Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de janeiro 2012

Alterado horário de funcionamento da Biblioteca Infantil

31 de janeiro de 2012 0

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) informa que a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah terá seu expediente reduzido em fevereiro. De quinta-feira, 2, a quarta-feira, 22, a biblioteca abrirá somente no sábado do dia 11, das 9h às 13h.

A partir do dia 25, o funcionamento da biblioteca volta ao horário normal: de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 12h e, aos sábados, das 9h às 13h. A biblioteca infantil situa-se no Parque Moinhos de Vento, Rua Comendador Caminha, s/n°.

Para outras informações (51) 3289.7520.

ZH Moinhos nas bancas

26 de janeiro de 2012 0

As mudanças no entorno da Ramiro Barcelos estão na capa do ZH Moinhos de hoje.

Na página central, você ainda encontra as alterações para quem deseja adotar uma praça, parque ou canteiros.

A seção Gastronomia traz uma deliciosa receita da Barbarella Bakery, a torta brownie.

A prevenção ao mosquito da dengue também é destaque na página 7.

Boa leitura!



Instituto Goethe terá curso intensivo de alemão em fevereiro

26 de janeiro de 2012 0

O Instituto Goehte abre inscrições para os cursos intensivoes de alemão no mês de fevereiro. Os cursos têm duração de três semanas, com cinco encontros semanais.

As aulas ocorrem d e 6 a 29 de fevereiro, de segunda a sexta-feira das 8h30min às 11h45min ou  das 18h45min às 22h. Haverá recesso de Carnaval do dia 20 ao dia 22.  As matrículas podem ser feitas até o dia 1º.

O valor do curso é R$ 800,00 à vista e isenção da taxa dematrícula para alunos novos. Os alunos novos que já tiverem algum conhecimento na língua alemã devem agendar teste de nivelamento

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 2118.7800 ou pelo email cursos@portoalegre.goethe.org


Site: http://www.goethe.de/ins/br/poa/ptindex.htm

Abertas inscrições para curso superintensivo de Francês

26 de janeiro de 2012 0

Estão aberta as inscrições para os cursos superintensivos de Língua Francesa no Roche Instituto de Idiomas para o mês de fevereiro.

As datas e os horários para os cursos são os seguintes:

1º nível superintensivo

de 2ª a 6ª            8h-10h

de 2ªfa 6ª            14h-16h

de 2ª a 6ª            19h-21h

2º nível superintensivo

de 2ª a 6ª            8h-10h

de 2ª a 6ª            14h-16h

de 2ª a 6ª            20h-22h

3º nível superintensivo

de 2ª a 6ª            8h-10h

de 2ª a 6ª            14h-16h

de 2ª a 6ª            20h-22h

4º nível superintensivo

de 2ª a 6ª            10h-12h

de 2ª a 6ª            16h-18h

5º nível superintensivo d

e 2ª a 6ª            10h-12h

de 2ª a 6ª            16h-18h

de 2ª a 6ª            18h – 20h

6º nível superintensivo

de 2ª a 6ª            10h-12h

7º nível superintensivo

de 2ª a 6ª           16h-18h

Cursos Especiais Fevereiro/2012

Conversação nível básico                   2ª e 4ª  das 18h às 20h

Conversação nível intermediário     3ª e 5ª  das 18h às 20h

Conversação nível avançado              3ª e 5ª das 18h às 20h

Revisão gramatical

(1° – 2º – 3 º- 4º -  níveis)          2ª   4ª das 18h às 20h


Valores promocionais de verão (15% de desconto em relação ao semestre regular)

Início no dia 06 de Fevereiro (Segunda-feira)

Feriado de Carnaval de 17 (sexta-feira) ao dia 22 de Fevereiro (inclusive)

Término dia 02 de Março (sexta-feira)

Mais informações na Roche Instituto de Idiomas, Rua Ramiro Barcelos, 1517 conj. 202, pelo telefone 3311.5482 ou pelo email institutoroche@institutoroche.com.br

Site: www.institutoroche.com.br


Coro Sinfônico da Ospa seleciona cantores

25 de janeiro de 2012 0

Entre os dias 3 e 6 de março haverá seleção de cantores de todos os tipos de vozes para o Coro Sinfônico da Ospa, que há 30 anos apresenta obras da literatura Sinfônico-Coral com seus cantores amadores.  Interessados devem ter conhecimento em leitura musical e comprometimento.

