Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de abril 2013

Bazar do Dia das Mães neste domingo

30 de abril de 2013 0

Diversos expositores estarão no próximo domingo, dia 5 de maio, no Graan Bazar de Dia das Mães. O evento ocorre no Instituto NT de Cinema e Cultura. Entre os produtos à venda, estarão bolsas, roupas, acessórios, presentes e doces.

A feira será das 10h às 18h e é aberta ao público. Mais informações pelo Facebook, neste link: http://www.facebook.com/events/495986130468369/

Novas mudanças na Tobias da Silva? Ou seriam velhas?

26 de abril de 2013 1

Por Simone Guardiola, do Conselho de Blogueiros

A Tobias já teve mão dupla, já desceu em direção a Quintino, inverteram o sentido para subir em direção a Félix da Cunha e agora o “novo”: ela voltará a descer para a Quintino. Novo para quem? As pessoas não têm memória? Ela foi trocada justamente porque trancava violentamente o fluxo de trânsito da Quintino deixando-o caótico. E olha, isso foi muito antes do trânsito estar absolutamente caótico como agora. Nem sinaleira pode ter porque são poucos metros da 24 de Outubro.

Não sei quem estuda o trânsito desta cidade, mas que desconhece a história, isso desconhece! Deve ser a mesma pessoa que fechou a passagem da Ramiro Barcelos com a Osvaldo Aranha durante gerações e descobriu o que já sabíamos desde então: ter aberta a passagem desafoga a saída da cidade e a população agradece. Prevejo tumultos no bairro e, infelizmente, desnecessários.


Novas mudanças à vista no trânsito do Moinhos

24 de abril de 2013 1

O trânsito do bairro Moinhos de Vento passará por novas alterações. Além da implantação da mão inglesa para o retorno na Praça Júlio de Castilhos, a Rua Tobias da Silva terá o sentido invertido da Félix da Cunha até a Quintino Bocaiúva. A mudança deve entrar em vigor em até 45 dias.

Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o objetivo da modificação é desafogar a região da 24 de Outubro. Atualmente, os motoristas que se deslocam da Zona Norte e desejam acessar o estacionamento do Moinhos Shopping são obrigados a fazer o retorno na alça da Goethe e seguir pela Dr. Timóteo.

Moradores, comerciantes e prefeitura debatem sobre a região

24 de abril de 2013 0

Por Miréia Borges, do Conselho de Blogueiros

Uma reunião com prefeitura, moradores e comerciantes de três bairros, Auxiliadora, Independência e Moinhos de Vento, foi realizada no dia 22, às 19h, no Thomas Pub. A pauta da reunião foi a limpeza urbana e o trânsito nessas regiões.

O encontro, organizado pelo Centro Administrativo Regional da Região Centro (CAR-Centro) contou com a presença do prefeito em exercício, Sebastião Melo, do diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) André Carús, do diretor de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Carlos Pires, além de outros representantes da administração municipal.

Entre as principais reivindicações da comunidade, estavam o fim do descarte irregular de lixo nas ruas do Moinhos de Vento e uma alteração no trânsito da Praça Júlio de Castilhos, no entroncamento da Avenida Independência com a Rua Ramiro Barcelos (leia mais sobre a implantação de mão inglesa na praça). No bairro Independência, foi pedido pela comunidade à EPTC que tome alguma ação para que os lotações diminuam a velocidade entre a Rua Ramiro Barcelos e o Complexo Hospitalar Santa Casa, pois os atropelamentos e freadas têm sido diários nesse trecho.

No Facebook do ZH Moinhos, lançamos uma enquete sobre o que os moradores pensam a respeito dessa alteração de trânsito. Se quiser enviar dúvidas ou comentários sobre a mudança ou o trânsito na região, envie um e-mail para moinhos@zerohora.com.br, com seu nome completo.

Em resposta à reivindicação de moradores do Moinhos de Vento, o DMLU informou que irá intensificar na região os trabalhos de fiscalização quanto à maneira correta de descartar o lixo, que ocorre diariamente na cidade. Agentes da assessoria comunitária do órgão irão percorrer a vizinhança e bater de porta em porta para orientar sobre os dias e horários da coleta e sobre o modo apropriado de separar o lixo seco do orgânico.

