Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de setembro 2012

Smam visita a Gonçalo de Carvalo

28 de setembro de 2012 4

Por Paulo Renato Rodrigues, do Conselho de Blogueiros

Os primeiros resultados já começam a aparecer depois da crescente mobilização de moradores e admiradores da Rua Gonçalo de Carvalho, em decorrência da ação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), que removeu recentemente uma das centenárias tipuanas dessa rua, fato que gerou muitos protestos.

Conforme programado, com o objetivo de avaliar a atual situação da rua mais famosa de Porto Alegre, uma comissão percorreu, no último dia 25 de setembro, toda a sua extensão. O grupo era formada por Ana Lúcia D’Angelo (ex-presidenta da Amabi e representante da Associação de Moradores da Rua), Marcelo Ruas (presidente da Amabi em 2006 – ano do decreto de sua preservação como Patrimônio Ambiental), Sandra Mendes Ribeiro (vice-presidente da AGAPAN), Miriam Löw (Conselho Superior da AGAPAN), Ney Francisco Ferreira (ex-diretor e um dos fundadores da AMABI), Cesar Cardia (Blog Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho),Walter Eichler (diretor de Praças, Parques e Arborização da Smam), Regina Patrocínio (bióloga e gerente técnica da Zonal Centro da Smam) e representantes dos moradores da Gonçalo.

O primeiro grande impacto positivo dessa reunião foi a mudança de opinião da Smam sobre outra árvore, próxima ao acesso ao shopping, que deveria ser retirada pela secretaria. Agora, ela será tratada pois, segundo nova avaliação técnica da Smam, essa árvore não apresenta desequilíbrio, portanto o risco de cair praticamente inexiste.

A Smam ficou comprometida ainda de apresentar um levantamento completo da arborização da Gonçalo de Carvalho bem como um cronograma de ações que serão desenvolvidas para preservação das árvores dessa rua, que certamente será uma das atrações turísticasde Porto Alegre quando dos jogos de grupo da Copa 2014.

Pastel com Borda: do tradicional ao criativo

27 de setembro de 2012 0

Inaugurada em 2003, a pastelaria Pastel com Borda agregou um diferencial ao prato que é preparado em diferentes partes do país – a borda opcional de cheddar ou catupiry. Nos tamanhos rodoviária e refeição, as opções vão do tradicional recheio de carne ao picante Fogo Eterno.

Fundador e sócio-proprietário do estabelecimento, Loris Tombini conta que o Pastel com Borda trabalha com três pilares: inovação, qualidade de ingredientes e alimentação saudável:

– Por paradoxal que pareça para uma pastelaria, que sempre lembra fritura, propomos uma alimentação saudável e equilibrada, tomando alguns cuidados. São exemplos a utilização de óleo de algodão sem gordura trans e o controle da temperatura de fritura, sempre com temperaturas baixas, o que evita a saturação do óleo, entre outros.

E é saúde o que Tombini mais ressalta no cardápio, com receitas que fogem da fritura. São exemplos saladas, caldos e outro prato da casa, o pastel grelhado.

ZH Moinhos nas bancas

27 de setembro de 2012 0

No ZH Moinhos que circula nesta quinta-feira, você confere:

— A vida da irmã Ires Spier se entrelaça com a história do Hospital de Moinhos de Vento, que completa 85 anos na próxima semana. Conheça um pouco mais sobre a testemunha das mudanças dessa casa de saúde

— Saiba a posição dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre sobre problemas relatados por moradores da região do ZH Moinhos

— Finalistas do #MissãoZH: confira as fotos feitas por Juliana Maraninchi (@jurighi), Frederico Freitas (@fredcfreitas) e Luiz Régis Stein (@registein) para o tema outro ângulo do Rio Grande do Sul, postadas com a hastgag #moinhoszh

Da toca de banho à boina militar

27 de setembro de 2012 0

A nadadora olímpica mais rápida do Brasil em 2012 _ e moradora do Moinhos de Vento _ trocou o maiô e as piscinas, neste mês de setembro, pela farda e o alojamento do Exército brasileiro.