O grupo tem hoje aproximadamente 60 cantores, mas a ideia é aumentar o coro para cerca de cem vozes. O coral é regido pelo maestro Manfredo Schmiedt e o preparo vocal fica no comando do professor Ricardo Barpp. Além de participações marcantes na programação da Ospa, o Coro Sinfônico também realiza concertos com outras orquestras ou grupos instrumentais. Em seu repertório estão obras de Mozart, Beethoven, Bach, Tchaikovsky, entre outros.

Informações:

O teste poderá ser agendado pelo telefone: (51) 8578 5103 ou por email: coro.ospa@gmail.com, com Rosana Rodrigues, coordenadora do Coro Sinfônico.

Dmae interliga redes na Ramiro Barcelos

23 de janeiro de 2012 0

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vai interligar a nova rede distribuidora da Rua Ramiro Barcelos com a da Voluntários da Pátria. Para realizar o serviço será necessário interromper o abastecimento de água na terça-feira, 24, a partir das 13h30, no bairro Floresta e parte do bairro São Geraldo. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado até a madrugada de quarta-feira, 25. Caso chova, o serviço será adiado para nova data.

Ramiro Barcelos com rede nova - Mais de 3,5 quilômetros da rede distribuidora de água da rua estão sendo substituídos desde julho no trecho entre a Protásio Alves e a Voluntários da Pátria.

As canalizações antigas em ferro fundido estão sendo substituídas por redes novas. O longo tempo em operação e e as fugas de água e obstruções vinham prejudicando o abastecimento da região.

As novas redes são de  Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e têm a finalidade de abastecer com eficiência os consumidores e evitar as perdas de água decorrentes de vazamentos. Estão programadas 277 ligações domiciliares, beneficiando aproximadamente 13 mil pessoas. O Dmae investiu cerca de R$ 874 mil nesta obra com término previsto para junho.

A obra integra o Programa de Substituição das Redes de Água do departamento, que se propõe a trocar 25 quilômetros de tubulações a cada ano nas regiões com alta concentração de redes antigas. Nessas regiões, ocorrem rompimentos frequentes, causando interrupções no fornecimento de água e desperdício de água tratada, o que aumenta o custo de manutenção das redes.

Informações do Dmae: Fala PortoAlegre – telefone 156, opção 2;

SAC – telefone 155

site www.dmae.rs.gov.br.











Foto: Samuel Maciel/PMPA

Começa hoje o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti

23 de janeiro de 2012 0

Começa nesta segunda-feira, 23, a primeira edição de 2012 do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), produzido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os resultados vão subsidiar a avaliação de risco para a dengue na capital gaúcha.
O LIRAa é uma das ferramentas utilizadas pela Vigilância de Saúde para orientar as ações de controle da dengue, priorizando áreas onde há maior infestação do mosquito transmissor.

A coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Maria Mercedes Bendati, pede o apoio da população, no sentido de receber e facilitar o trabalho das equipes que vão atuar em todas as zonas da cidade. “Contamos com a colaboração de todos, para que possamos coletar informações e avaliar a infestação do mosquito”.

O levantamento vai até o dia 27 de janeiro e deve inspecionar 12 mil casas e edifícios, distribuídos nos 82 bairros da cidade. Conforme a metodologia do Ministério da Saúde, os quarteirões nesses bairros serão amostrados por sorteio. Ao todo, estarão atuando 120 agentes e supervisores nas atividades do levantamento. Os dados obtidos neste LIRAa vão subsidiar as ações de uma nova Operação de Combate à Dengue.