O departamento prometeu também revisar as lixeiras pequenas instaladas nas ruas, verificando se os locais e os horários de limpeza estão de acordo com a demanda. O supervisor operacional do departamento, Adelino Lopes Neto, afirmou que já está sob análise a frequência da varredura da Padre Chagas — trabalho que ocorre diariamente, mas ainda é alvo de queixas. Também está prevista a extensão dos contêineres no bairro Auxiliadora e imediações, passando pela Avenida Goethe até a Terceira Perimetral. O projeto está em processo de licitação e deve ser implantado até 2014. Na próxima reunião, no dia 13, às 19h, no mesmo local, os órgãos da prefeitura responderá outros questionamentos levantados nesse encontro.

Alteração de trânsito na Praça Júlio de Castilhos

23 de abril de 2013 1


Reivindicadas por moradores dos bairros Moinhos de Vento e Rio Branco, as alterações no trânsito nas imediações da Praça Júlio de Castilhos, no entroncamento da Avenida Independência com a Rua Ramiro Barcelos, entraram na pauta da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A previsão é que até o final de maio o tráfego fique em mão inglesa no local. Ou seja: aqueles motoristas que estão na Rua 24 de Outubro e precisam ingressar na Rua Mostardeiro poderão fazer o retorno pela esquerda sem ter de ir até a Ramiro Barcelos. Faltam apenas os últimos ajustes no projeto para dar início à mudança.

No Facebook do ZH Moinhos, lançamos uma enquete sobre o que os moradores pensam a respeito dessa alteração de trânsito. Se quiser enviar dúvidas ou comentários sobre a mudança ou o trânsito na região, envie um e-mail para moinhos@zerohora.com.br, com seu nome completo.

– O objetivo é desafogar o trânsito na região, e, como qualquer outra modificação que fazemos, vamos avaliar os efeitos e consequências – explica o diretor de trânsito da EPTC, Carlos Pires.

Para ônibus, táxi-lotações e veículos de grande porte, a circulação permanece a mesma: é preciso contornar a praça para entrar na Mostardeiro. A alteração no sentido da via foi anunciada em encontro organizado pelo Centro Administrativo Reginal da Região Centro (CAR-Centro), que contou com a presença de representantes da prefeitura e moradores dos bairros Moinhos de Vento, Auxiliadora e Independência.

Em função das mudanças, a localização do ponto de táxi também será alterada na Praça Júlio de Castilho _ mas não deverá permanecer na mesma via.

ZH Moinhos nas bancas

18 de abril de 2013 0

No ZH Moinhos que circula nesta quinta-feira você confere:

Incerteza na “praça dos cachorreiros” – Área nos fundos do Dmae usada para passear com os cães sem guias ficou com o portão aberto, sem poder fechar, deixando usuários indignados

Conselhos de um capitão – Zé Roberto, do Grêmio, conversa com estudantes do Marista São pedro

Fartura para comer com hashis – Em funcionamento há 11 meses, Daikoku Sushi, na Cristóvão Colombo, tem temaki reforçado

Conheça Seu Vizinho com Manoela Pezzi D´Almeida – Independência no Independência – Fotógrafa e surfista gosta de estar próxima a parques e ao estúdio em que trabalha

ZH Moinhos nas bancas

11 de abril de 2013 0

No ZH Moinhos que circula nesta quinta-feira, você confere:


- Na capa e nas páginas 4 e 5, reportagem apresenta o projeto Vila Flores, que busca a multiplicidade de usos em edifícios projetados por Joseph Lutzenberger, pai do ambientalista José Lutzenberger,  na São Carlos e na Hoffmann.

Uma iniciativa para o final deste semestre é o evento Simultaneidade, cuja ideia é reunir os artistas, produtores culturais e locais em um final de semana com exposições de artes plásticas, oficinas culturais, projetos de sustentabilidade e espetáculos de teatro e música.

- Minha Turma: Estudantes da Escola Amigos do Verde revitalizam a Praça Joaquim Rache Vitello, dentro do projeto Coletivos Verdes, da Smam.

