Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de outubro 2012

Os jardins do Auxiliadora

31 de outubro de 2012 0

Úrsula Petrilli Dutra Christini, do Conselho de Blogueiros

Caminhando pelo Bairro Auxiliadora, achei curiosos os jardins de suas casas e prédios. O primeiro que me chamou a atenção foi o de um prédio com um pequeno Moinhos de Vento. Não posso negar que logo pensei no Bairro Moinhos e, em seguida, nesse Blog.

Passei, então, a observar os demais. Por incrível que pareça, em apenas dois quarteirões, encontrei quatro jardins diversos com não apenas suas plantas e flores, mas com esses adereços que acabam trazendo um colorido a mais. Em outro deles encontrei uma capelinha, que não sei dizer se é a Nossa Senhora Auxiliadora. Também encontrei sapos e, por último, mais escondidos, os famosos “anões de jardins”. Está aí, fica a impressão e a certeza de que tem alguém que cuida desses belos jardins do Auxiliadora.

Leia amanhã, no ZH Moinhos

31 de outubro de 2012 0

A partir de amanhã e nas próximas quatro semanas, o ZH Moinhos apresenta uma série especial sobre os moradores centenários da região. Em matérias especiais e vídeos, você conhecerá alguns dos longevos vizinhos dos bairros Auxiliadora, Floresta (dia 9 de novembro), Independência (dia 16) e Moinhos de Vento (dia 22).

Ginastas do GNU estão na seleção

30 de outubro de 2012 0

O Grêmio Náutico União teve, mais uma vez, suas atletas convocadas pela seleção brasileira, desta vez para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística, que ocorre em Rosário, na Argentina, entre os dias 5 e 11 de novembro. A atleta olímpica Adrian Gomes (recuperada de lesão na vértebra) volta a disputar uma competição depois do corte em Londres, acompanhada da atleta Juliana Santos, recentemente medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Adulto, em setembro. A técnica Adriana Alves completa a lista das gaúchas.

— Tive uma recuperação bem rápida e consciente. Foram cerca de três meses desde a lesão em Londres, com muita fisioterapia e trabalho no ginásio. Esta competição representa um recomeço —, avaliou Adrian.

Sábado é dia de brechó no Floresta

27 de outubro de 2012 1

Será realizada hoje, das 14h às 20h, a Feira Popular no bairro Floresta. Chamado de “Solte suas roupas ao vento”, o brechó na Rua São Carlos, entre Ramiro Barcellos e Comendador Azevedo, reúne artesãos, antiquários, bancas com livros, gibis, revistas e discos de vinil, uma grande variedade de souvenires turísticos de Porto Alegre, além de roupas “vintage”, sapatos, chapéus e acessórios a partir de R$ 2.
Cafés, chás, cucas, bolos, docinhos e guloseimas são comercializados na parte gastronômica da feira. Neste sábado, haverá, às 16h, apresentação do Grupo “Plzenský Pepící”, um quarteto popular da República Tcheca, em tournée pelo sul do Brasil e hospedados no Hostel. O grupo (que usa roupas folclóricas e apresenta um repertório de músicas alegres e tradicionais) é conhecido na Europa e já fez apresentações nos EUA e no Japão.
A Feira de Brechós integra parte da estratégia de revitalização do bairro capitaneada pela associação de moradores Refloresta. O grupo tem desenvolvido ações como programações culturais no Porto Alegre Hostel Boutique, caminhadas e passeios ciclísticos como forma de vivenciar o bairro valorizando sua história, passeios e arquitetura.
Mais informações: reflorestapoa@gmail.com  ou 3228-3802

Veja no ZH Moinhos de hoje

25 de outubro de 2012 0

No ZH Moinhos desta quinta-feira, você vai conhecer os Bicicletários Imaginários encontrados pela leitora Ísa Janaísa pela região. Em mapa especial, veja também outros lugares percorridos pela leitora: http://zhora.co/TYC7CJ

Leia também:
- Uma academia de ginástica que promove troca-troca de livros no bairro Independência
- Uma receita especialíssima de pizza do Nella Pietra
- O perfil da vizinha Lígia Teresinha Arype Ilha, moradora da Cristóvão Colombo

Pizza com sabor de forno à lenha

25 de outubro de 2012 0

Com cerca de 70 sabores, salgados e doces, além das entradas, a pizzaria Nella Pietra do Moinhos de Vento é a combinação perfeita entre tradição e sabor. Situada na Rua Doutor Timóteo, 150, o restaurante tem um clima aconchegante e acolhedor.

