Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2012

"Inconsciência ecológica" na Independência

28 de março de 2012 0

Por Úrsula P. Dutra Christini, do Conselho de Blogueiros

Preservação do ambiente, sustentabilidade, consciência ecológica, consumo consciente, reciclagem etc. Esses são termos que, felizmente, escutamos cada vez mais. Estamos conseguindo fazer o caminho de volta para casa, para o nosso lar, o Planeta Terra. É uma caminhada longa, porque quando saímos ninguém avisou sobre a importância de se preservar a estrada. Foi com a vivência dos efeitos da destruição que começamos a avisar os nossos colegas de caminhada sobre a existência desses efeitos. Hoje, essa consciência ecológica já está alcançando um grau satisfatório, mas ainda é preciso um pouco mais para “internalizarmos” essa ideia.

Roselaine, que tira o seu sustento recolhendo materiais recicláveis pelas ruas da cidade, tem essa consciência ecológica bem evidenciada. Ela me contou que, embora os novos contêineres sejam, apenas, para lixo orgânico, ela acaba abrindo-os para recolher o material reciclável que ali encontra. Disse que já achou, inclusive, um forno elétrico dentro dos tais contêineres.
Em especial, nesse contêiner da Avenida Independência, onde, talvez, pelo grau de escolaridade e o nível social dos moradores locais, poderíamos esperar uma atitude ecológica mais apurada, Roselaine, sempre encontra material para o seu sustento.

Sem entrar no mérito se esses contêineres deveriam ser nacionais ou italianos, se faltou divulgação e instrução por parte do governo, ou se já deveriam ter colocado, também, contêineres para lixo seco ao lado do orgânico, o que importa é que não podemos mais colocar aquela tampinha de papel alumínio do iogurte junto com o lixo orgânico, em casa. E, muito menos, permitir que pastas inteiras de papéis recicláveis ou fornos elétricos estragados sejam jogados nesses contêineres de lixo orgânico.

Vale lembrar, que consciência ecológica, também, consiste em saber que o lixo jogado de forma inadequada hoje, pode amanhã contribuir para entupir todos os bueiros da cidade, como aconteceu recentemente em Porto Alegre.

Eu arriscaria dizer, fazendo uma analogia com a Lei Seca, em relação à caracterização do dolo eventual do agente que assume o risco matar alguém ao beber antes de dirigir, que, ao jogar o lixo seco nesses contêineres, também assumimos o risco com a intenção de lesar o ambiente e quem sabe de destruir completamente nosso planeta para as gerações futuras.

E você, vai assumir o risco?

O Bairro Moinhos de Vento e os 240 anos de Porto Alegre

26 de março de 2012 0

Por Miréia Borges, do Conselho de Blogueiros

No dia 22 de março, em uma das tantas comemorações em alusão ao aniversário de Porto Alegre, o Moinhos Shopping, que é o maior empreendimento comercial aqui do bairro e o lugar de maior concentração de moradores da região, inaugurou a exposição “O Moinhos é único porque tem você”.

Nessa exposição alguns moradores registraram seu olhar em fotos que estão expostos, com a montagem de um recanto arquitetônico, nos dando a sensação de estarmos rodeados com os portões de ferro das casas do bairro, até uma bicicleta a artista Clarissa Motta Nunes colocou para o público poder se sentir nos tempos de um bairro familiar, antigo , elegante, acolhedor e antigo.

As floristas da Hilário Ribeiro no bairro Moinhos, Bernadete e Rita, estavam no dia da inauguração distribuindo rosas para os visitantes.
O Moinhos de Vento comemorou e ainda vai alguns dias comemorar o aniversário de Porto Alegre, mostrando essa exposição de fotos de alguns moradores.

Logo, o Moinhos é único porque tem você aqui no nosso bairro e ainda tem orgulho de aconchegar as pessoas que aqui vem visitar e apreciar seus cafés, restaurantes, lojas e principalmente suas áreas verdes e convidativas para um chimarrão.
Assim foi a maneira do bairro Moinhos de Vento desejar Feliz Aniversário para Porto Alegre!

Mostra "Meu Moinhos" inaugura hoje

22 de março de 2012 0

A mostra Meu Moinhos, que inaugura hoje, às 19h30min, no Moinhos Shopping, terá a florista Bernadete – “a negra linda que vende flores em frente ao Press Café, a flor mais linda da Hilário Ribeiro, um luxo”, segundo Tânia Carvalho, que a fotografou – distribuindo flores e Marcelo Ferla como DJ da noite.

Meu Moinhos é uma homenagem ao bairro. As imagens, captadas pelo celular, foram feitas pelos convidados André Machado (autor da foto ao lado), Bela Leindecker, Carol Marques, Clarissa Motta, Diego Fabris, Letícia Remião, Luciano Leindecker, Milene Zardo, Petula Silveira, Roberta Silva, Tânia Carvalho, Walmor Corrêa, José Pedro Goulart e Zuca Feijó. Cada um retratou, com olhares e ângulos diferentes, espaços tradicionais como o Parque Moinhos de Vento, Praça Maurício Cardoso, ruas Marquês do Pombal, Fernando Gomes, Padre Chagas, recantos e curiosidades.

