Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de junho 2012

Zero Hora promove debate sobre novo filme de Woody Allen

29 de junho de 2012 0

Para Roma, com Amor,  novo filme de Woody Allen, é a atração de junho do Cineclube ZH.

O longa estreia nesta sexta-feira, dia 29, nos cinemas da Capital e será exibido às 10h30min de sábado, dia 30, no Unibanco Arteplex, no Bourbon Country, em Porto Alegre, para os leitores que se inscreveram na última segunda-feira enviando e-mail para Zero Hora – as vagas estão esgotadas.

A sessão gratuita será seguida de debate com o cineasta Jorge Furtado e o psicanalista Abrão Slavutzky, com mediação do colunista Roger Lerina.

O filme é dividido em quatro partes: em uma delas, um casal norte-americano (interpretado por Woody Allen e por Judy Davis) viaja para Roma para conhecer a família do noivo de sua filha. Outra história envolve Leopoldo (Roberto Benigni), um homem comum que é confundido com uma estrela de cinema. O terceiro episódio retrata um arquiteto (Alec Baldwin) que visita a Itália com amigos. Por último, recém-casados se perdem pelas ruas da capital italiana.

Fazem parte do elenco também Ellen Page e Jesse Eisenberg, além de Penélope Cruz. A próxima edição do Cineclube ZH já está marcada para 14 de julho. Para participar, os leitores devem ficar atentos ao site zerohora.com e ao twitter @CineclubeZH.

Há três anos, o projeto é realizado mensalmente em parceria com o Unibanco Arteplex. 

Cena do filme Para Roma, com Amor
Crédito: Paris Filmes, Divulgação

Aniversário do Colégio Bom Conselho

27 de junho de 2012 0

Por Úrsula Dutra Christini, do Conselho de Blogueiros

No último dia 21 de junho, o Colégio Bom Conselho comemorou seus 107 anos, com uma envolvente Noite Cultural.

O espetáculo dos alunos começou com apresentação de música, com a sequência de danças, balé, jazz, ginástica artística, ginástica rítmica, teatro e patinação. O grupo de teatro trouxe, ainda, a “Caixa Surpresa” que animou a plateia com o bolo de aniversário do colégio.

Quem me convidou para essa festa foi a aluna Alissa Caregaro, sete anos, que desde pequena acompanha o ZH Moinhos, com sua atuação no bairro. E dessa vez, homenageou o colégio na sua apresentação com fitas da ginástica rítmica.

Parabéns Colégio Bom Conselho, por toda educação e formação que vem proporcionando aos seus alunos e integrantes da nossa comunidade.


O destino do Cine Coral

25 de junho de 2012 74

Por Miréia Borges, do Conselho de Blogueiros

“O cinema Coral, na Rua 24 de Outubro, era um local onde os moradores do Moinhos de Vento e de outros bairros de Porto Alegre adoravam ir. Porém com o passar dos anos, com os shoppings se instalando em Porto Alegre, houve uma migração em massa das pessoas, o que levou o Cine Coral a fechar suas portas.

Como tudo nessa vida é passageiro, as pessoas agora estão preferindo voltar para os bairros, lugar mais aconchegante e mais glamouroso.

O Cine Coral no coração do Moinhos de Vento, agora está se tornando alvo de muitos comentários nas mídias sociais, especificamente no Facebook. Acesse o link,você irá entender melhor as reivindicações que estão sendo feitas pela comunidade.

A sugestão dos moradores da região é que o “Coral” seja transformado em um teatro. Ideia maravilhosa, pois precisamos de cultura. E também, cultura nunca foi e nunca será demais.

Eu, como moradora do Moinhos, também acredito que um espaço cultural com teatro nessa área só iria beneficiar nossa Porto Alegre.

Vamos aderir a causa de SALVAR o “Coral”? Será que terá gente interessada em investir em cultura nesse espaço?”

Segue abaixo algumas pessoas que estão se mobilizando para que isso aconteça:

— Augusto Bisson;

— Ana Chagas Giulian;

— Beatriz Santos;

— Clayton de Araújo;

— Lígia Hougland;

— Heloísa Parreira;

— Simone Guardiola;

— Carolina Brrs;

— Martha Gonçalves Fabris;

— Ana de Abreu Lima Dias;

— Charles Finocchiaro Jr.;

— Karen Nimhauser;

— Rosa Helena Westphalen;

— José Eduardo Chaves Barcellos;

— Mariana Jappur;

— Ana Maria Preis;

— Celma Paese;

— Renato Menegassi;

— Kiti Linhares.

Festa junina da cachorrada na Praça do Dmae

23 de junho de 2012 0

Os frequentadores da Praça do Dmae resolveram fazer uma festa junina para seus mascotes neste domingo, dia 24, das 14h às 18h.

