Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de dezembro 2011

Horário especial do Moinhos Shopping

30 de dezembro de 2011 0

Quem ainda vai procurar uma roupa para usar na festa de Ano-Novo, atenção: o Moinhos Shopping funciona hoje das 10h às 22h e terá horário especial no final de semana: no sábado, estará aberto das 10h às 18h. No domingo, a abertura das lojas é opcional, enquanto os serviços de alimentação funcionarão das 12h às 19h.

Outros shoppings da Capital também vão operar com horários especiais amanhã.

Linha Balada Segura terá reforço na noite de Ano-Novo

29 de dezembro de 2011 0

Nessa entrada de ano, a linha C4 – Balada Segura, que percorre os bairros boêmios da Capital, contará com um reforçona noite da virada. Ao invés dos intervalos de 30 min para cada veículo, os ônibus passarão a circular com intervalos de 20 min. O horário continua o mesmo das 22h às 4h30min, sem alteração no itinerário.

Durante o verão a linha C4-Balada Segura continuará operando da mesma forma: primeira viagem às 22h e término às 4h30, percorrendo o mesmo itinerário.

Para saber mais, acesse o site da EPTC ou pelo fone 156.


O Parcão é a nossa praia!

28 de dezembro de 2011 1

Por Úrsula P. Dutra Christini, do Conselho de Blogueiros

Nunca me esqueço de um comentário que escutei de uma carioca falando ao celular sobre Porto Alegre:
– Aqui eles não têm praia, então as pessoas vão para um parque, que se chama Parcão”.
Nós até já tivemos, ou temos, a praia junto ao Guaíba, o calçadão, a Zona Sul, mas o comparativo dela achei sensacional.
O Parcão é um local relacionado ao bem-estar das pessoas. Para muitos, o Parcão é um hábito, seja para os que frequentam apenas no final de semana, seja para aqueles que vão todos os dias para lá.
E no verão, não tem jeito, a disposição é outra. As pessoas querem sair de suas casas e apartamentos, querem sol, ar livre, sombra das árvores e água fresca (mesmo que seja apenas um “laguinho” para admirar).Tomam seu chimarrão, sentam num banco ou na grama, caminham, correm ou andam de bicicleta, levam seus cachorros para passear, lêem um bom livro, e por aí vai. Enfim, é como praia, quem tem o costume, não consegue ficar sem.
E para quem passa o verão em Porto Alegre, não há dúvida de que essa é uma das nossas melhores praias, você não concorda?

Cursos gratuitos de inglês

27 de dezembro de 2011 0

Durante o mês de janeiro, o Yázigi Moinhos de Vento promove atividades gratuitas no Grêmio Náutico União, na Capital. As oficinas são destinadas a pessoas de todas as idades e ocorrem sempre das 10h às 11h. Informações e inscrições até 3 de janeiro pelo telefone 3029- 5056.

Cronograma:
Crianças de três a cinco anos: às terças, de 3 a 31
Melhor idade: às quartas, de 4 a 25
Conversação: às segundas, de 9 a 30

O caminhão da Coca-cola pelo bairro

23 de dezembro de 2011 1

Por Miréia Borges, do Conselho de Blogueiros

Dia 15 de dezembro comecei a escutar músicas de Natal bem alto, como eram 23h, achei que fosse alguma festa natalina nas redondezas. Mas para minha surpresa, vi alguns vizinhos fotografando algo, sai na sacada e pude fotografar os caminhões da Coca-Cola na sua comitiva desejando bom Natal para todo o bairro.

Mensagem de final de ano

22 de dezembro de 2011 0

Por Úrsula P. Dutra Christini, do Conselho de Blogueiros

O clima natalino tomou conta da Região desde o final de novembro.

Sem considerar o consumismo, que bem ou mal, até acaba incentivando o espírito de solidariedade e doação nesta época do ano, o que mais sensibiliza são os eventos promovidos. Desde concertos natalinos a apresentações de crianças nas escolas.