A exposição está em sintonia com a nova campanha institucional no Moinhos Shopping, que começou a ser veiculada hoje. Outra inovação da campanha, que vem com o conceito Único porque tem você, é a interação com o público. Durante todo o ano as peças publicitárias irão incentivar que as pessoas tirem fotos do Moinhos pelo celular, enviem para o hotsite da campanha ou usem a hashtag #meumoinhos para postar nas redes sociais. As mais votadas aparecem nos anúncios da própria campanha do Shopping, numa construção coletiva junto com os clientes.

ZH Moinhos nas bancas

22 de março de 2012 1

No ZH Moinhos que circula nesta quinta-feira, confira a reportagem “O Moinhos presenteia Porto Alegre com…”, formada por relatos de blogueiros e um representante de moradores da região. Eles destacaram aspectos que eles consideram um presente à cidade, prestes a completar 240 anos.

Na página 4, saiba mais sobre a exposição Meu Moinhos, que inaugura hoje.

Na página 5, publicamos um leitor-repórter sobre o fim da linha 671.1, do Consórcio Unibus.

Outono no Moinhos

20 de março de 2012 0

Por Úrsula P. Dutra Christini, do Conselho de Blogueiros

Para manter a tradição no Blog do ZH Moinhos, a cada troca de estação, trago a foto dos primeiros sinais do Outono de 2012. A temperatura ainda continua de verão, mas as folhas secas já estão começando a tomar conta das ruas e dos parques da região. E você já está conseguindo sentir a chegada da nova estação? Mande uma foto para moinhos@zerohora.com.br

Exposição na Tobias da Silva

19 de março de 2012 0

A dica é da blogueira Miréia Borges: amanhã tem exposição da artista plástica Rosane Magoga na Maria Teresa objetos decorativos (Tobias da Silva, 174), em comemoração ao aniversário de sete anos da loja. É das 18h30min às 21h30min. Rosane, natural de Restinga Seca, tem pós-graduação em Arte e Educação e especialização em Artes Gráficas. Mais informações pelo telefone 3222-9517 ou pelo e-mail mtobjetosdecorativos@gmail.com. Se você quer entrar em contato com a artista, busque o perfil dela no Facebook (Rosane Magoga).

Implantação de semáforo na Cristóvão Colombo

17 de março de 2012 2

A partir das 11h deste sábado,  será implantado um semáforo no cruzamento da Avenida Cristóvão Colombo com a Rua Hoffmann, bairro Floresta. A ação será acompanhada de alterações no trânsito.

As mudanças serão as seguintes:
– implantação de semáforo na Cristóvão Colombo com Hoffmann;
– implantação de sentido único na Hoffmann (até então era sentido duplo), da General Neto para a Cristóvão Colombo;
– inversão de sentido de fluxo na Hoffmann, da Cristóvão Colombo para a Farrapos
– implantação de sentido duplo na Comendador Azevedo, entre a Cristóvão Colombo e a Farrapos

As alterações serão acompanhadas pelos técnicos e agentes de fiscalização da EPTC, com orientações aos motoristas.

Ioga, massagem e dicas de nutrição no Parcão

17 de março de 2012 1

O Hospital Moinhos de Vento retoma a temporada de eventos de promoção da saúde e do bem-estar neste fim de semana, com ações no Parcão e na Ilha da Pintada.

No Parque Moinhos de Vento — o Parcão — uma aula aberta de ioga marca os 22 anos do Yoga na Praça, parceria do Hospital Moinhos com a Cia Zaffari. Ana Maria Rossi será a ministrante da aula, das 10h30min às 11h30min deste domingo.

Desde as 9h, um espaço de convivência com chimarródromo, distribuição de balões e quick massagem já estará funcionando. Será possível ainda medir a pressão arterial, a circunferência abdominal, peso e altura, além de receber dicas de nutrição de especialistas. A programação vai até as 13h.

ZH Moinhos nas bancas

15 de março de 2012 0

O ZH Moinhos que circula hoje traz na capa uma reportagem sobre a dificuldade que um comerciante do Floresta enfrenta: há 50 anos, Abdul El Kadri tem de conviver com alagamentos da rede pluvial.

Na página 4, o texto de Marçal Alves Leite, colunista e editor de finanças de Zero Hora, resgata a história do restaurante Bier Stube (Dr. Timóteo, 81), fundado no final da década de 70. Traz ainda uma receita de salsicha bock, para se preparar gratinada ou acebolada.

O EduAction, um projeto internacional voltado para a educação que surgiu em Porto Alegre, é apresentado nas páginas 6 e 7.  Entrevistamos dois estrangeiros que administram o programa, que é uma parceria da Gerdau com a ONG Aiesec. Também apresentamos o depoimento de dois alunos contemplados pelo EduAction, do Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto.

Na contracapa, apresentamos uma reportagem sobre a octagenária Maria Therezinha Grendene, Rainha Máster da Regional Sul e Sudeste da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade.