A organização avisa que a festa é comunitária e que cada um deve contribuir levando comidas e bebidas.

Integrantes do Grupo Mural dos Bichos — Projeto Animal é Tri! estarão no local arrecadando ração de gatos e cães para animais.

Local: Praça do Dmae — Acesso pela Rua Hilário Ribeiro esquina com Fernando Gomes

Data: Domingo, dia 24

Horário: das 14h às 18h.

Observação: Em caso de chuva, a festa será transferida

Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook.

O carnê está de volta no Auxiliadora!

21 de junho de 2012 1

Por Miréia Borges, do Conselho de Blogueiros

“Depois de alguns dias longe do Moinhos de Vento, mas ao mesmo tempo pertinho, pois estava no bairro Auxiliadora, captei várias matérias para o blog.

Muitas mulheres parando em frente a uma loja feminina, e lógico, como todas as mulheres, fui conferir também e entrei. A loja se chama Tendresse e fica na Rua Cândido Silveira esquina com o finalzinho da Rua 24 de Outubro.

O que me chamou a atenção nesse estabelecimento foi que eles trabalham com o antigo e esquecido carnê. Segundo a dona da loja, Santa Elena Augusto, a Tendresse existe há 29 anos, e nesse mesmo tempo elas trabalham com o carnê, pois segundo ela, as clientes sempre voltam para pagar e se encantam com mais alguma coisa e compram novamente.

Uma loja completa para mulheres, desde os acessórios, lingerie, roupas de festas, roupas para o dia a dia…

No momento em que estava conversando com Elena sobre a política da loja, chega uma cliente chamada Maria Elizabete Wolf, diz que é uma cliente assídua da loja e abriu a bolsa tirando alguns carnês.

Bem, em pleno século XXI, parece que o bom e velho carnê está com tudo nesse estabelecimento recheado de encantamento para uma mulher.

Esse é o bairro Auxiliadora mostrando uma linha tênue entre o presente e o passado. Muito Interessante!”


Ajudando o próximo

20 de junho de 2012 2

Por Miréia Borges, do Conselho de Blogueiros

“No domingo pela manhã, me deparei com um caminhão com uma faixa de captação de donativos, onde dizia IOM MITZVAH. Muitas pessoas da Comunidade Judaica desceram de dentro do caminhão e foi bonito de se ver. Alguns carros e uma pequena escolta da Brigada Militar estavam se posicionando na Rua Barão de Santo Ângelo para darem início à coleta de agasalhos para os necessitados.

A carreata seguiu buzinando e dezenas de voluntários se espalhavam pelas residências recolhendo os donativos.

Interessante essa atitude de um grupo de jovens preocupados com o “outro”, enquanto a maioria da população não está nem aí para os necessitados.

Cumprimentei eles, tirei fotos e segui minha caminhada.”


Garage sale e vin chaud no Moinhos

20 de junho de 2012 3

Por Norah Dietrich, do Conselho de Blogueiros

Nesse sábado, dia 23, a calçada em frente ao prédio da Escola Inglês Soho, na Hilário Ribeiro 202, se transformará em um divertido Garage Sale!

Confira as atrações:

— Sebo para venda de livros e revistas em inglês, CDs e LPs (super na moda, de carona na onda retrô);

— Brechó de roupas, bolsas, sapatos, acessórios e relíquias para casa;

— Leitura de cartas ciganas, em inglês.

É a sua chance de adquirir produtos usados e curiosidades a preços acessíveis e participar de uma festa junina com brownies, vin chaud, pipoca e muito mais!

Aliás, você sabe o que é vin chaud? Pois, trata-se de um “quentão francês”, feito com vinho, especiarias, limão e laranja secos. E, cá entre nós, com a temperatura baixando, nada como uma bebida quente para espantar o frio e aquecer a alma, não é mesmo?

E, no Garage Sale da Soho, o vin chaud, além de chique, também é item ecológico, pois não será servido em copos descartáveis. Você compra — baratinho — a xícara (bem velhinha) e pode se servir quantas vezes quiser, como um refil! E, depois, poderá levar a xícara pra casa e guardar como lembrança!

Participe! Divirta-se!

Exposição "Xilocidade" na Galeria de Arte do Dmae

19 de junho de 2012 0

A exposição “Xilocidade — memória urbana gravada”, do artista André Miranda, abre ao público nesta terça-feira, às 19h, na Galeria de Arte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Miranda fala de sua arte como uma forma de denúncia sobre os problemas urbanos:

— Imprimo elementos da arquitetura antiga antes presente nesses mesmos terrenos, e que agora prevalece o novo em sacrifício do antigo — explica o artista.