A decoração traz fotos tiradas pelo próprio dono em uma viagem à Itália. Nas paredes e no cardápio, um pouco de Veneza, Sicília e Vaticano. Tudo começou ainda em Caxias do Sul, quando Fábio Centenaro abriu sua primeira unidade, que completa uma década em 2012. A rede é uma das pioneiras no Estado em servir a tradicional receita de pizza artesanal, assada no forno à lenha.

João Vianei Colle, atualmente dono da Nella Pietra do Moinhos de Vento, resolveu investir no negócio há oito anos e fechou sociedade com Fábio.A decisão foi tomada depois de experimentar o sabor de uma receita de massa de pizza que é segredo da casa guardado a sete chaves.Atualmente, a Nella Pietra tem endereços em Rio Grande, Pelotas, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Caxias do Sul e Porto Alegre. A massa crocante, assada no forno de pedra ao ponto certo, e os ingredientes de primeira qualidade são marca registrada e característica permanente da Nella Pietra, não importa a unidade. O sabor pode ser facilmente harmonizado com um bom vinho, mas, de acordo com João, uma cerveja bem gelada também vai bem.

Para não alterar o sabor,a dica é evitar condimentos como ketchup e mostarda. Em São Paulo, a terra da pizza, eles são completamente proibidos. Para enaltecer o gosto dos ingredientes, o ideal é o azeite de oliva extravirgem. Os que preferem sabores mais apimentados também podem optar pela pimenta em molho ou em pó. Na Nella Pietra do Moinhos de Vento, há uma entrada exclusiva no cardápio. Uma bruschetta, que leva o nome do local de onde veio: San Giminiano, na Itália.João experimentou os pãezinhos em um bar de vinhos,onde era possível acompanhar o movimento na cozinha. Ele garante que a receita que trouxe para Porto Alegre segue fiel à italiana.

Equipe do GNU dá show no Brasileiro Infantil de Ginástica Artística

25 de outubro de 2012 0

Os vizinhos do Grêmio Náutico União continuam se destacando no cenário nacional e internacional, com a equipe de ginástica artística. Os resultados começam a aparecer logo cedo, quando os atletas, ainda crianças, dão show carregando as cores do clube. Recentemente, o sucesso se confirmou durante o Campeonato Brasileiro Infantil da modalidade, realizado em Aracaju (SE), quando a equipe teve atuação luxuosa e contabilizou 18 medalhas conquistadas.

Os triunfos foram puxadas pela equipe masculina que, logo no primeiro dia de competição já conquistou a medalha de ouro por equipes. O ginasta Lucas Cardoso ainda fez valer a boa temporada, conquistando o ouro também no individual geral. Lucas ainda foi campeão em quatro aparelhos: salto, solo, argolas e paralelas. João Marcelo, com seis medalhas (todas de ouro), Giulianne Nöms, com uma de prata, e Valentina Luchetta, com uma de bronze), completam a lista de conquistas do União na capital sergipana.

A festa de aniversário da Rua 24 de Outubro

25 de outubro de 2012 0

Por Miréia Borges, do Conselho de Blogueiros

Os lojistas da Rua 24 de Outubro estão promovendo, esta semana, os 79 anos da rua. O comércio da rua começou a se mobilizar para a chegada do Natal e para a sensibilização das “lojas de rua”.

Durante toda a quarta-feira, houve perna de paus e Arlequins que gritaram parabéns para rua e chamaram a atenção dos transeuntes. A distribuição de pipoca foi farta e as crianças e pessoas com mais idade adoraram, outros mais jovens passaram ligeiro sem se dar conta do que esta acontecendo.

A noitinha ao lado do cine coral, os lojistas se reuniram para discutirem os resultados da festa de aniversário.

O olhar do artista para momentos que não enxergamos

24 de outubro de 2012 1

Por Miréia Borges, do Conselho de Blogueiros


Leandro Selister é um artista que capta através de suas lentes a vida que está a sua volta. Depois de fotografar seu congelador descongelando, e vendo aquelas gotas caindo, se desfazendo, acabando, o artista sentiu que já estava na hora de ele também se desfazer e mudar, ter um outro olhar da vida e na vida. Como dizemos, momento de reflexão e mudança.

De 2010 a 2011 foi registrando tudo que acontecia na natureza a sua volta e que com a correria do dia a dia ninguém percebe. Leandro captou de sua janela um ninho de Sabiá sendo construído graveto por graveto.

Quando resolveu compartilhar suas fotos cotidianas no facebook, percebeu pelos comentários que as pessoas se encantavam com algo muito simples, algo óbvio para uma lente e para uma visão de artista e que nós mortais não estamos preparados para enxergar.