Imama organiza 6º Almoço pela Mulher nesta quinta

14 de março de 2012 0

O Imama _ Instituto da Mama do RS organiza a sexta edição do Almoço pela Mulher, realizado anualmente pelo Restaurante Outback Steakhouse, do Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1.800), em Porto Alegre. O evento acontece nesta quinta-feira, 15 de março, das 12h às 15h, e terá a arrecadação revertida para as ações da entidade. O Iguatemi auxiliará na divulgação do evento, acionando seus diferentes públicos em favor da causa.

Apoiadores da causa, parceiros institucionais, autoridades, voluntários e o público em geral estão convidados a participar desta homenagem ao Dia Internacional da Mulher e a contribuir com o IMAMA. Os convites custam R$ 50 e inclui um cardápio especial, acompanhado de bebidas não alcoólicas. Os mesmos podem ser reservados pelo e-mail contato@imama.org.br ou pelo telefone 3222-0318.

Dia de chuvarada

14 de março de 2012 0

Daniel Simon, que trabalha na agência DCS, no bairro Moinhos, registrou a chuvarada na Olavo Barreto Vianna quase na esquina com a 24 de outubro. 

Itália nos condomínios do Moinhos

14 de março de 2012 0

Por Úrsula P. Dutra Christini, do Conselho de Blogueiros

O sul do país, mais especificamente o Rio Grande do Sul, tem como característica a colonização italiana. Eu, por exemplo, tenho origem italiana, inclusive, com direito à cidadania. Podemos observar a influência dessa cultura em nossa região através de diversos aspectos, desde a quantidade de restaurantes italianos até mesmo cursos de língua italiana, quase são tão comuns quanto os cursos de língua inglesa.

Mas o que me chamou a atenção, em nosso bairro, é a quantidade de edifícios residenciais com nomes de cidades italianas. Talvez por já ter viajado e conhecido muitas dessas cidades, isso despertou minha curiosidade.
Na Félix da Cunha, por exemplo, há um edifício enorme, com o nome do condomínio em letras garrafais: Viareggio. É uma praia da região da Toscana, que tive a oportunidade de visitar.
Já na Miguel Tostes, há o Porto di Gênova, aliás, foi por esse porto que a família do meu avô paterno partiu em direção a Porto Alegre no início do século passado.
Na Coronel Bordini, encontramos o prédio Florença, outra cidade maravilhosa que tive o prazer de conhecer e que minha irmã fez o movimento oposto no início desse milênio, construindo a nova geração lá.
E você também já identificou a Itália na nossa região? Será que o seu próprio condomínio não é um desses que traz um pedacinho desse “nostro eterno amore”?

Mensagem do autor das marcações em buracos do ZH Moinhos

12 de março de 2012 0

O autor das marcações em torno de buracos na Dona Laura, publicado no ZH Moinhos e no blog, comentou no nosso post:

“Olá amigos, quero agradecer a todos pelos comentários em especial a Aline Barros, que não conheço, assim como conversei com a Daniela, outras pessoas param e trocamos algumas breves, e até demoradas, palavras sobre o ‘queijo suiço, em que estão transformadas as ruas de Porto Alegre’. Quero esclarecer que venho fazendo estas marcações desde meados de setembro de 2011. Em 21 de outubro saiu matéria escrita por mim, no caderno Bela Vista, o que faço é mais um alerta aos motoristas e pedestres, do que protesto, tenho no meu facebook várias fotos dos locais que marquei, aqueles que voltam a esburacar tenho registrado com um “BAH!” , quando vi reportagem na TV que em Brasília e Frutal estão sinalizando, comentei que a minha ideia está se expandindo. Neste período creio que já gastei mais do que 15 tubos de spray. Em outubro, a SMOV deu um contraponto bem longo e, entre outras coisas, disse que já tinha recuperado 183 trechos das principais ruas e avenidas da capital eram 84 km, mais de 115 toneladas de asfalto e investimento de R$ 30 milhões, iriam iniciar uma outra etapa para recuperar mais 20 km e investimento de R$ 5,9 milhões. Então tá…”

Jorge “Basqueteiro” Silva

ZH Moinhos desta semana

09 de março de 2012 1

Confira o que publicamos no ZH Moinhos desta semana:


Na capa, a reportagem trata do início das obras de prolongamento da Santo Antônio. Os trabalhos começaram perto da Rodoviária e devem durar quatro meses.

Nas páginas 4 e 5, mostramos aos leitores o que é Instituto Goethe e os serviços ele oferece.

Na contracapa, confira como preparar uma Strawberry Perfect Margarita, receita do Applebee´s, que abriu nesta semana na Padre Chagas.


Boa leitura!

Dia Internacional da Mulher!

08 de março de 2012 0

Por Úrsula P. Dutra Christini, do Conselho de Blogueiros

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, não poderia deixar de registrar algumas palavras no blog do ZH Moinhos.

E para ajudar a todos a refletirem sobre a importância das mulheres, basta lermos o post abaixo sobre as doações para o Banco de Leite do Hospital Fêmina. Apenas as mulheres, no caso, mães em fase de amamentação, podem doar leite humano.

Mulheres, que tanto lutaram para terem seus direitos reconhecidos, parabéns pela força e delicadeza.

Parabéns por serem tão iguais e tão diferentes.