Graciele Herrmann, atleta do Grêmio Náutico União, participou do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST), no Rio de Janeiro, que orienta militares com relação a atividades e rotinas da caserna em tempos de paz. A partir deste estágio, ela fica apta a participar de cerimônias, formaturas e competições militares tanto no Brasil quanto no exterior. Graciele agora passa a integrar as fileiras do Exército como 3º sargento.

Mesmo com a distinção, Graciele não pretende abandonar as piscinas, nem a equipe do Grêmio Náutico União.

Caminhada com Visão Social

21 de setembro de 2012 0

Pelo segundo ano consecutivo, o Parcão será sede da Caminhada com o Visão Social. Simpatizantes da causa animal, ativistas, veganos, vegetarianos, protetores e Ongs são convidados a fazer uma caminhada portando cartazes, banners e camisetas.

Será no próximo domingo, dia 23, com concentração às 10h, próxima ao monumento.

Haverá uma banca da Vanguarda até as 16h, com distribuição de material sobre veganismo e direitos animais, além de venda da camiseta do grupo. A 2ª Caminhada com Visão Social vai reunir entidades como Parceiros Voluntários, Instituto da Mama, Instituto do Câncer Infantil, Pão dos Pobres, Polícia Civil, Sea Shepherd e outros.

Mais uma primavera!

20 de setembro de 2012 0

Por Úrsula P. Dutra Christini, do Conselho de Blogueiros

No dia 22 de setembro chega a Primavera. E como sempre, gosto de registrar essa estação no nosso bairro. Pode parecer um pouco repetitivo para o Blog, mas as estações do ano são cíclicas mesmo. E registrar, em posts, a troca das estações na região, inevitavelmente, nos trará essa sensação de repetição.

Mas se pararmos para observar, a vida é assim: os dias são cíclicos, as estações são cíclicas e os acontecimentos também. Cabe a nós tirarmos o máximo de proveito e aprendizado desses ciclos. Cabe a nós identificarmos o novo em cada repetição.

E hoje, para o meu 5° registro da Primavera no Blog do ZH Moinhos, trago novamente as flores do Jardim do Dmae, dessa vez de um ângulo diferente. Aliás, até então, eu nunca tinha obtido a oportunidade de ver pessoalmente sob essa perspectiva. Observar o jardim do alto trouxe a sensação de conseguir captar o novo em mais uma Primavera que se repete.

E você, já observou a nova Primavera?

Música instrumental no Instituto NT

19 de setembro de 2012 0

O projeto Música Instrumental para Todos apresenta novos talentos e profissionais reconhecidos e é promovido pelo Instituto NT de Cinema e Cultura, com apresentações até outubro. Nesta quinta-feira, feriado, a partir das 19h, será a vez do Quarteto Quatricelli, formado pelas violoncelistas Bianca d’Avila do Prado, Carla Bohrz Pacheco, Milene Jorge Aliverti e Mônica Nascimento Lima.

Formado exclusivamente por mulheres, o quarteto nasceu da necessidade sentida pelas amigas de fazer música de uma maneira mais fina e sensível. A ideia não é ser frágil, mas sim delicado, buscando na música um sentido mais amplo e profundo.

Os encontros do Música Instrumental para Todos são sempre gratuitos e abertos a todos os interessados.

Serviço:

Música Instrumental para Todos — Quarteto Quatricelli, dia 20 de setembro, às 19h

Onde: Instituto NT de Cinema e Cultura (Rua Marques do Pombal, 1111, Moinhos de Vento)

Informações: telefone 3361-3111 ou no site do Instituto.

