Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de agosto 2012

A sala de exibição está mudando no Moinhos Shopping

31 de agosto de 2012 0

Por Miréia Borges, do Conselho de Blogueiros

“Não tem mais filme!”

Esta foi a expressão que ouvi de um casal que olhava desolado para a escada rolante do cinema no Moinhos Shopping.

Como estava passando e estou sempre antenada com o que acontece no bairro, expliquei que o cinema vai mudar, irão trocar as poltronas por outras mais confortáveis, que irão fazer um bar mais sofisticado ao lado da cafeteria, que também será trocada. Enfim, fiquei expondo tudo o que sabia sobre o fechamento dos cinemas. Eles me olharam tristes, pois ver filmes depois do almoço é o programa predileto deles.

Bem, mas para que as coisas melhorem, geralmente temos que mudar algo, e os cinemas do Moinhos Shopping serão o alvo da vez. Sei que o público está ansioso, mas também está contente e louquinho para ver as mudanças que ocorrerão “nos seus cinemas”, como falam.

Então, agora é só aguardar pela bela transformação e nesse intervalo acompanhar outras salas de cinema. Nós, comunidade Moinhos de Vento, estamos acompanhando de perto!

Por risco de queda, árvore será removida na Gonçalo de Carvalho

31 de agosto de 2012 0

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) removerá nesta segunda-feira, dia 3, uma tipuana que oferece risco às pessoas na Rua Gonçalo de Carvalho. A intervenção será realizada a partir das 8h. O vegetal encontra-se próximo à cancela de acesso de veículos e pedestres do Shopping Total, podendo tombar e causar acidentes.

Trata-se de uma árvore de grande porte, com 23 metros de altura, com necrose no tronco. Por apresentar inclinação do tronco e copa desequilibrada, a avaliação técnica é de que há alto risco de queda.

A remoção será compensada com o plantio de outra árvore, da mesma espécie, próximo ao local original. Para execução dos serviços, será necessário o uso de caminhão cesto e interrupção do trânsito.

Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

Árvore tombada no Parcão

31 de agosto de 2012 3

Por Simone Guardiola, do Conselho de Blogueiros

Porto Alegre, Parcão, 14h45min do dia 19 de agosto. Esperando a concentração da bicicletada em prol de ciclovias nesta cidade, assisti ao inusitado. Escutei um barulhão. Faleceu uma árvore e desabou ali, sem dó e nem piedade…

Ao menos não tinha ninguém por perto ou abaixo dela. Detalhe: percebia-se que ela havia sido podada recentemente. E, pela foto, pode-se perceber que as raízes estavam rasas. Como não viram isso durante a poda?

CONTRAPONTO: O que diz a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam)

“A árvore que tombou no Parque Moinhos de Vento tratava-se de um salseiro seco, cujo ciclo de vida havia se encerrado. A remoção estava programada, assim como a de outro salseiro, a qual foi divulgada na imprensa e realizada em 23 de agosto. Para execução dos serviços, foi utilizado caminhão com sistema hidráulico para movimentação, içamento e remoção. A remoção será compensada com plantios de novas mudas em outros espaços do parque. Como este tipo de trabalho envolve equipamentos específicos e operários treinados para sua execução, por se diferenciar do trabalho de podas, é preciso agendá-lo. No caso referido, ocorreu a fatalidade do vegetal tombar antes da intervenção da Smam. Ressalte-se, porém, que a árvore não recebeu poda, nem de galhos, tampouco de raízes. Tratava-se de um vegetal já morto. Toda vegetação do Parque Moinhos de Vento está sob constante avaliação da equipe que zela pelo local.”

Peças vintage no brechó de rua do Floresta

31 de agosto de 2012 0

Neste sábado, dia 1º, das 11h às 19h, ocorre o primeiro brechó de rua do bairro Floresta, na Rua São Carlos, entre a Gaspar Martins e a Comendador Azevedo.