A exposição vai de 20 de junho a 18 de julho e o horário para visitação é das 8h às 17h30min, de segunda a sexta-feira. A Galeria de Arte do Dmae fica na Rua 24 de Outubro, 200, no bairro Moinhos de Vento.

A entrada é franca.

Sobre o artista:

André Miranda, desenhista, pintor, gravador e artista educador, nasceu no Rio de Janeiro em 1957 onde mora e trabalha até hoje. Já realizou mais de 250 exposições entre individuais e coletivas sendo que a primeira individual de xilogravuras foi no Rio de Janeiro em 1981. Suas obras encontram-se em importantes acervos de museus e galerias da Suécia, França, Portugal, Espanha, Romênia, Polônia, Japão, Argentina e Brasil. Já ministrou mais de 100 oficinas e palestras de gravura de norte ao sul do país. Recebeu inúmeros prêmios, entre eles, em 2003, o prêmio aquisitivo no 8º Salão Internacional de Gravura el Caliu — Olot — Girona, Espanha.

Próximas Exposições na Galeria de Arte do Dmae:

02/08/2012 a 31/08/2012 — Individual “Paradoxos da Arte Fotográfica” — Jandora Jakobson

13/09/2012 a 11/10/2012 — Individual Fotográfica — Heloísa Marques

25/10/2012 a 23/11/2012 — Mostra Coletiva dos Funcionários do Dmae

04/12/2012 a 04/01/2013 — Coletiva Fotográfica H2Olhos — 2ª edição

Praça do Amor ocorre no dia 23

19 de junho de 2012 0

Por Norah Dietrich, do Conselho de Blogueiros

“A 7ª Praça do Amor, agendada para o dia 16 de junho, foi transferida para o dia 23 do mesmo mês, devido ao mau tempo. O lema da Confraria do Amor, “faz bem fazer o bem”, levou-me a refletir sobre a solidariedade e o altruísmo.

Fazer o bem, ajudar o outro, solidarizar-se com as pessoas, traz uma uma sensação de prazer e bem-estar, constatado em pesquisas, como as conduzidas pelo neurologista brasileiro Ricardo Oliveira-Souza. Dessa constatação, emerge uma questão interessante: somos altruístas para beneficiar o outro ou para benefício próprio? Qual a sua opinião?

Filosofias à parte, vamos comparecer ao evento organizado pela Lelé Azevedo e equipe, ajudar muitas pessoas e nos sentirmos bem!”

Exposição inédita reúne 90 carros antigos

15 de junho de 2012 0

Os amantes de carros antigos, clássicos e esportivos em Porto Alegre terão a oportunidade de conhecer cerca de 90 modelos da indústria automobilística mundial. Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, parte do acervo dos sócios do Classic Car Club-RS, integrantes da “Confraria dos Apaixonados por Carros”, será mostrado ao público, entre 12 e 17 de junho, no Moinhos Shopping.

A exposição Classic Car — A Magia dos Sonhos sobre Rodas reúne exemplares oriundos da Inglaterra, Alemanha, Itália, Suécia, Estados Unidos e Brasil, compreendendo um período entre as décadas de 1920 e 1990. Marcas como Volvo, Jaguar, Austin Healey, Mercedes Benz, Porsche, Ferrari, Maserati, Fiat, Ford, Chevrolet e Volkswagen, importados e nacionais, estarão no 4º subsolo do Shopping para visitação aberta ao público. Para encantar especialmente as crianças, serão exibidos mini carros infantis: Karmann Guia, Puma, Uirapuru e Porsche.

Dois carros antigos, expostos no shopping, vão chamar a atenção para a mostra: um Austin Mini Cooper (ano 1961), que tem configuração para provas de rally; e um modelo Fiat 509 SM Corsa (ano 1927), que era destinado a competições e pertenceu ao piloto argentino Vittorio Rosa, tendo participado de diversas corridas na década de 1930.

O grande diferencial da exposição é que a maioria dos modelos está em pleno funcionamento, participando de provas de velocidade e regularidade.

— No segmento de antigomobilismo, o Estado tem um expressivo acervo de carros clássicos e esportivos que contam a história da indústria automobilística — afirma o presidente do Classic Car Club-RS, Rodrigo Cirne Lima.

Resultado da parceria entre o Moinhos Shopping e o Classic Car Club-RS, a exposição comemora o XI Rally da Serra, que será realizado no dia 16 de junho, com largada em frente ao Sheraton Hotel, na Capital, até Bento Gonçalves.

Os visitantes poderão levar alimentos não perecíveis que serão doados a instituições de caridade. Mais detalhes podem ser conferidos no site.

FOTO 360º: um passeio pelo Parcão

15 de junho de 2012 14

O ZH Moinhos preparou um passeio diferente pelo Parque Moinhos de Vento.