Confira os serviços da prefeitura que funcionam no 20 de Setembro

19 de setembro de 2012 0

Nesta quinta-feira, feriado de 20 de Setembro, funcionam os seguintes serviços essenciais da prefeitura:

Fala Porto Alegre 156 — O sistema Fala Porto Alegre, que unificou o atendimento telefônico de demandas da população pelo número 156, está disponível todos os dias da semana para todos os serviços. As solicitações de serviços de trânsito, poda de árvores, água, esgoto sanitário, iluminação pública, pavimentação de ruas, coleta de lixo, informações turísticas (opção 5), tributos municipais (opção 4), entre outras, poderão ser encaminhadas via 156. O 156 atende diariamente, de segunda a domingo, inclusive feriados, das 7h às 23h. Para serviços de trânsito (opção 1), água, esgoto sanitário (opção 2) e denúncia de vandalismo (opção 3), o atendimento é 24 horas. Também 24 horas para registro no site e consulta por protocolo.

Limpeza Urbana — O DMLU trabalhará normalmente com todas as coletas: domiciliar, seletiva e de lixo público. Todas as seções operacionais trabalharão das 8h às 13h. O DMLU atende pelo telefone 3289-6999.

Água e esgotos — O Dmae atende 24 horas no Fala Porto Alegre — Fone 156 (opção 2), solicitações de serviços, esclarece alguns assuntos da área comercial, recebe denúncias de ligações clandestinas e reclamações relativas a água e esgoto cloacal. Os postos de atendimento comercial do departamento no Centro, Azenha, Moinhos de Vento, Zona Leste e Zona Norte fecham nos finais de semana e feriados.

Esgotos pluviais — O plantão no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) funciona das 8h30min às 17h. Em caso de chuva, o horário poderá se estender. Urgências podem ser encaminhadas para o telefone geral 3289-2200.

Assistência social — Unidades de Abrigagem Adulta: Albergue Municipal (Rua Comendador Azevedo, 215, Floresta): 19h às 7h, 3346-3238; Abrigo Municipal Marlene (Avenida Getúlio Vargas, 40, Menino Deus): funciona 24h; Abrigo Municipal Bom Jesus (Rua São Domingos, 410, Bom Jesus): funciona 24h. Já o Ação Rua, que prevê o monitoramento e o atendimento especializado a crianças e adolescentes em situação de rua, atenderá em regime de plantão, entre 9h e 19h, telefone 3289-4994. Plantão geral da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc): 9955-0270.

Trânsito — Frota de ônibus da Capital circula com tabela horária de feriado. A EPTC atende pelo fone 156 (24 horas) para informações sobre trânsito e transporte. Outras informações de transporte nos sites da EPTC ou POA Transporte.

Linha Turismo — Funcionará no feriado do dia 20. O Roteiro Centro Histórico tem oito saídas diárias, às 9h, 10h, 11h e 12h pela manhã, e às 13h30min, 14h30min, 15h30min e 16h30min à tarde, e possibilidades de embarques e desembarques ilimitados no período de um dia. Os ingressos podem ser adquiridos diariamente, das 8h30min às 18h no Terminal da Linha Turismo (Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa). Reservas podem ser feitas apenas para grupos acima de 10 pessoas, exclusivamente por e-mail (reservas@turismo.prefpoa.com.br). Informações: 156 (opção 5) ou 3289 -0176. O Roteiro Zona Sul está suspenso durante este período, quando o ônibus passará por um processo de melhorias.

Centro de Informações Turísticas (CIT) — CIT Aeroporto Internacional Salgado Filho (diariamente, das 8h às 22h), CIT Linha Turismo (diariamente, das 8h30min às 18h), CIT Mercado do Bom Fim (diariamente, das 9h às 18h), CIT Centro Histórico (de segunda a sábado, das 9h às 18h) e CIT Usina (de terça a domingo, 13h às 18h). O CIT disponibiliza também o número 0800-517686 ou 156 (opção 5), com atendimento das 8h às 22h.