Chamado de “Solte suas Roupas ao Vento”, o brechó ocorrerá todos os sábados, reunindo antiquários, bancas com livros, gibis e discos de vinil, além de brechós com roupas vintage, chapéus e acessórios. Docinhos e guloseimas também compõem o mix. Além do acervo alternativo de compras, o brechó oferece a oportunidade de troca ou exposição de trabalhos e artesanato.

A primeira edição terá como expositores as lojas Balaio de Gatos, Nossa Senhora das Maravilhas, Brechó da Independência, Maria Inês Teixeira, Ricardo Silvestrin, Andrea Borges, entre outros. Ao todo, serão 20 bancas dispostas ao ar livre.

A ideia integra a estratégia de revitalização do bairro capitaneada pela associação de moradores Refloresta. O grupo tem desenvolvido ações como programações culturais no Porto Alegre Hostel Boutique, caminhadas e passeios ciclísticos como forma de vivenciar o bairro valorizando sua história, passeios e arquitetura.

Para Carlos Augusto Alves, proprietário do Porto Alegre Hostel Boutique, a Rua São Carlos poderá seguir o exemplo da Espanhola Way, um dos maiores atrativos turísticos de South Beach, em Miami.

— A revitalização do local teve o seu início a partir da instalação do Clay Hostel nos anos 1980, o que incentivou a vinda de feiras permanentes de antiguidades, instalação de galerias de arte, floristas, cafés ao ar livre, por exemplo — afirma Alves.

A organização pretende que o Brechó de Rua torne-se uma atração turística da Capital, realizando-se de forma permanente, aos sábados, aceitando a inclusão e a participação de todos os interessados em comercializar seus produtos.

Expositores que se interessarem por participar devem fazer inscrição no site do brechó Balaio de Gatos, que tem loja fixa no bairro. Não há cobrança de taxas ou percentuais de venda.

Refloresta

O grupo Refloresta, criado em maio deste ano, é composto por moradores, comerciantes e prestadores de serviços do bairro Floresta, no “recorte geográfico” da Rua São Carlos e ruas paralelas, e que se reúne quinzenalmente para discutir e planejar a revitalização do bairro.

A Rua São Carlos e ruas paralelas, com suas casas históricas e grandes edifícios, é local de moradia de centenas de famílias, inconformadas com a degradação do bairro e a falta de atenção recebida pelos gestores públicos.

Várias questões são discutidas pelo Grupo Refloresta, tais como iluminação, segurança, limpeza, paisagismo e principalmente a ocupação do espaço por parte dos moradores, inibindo a prostituição e o grande número de carros que trafegam todas as noites pela Rua São Carlos com aparelhos de som no mais alto volume, apesar de todos os apelos e denúncias feitas pelos moradores às autoridades competentes.

A ideia do Refloresta é transformar o bairro numa região turística e revitalizada, resgatando a autoestima dos seus moradores e incentivando a abertura de novos negócios, copiando exemplos ocorridos nas principais cidades do mundo que tinham áreas degradadas e as revitalizaram.

O contraste do dia cinzento no lançamento de Glacê Real

30 de agosto de 2012 1

Por Miréia Borges, do Conselho de Blogueiros

Dia 25 de agosto, 11h, uma manhã chuvosa e cinzenta. E lá estava Norah Dietrich, nossa colega blogueira do ZH Moinhos, autografando seu livro Glacê Real. Ela estava muito contente, pois a livraria SBS encheu com amigos e admiradores dessa pessoa simpática e de muita garra.

Norah apareceu com uma coroa de princesa, nos lembrando que a protagonista do livro sonha com seu príncipe encantado e consegue realizar seu sonho. Aliás, o sonho de muitas mulheres por incrível que ainda pareça hoje em dia.