Dúvidas e informações: 156 – Fala Porto Alegre


Ramiro Barcelos e André Puente terão circulação qualificada

20 de janeiro de 2012 0

A partir das 9h deste sábado, 21, será instalado um semáforo para pedestres na rua Ramiro Barcelos com a Gonçalo de Carvalho e implantado sentido único de tráfego na rua André Puente. O objetivo das mudanças, planejadas e promovidas após estudos técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), é garantir uma maior fluidez e segurança à circulação da região.

A primeira das novidades do trânsito será a ligação do semáforo com botoeira na Ramiro Barcelos com a Gonçalo de Carvalho. O equipamento, que contará com lâmpadas de LED, que economizam até 85% a mais de energia, facilitará as travessias para quem acessa o hospital Moinhos de Vento e o colégio Bom Conselho. No local também foi pintada uma nova faixa de segurança.

A rua André Puente passará a ter sentido único, da Santo Antônio a Ramiro Barcelos, funcionando como um binário com a Gonçalo de Carvalho. A medida se dá para disciplinar o tráfego, auxiliar para uma melhor fluidez e qualificar os acessos na região. Ao longo da André Puente foram instaladas 18 novas placas de regulamentação.

Antes das implantações das novas medidas viárias, a EPTC realizou encontros com moradores da região.

Informação: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/


Banho de sol na Independência

20 de janeiro de 2012 0

Quem foi que disse que banho de sol se toma só na praia ou na beira de uma piscina?

Quem foi que disse que os raios solares são perigosos?

Quem foi que disse que o gato é o único animal que tem “sete” vidas e que não tem medo de altura?

Quem foi que disse que existe a Lei da Gravidade?

E alguém já disse que tomar banho de sol, no parapeito do terraço de um prédio com mais de 10 andares, pode ser perigoso?

Eu acho que ninguém disso isso, para a moça da foto, em plena Avenida Independência.

Então, aqui fica mais uma dica de verão: a Lei da Gravidade existe, uma pitada de medo de altura protege, o corpo humano não tem sete vidas, protetor solar sempre é indicado, e tomar banho de sol pode ser em qualquer lugar, menos em parapeito de prédios ou janelas como este.




ZH Moinhos nas bancas

19 de janeiro de 2012 0



O ZH Moinhos desta semana traz, além das dicas de como evitar furtos a residências durante o período de férias dos donos, as opiniões dos moradores sobre as alterações viárias no entorno da Ramiro Barcelos com a André Puente.

Você também encontrará nas páginas do caderno repercussões sobre as imagens dos efeitos da estiagem no laguinho do Parcão, clicadas pelo fotógrafo Arivaldo Chaves.

E tem também o perfil de uma nadadora que acumula medalhas e escolheu viver no bairro Moinhos de Vento.

Atenção: falta de água

17 de janeiro de 2012 0

Atenção moradores!

Quinta-feira, a partir das 18h, o abastecimento de água será interrompido.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) substituirá um registro de 350mm em uma das linhas da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) São Manoel.

Em função do serviço, o abastecimento de água será interrompido quinta-feira, 19, a partir das 18h, nesta região: Bom Jesus, Jardim Botânico, Santo Antônio, São José, Jardim Carvalho, Vila João Pessoa, Intercap, Vila Brasília, Vila Fátima-Pinto, Jardim do Salso, Mato Sampaio, partes dos bairros Chácara das Pedras, Partenon, Santana e Três Figueiras, Petrópolis (parte alta, próximo à avenida Carlos Gomes), Boa Vista (entorno da Praça Japão), Higienópolis (entorno da Praça Alberto Ramos) e lado par da avenida Carlos Gomes.

A previsão é de que o abastecimento seja normalizado até a manhã de sexta-feira, 20, podendo demorar mais nas partes altas e nas extremidades da rede distribuidora. Caso chova, o serviço será transferido para nova data.