Este ano não participei do Tradicional Natal na Praça Júlio de Castilhos, por estar em outro encontro de final de ano (aliás, encontro dos blogueiros relatado no Post do dia 1º de dezembro). Mas com o Natal se aproximando, trago duas fotografias de uma leitora assídua do ZH Moinhos:
uma é do citado Natal na Praça, e outra, da apresentação dos alunos do Colégio Bom Conselho.

As duas imagens nos remetem ao significado mais puro do Natal: o nascimento de Jesus Cristo. O nascimento de uma grande Luz no mundo que continua, até os dias de hoje, iluminando milhares de pessoas. E não importa qual a sua religião, Jesus foi um modelo de ser humano espiritualizado, que nunca colocou a religião acima dos homens.

E como diz o décimo quarto Dalai-Lama: “Cheguei à conclusão de que não importa muito se uma pessoa tem ou não uma crença religiosa. Muito mais importante é que seja uma boa pessoa”.

Por isso, um Feliz Natal e um Feliz 2012 a todos, e que consigamos sempre nos tornarmos pessoas cada vez melhores!

Moinhos Shopping tem horários especiais de fim de ano

21 de dezembro de 2011 0

O Moinhos Shopping terá horários especiais de funcionamento no Natal e no Ano Novo. Fique atento:

De 1º a 3/12 – quinta, sexta e sábado
Alimentação e Lazer: das 10h às 22h30min (23h, opcional)
Demais lojas: das 10h às 22h (23h, opcional)

De 5 a 8/12 – segunda, terça, quarta a quinta
Alimentação e Lazer: das 10h às 22h30min (23h, opcional)
Demais lojas: das 10h às 22h (23h, opcional)

Dias 4, 11 e 18/12 – domingos
Alimentação e Lazer: das 10h às 22h
Demais lojas: das 10h às 22h

De 9 a 23/12 – dias da semana e sábados
Alimentação e Lazer: das 10h às 23h
Demais lojas: das 10h às 23h

Dias 24 e 31/12 – véspera de Natal e Ano Novo
Alimentação e Lazer: das 10h às 18h
Demais lojas: das 10h às 18h

Dias 25/12 e 1º/01 – domingo / Natal e Ano Novo
Alimentação e Lazer: das 12h às 19h
Demais lojas: das 13h às 19h, com abertura opcional

De 26 a 30/12 – segunda a sexta
Alimentação e Lazer: das 11h às 22h30min
Demais lojas: das 10h às 22h

Emoções, Sonhos e desejos!

17 de dezembro de 2011 0

Por Miréia Borges, do Conselho de Blogueiros

Na Tobias da Silva, duas lojas inovaram para a espera do Natal e Ano Novo.

A Maria Teresa Decorações colocou uma cadeira de balanço, onde quem passa pode sentar e mentalmente pedir que seus sonhos se realizem e lógico, são fotografados.

Na Casa de La Madre, a árvore em frente da loja está com fitas coloridas e paninhos com desejos para o Ano de 2012. Os transeuntes podem pedir um retalho com a caneta especial e escrever seus desejos.

É o Moinhos inovando como sempre!

Muitas mensagens, muitas pessoas sentando e a circulação se transforma em harmonia, em amizade e principalmente em emoção, que está faltando muito nesses nossos dias.

Eu sentei, pedi pelos meus sonhos, atravessei e escrevi meu desejo para 2012. Se eu fosse você ia visitar a Tobias da silva e compartilhar com esse clima de Natal e amizade entre as pessoas.

Abaixo, um breve relato de como na Tailândia se procede em relação a algumas árvores nessa época.

“Na Tailândia, algumas árvores são sagradas! Eles acreditam que em algumas árvores habitam espíritos ou deuses, e sendo assim, passam a enfeitá-las com muitas fitas coloridas e embaixo colocam pedidos, oferendas, pequenas estátuas, velas e incensos.  A ideia da nossa árvore apareceu durante uma conversa sobre os costumes da Tailândia, já que temos no espaço uma pequena exposição de artistas tailandeses. Então, criamos a nossa Árvore dos Desejos, cheia de fitas e pedidos para esta linda árvore que nos dá todos os dias sua sombra, seu verde, suas flores e suas energias! Tem sido um sucesso, quem não pede, pára para ler e quem pede passa várias vezes para conferir se o desejo ainda está por lá!”