Circulei entre as pessoas e ouvi conversas em inglês e espanhol e fiquei atenta para saber o porquê dessa mistura de vozes. Perguntei em inglês para um grupo se eles não falavam em português, e houve uma estrondosa gargalhada, pois eles estavam “mangando” da Norah. Aquele grupo fazia parte do dia a dia dessa nossa amiga, que trabalha em um lugar onde só se fala em inglês na maioria das vezes.

Amigas de Norah de outro estado estavam ali prestigiando esta escritora, que está alçando voo nesse seu novo sonho. As amigas Silvana e Renata cantaram músicas de compositores gaúchos e da fronteira e alegraram aquela manhã cinzenta, que teimava em contrastar com a luz emanada pelo grupo do qual estávamos fazendo parte.

Deixo com vocês algumas fotos do evento, onde a personagem de dois nomes, quatro sobrenomes e de 1,60 m de altura se fez presente na figura de Norah Dietrich.



ZH Moinhos nas bancas

29 de agosto de 2012 0


No ZH Moinhos que circula nesta quinta-feira, você confere:

– Centro Histórico Cultural da Santa Casa deve ser inaugurado em 2013. Conheça o que está sendo feito no local.

– Primeiras braçadas: Caixeiros Viajantes em busca de talentos. Projeto de natação escolar, que tem valor reduzido para alunos da rede pública, está com inscrições abertas para setembro

– Sofisticação aliada à alta gastronomia: 72 In, restaurante recém-inaugurado na região, que abriu as portas em 21 de julho, tem um menu de cozinha contemporânea requintada, sob comando do chef argentino Marcelo Chaparro

Novo morador e futuro blogueiro

29 de agosto de 2012 3

Por Mariano e Úrsula Christini, do Conselho de Blogueiros

Temos a alegria de apresentar o novo morador do bairro Auxiliadora e futuro blogueiro do ZH Moinhos: Bernardo Mariano Dutra Christini. Ele era o capítulo que faltava na nossa “História de amor no bairro”.

Para que vem acompanhando ou não a nossa história, vale relembrar algumas cenas. Falo em cenas, porque na edição do ZH Moinhos de 26 de maio de 2011, a então editora Thais Sardá conseguiu retratar nossa história como se fosse uma comédia romântica com a cena final a ser gravada na Igreja Auxiliadora: o nosso casamento que estava marcado para o dia 28 seguinte.

E nesse romance o ZH Moinhos não foi apenas coadjuvante, mas quase um diretor, pois foi peça fundamental para o enredo. Como Thais relatou “a equipe do ZH Moinhos, sem desconfiar, deu uma mãozinha para o romance”.

Quando nos conhecemos, ao descobrir que o Mariano morava ao lado do Parcão, a Úrsula logo veio com o papo do blog, pois, como blogueira, estava com a missão de encontrar alguém que estivesse fazendo aniversário junto com o Parcão para fazer uma homenagem ao parque por sugestão da redação. O post foi publicado na semana seguinte como “Vizinho do Parcão”, e o comentário deixado pelo Mariano no blog, segundo Thais, já era uma cantada. E assim o blog passou a nos unir cada vez mais. Ele começou a dar sugestões, se tornando quase um pauteiro, na linguagem da redação.

Em seguida, o romance virou namoro, o Mariano entrou para o Conselho de Blogueiros, e a partir de então o ZH Moinhos acabou sendo um verdadeiro diretor da nossa história de amor.

Quando do nosso casamento, além da citada reportagem especial, que foi capa da edição, com a entrevista feita na escadaria da Igreja Auxiliadora, o ZH Moinhos ofereceu exemplares para serem distribuídos na festa de casamento.

E como diretor, importante relembrar que nessa matéria o ZH Moinhos já queria saber sobre nossos planos para o futuro. O Mariano revelou querer “realizar o sonho de levar o filho pela mão, do Moinhos ao Olímpico”, como tantas vezes fez com seu pai.