Saúde — Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona unicamente para atendimento nos casos caracterizados como de risco à vida, na rua e em domicílios, que pode ser acionado pelo fone 192.

Unidades de Pronto Atendimento 24 horas:

PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza);
PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus);
PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, Parada 12, Lomba do Pinheiro);
PA Restinga (Rua Álvaro Diffini, 520, Restinga);
PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº — fone 3289-3456).

Hospitais:

Hospital de Pronto Socorro — (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bairro Bom Fim) — funcionamento e atendimento plenos;
Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas — emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661)

Defesa Civil — A Coordenação de Defesa Civil de Porto Alegre faz plantão 24 horas no telefone 3268-9026. Atendimento de urgências e emergências em situação de risco.

Obras — A Divisão de Iluminação Pública (DIP) mantém equipe de plantão para atender emergências relacionadas aos equipamentos pelo telefone 3289-8582.

Meio ambiente — A equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) atende das 8h30min às 18h pelo telefone 156.

Disque Pichação — Denúncias contra pichação e vandalismo nos prédios públicos devem ser encaminhadas para o serviço 24 horas da Guarda Municipal, fone 153, e pela Central de Atendimento ao Cidadão — Fala Porto Alegre, fone 156.

PGM — A Procuradoria-Geral do Município informa que o Posto de Arrecadação Fiscal (PAF), localizado no Foro Central de Porto Alegre, não funcionará no feriado. Na sexta-feira, 21, o atendimento volta ao horário normal: das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Guarda Municipal — O Programa Vizinhança Segura estará em parques e praças. A vigilância atende escolas, postos de saúde e secretarias, além do plantão na sede com o serviço de telemonitoramento em 340 prédios municipais, pelo fone 3289-7031 ou pelo 0800-6460153 — serviço 24 horas.

Conselho Tutelar — Atenderá em regime de plantão centralizado, a partir das 18h de quarta-feira, 19, até as 8h do dia 21, na Rua Giordano Bruno, 335 — bairro Rio Branco. Telefone: 3289-8485 ou 3226-5788 (ligações a cobrar).

Fazenda — A Loja de Atendimento da Secretaria da Fazenda não abrirá no feriado. O atendimento volta ao normal na sexta-feira, 21, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

Indústria e Comércio — Feiras Modelo, Ecológicas, Mercadão do Produtor e Brique ocorrem normalmente. Atendimento da Smic (Licenciamento, Linha da Pequena Empresa, Microcrédito) fica fechado. Fiscalização acontece normalmente. Denúncias pelo 156.

Parcão debaixo d'água

18 de setembro de 2012 2

Por Sidney Charles Day, leitor-repórter

“Nesta terça-feira chuvosa, presenciei o alagamento do Parque Moinhos de Vento, o Parcão. Também flagrei o uso indevido de um contêiner na Avenida Goethe, e uma boca de lobo com a tampa quebrada na Rua Miguel Tostes. Confira as fotos:”




Presidente da Casa da Moeda de passagem pelo Moinhos de Vento

17 de setembro de 2012 0

Por Norah Dietrich, do Conselho de Blogueiros

De passagem por Porto Alegre para a assinatura do convênio entre Ceitec e Casa da Moeda para a produção do novo chip a ser utilizado no passaporte brasileiro, Francisco Franco, presidente da Casa da Moeda, almoçou em um dos bistrôs do bairro Moinhos de Vento.

Repare como tem alguém no canto da mesa, com jeito de quem está aprontando.


Na foto: o gerente de contas do HSBC, Mauricio Villela Alves; o presidente da Casa da Moeda, Francisco Franco; a escritora Norah Dietrich e o filho João Felipe.