Pacientes oncológicos expõem no 5ª Bazar de Natal CliniOnco

16 de dezembro de 2011 0

A CliniOnco promove nesta sexta-feira (16) a 5ª edição do seu Bazar de Natal. Os artesanatos realizados por pacientes e familiares estarão expostos até as 17h, na casa da CliniOnco (Rua Dona Laura, 226).

De acordo com a Fisioterapeuta da clínica, Iara Rodrigues, o Bazar de Natal tem como objetivo promover a integração entre os pacientes, as famílias e amigos. Além disso, o artesanato é uma forma de ocupá-los ajudando a desfocar da doença.

Ao todo, serão 12 expositores oferecendo trabalhos manuais cuja renda será exclusivamente voltada para cada expositor o que, muitas vezes, ajuda os pacientes com os gastos com medicações de suporte ao tratamento oncológico.

Moinhos de Vento ou deserto?

15 de dezembro de 2011 0

Por Mariano Christini, do Conselho de Blogueiros

Há mais ou menos duas semanas, os moradores da Rua Coronel Bordini, entre a Rua Marques do Herval e Rua 24 de Outubro, estão enfrentando uma poeirada infernal.

O clube Grêmio Náutico União, sede Moinhos de Vento, está fazendo uma obra em seu antigo estacionamento, um terreno com entrada pela Rua Coronel Bordini, onde diversos caminhões estão retirando terra, que saem caindo por toda a via. Como nosso clima anda seco, percebe-se nos automóveis estacionados e nas residências e principalmente na via um grande acúmulo de pó, que pela passagem dos automóveis na via, levanta uma poeira incrível.

Certamente é prejudicial à saúde de quem trabalha e mora nas redondezas.


O que diz o clube Grêmio Náutico União, por meio de sua assessoria de imprensa:

A poeira em torno da sede Moinhos de Vento tem como causa a remodelação da piscina olímpica de 50mx25m. A obra está no estágio de demolição e escavação – o que explica o trânsito frequente de caminhões nas redondezas. O clima seco e o baixo volume de chuvas, nas últimas semanas, ajudam a poeira a se espalhar. Para amenizar o problema, o Grêmio Náutico União está borrifando água nos arredores e orientando os motoristas dos veículos de carga a dirigirem com cautela. O superintendente administrativo do Clube, Myron Assis Brasil de Moraes, pede desculpas pelo transtorno e estima que até o final do mês essa etapa seja encerrada.

Foto do estágio atual da obra:


DMLU promete solução para lixo acumulado

14 de dezembro de 2011 0

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fez uma promessa importante para os leitores do ZH Moinhos: de que a partir desta quarta-feira (14), o problema do acúmulo de lixo nas ruas do bairro deve ser minimizado. A previsão é possível em função da troca da prestadora do serviço de coleta do lixo, conforme resposta dada ao blogueiro Mariano Christini. Confira o texto do blogueiro e a resposta do departamento.

Texto do blogueiro Mariano Christini

“Moro na Auxiliadora e hoje pela manhã (13), quando saí da minha rua, vi um grande acúmulo de lixo em frente ao meu edifício, como nos outros.

Fui pela rua 24 de Outubro, até a Coronel Bordini, onde trabalho…. mais lixo!!!

Na hora do meu almoço, fui até a rua Florêncio Ygartua e mais lixo até lá, pela rua 24 de Outubro…

Atendendo um cliente, andando pela Rua Marquês do Pombal…. mais lixo!!!

Além de lixo, vemos muita sujeira, insetos, cheiro ruim…

Acabei de pagar meu IPTU de 2012 com a respectiva taxa de lixo. Ou seja, adiantei para um serviço que ainda não está sendo cumprido. Não sei onde vamos parar. Isso é caso de saúde pública.”

Resposta do DMLU

“O DMLU pede desculpas à população pelos problemas, alheios à sua vontade, ocorridos com a coleta de lixo domiciliar entre os dias 7 e 13 de dezembro. E informa que com a troca da empresa prestadora desse serviço na cidade, a partir do dia 14, tudo voltará à normalidade em alguns dias, inclusive cessando os reflexos pontuais que isso teve em outros serviços, como a varrição e a coleta seletiva.”