Informações do Dmae: Fala Porto Alegre, fone 156, “opção” 2, www.dmae.rs.gov.br.

Poda de árvores no Floresta

16 de janeiro de 2012 0

Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) realizaram o serviço de poda em diversos pontos da Capital para proporcionar a melhor visibilidade da sinalização de trânsito aos motoristas. A ação deu continuidade aos trabalhos de manejo da arborização em conflito com a sinalização urbana. No Floresta, foi realizada uma intervenção na Ernesto Alves.

Preste atenção: Para solicitar a desobstrução de placas de trânsito e sinaleiras, as pessoas devem ligar para o 156 – Fala Porto Alegre.

Nova área Azul na Cristóvão Colombo a partir de segunda

13 de janeiro de 2012 0

A partir de segunda-feira, dia 16, será ativada a nova Área Azul da Avenida Cristóvão Colombo, em todo o trecho entre a Avenida Alberto Bins e Rua Dr. Barros Cassal. O espaço de estacionamento rotativo será instalado nos dois lados da via e contará com um parquímetro e 28 vagas.

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação ( EPTC) , a iniciativa deverá estimular a rotatividade e democratizar o estacionamento na região. Equipes da EPTC já estão distribuindo panfletos aos moradores e comerciantes da Cristóvão Colombo sobre a nova Área Azul.

O usuário morador do bairro pode ter um cartão residente. Mais informações no Setor de Atendimento ao Cidadão da EPTC (Av. Erico Verissimo, 100) ou pelo fone 156

Saiba mais sobre a área azul:

Tíquete obrigatório: É obrigatório o uso do tíquete, expedido pelos parquímetros eletrônicos nas vagas regulamentadas da Área Azul durante o horário de funcionamento do sistema. Veículos que estiverem sem tíquete ou vencido ficarão sujeitos à autuação dos agentes de fiscalização da EPTC e à aplicação das penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro

Tarifa:
30 minutos = R$ 0,75
1h = R$ 1
1h30min = R$ 2,25
2h = R$ 3

PRESTE ATENÇÃO
O parquímetro não fornece troco. A partir da tarifa mínima, de 30 minutos, cada R$  0,05 introduzidos no parquímetro são convertidos em dois minutos de estacionamento

O prazo de tolerância é de 10 minutos para adquirir o tíquete e 10 minutos após o vencimento do mesmo.

O período máximo de estacionamento permitido na mesma vaga é de duas horas.
Pode-se utilizar o mesmo tíquete para estacionar em qualquer vaga da Área Azul até o vencimento do horário nele impresso. Oriente-se pelas placas de sinalização, que indicam em que trecho o estacionamento está regulamentado, sendo obrigatório o uso de tíquete.

Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h
Sábados, das 8h às 13h

Como adquirir o tíquete:

O tíquete é emitido eletronicamente pelos parquímetros. Durante a operação, observe as informações mostradas no visor frontal e utilize os botões indicados para a realização do procedimento.

Área a ser ampliada:
Avenida Cristóvão Colombo, entre os números 9 a 167 e do 4 ao 100.
Atualmente, Porto Alegre conta com 4.310 vagas na Área Azul.
Mais informações: site www.eptc.com.br  e fone 156.

Calendários da 101 Viralatas

13 de janeiro de 2012 1

Fundada em 2003, a ONG 101 Viralatas abriga cerca de 400 cães e 50 gatos. Aline Orestes Vieira coordena as atividades da ONG em um sítio onde mora com a família, em Viamão, com o apoio decisivo da mãe, Vladete Orestes Vieira. Os gastos mensais da ONG atingem R$ 23 mil.

A renda com a venda dos calendários 2012 servirá para cobrir despesas, fazer mais canis e estruturar o sítio.

O calendário custa R$ 20 é feito em papel couche, tamanho A4.