Morador do Independência, jovem violinista se apresenta em Caxias

14 de setembro de 2012 0

Morador do bairro Independência, o jovem violinista William Kisaki, 16 anos, estará à frente da Orquestra de Câmara Fundarte, sob a regência do maestro titular Antônio Borges-Cunha, no concerto SESI Catedrais, que será apresentado no domingo, dia 16, na Catedral dos Freis Capuchinhos, em Caxias do Sul. Vencedor do Concurso Jovens Solistas pela segunda vez consecutiva, o músico interpretará o Prelúdio da Suíte Holberg, Op. 40 de Edvard Grieg.

O evento é uma realização do Sesi-RS e será apresentado com entrada franca. Atuarão também como solistas neste concerto os músicos da orquestra João Campos Neto e Vagner Cunha (violinos), interpretando a música Merceditas, de Ramon Sixto Rios.

O programa é formado por obras dos compositores Antonio Vivaldi, Fritz Kreisler, P. I. Tchaikovsky, Edino Krieger, Carlos Gomes, Guerra-Peixe e Ramon Sixto Rios.

A interpretação do jovem violinista

William, que vai interpretar ao violino o Prelúdio da Suíte Holberg, Op. 40 de Edvard Grieg, conta que a escolha dessa obra se deu porque desde muito pequeno viu artistas famosos a tocarem:

— Quando eu a escutava, achava a música muito desafiante.

Segundo o jovem solista, a obra apresenta bem Kreisler, que era um compositor bastante virtuoso. Ela tem sua própria exibição sem que, com isso, afete a sua artisticidade. William fala com satisfação de estar à frente da Orquestra Fundarte pela segunda vez.

— É um prazer estar tocando novamente com a orquestra, pois além do nome dela, é muito gratificante divulgar a música clássica para o Estado.

O irmão mais novo de William, Brian Kenji Toda Kisaki, é um exímio pianista e já participou da seção O Nome, do ZH Moinhos.

Foto: Claudio Etges

ZH Moinhos nas bancas

13 de setembro de 2012 1

No ZH Moinhos que circula nesta quinta-feira você confere:

- Transtornos para o pedestre: ZH Moinhos percorre ruas da região para mostrar como está o calçamento dos passeios públicos (clique na foto para ler a matéria).

- Reportagem mostra a polêmica sobre a remoção de uma árvore na Rua Gonçalo de Carvalho

- Leitor-repórter escreve sobre problemas da Praça Arlindo Pasqualini

- Blogueira Simone Guardiola observa condições da Praça Maurício Cardoso

Para revitalizar as lembranças do bairro

12 de setembro de 2012 6

Por Simone Guardiola, do Conselho de Blogueiros

A Praça Doutor Maurício Cardoso, no bairro Moinhos Vento, vive no imaginário dos moradores. Desde a época em que seu Camelo tomava conta e eu, menina, achava que ele era o seu Maurício (Cardoso, o doutor), passaram-se anos. O Félix era o jardineiro que seu Camelo contratava para cuidar da praça, que era seu jardim e também a minha infância. Passados poucos meses da morte de seu Camelo, Félix partiu também.

Pois essa praça que seu Camelo tanto cuidou passou por maus-tratos e, mais tarde, foi adotada pelo Moinhos Shopping, que a tratou bem. Infelizmente, porém, ela foi deixada de lado. Não está abandonada — continua sob os cuidados do shopping —, mas há pontos a serem reparados:

1. Brinquedos, gradil e bancos de madeira precisam de pintura e alguns consertos.

2. O banco de pedra e o leão, assim como a cascata e algumas floreiras, estão com partes quebradas.

3. Na cascata, foram colocados restos de obra, como tijolos e caliça, para repor as pedras redondas que não estão mais lá.

4. Tem dois vazamentos no lago, e o tampo de pedra no chão está quebrado.

5. No calçamento, onde fica a parada de ônibus, há muitas pedras soltas, deixando a calçada perigosa aos transeuntes. Os canteiros das calçadas perderam sua demarcação por terra.