Concerto de Natal no Parcão

14 de dezembro de 2011 0

Por Mariano e Úrsula Christini, do Conselho de Blogueiros

Assim como o Natal na Praça Júlio de Castilhos, o Concerto de Natal no Parcão já é uma tradição das comemorações de final de ano na região. Uma verdadeira multidão apreciou esse espetáculo de Natal, no último domingo, no Parque Moinhos de Vento.

Além de terem sido interpretadas músicas de Natal, obras clássicas, como as de Verdi, pelo Coral e a Orquestra Filarmônica da PUCRS, com a regência do maestro Marcio Buzatto, o evento contou com a participação do grupo de Ballet Concerto e Tango Show, com os solistas Marcello Vanucci, Adriana Almeida e Luis Gaeta, e ainda, com o cantor, compositor e violinista Paulinho da Viola.

Ou seja, uma bela noite com os mais variados sons, que, aliás, terminou com outro show de som e luzes: os tradicionais fogos de artifício.

Não conseguimos registrar muitas imagens porque estávamos apenas com o celular, mas a intenção é a mesma: demonstrar o clima de festa, harmonia, e alegria que contagiou os espectadores dessa noite.

Para quem foi e para quem não foi, fica o convite para o próximo concerto: provavelmente na mesma época do ano, dezembro de 2012, e no mesmo “bat” local, nosso querido Parcão.

Nota da redação: Para que todos os leitores possam ter uma ideia do belíssimo espetáculo que ocorreu no Parcão, reproduzimos, aqui, a imagem feita pelo fotógrafo Jean Schwarz, de Zero Hora

Fast Food Saúde, e com Drive-Thru Am-Pm no Moinhos

13 de dezembro de 2011 10

Por Eduardo André Viamonte, do Conselho de Blogueiros

Adoro um xis. Burguer, com ovo e bacon. Em meados dos anos 90, empanturrava-me com tal iguaria todos os dias. Ou quase. Mas não dá mais. Agora já nos ensinaram que os quilinhos em excesso não servem apenas para nos abrigar do frio. Eles multiplicam o colesterol malvado, turbinam a pressão, e detonam nossa saúde. Mesmo quando pensamos ser jovens para portar as encrencas que eram exclusivas dos nossos avós.

O que dá mais prazer é sempre o que tem mais gordura. O problema está na evolução. Quando morávamos nas cavernas, a oferta de lipídios era baixa. O cérebro, então, precisava nos recompensar o esforço físico e o perigo da caça aos bichos selvagens. Um dos prêmios era o regozijo da carne gorda. Daí a Terra girou e girou. Industrializaram a ingesta, e paramos de caçar o bife. Só que no mundo do mouse e do clique, nossos neurônios pouco mudaram. Ainda se deleitam com as mesmas coisas. Na contramão dos avanços científicos sobre nutrição, as grandes franquias gastronômicas são o resultado dos nossos hábitos.

E já que não seremos radicais, podemos optar, vez ou outra, por fast foods cem por cento saudáveis. Na volta da balada, ou como sobremesa para aquele lauto jantar. Colorida pela natureza, uma banca de frutas é luxo. A serviço dia e noite, é espécie em extinção na Porto Alegre do progresso. A insegurança das ruas as devora. O Moinhos preserva um exemplar ali na 24 de Outubro, na esquina da monumental Caixa D’água.

São minerais envoltos nas mais belas embalagens inventadas pela natureza. Fibras com aromas. Em peças de arte vitaminadas, flavonoides e licopenos prontíssimos para a degustação. Solicitados até da janela do possante, os frutos doces e os azedinhos chegam em minutos. O verdadeiro drive thru com lanche feliz.