Bem, as cenas hilárias e algumas cenas românticas que só um artista consegue captar deu  início a essa exposição que será no Pátio da Ivo Rizzo, localizado em frente ao Moinhos Shopping. Logo, o olhar captado e compartilhado será o foco da exposição Coisas do Cotidiano.

Nesta quarta-feira, dia 24, serão colocadas 20 fotos do nosso cotidiano, em novembro mais 20 e em dezembro mais 20, totalizando 60 fotos, captadas pela lente de um artista muito sensível e poético. Estão todos convidados para apreciarem  a Arte no Pátio na Félix da Cunha, 1213, em frente ao Moinhos Shopping, a partir das 19h.

Mayra Aguiar só volta aos tatames em 2013

17 de outubro de 2012 0

Uma má notícia para os atletas da região. A judoca Mayra Aguiar, que conquistou medalha de bronze na Olimpíada de Londres este ano, foi submetida a uma cirurgia para corrigir uma lesão em seu ombro direito. O procedimento foi realizado na última segunda-feira com absoluto sucesso e ela teve alta nesta terça-feira. Mayra deve voltar às competições no começo do próximo ano.

A origem da lesão foi uma queda sofrida durante o Campeonato Pan-Americano de Montreal, disputado em abril deste ano. Apesar do problema, a judoca da equipe Oi/Sogipa participou dos Jogos Olímpicos e conquistou a medalha.

“A Mayra apresentou uma lesão no ligamento posterior do ombro direito, que a limitava nos treinos e em alguns golpes durante as lutas. Ela foi tratada com fisioterapia e medicação até Londres e conseguiu ficar sem dor para competir, mas com algumas limitações”, explica Breno Schor, médico da seleção olímpica de judô e responsável pela cirurgia. “Não havia tempo para operar a Mayra antes dos Jogos Olímpicos e o controle que fizemos minimizou o risco de aumentar a lesão”, completa.

Uma ótima recuperação à Mayra e nossa torcida para que ela volte a conquistar medalhas e orgulhar a vizinhança!

Ginastas da região competem em torneio brasileiro

15 de outubro de 2012 0

O Grêmio Náutico União — e a região — estarão representados no Brasileiro Infantil de Ginástica Artística, a partir de sexta-feira, em Aracaju.  Serão dez atletas que embarcam nesta quarta-feira, acompanhados dos técnicos Adriana Alves, Juliana Santos, Leonardo Finco e André Cupertino.

Entre os competidores está o ginasta Lucas Cardoso (foto), que vem colecionando títulos em 2012. Recentemente, foi campeão geral sul-americano pela seleção brasileira infantil, na Bolívia. No cenário nacional, Lucas, atuando em uma categoria acima, foi medalha de prata no Brasileiro Juvenil, disputado em Bento Gonçalves-RS.

Pub irlandês já é tradição no Moinhos

11 de outubro de 2012 0

Um pedacinho da Irlanda dentro do bairro. Essa é a sensação ao entrar no Mulligan Irish Pub, estabelecido desde novembro de 2004 no Moinhos de Vento. Com um ambiente descontraído e o espírito dos pubs irlandeses, logo caiu no gosto da vizinhança e se tornou ponto de encontro da região. Além de um ambiente diferenciado, o cardápio também apresenta uma grande diversidade de cervejas e chopes – variedade que aumenta a cada ano.

Hoje, oferece 180 rótulos de cerveja, além de 10 variedades de chope. Destaque para o chope Guinness, tradicional na Irlanda e que chegou a Porto Alegre através do Mulligan.

– A Guinness é muito característica dos pubs europeus e é uma das cervejas mais famosas e festejadas do mundo – conta uma das proprietárias, Thaís Mallmann.

Mesmo com um sabor bem mais forte e encorpado do que o chope brasileiro, o Guinness é o mais vendido no bar, garante Thaís. Prova disso é que o One Hundred Pint Club Guinness, um quadro comemorativo aos clientes que já tomaram mais de cem copos do chope, tem 51 nomes.

– Temos um público muito fiel, inclusive de estrangeiros que vêm a Porto Alegre e encontram, no Mulligan, as bebidas que estão acostumados a tomar – avalia.

Opções culinárias remetem à Irlanda

Thaís Mallman conheceu o bar em formato de pub nos Estados Unidos. Ao estudar o mercado, descobriu que havia até o Irish Pub Experience,uma espécie de selo de qualidade de pubs, que comprovava como esse conceito funciona nos mais diferentes lugares do mundo.

As opções culinárias também remetem à cultura irlandesa.Em visita a Dublin (Irlanda), Thaís conheceu a receita do Boxty, panquecas com massa à base de batata, e resolveu reproduzir a receita em Porto Alegre.