- O Nome: Na luta para conquistar o ouro. Judoca cega do Grêmio Náutico União, Luíza Guterres Oliano foi convocada pela Seleção Brasileira Paralímpica para participar de avaliações para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.


Após 18 anos, ex-alunos rosarienses promovem reencontro

10 de abril de 2013 0


Um grupo de formados de 1995 do Colégio Marista Rosário resolveu reencontrar os amigos após 18 anos. A confraternização será dia 11 de maio, sábado, no Restaurante do Prédio B do Colégio (acesso pela Rua Ir. José Otão), a partir do meio-dia. O convite está sendo compartilhado nas redes sociais e para participar é necessário confirmar presença pelo e-mail reencontro.rosariense.1995@gmail.com
Após o almoço, será realizada uma visita pela escola com direito a fotos, hino e presença do mascote, o Periquito Rosariense.
O colégio, que tradicionalmente recebe gerações de estudantes, conta um programa de relacionamento com ex-alunos onde eles podem se cadastrar e compartilhar as memórias do tempo de escola.


Os bichos e os bixos da Redenção

10 de abril de 2013 3

Por Eduardo Viamonte, do Conselho de Blogueiros


As macaquices dos símios e a exuberância dos outros bichos deixaram saudades após a remoção do minizoo da Redenção. Um critério técnico embasou a decisão — o excesso de barulho lhes causava estresse. Mal nos resignamos com a falta do espetáculo dos bichos do minizoo, agora ficamos sabendo que ameaçam banir do parque os bixos da UFRGS e seus trotes.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) protocolou junto à ouvidoria da universidade uma reclamação para que os trotes sujos sejam contidos na Redenção. Alega que os calouros e seus algozes não limpam seus resíduos, e que moradores reclamam do mau cheiro deixado nos gramados. Sem contar que todo ano há notícias de algum excesso nas brincadeiras.

Durante minhas corridas, assisto a muitos trotes, mas só vejo gente pintada e feliz. Treino exatamente em um dos gramados eleitos para o festejo. E o pouco cheiro que percebo só me traz lembranças agradáveis: fui bixo duas vezes, pela Computação, na adolescência, e pela Psicologia, já com quase 40 anos. Esqueci-me de muito do que vi nas aulas, mas jamais esquecerei dos detalhes daquelas divertidas lambanças.

Uns querem que se promova somente o trote solidário, como arrecadação de recursos para os pobres. Mas por que não podemos ter os dois? Implementem-se regras claras e orientação na universidade para o limite da brincadeira, incluindo a limpeza final do parque na agenda do evento. Temos que educar, e não proibir. Da mesma forma que estamos educando os donos de cachorros a recolher seus dejetos. E registro: os resíduos dos bichos, nesses gramados, pintam meus tênis com uma frequência ainda bem maior do que o fazem as tintas dos bixos da Redenção.

Fotos para captar o espírito do outono

01 de abril de 2013 1

Por Úrsula Dutra Christini, do Conselho de Blogueiros

Assim como as baixas temperaturas dos últimos dias, as árvores da região já sinalizam há dias a chegada da nova estação. Nas fotos, trago o outono estampado em uma linda árvore do Parcão.

Aproveite a estação que chegou oficialmente no dia 20, às 08h02min, e mande fotos você também, para o e-mail moinhos@zerohora.com.br.

Vamos curtir a chegada do novo ciclo que já está nos acolhendo com seu “friozinho” e com suas folhas a serem renovadas.

Gostou do convite da Úrsula Christini? A iniciativa da nossa blogueira inspirou a nova Missão ZH: registrar em imagens o espírito do outono. Para participar, poste uma foto no seu Instagram ou Twitter usando a hashtag #zhoutono.

Para as fotos feitas nos bairros Auxiliadora, Bom Fim, Floresta, Independência, Moinhos de Vento e Rio Branco, utilize também a hashtag #ZHmoinhos.


Capriche nos cliques e use a criatividade. A foto deverá ser de autoria do participante.

Quem não utiliza Instagram pode participar também. É só enviar fotos para moinhos@zerohora.com.br, com pelo menos 300kb, nome completo e telefone para contato.