Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de maio 2012

Café ZH reúne moradores e representantes de associações de bairro

31 de maio de 2012 0

A equipe dos cadernos de bairros de Zero Hora recebeu das 13h às 19h diversos leitores e blogueiros na Praça de Alimentação do Moinhos Shopping nesta quinta-feira. Moradores e frequentadores dos bairros Auxiliadora, Floresta, Independência, Moinhos de Vento e Rio Branco aproveitaram para passar sugestões de matérias ou foram ao local simplesmente para prestigiar o evento e conhecer ao vivo a equipe do ZH Moinhos. Integrantes dos conselhos de blogueiros do ZH Moinhos e do ZH Bela Vista também interagiram com os colaboradores.

Rossani Thomas, editora do caderno, e Laura Schenkel, repórter do caderno, tiveram um apoio dos colegas Vinicius Vaccaro, Eduardo Rosa, Vanessa Beltrame e Arivaldo Chaves para conseguir dar atenção a todos que foram ao Café ZH.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e de três associações de bairro: Moinhos Vive, Associação dos Moradores da Auxiliadora (Ama) e Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência (Amabi).

– Foi uma oportunidade maravilhosa para ficarmos ainda mais a par do que ocorre na região e as preocupações dos moradores – afirma Rossani.

Na foto acima, a blogueira Úrsula P. Dutra Christini confere o caderno ZH Moinhos

Entre os assuntos tratados, falou-se de problemas de barulho à noite na Avenida Independência, sobretudo próximo à Rua Barros Cassal, de novidades sobre a Gonçalo de Carvalho, de reivindicações sobre melhorias no Parque Moinhos de Vento (Parcão), entre outros.

A leitora Luiza Moll foi a última a chegar, pouco antes das 19h, relatando a necessidade de inclusão da Rua Tenente Coronel Fabrício Pilar como área de uso especial, por sua característica de túnel verde. Os leitores passaram ainda sugestões de nomes para as seções O Nome e Conheça Seu Vizinho, restaurantes para a seção Gastronomia e fotos para Mascotes e O Bairro da Minha Janela.

Se você é morador ou frequenta a região e não conseguiu ir ao encontro, pode passar suas sugestões para o caderno ZH Moinhos pelo e-mail moinhos@zerohora.com.br



Venha para o Café ZH

31 de maio de 2012 0

A equipe de jornalistas dos cadernos de bairros de Zero Hora recebe os leitores até as 19h, na praça de alimentação do Moinhos Shopping. A proposta é que leitores, repórteres e editores interajam e falem sobre as qualidades e os problemas da região. Os moradores também são recebidos pelos blogueiros do ZH Moinhos.

O encontro foi inspirado em uma iniciativa do jornal Nase Adresa, da República Checa, no leste europeu. O veículo organizava uma estrutura de um café no centro das cidades e colocando sua equipe em contato direto com o público. Em Porto Alegre, espaços em cafeterias ou shoppings, por exemplo, tornam-se a sede da Redação por algumas horas. A proposta é aproximar ainda mais o caderno das comunidades a que ele se direciona, dando visibilidade a fatos locais.

Aprenda a fazer uma sobremesa indonésia

31 de maio de 2012 0

Os chefs indonésios Kamaluddin e Sugito passaram também ao ZH Moinhos a receita de uma deliciosa panqueca recheada com coco ralado. Veja abaixo como fazê-la.

Kue Dadar Gulung

Para a panqueca

Ingredientes

- 500 g de farinha para pão (ou farinha de trigo, na falta da primeira)

- 1 ovo branco

- 500 ml de água

- meia colher (chá) de sal

- 3 pitadas de colorante verde

- 10mL de leite de coco

Para o recheio

Ingredientes

- 300g de coco ralado

- 200g de açúcar mascavo

- 15 mL de água


Modo de preparo

Misture todos os ingredientes da panqueca no liquidificador até obter uma massa homgênea e coloque o suficiente para cobrir o fundo da frigideira.

Unte uma frigideira antiaderente com um pouco de margarina, ponha uma porção da massa. Doure dos dois lados. Reserve.

Em uma panela, misture os ingredientes do recheio, com fogo baixo, até ficar homogêneo.

Coloque o recheio no meio da panqueca e enrole-a.



ZH Moinhos nas bancas

31 de maio de 2012 0

No ZH Moinhos que circula nesta quinta-feira, convidamos nossos leitores a participar do Café ZH que será realizado hoje, das 13h às 19h, na praça de alimentação do Moinhos Shopping.