E o ZH Moinhos, sem deixar passar nenhum momento em branco, nesse ano, ao descobrir, no Café ZH a espera do Bernardo Mariano, já fez seu registro na edição de 7 de junho. E agora, com o nascimento, avisamos a chegada do novo morador, mas já fomos “intimados” pela editora Laura Schenkel a fazer um “post” como ele merece, contando a origem do futuro blogueiro.

Está aí, esse será o futuro blogueiro do ZH Moinhos, que nasceu do amor desses dois blogueiros.

Aliás, seu nascimento foi uma das cenas mais importantes e emocionantes dessa história. Uma cena de filme: fomos para o Hospital Moinhos de Vento, com a hora da internação às 23h02min do dia 21 de agosto. Com o exame de rotina, a médica plantonista viu que o nascimento seria naquela noite e chamou a equipe médica. Foi o tempo da obstetra e do anestesista chegarem ao hospital, mas o anestesista apenas conseguiu dar o apoio moral, pois o futuro blogueiro não quis esperar mais nem um minuto. À 0h34min do dia 22 de agosto ele nasceu, surpreendendo a todos com a velocidade da evolução do trabalho de parto, que, mais do que normal, foi um parto natural, com muita emoção.

Temos a certeza de que ele ainda terá muitas histórias da região para nos contar. E, para ilustrar esse capítulo, trouxemos a foto dele, no próprio hospital, já torcendo pelo Grêmio, só aguardando sua ida com o pai do “Moinhos ao Olímpico”.

Seja bem-vindo, nosso Bernardo, nós te amamos!

Não fuja do frio, corra!

24 de agosto de 2012 3

De Eduardo Viamonte, blogueiro do ZH Moinhos


Sou visto, sem camisa, e correndo pelo bairro, nos dias quentes e nos frios.
Já que não sou médico, o que vou dividir aqui é a bagagem de quem aprendeu a correr, até mesmo em dias mais rigorosos do inverno gaúcho, sem gripe ou resfriado, nos últimos vinte anos. Como o inverno ainda não acabou, e pode fazer frio ainda, é melhor estar preparado.
Com touca e luvas, tampe as extremidades. Li que 40% do calor foge por aí.
Use roupas sobrepostas, suficientes para mantê-lo quente. Vá descascando a cebola conforme se sente confortável.
Se suou, e o agasalho estiver gelado, troque, nem que tenha de lavar mais roupas.
Sua saúde vale mais do que ecologia, às vezes. Lembre-se de que cada um é único.
Descubra o que funciona para você.
Como transpiro muito, e suor gelado é perigoso, prefiro o estímulo do ar frio, direto na pele, ao melhor dos dry-fit _ nosso corpo, em movimento, se autorregula termicamente. Ao chegar em casa, banho quente.
Seja gradual e aqueça os músculos com cuidados. Ao terminar, invista mais tempo no alongamento, desfazendo a rigidez que o frio ocasiona.
Hidrate- se: mucosas ressecam, e se tornam pontos de entrada fácil dos germes.
Percebi que se amorno a água, consigo beber mais. Experimente.
Ao baixar os níveis de cortisol, aumentam os de dopamina e endorfina _ consequência natural do exercício físico _, sua imunidade sobe. Então, se ajude e relaxe.
Esqueça o que ouviu desde criança, que estar no frio faz mal. Sentir que está frio é diferente de estar com frio. É como segurar um copo de sorvete na praia. E, por favor, não conte para minha avó Lula que, mesmo no inverno, também corro na chuva. Mas esse é assunto para um outro dia.

Nora Dietrich lança o livro Glacê Real

24 de agosto de 2012 1

A blogueira do ZH Moinhos Nora Dietrich lança, neste sábado (25), seu livro Glacê Real, pela editora Protexto. Será das 11h às 13h, na SBS Livraria Internacional (Rua Caldas Júnior, 6).

