Parcão, o domingo será especial.

Das 9h às 13h, serão distribuídos brindes, além de 400 fatias de torta!

O Hospital Moinhos e o Zaffari, adotantes da praça, organizam o evento que contará com a participação do ZH Moinhos.

Serão distribuídos exemplares do caderno para os frequentadores do parque na área do Boulevard.

A Vier também montará seu chimarródromo. Para os mais esportistas, haverá aula de ioga com a prof. Ana Maria.

Leia hoje no ZH Moinhos

17 de novembro de 2011 0

Na edição desta quinta-feira (17) do ZH Moinhos, você vai conhecer as obras do Artemosfera que vão colorir as ruas da região. O projeto, que leva arte de rua aos mais diversos bairros da cidade começa hoje e nossa região não vai ficar de fora, recebendo obras a partir da segunda etapa, em 25 de novembro.

Você também vai conhecer o Moa, um vira-lata muito simpático que lê a Zero Hora na maior das mordomias. E vai ler a homenagem emocionada a um morador do Bairro Floresta, Lino Erni Finger, feita pelo seu sobrinho Eric. Na contracapa, uma deliciosa receita para refrescar o verão com um sabor especial: uma salada mediterrânea. Não perca!

O ZH Moinhos circula hoje, encartada na sua Zero Hora e está disponível em pontos de distribuição gratuita pelos bairros.

Do Mercado ao abandono total

11 de novembro de 2011 3

Por Miréia Borges, do Conselho de Blogueiros

Estacionamos o carro na pracinha abandonada do bairro Floresta ou Auxiliadora,  veio na minha cabeça, lá do fundo do baú, as lembranças de infância.

Nessa praça que não sei o nome, pois nem placa tem, alguns anos atrás (quer dizer muitos anos atrás) havia um mercado público pequeno, onde tinha peixaria, açougue, muitas bancas de verduras, um restaurante na parte de cima onde se comia um sorvete de deixar a banca 40 do Mercado público de Porto Alegre no chinelo, havia na ponta da rua um laguinho com muitas tartarugas e algumas carroças paradas com os cavalos bebendo água no bebedouro. Que visão burlesca essa, hein! Pois é, mas existia isso nessa praça.

Assim que passou minha viagem interior e voltei à realidade dos dias de hoje, percebi que o abandono havia se instalado ali naquele local que era maravilhoso e bucólico.

Hoje as Pombas tomaram conta dos galhos das árvores, a terra ficou árida e abandonada, a “praça” ficou como dormitório de pessoas menos afortunadas, e ainda por cima colocaram um “monumento” esquisito que não se sabe para quem e por que. O troço está todo pichado, sem conservação nenhuma. E um detalhe, a praça não tem banco para sentar, é somente abandono mesmo.

De quem é a praça? Da prefeitura? De alguém em particular? Alguém sabe o por que da destruição do Mercado público que existia ali?

E até quando essa  tal praça sem nome continuará assim, abandonada ao deus dará?

Alguém tem uma foto do Mercado Público que existia por ali nos anos 60?

Noivos fardados no Dmae

10 de novembro de 2011 2

Por Úrsula P. Dutra Christini, do Conselho de Blogueiros,

Encontrar um casal de noivos, tipicamente “fardado”, em alguma praça da nossa região, já está se tornando uma cena corriqueira.

E não é mais, apenas, aqueles noivos que saem da igreja, recém-casados, que aproveitam algum jardim para fazerem fotos antes de ir até o local da festa. Em plena luz do dia, também, encontramos esses casais, que se “fardam” apenas para a recordação da fotografia.

O último casal que vi foi no Jardim do Dmae, na Rua 24 de Outubro. Está aí, aproveitar os nossos belos cenários naturais para um belo álbum de amor e romance.

E você, já observou um casal desses em algum outro lugar do nosso bairro?

ZH Moinhos nos supermercados Zaffari

10 de novembro de 2011 0

Uma parceria inédita entre Zero Hora e o Grupo Zaffari vai possibilitar a distribuição gratuita do ZH Moinhos em três supermercados Zaffari da região. A edição desta semana é a primeira que será disponibilizada nas lojas (circula a partir desta quinta-feira).

Inicialmente, serão enviados cem exemplares para cada ponto. Se você não encontrar um, pode entrar em contato com algum dos gerentes ou com a Redação pelo fone 3218-4785 ou pelo e-mail moinhos@zerohora.com.br

Confira os endereços das lojas:

Zaffari Bordini
Rua Cel. Bordini, 530 – Auxiliadora

Zaffari Cristóvão
Av. Cristovão Colombo, 1271 – Floresta

Zaffari Total
Av. Cristóvão Colombo, 545 Prédio 6 – Loja 1222 – Shopping Total – Floresta

Leia no ZH Moinhos de hoje

10 de novembro de 2011 0

O ZH Moinhos desta semana traz a confirmação da prefeitura de   que, finalmente, deve ser efetivada a circulação nos dois sentidos da Rua Tiradentes. O poste que emperrava a obra de alargamento da via foi retirado.

Outra boa notícia: a EPTC deverá pintar faixas de pedestres na Rua Ramiro Barcelos, até o fim deste mês. Moradora da região reclama que a travessia ficou muito perigosa, desde a liberação do trânsito pela Protásio Alves.

E o escorregador onde uma criança se feriu com uma felpa no final de outubro, foi retirado do Parcão. O brinquedo será substituído em um mês, avisa a administração do parque.

Boa leitura



Leia no ZH Moinhos de hoje

03 de novembro de 2011 0

O caderno ZH Moinhos desta quinta traz reportagem de capa com uma opção para receber jovens turistas do mundo inteiro. De olho na Copa de 2014, e de outros eventos, a empresária Bibiana Strohmayer, 28 anos, está abrindo um hostel no bairro Floresta.

Buscou inspiração em estabelecimentos similares em várias partes do mundo. Para ajudar os jovens turistas a circularem na região, foi elaborado um mapa indicando a localização do hostel e de outros estabelecimentos.

Confira!