Na central, publicamos uma reportagem que fizemos com dois chefs indonésios, que vieram ao Estado comandar as panelas do restaurante do Sheraton Porto Alegre Hotel durante o Festival Indonésio oferecido pelo estabelecimento. Kamaluddin e Sugito falaram sobre suas impressões sobre o bairro, e contaram, por exemplo, que em frente ao hotel onde eles trabalham em Jacarta, capital da Indonésia, também há uma grande parque. Eles elogiaram muito o trânsito e o respeito aos pedestres e traçaram paralelos culturais e estéticos entre o que veem em Jacarta e o que puderem conferir por aqui.

Na página 6, confira um pub que está a todo o vapor: é o La Estacion, que abriu suas portas em janeiro na Miguel Tostes, 941. Além de vender cervejas artesanais, Jonathan Che Wodarski e Fábio Grehs se preocupam em oferecer ambientes diferenciados entre si, cada um com um estilo próprio, sem se descuidar da programação voltada para a música e para os esportes.

Daniel Wolff é o morador que entrevistamos para a seção O Nome, na contracapa do caderno. Primeiro doutor em violão do Brasil, o violonista já se apresentou no Carnegie Hall e seu primeiro cd, Concerto à Brasileira, recebeu três indicações ao Grammy. Ele coordena o IV Festival de Violão da UFRGS, que trará expoentes do violão latino-americano a Porto Alegre de 3 a 6 de junho, com diversas apresentações gratuitas e abertas ao público.

Câmara aprova projeto dos túneis verdes

30 de maio de 2012 0

O projeto do vereador Beto Moesch (PP) que transforma dezenas de túneis verdes em áreas de uso especial foi aprovado na tarde desta quarta-feira na Câmara de Porto Alegre. Clique aqui para ler uma entrevista do autor do projeto ao ZH Moinhos.

Receita dos chefs indonésios para o ZH Moinhos

30 de maio de 2012 0

No ZH Moinhos que circula amanhã, confira o passeio que dois chefs indonésios fizeram pelo bairro e as impressões deles sobre a região. Kamaluddin e Sugito foram os responsáveis pelo festival indonésio oferecido na semana passada pelo restaurante do Sheraton Porto Alegre Hotel. Abaixo, confira uma receita de frango que eles nos passaram, que pode ser servido com arroz branco:

Ayan Panggang Pasundan

INGREDIENTES
– 1 frango
– 2 colheres (chá) do pó da raiz de cúrcuma
– 2 folhas de limoeiro picadas
– 2 colheres (chá) de alho picado
– 1 colher (chá) de semente de coentro
– 2 colheres (chá) de cebola branca picada
– 2 colheres (chá) de cebola roxa picada
– 1 colher (chá) de gengibre picado
– 3 colheres (chá) de açúcar
– 3 colheres (chá) de sal
– 3 colheres (chá) de pimenta
– 1 litro de água
– óleo

MODO DE PREPARO
– Aquecer o óleo em uma frigideira.
– Refogar os ingredientes por cinco minutos, até ficarem bem dourados.
– Colocar água quente, suficiente para cobrir o frango.
– Retirar o frango e colocá-lo no forno a 175ºC por aproximadamente 10 minutos _ ou até que ele fique dourado.
– Na hora de servir, junte o frango e o molho.

Vamos ao Café ZH?

30 de maio de 2012 0

Por Úrsula P. Dutra Christini, do Conselho de Blogueiros

Só para reforçar o convite já feito na última edição do ZH Moinhos, amanhã é dia de Café ZH! Será na Praça de Alimentação do Moinhos Shopping, das 13h às 19h, Rua Olavo Barreto Viana, 36.

Levem sugestões, fotos da região, dos seus mascotes, dos filhos pequenos etc. Levem também suas dúvidas, sua curiosidade, suas críticas e todo o seu bom humor, para fazer desse Café da Redação do ZH Moinhos com a Comunidade mais um encontro de muitas novidades e interação.

Espero encontrar vocês lá!

Projeto dos Túneis Verdes pode ser votado hoje

30 de maio de 2012 0

Está na pauta da reunião da Câmara Municipal de Porto Alegre discussão geral e votação do projeto de lei sobre os túneis verdes, nº 187/08, de autoria do vereador Beto Moesch, que declara os Túneis Verdes como áreas de uso especial, com base no art. 51 da Lei Estadual nº 11.520, de 3 de agosto de 2000 – Código Estadual do Meio Ambiente -, e no art. 86 da Lei Complementar nº 484, de 1º de dezembro de 1999 – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental. A sessão começa às 14h.