Trata-se do primeiro romance de Norah, que é bacharel em Turismo, pós-graduada em Marketing e mestre em Lingüística Aplicada. Durante o evento, haverá degustação de espumantes, chocolates Planalto, apresentação musical de Silvana Rai e Renata Vieira, sorteio de um home spray da Parochi e exposição das criações do Shoe Designer Mauro Slomp.

Na foto, Norah (D) com a também blogueira Miréia Borges (E).

Nadador da região entre os oito melhores do mundo

24 de agosto de 2012 2

A Federação Internacional de Natação (FINA) divulgou nesta semana o ranking mundial sub-18 na prova de 100m Livre. O nadador do Grêmio Náutico União, André Pereira, 18 anos, entrou na lista dos melhores e ostenta a sétima colocação geral com o tempo de 49s94.

A marca foi alcançada no Troféu Maria Lenk disputado neste ano. A liderança é do australiano Cameron McEvoy, com 48s58.

— O André é um grande talento aqui no Clube e essa conquista mostra todo o trabalho que vem sendo feito com ele —, avalia o coordenador da natação, Christiano Klaser.

Sabor tailandês que está conquistando a região

23 de agosto de 2012 0

É onde os bairros Mont’Serrat e Auxiliadora se encontram que um sabor diferente tem conquistado muitos adeptos: a comida tailandesa. O introdutor dessa cultura na região é o inglês Bryan Parsley, que possui um escritório e espaço para cursos de gastronomia na Rua Tenente Fabrício Pillar. Instalado no bairro há 18 anos, ele começou atuando como fotógrafo, até que a paixão pela gastronomia falou mais alto.

Parsley está radicado em Porto Alegre desde 1989.Veio parar na Capital depois de casar com uma brasileira que morava na Europa. O casamento acabou não dando certo,mas o inglês resolveu ficar. Ele mantinha o hábito de cozinhar como hobby – mesmo que levado bastante a sério. Também sempre foi fascinado pela cultura asiática, especialmente a tailandesa.

Em 2001, após visitas à Tailândia, uniu duas paixões e iniciou seus primeiros experimentos da culinária daquele país. No início, preparava pratos para os amigos. Logo, passou a atender pequenos eventos.A aceitação foi surpreendente, e ele desenvolveu o curso de culinária tailandesa, em módulos independentes, com a Baan Thai Escola de Culinária Tailandesa. E não parou de se aprimorar: de lá para cá, participou de diversos cursos na Tailândia, incluindo aulas para esculpir legumes e frutas que decoram os pratos e uma especialização na rede de restaurantes e escola de culinária Blue Elephant, em Bangkok.

A principal característica da comida tailandesa, conta o chef, é a ousadia na mistura de alimentos e temperos. A harmonia entre o picante e o doce, o agridoce, o azedo e o cremoso produz multissensações em quem experimenta, narra. Além disso, a grande variedade de ingredientes dá um incremento especial ao cardápio.

Um mito existente, explica o inglês, é o de que a comida tailandesa é apimentada – mas nem todos os pratos são assim.Alguns dos temperos mais comuns são o capim-cidró e o manjericão tailandês, com sabor adocicado parecido com o anis,além de frutas.

Gaúchos preferem comida com mais sal

Apesar de conquistar admiradores fiéis, a culinária tailandesa é um pouco difícil de ser assimilada pelos gaúchos, principalmente pelo pouco uso do sal.

– Também usamos muito coentro e leite de coco, ingredientes comuns na comida da Bahia, lugar que tem o clima muito parecido com a Tailândia – compara.

Na opinião do chef, a comida feita aqui no Rio Grande do Sul tem grande influência da cultura italiana, que usa bastante sal, então causa certa estranheza quando o gaúcho é apresentado a um filé adocicado.

Além de trabalhar na região, Parsley mora nas proximidades, no bairro Petrópolis. Conta que escolheu o espaço na Rua Fabrício Pillar pois atendia perfeitamente às suas necessidades. O gosto pela região foi adquirido com o tempo que mora por aqui, bem como a adoração por Porto Alegre.