Os pontos de venda do calendário também funcionam como pontos de arrecadação de donativos. Você pode doar ração (tanto para cães quanto para gatos), medicamentos, jornais e todo tipo de utensílio (roupas, calçados, bolsas, artesanato, decoração, bijuterias etc)  para ser vendido em brechó, cuja renda é revertida aos animais.

Confira os pontos de vendas do calendário da 101 Viralatas na região do ZH Moinhos:

Bicho Chic
Rua Marquês do Herval, 250
Telefone: 3395-5272 com Fernanda

Sou Pet
Ramiro Barcelos, 1297
Telefone: 3243-6746 com Renata

Planet Dog Produtos Veterinários
Mariante, 735
Telefone: 3335-2888 com Mario

Banca de Revistas Dona Débora
Mariante esquina com Cabral
Telefone: 3331-6265

Mundo Animal
24 de outubro, 1201
Telefone: 3333-5750 com Mariane Pinheiro

Clínica Veterinária Moinhos de Vento
Miguel Tostes, 215
Telefone: 3346-6181 com Lorena

Tipo Bicho estética e Pet Shop
Felipe Neri, 98
Telefone: 3209-6360 com Shana

Rincão das rações
Farrapos, 1007
Telefone: 3085-5455 com José Rodrigues

Lavanderia do Bicho
Comendador de Azevedo, 458
Telefone: 3084-0304 com Cristina

Pet Shop Sapequinha
Garibaldi, 926
Telefone: 3013-7589

Casa de Teatro de Porto Alegre – Café Bertoldo
Garibaldi, 853
Telefone: 3029-9292

Todo bicho
Avenida Cristovão Colombo, 1595
Telefone: 3737-9663 com Jeferson

Maison Pet
Castro Alves, 1169
Telefone: 3332-0400 com Fernanda ou Nara

Inscrições encerradas para caminhada no Moinhos

13 de janeiro de 2012 0

Estão encerradas as inscrições para a Caminhada Turística de Verão que ocorre amanhã, a partir das 10h, com o roteiro Moinhos de Vento. Chegou a 150 o número de pessoas inscritas. O ponto de encontro para a saída será no Parque Moinhos de Vento (Parcão), junto à Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, que funciona na réplica do moinho instalada. Se chover, a atividade será cancelada. Quem já se inscreveu e quiser confirmar se vai ser realizada a caminhada pode telefonar amanhã de manhã, a partir das 9h para o telefone 3333-1873.

Concurso

Os participantes que levarem máquinas fotográficas poderão registrar as belezas do roteiro e concorrer a ingressos para o city tour Linha Turismo. Para tanto, deverão enviar fotos das paisagens mais marcantes do passeio para o e-mail nossapoa@gmail.com. Uma comissão julgadora escolherá a imagem que melhor sintetiza o espírito do projeto. Confira no site de Prefeitura o regulamento completo.

Próximas edições

Quem não se inscreveu para a primeira Caminhada de verão tem a possibilidade de participar dos próximos roteiros. Basta fazer a reserva pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com  e obter informações pelos telefones (CIT) 3333.1873 ou 0800 51 7686, inclusive sobre o cancelamento dos roteiros em caso de chuva.

O ingresso é a doação preferencial de um quilo de feijão, arroz ou óleo de cozinha, que deverá ser entregue no local de saída de cada roteiro. As doações serão encaminhadas a instituições assistenciais conveniadas ao município.

As caminhadas turísticas são promovidas pelas secretarias do Turismo (SMTur), Planejamento Municipal (SPM) e Cultura (SMC), além do Programa Viva o Centro e o Gabinete da Primeira-Dama, com apoio da EPTC. Os passeios ocorrem sempre aos sábados, com início às 10h e duração média de duas horas. Além de conhecer prédios, monumentos, equipamentos culturais e áreas verdes que são atrativos turísticos e fazem parte do patrimônio cultural e ambiental da cidade, os participantes recebem informações históricas e curiosas sobre os locais visitados que serão passadas por um guia de turismo.