Clique aqui para ler uma entrevista do autor do projeto ao ZH Moinhos

Qual é a sua opinião sobre o projeto? Clique aqui para acessar nosso mural!

Confira as ruas da região do ZH Moinhos que já são declaradas áreas de uso especial via decreto da prefeitura:

Gonçalo de Carvalho (foto ao lado)



Rua Fernando Gomes

Rua Dinarte Ribeiro

Rua Félix da Cunha

Rua Dr. Timóteo

Praça Maurício Cardoso

Rua Dona Laura

Rua Miguel Tostes

Rua Dr. Florêncio Ygartua

Rua Mariante

Rua Casemiro de Abreu

Rua Barão do Santo Ângelo

Rua Luciana de Abreu

Rua Marquês do Pombal

O lindo céu do Floresta

29 de maio de 2012 0

A paisagem impressionou tanto Mariana Barros, moradora da Farrapos, bairro Floresta, que ela resolveu tirar uma foto:

– Me chamou atenção, de um lado, o céu muito escuro, e do outro, a cor vermelha intensa, meio alaranjada.

Lindo registro, Mariana!


Porto Alegre no Censo 2010

25 de maio de 2012 0

Caros amigos e leitores do ZH Moinhos. Aqui vai um serviço bacana disponível no site da Zero Hora:

Quer saber quanto da sua cidade tem iluminação e pavimentação? Acesse o banco de dados e confira, clicando aqui.

Domingo tem recital na Casa da Música

25 de maio de 2012 0

ZH Moinhos nas bancas

24 de maio de 2012 0

O ZH Moinhos que circula nesta quinta-feira traz uma reportagem especial sobre um tema que mobiliza historicamente os moradores da região: a preservação ambiental. Na capa e nas páginas 4 e 5, conheça o projeto dos túneis verdes, do vereador Beto Moesch, protocolado em 2008, que pode ser votado na próxima quarta-feira. Leia também a entrevista que ele concedeu ao ZH Moinhos.

(Para conferir a entrevista completa de Beto Moesch, clique aqui. Para acessar nosso mural e deixar sua opinião sobre o projeto, clique aqui)

Na página 6, confira duas receitas de estabelecimentos da região que participam do Festival Brasil Sabor 2012: a Batata Suíça Italianinha, do Ba Tchê Batata e a Vitela à Italiana ao Sabor Brasil, do Umberto Restaurante.

Na contracapa, saiba quem é Aline Gon, a designer que abriu a loja Barnaby, inaugurada na última segunda-feira na Rua 24 de Outubro, 524.

Os cadernos de bairro se encontram

23 de maio de 2012 3

Por Miréia Borges, do Conselho de Blogueiros

Foi nossa segunda reunião jantar envolvendo o blog do ZH Bela Vista e o blog ZH Moinhos. A reunião começou no fim do ano passado na minha casa (eu sou do ZH Moinhos) e ontem foi na casa do blogueiro Cláudio Ely do blog ZH Bela Vista. A janta foi feita pelo nosso querido colega Cláudio que nos passará a receita.


(Lu Kolesny, Luiz Felipe Irigaray e Miréia Borges)

As conversas e a amizade foram se instalando devagarzinho entre os blogueiros com trocas, decisões de como poderemos agir em determinadas situações para deixar sempre a comunidade ciente de tudo de bom e infelizmente ruim que acontece no bairro.

Tudo isso em parceria com nossas editoras, repórteres e jornalistas dos cadernos de bairro.

Nesses jantares, todos deixam para trás seus títulos, e a convivência é maravilhosa e de muitas risadas. Nossa editora Rossani Thomas nos contou várias peripécias de sua infância o que arrancou de todos muitas gargalhadas. Nosso bebê Mariana Scalabrin nos divertiu com suas tiradas jovem e diretas.


(
Aloísio Cláudio Ely e sua mulher, Verena, os anfitriões do jantar)

A Patrícia Specht, sempre observadora, nos brindou com histórias de seus filhos e contou como seu marido é um ótimo cozinheiro.

A Laura Schenkel, não pode ficar para a janta, mas compareceu e conheceu os blogueiros do Moinhos. Nos contou várias mudanças que ocorrerão e percebemos que está bem empolgada em ser nossa repórter. Também ficamos sabendo que nossa que ela canta maravilhosamente bem, e já bolamos uma apresentação dela e da Luísa Medeiros para um próximo encontro entre os editores dos cadernos e os blogueiros.