Aqui, o prato ganhou diversos recheios, sendo bem aceito pelos clientes. Além disso, uma grande variedade de sanduíches, petiscos e pratos prontos estão à disposição.

Jabuticabeira carregada no Moinhos de Vento

09 de outubro de 2012 0

Os troncos carregados de jabuticabas em uma árvore na Rua Vitor Meireles, próximo à Dona Laura, encantaram o leitor Sidney Charles Day. Ele diz não ter lembrança de ter visto uma jabuticabeira tão vistosa em outra região da cidade.

Vale a pena passar por lá para apreciar a fruta saborosa!

Protesto contra a violência no Parcão

05 de outubro de 2012 0

Pelo menos 800 pessoas já confirmaram presença no Movimento Pra Mim Chega!, que será realizado neste sábado, no Parque Moinhos de Vento. A iniciativa, apartidária, pretende chamar a atenção contra a violência crescente em Porto Alegre — e a escolha do Parcão foi pelo caráter emblemático do espaço, um dos principais cartões postais da Capital.

A mobilização cresceu pelas redes sociais. Idealizadora da ideia, Cynthia Krupp, moradora do Boa Vista, explica que a vontade de promover essa manifestação surgiu após ler relatos de um amigo que fora assaltado na Praça Doutor Maurício Cardoso.

— No início de agosto, eu estava na Itália caminhando com meu marido até quase uma hora da madrugada. Quando chegava ao hotel, ligava o computador para falar com as crianças. Um dia, abri o Facebook e vi pedidos de socorro de um amigo que estava sendo assaltado a mão armada na Praça Doutor Maurício Cardoso. Foi um choque para mim. Me dei conta que estava livre e que Porto Alegre era uma prisão — desabafa.

A escolha da data, um dia antes das eleições, foi proposital, garante. Cynthia afirma que não quer levantar bandeira para nenhum candidato ou partido.

— Por mais que existam políticos honestos e competentes, estes infelizmente não estão conseguindo sobrepor aos resultados que estamos vendo em Porto Alegre: zero segurança, zero saúde publica e zero no investimento aos professores e alunos. A nossa realidade está muito triste — avalia.

Movimento Pra Mim Chega!

Quando: sábado, dia 6, às 11h

Onde: Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Fim de semana com atrações para a criançada

05 de outubro de 2012 0

PRIMAVERA — Diversas atividades serão realizadas pelo Shopping Total para comemorar a chegada da nova estação. De hoje até o dia 16, receberá o Festival das Flores, com mais de 200 mil mudas e atrações culturais como lançamento de livro, pockets musicais de voz e violão, números de mágica e apresentações circenses. A visitação será das 10h às 22h de segunda a sábado e das 14h às 20h nos domingos e feriados.

SEGURANÇA — No sábado acontece a ação Faça a Coisa Certa, no Moinhos Shopping. A atividade, realizada pela ThyssenKrupp Elevadores, vai orientar as crianças e conscientizar os pais sobre como usar corretamente e com segurança elevadores, escadas e esteiras rolantes, das 12h às 15 h.

LABORATÓRIO ALOPRADO — O mês das crianças será de diversão no Shopping Total. A atração Laboratório Aloprado estará montado até o dia 14 no Palco de Eventos. Serão diversas experiências para divertir a gurizada como a cartolina grudenta, a massa maluca, a geleca e o copo transbordando. As atividades ocorrem de domingo a sexta-feira das 14h às 20h e, aos sábados, das 12h às 22h.

GARRAFAS — A artista plástica Carmem Seibert mostra esculturas, painéis e utilitários feitas através de garrafas de vidro na exposição Garrafas Fluindo na Loja de Vinhos di Vino (Rua Tobias da Silva, 44). A visitação ocorre de 9 a 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h30min às 19h30min.

CRIANÇA — No sábado, haverá uma equipe de recreacionistas e palhaços para divertir a criançada na Galeria Florêncio Ygartua, das 10h às 13h. Nos dias 9 e 10, das 17h às 19h, também acontecem brincadeiras com oficinas de balões e pinturas. As atividades são abertas ao público.

JAIR KOBE — O humorista faz show beneficente no dia 14 (domingo), às 11h, no Salão de Festas e Eventos da Sogipa (Rua barão de Cotegipe, 415). Os convites do primeiro lote custam R$ 50 e inclui recepção e sessão de fotos com o Guri de Uruguaiana, almoço com diversos tipos de carreteiro, pocket show do Guri de Uruguaiana, leilão beneficente e show com o grupo de dança Os Gaúchos. O lucro beneficiará o Pão dos Pobre e o Abrigo João Paulo II. Informações no site www.carreteirodoguri.com.br.