Reunião de moradores com a EPTC discute alterações no trânsito no entorno da Independência

13 de dezembro de 2011 10

Por Paulo Renato, do Conselho de Blogueiros

Uma importante reunião foi realizada nesta segunda-feira, na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC),  para apresentação das mudanças no trânsito previstas para o entorno do bairro Independência. Pela EPTC, participaram o diretor presidente Vanderlei Cappellari, o diretor de Trânsito e Circulação, Carlos Pires, e a gerente de Planejamento de Trânsito, Carla Meinecke. Presentes ainda os representantes do Shopping Total, do Hospital Moinhos de Vento (HMV), do Colégio Bom Conselho (CBC), dos moradores da Rua Pinheiro Machado e da Associação dos Moradores da Gonçalo de Carvalho.

O primeiro tema abordado foi a implantação da mão dupla da Tiradentes, o que vem gerando muitas críticas dos moradores da região que acessam a Tiradentes para entrar na Ramiro Barcelos.

– Nas horas de pico virou uma verdadeira loucura com o fluxo dos dois lados – afirmou Adelino Soares, morador da Gonçalo de Carvalho e que já escreveu no caderno ZH Moinhos sobre esse tema.

Os dirigentes da EPTC informaram que mais alterações serão promovidas para melhorar o fluxo de veículos no bairro. Uma dessas modificações atende a constantes pedidos formulados aqui neste blog, que é a instalação de faixa e de um semáforo para pedestres, com contagem regressiva de tempo, nas proximidades do HMV, de modo a facilitar o cruzamento das pessoas com segurança da Ramiro para a Gonçalo de Carvalho. O representante do Hospital Moinhos de Vento, Carlos Emilio Marczyk, também confirmou que essa era a maior reivindicação na ouvidoria do HMV.

Outra novidade é a inversão de mão da André Puente. Essa modificação, no entanto, foi bastante contestada, pois, além de aumentar muito o fluxo da já sobrecarregada Rua Ramiro Barcelos poderá criar problemas para a saída de carros do Colégio Bom Conselho. A irmã Mônica de Azevedo, diretora do CBC, informou que saem diariamente, no período escolar, de 150 a 200 carros do estacionamento do colégio e que foi feita uma tentativa de mudança, com direcionamento do maior fluxo pela rua Jardim Christoffel, mas essa experiência não deu resultado. A diretora esclareceu que, como a escola vai passar por reformas, é hora de repensar alternativas que melhorem essa saída.

Carla Meinecke explicou que está prevista também a transferência do ponto de táxi da Ramiro para dentro do Hospital Moinhos de Vento, o que irá melhorar o fluxo de saída. Já o diretor Carlos Pires fez questão de destacar que essas mudanças – previstas para o início de janeiro de 2012 -  serão avaliadas até a segunda quinzena de março e só serão mantidas se efetivamente for comprovado que melhoraram o trânsito na região. Carlos Pires destacou que, no início, não haverá sinaleira na André Puente, e que a inversão da Santo Antonio com a Garibaldi será mantida após a abertura do túnel da Conceição. Quanto à Pinheiro Machado, Pires afirmou que, por ora, também não haverá abertura da rua, ainda que vislumbre nessa mudança uma das soluções para resolver o gargalo da Independência, no que foi contestado pelo representante da rua Pinheiro Machado, Leon Dziekaniak, que mostrou um dossiê com mais de mil assinaturas contrárias à medida.

O presidente Vanderlei Cappellari afirmou que futuras alterações serão necessárias na Independência, como por exemplo, o fim do corredor de ônibus e a mão única:

– No momento em que tivermos uma solução para o transporte coletivo das pessoas do bairro para o centro, essa alternativa poderá ser implementada, o que dará um novo alento ao fluxo da região.

Dia do Tango no Moinhos Shopping

10 de dezembro de 2011 0

A Confraria dos Amigos do Tango comemora, neste domingo (11) o Dia Internacional do Tango e aniversário de Carlos Gardel com um evento especial regado, claro, a muito tango. Haverá dança, desfile e canto, e dançarinos farão um show especial enquanto personagens caracterizados com vestimentas da época de Gardel, como se fosse um bar em Buenos Aires, farão uma performance.

O evento inicia às 17h30, no 3º andar do Moinhos Shopping.  Carlittos Magallanes e Roberto Pinheiro, da dupla ¨Porto Tango¨, fazem a trilha sonora.

Compareça!