(No sofá, Cláudio Ely, Patrícia Specht, Rossani Thomas, Miréia Borges e Luiz Felipe Irigaray. Atrás, Lu Kolesny e Mariana Müller)

Cada um soltou suas peripécias, suas falas, o que deixou o grupo descontraído e muito alegre.
Em suma, foi uma noite maravilhosa e assim saíram todos ganhando, os blogueiros, os cadernos de bairro e por tabela a nossa comunidade Moinhos e Bela Vista.

Ação contra raiva canina e felina no Rio Branco

23 de maio de 2012 0

O Núcleo de Vigilância da População Animal (NVPA) realiza, desta quarta-feira, 23, até sexta-feira, 25, em conjunto com a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), um bloqueio vacinal contra raiva canina e felina nas proximidades da rua Professor Duplan, no bairro Rio Branco.

A vacinação de animais será feita por profissionais habilitados, em residências onde houver a concordância dos proprietários. É uma medida de prevenção depois de ter sido encontrado nas imediações um morcego com resultado positivo para raiva.

Caso os proprietários não estiverem em casa no momento da visita, poderá ser feito contato pelo telefone 3289-2459 para agendamento de uma nova data. O telefone 156 também pode ser utilizado para informações e esclarecimentos sobre o bloqueio vacinal. Em caso de chuva, a ação será remarcada.

O bloqueio ocorre em uma área de 300 metros, abrangendo:

– Professor Duplan (entre Álvaro Alvim e e Avenida Protásio Alves)

– Dona Leonor (entre Álvaro Alvim e Avenida Protásio Alves)

– Domingos de Almeida (entre Álvaro Alvim e Avenida Protásio Alves)

– São Vicente (entre Álvaro Alvim e  Dona Eugênia)

– Coronel Paulino Teixeira (entre Álvaro Alvim e Avenida Protásio Alves)

– Dr. Alcides Cruz (entre Avenida Protásio Alves e Dona Eugênia)

– Avenida Protásio Alves (entre Paulino Teixeira e São Vicente).

A obrigatoriedade da vacinação contra raiva de cães e gatos é determinada por lei. Portanto, é solicitado pelas autoridades sanitárias que os proprietários atualizem a imunização antirrábica de seus animais e mantenham as carteiras de vacinação expedidas pelo médico veterinário.

A vacina é indicada para animais a partir de quatro meses e com boas condições de saúde – que não apresentem febre ou sinais de doenças. Pessoas que tenham contato com animais infectados pela raiva devem procurar atendimento médico imediato no Hospital Sanatório Partenon (adultos) e Hospital Presidente Vargas (crianças).

Parque Tenístico José Montaury será revitalizado

23 de maio de 2012 0

Foi apresentada nesta terça-feira (22) uma proposta de parceria com o município, a fim de qualificar o Parque Tenístico José Montaury, no bairro Moinhos de Vento. A notícia surgiu do encontro do prefeito José Fortunati, o secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), Edgar Meurer,  e os presidentes da Confederação Brasileira de Tênis, Jorge Lacerda, e da Federação Gaúcha de Tênis, Roberto Petersen Mello. A iniciativa deverá incluir conjunto de ações de revitalização, ampliação do espaço para jogos e desenvolvimento de projetos de inclusão social.

O parque público, na Rua 24 de Outubro, 211, conta com três quadras utilizadas pela comunidade e onde são realizadas aulas de tênis. Agora, a SME, a federação e a confederação irão elaborar em conjunto o projeto para viabilizar a parceria.

As informações são do site da prefeitura de Porto Alegre.

Saiba mais sobre o Parque Tenístico José Montaury:

– O parque fica aberto das 6h30min às 20h30min.
– No verão e no inverno, é fechado assim que escurece, por falta de iluminação.
– Para se inscrever na lista de espera de aulas, basta passar na secretaria do parque, das 8h30min ao meio-dia e das 14h às 17h30min e preencher um questionário sobre sua disponibilidade para as aulas.
– São três quadras de saibro e um paredão onde é possível treinar, jogar e fazer aulas com os profissionais que atuam no local.
– Diversos torneios de tênis também são realizados no parque, que é administrado pela prefeitura de Porto Alegre.
– Atuam no local um professor, dois estagiários e um operário.
– Outra restrição é que está proibido utilizar o parque para aulas particulares.
– O parque utiliza a política de vagas determinada pela Secretaria de Esportes, em suas diversas unidades: se o aluno é frequente, ganha a preferência pela vaga.