– O brasileiro é um povo muito simpático, além do quê, gosto muito do clima quente daqui. A ideia, portanto, é continuar aqui. Só sairia se fosse para morar na Tailândia – diverte-se o inglês.

Shopping Total recebe McDia Feliz

23 de agosto de 2012 0

Este sábado é dia de comer McDonald’s e ajudar crianças e adolescentes com câncer no Brasil. E o Shopping Total não ficará de fora: a partir das 10 horas, sediará um dos mais importantes eventos contra a doença do país.

No McDia Feliz, todo o recurso arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac vendido separadamente ou na McOferta de Big Mac e tíquetes antecipados é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infanto-juvenil. Realizada desde 1988, a campanha já doou cerca de R$ 130 milhões a instituições sem fins lucrativos que atuam no combate ao câncer infanto-juvenil.

Confira a programação:
10h _ Abertura
12h _ Presença do personagem Tigrão
17h _ Apresentação musical com Alexandre Brunetto e dança da Chula com crianças do CTG Tiarayu (chula)
15h às 17h _ Trupe da Casa de Teatro estará circulando pelo shopping com personagens, divulgando o evento
10h às 22h _ Durante todo o evento estarão disponíveis materiais para desenho e pinturinhas no rosto.

ZH Moinhos já está nas bancas

23 de agosto de 2012 0

No ZH Moinhos desta quinta-feira você confere:

— Como funciona a biblioteca pública localizada nos fundos de uma casa na Rua Câncio Gomes, que espera receber mais visitantes

— A história do inglês Bryan Parsley, que se apaixonou pela culinária tailandesa e montou um espaço para cursos de gastronomia na Rua Tenente Fabrício Pillar

— Parcão ganha outdoor de artista gaúcho: foi instalada no Parque Moinhos de Vento a reprodução de uma tela de Libindo Ferrás, dentro do projeto “Arte nas Ruas”, que busca transformar a cidade em uma galeria a céu aberto

— Conheça Franco Rossi, fotógrafo de casamento e morador da Dinarte Ribeiro

Hoje tem reunião da Amabi no Rosário

22 de agosto de 2012 0

Repassamos o convite enviado pelo presidente da Amabi, Diônio Kotz:

“Convidamos todos para a reunião de hoje (22) às 19h30min no Colégio Marista Rosário, sala 402 (rua Praça D. Sebastião, entrada pelo acesso 2). Serão tratados assuntos relativos a segurança, barulho, calçadas e projetos futuros para o nosso bairro. Ajude a construir um bairro melhor! Participe e traga seus amigos! Acesse nosso blog: amabindependencia.blogspot.com  
Mais informações pelos e-mails amabi.poa@gmail.com e amudanca@terra.com.br ou pelo telefone 3311-6365″.

Refloresta realiza nesta quinta-feira sua reunião quinzenal

22 de agosto de 2012 0

O Grupo de Apoio a Revitalização do Bairro Floresta (Refloresta) realiza na noite desta quinta-feira (dia 23), às 20 horas, seu encontro quinzenal para tratar assuntos da comunidade. Será na Paróquia Santa Terezinha (esquina das ruas São Carlos e Ramiro Barcellos) e contará com a presença do presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capellari. Além dele, também foram convidados o ex-secretário de turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Morais; o ex-presidente Associação Moradores bairro Auxiliadora, Fernando Melo; e o comerciante e integrante da Associação dos Comerciantes da Cidade Baixa, Moacir (ViaImperatore).

A pauta da reunião abrangerá:
— Consulado dos Estados Unidos no bairro Floresta.
— Reativação dos Grupos de Trabalho: Relações Públicas, Eventos, Segurança e Limpeza.
—  Feira Livre Noturna no bairro.
—  Outros Eventos.

Toda a vizinhança é convidada a participar. Mais informações no e-mail reflorestapoa@gmail.com ou no fone (51) 3228.3802.