Em uma foto feita em 360º, confira a sensação de descobrir detalhes do Parcão, que tem uma área superior a 100 mil metros quadrados, com pistas para a prática de caminhadas em meio a uma paisagem deslumbrante. No parque, oficialmente criado em 1972, tem também campo de futebol, quadras de tênis, cancha de bocha, aparelhos de ginástica, entre outros atrativos.

Na réplica do moinho, funciona a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, em um dos recantos mais bonitos do Parcão, onde também se localiza o lago artificial em que podem ser vistos tartarugas, gansos, marrecos e peixes.

Clique na figura e veja o especial:


Foto: Arivaldo Chaves
Edição: Omar Freitas

Moinhos Shopping terá posto de vacinação contra poliomielite neste sábado

14 de junho de 2012 0

No próximo sábado, Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, começa a campanha de imunização organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre. Durante o dia, a vacinação poderá ser feita em vários pontos instalados em diferentes regiões da cidade.

No bairro Moinhos de Vento, o Moinhos Shopping será um dos postos da primeira etapa da campanha. A vacina será feita neste sábado, 16 de junho, das 10h às 17h, no 2º andar.

A imunização é para crianças de zero a 4 anos, e mesmo aquelas que estejam com o calendário de vacinação em dia devem receber a dose oral contra a pólio. Até o dia 6 de julho, a meta da SMS é alcançar 89.063 crianças em Porto Alegre — o equivalente a 95% da população infantil na faixa etária recomendada. Este é o índice mínimo considerado como necessário em pelo menos 80% dos municípios para que o país se mantenha protegido do risco da doença.

Ao contrário de anos anteriores, quando a campanha de vacinação era dividida em duas etapas, neste ano haverá apenas um período.

ZH Moinhos circula hoje

14 de junho de 2012 1

No ZH Moinhos que circula nesta quinta-feira, confira na reportagem de capa as reivindicações de moradores sobre a pouca iluminação no Parcão. Inspirado na Serenata Iluminada, que reuniu centenas de pessoas na Redenção, um grupo realizará uma ação semelhante no parque Moinhos de Vento. O evento está marcado para este sábado, dia 16, às 19h, com ponto de encontro em frente ao moinho.

Na página central, veja mais fotos de quem circulou pelo Café ZH, que ocorreu no dia 31 de maio na praça de alimentação do Shopping Moinhos e reuniu leitores do caderno, que trouxeram sugestões de pautas e de nomes para as seções.

Na página 6, o casal de blogueiros Mariano e Úrsula Christini aproveita o clima romântico da semana do Dia dos Namorados para dar dicas de lugares para namorar no bairro. E a seção Conheça Seu Vizinho apresenta o médico Germano Mostardeiro Bonow, presidente do Museu da História da Medicina, que tem parentes que inspiraram nomes de várias ruas do Moinhos de Vento.

Abaixo, confira mais imagens do fotógrafo Bruno Alencastro, que retratou o Parcão às escuras durante a madrugada:


Museu premia ensaios fotográficos na área da saúde

13 de junho de 2012 0

Estão abertas até 1º de agosto as inscrições para o 2º Prêmio MUHM de Fotografia: As Faces da Saúde. O concurso premiará fotógrafos profissionais e amadores com registros sobre prédios de hospitais, centros e postos de saúde, atendimento médico, pacientes, entre outros, de todo o Brasil. O objetivo é instigar, a partir da fotografia, reflexões sobre a saúde, do ponto de vista da universalidade do acesso.

Os trabalhos serão julgados por integrantes do Museu de História da Medicina (MUHM), de seu mantenedor, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, e pelos fotógrafos Luiz Eduardo Achutti, Rogério Amaral Ribeiro e um fotógrafo profissional indicado pela Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS). O processo também terá uma fase de votação popular por meio da página no museu na rede social Facebook.

O valor da premiação, que será em dinheiro, por categoria e colocação, estão disponíveis no site do MUHM, assim como a ficha de inscrição, regulamento , termo de cessão de uso de imagens e demais informações.

Sarau lírico no Museu de História da Medicina

13 de junho de 2012 0

O sarau lírico mensal do Museu de História da Medicina (MUHM) será realizado nesta quinta-feira, dia 14, às 18h30min, na Sala Rita Lobato. A edição de junho terá a soprano Giovana Sartori e o tenor Eduardo Bighelini acompanhados pelo pianista Silvio Correa. No programa, árias e canções.

Os saraus têm entrada gratuita, mas o museu convida a participar da campanha Saúde Criança de arrecadação de alimentos. Os itens a serem destinados à Associação Saúde Criança que têm maior demanda são: feijão, açúcar, óleo, massa, farinha de trigo e de milho e leite integral. A associação repassa em forma de cesta básica às famílias atendidas, que são encaminhadas pelo Hospital da Criança Conceição.