6. Existe um poste de luz no interior da praça que está desativado.

7. Existem muitos galhos mortos dos coqueiros caídos pelas copas das árvores, impedindo a incidência da luz do sol. Alguns lugares dos canteiros de plantas têm folhas deterioradas e, no córrego, há muita sujeira.

8. Há partes da praça sem iluminação.

CONTRAPONTO

O que diz o Moinhos Shopping, por meio de sua assessoria de imprensa:

Informamos que continuamos cumprindo o acordo de adoção da Praça Maurício Cardoso com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). Desse modo, seguimos fazendo a nossa parte como adotantes da praça, providenciando a limpeza e a manutenção necessárias no espaço.

Empreendedorismo no Moinhos

11 de setembro de 2012 0

Por Norah Dietrich, do Conselho de Blogueiros

O empreendedorismo é um assunto — e uma prática — que desperta cada vez mais interesse em todos que têm uma boa ideia na cabeça. Tirar essa ideia do papel ou transformar um hobby em um negócio lucrativo, nunca foi tão acessível e incentivado como hoje. Empreender oxigena a economia, cria renda, fomenta o progresso, gera empregos e afeta positivamente a região em que se encontra.

Entretanto, deve-se ressaltar que, mesmo com toda a informação e apoio disponíveis, o risco e o desafio constante de inovar e se manter competitivo em um cenário cada vez mais dinâmico, também fazem parte dessa estimulante jornada.

Portanto, é com muito orgulho, que apresento os mais novos empreendimentos dos bairros da região de cobertura do ZH Moinhos. Uma nova escola de idiomas, ao lado do Palacinho, dos empresários Rafael Martins e Gerson Taffarel. Também, uma nova clínica de estética, na Dinarte Ribeiro, da empresária Paula Reali. E para quem curte moda, a Mala Mania, das empresárias Milene Silva e Samanta Vitt Martellet. Você escolhe os looks na página do Facebook da empresa e depois recebe uma mala, para provar todas as peças escolhidas, em casa.

Boas iniciativas devem ser compartilhadas. Compartilhe a sua conosco.


A segunda edição do brechó de rua do bairro Floresta

10 de setembro de 2012 3

Texto enviado por Carlos Augusto Alves, proprietário do Porto Alegre Hostel Boutique

“No último sábado, ocorreu a segunda edição do Brechó de Rua do bairro Floresta, na Rua São Carlos. Apesar do feriadão e do mau tempo no período da tarde (o evento foi encerrado duas horas antes do previsto por causa da chuva fina que caía na rua), mais de cem pessoas visitaram o brechó.

Os principais clientes foram os hóspedes do Porto Alegre Hostel Boutique, principalmente paulistas e cariocas, mas também com jovens vindos da Colômbia, da Espanha e da Alemanha. O fundamental para os organizadores foi a confirmação do evento para todos os sábados, para que se crie um ‘costume’ no bairro e um novo atrativo turístico da cidade.”

Saiba mais

Chamado de “Solte suas roupas ao vento”, o brechó ocorre todos os sábados, reunindo antiquários, bancas com livros, gibis e discos de vinil, além de brechós com roupas vintage, chapéus e acessórios. Cafés, chás, bolos, docinhos e guloseimas também compõem o mix. Além do acervo alternativo de compras, o brechó oferece a oportunidade de troca ou exposição de trabalhos e artesanato.

O grupo Refloresta, criado em maio deste ano, é composto por moradores, comerciantes e prestadores de serviços do bairro Floresta, no “recorte geográfico” da Rua São Carlos e ruas paralelas, que se reúnem quinzenalmente para discutir e planejar a revitalização do bairro. Mais informações sobre o Refloresta ou sobre o Brechó, contatar com o Porto Alegre Hostel, pelo telefone 3228-3802.

Novos expositores

Expositores que se interessarem em participar devem fazer inscrição no site do brechó Balaio de Gatos, que tem loja fixa no bairro. Não há cobrança de taxas ou percentuais de venda.



Fotos: Bruna Guterres, Divulgação