Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Irmã do Colégio Rosário, Genoveva Guidolin recebe prêmio de educação

27 de outubro de 2013 0

gENO

Conhecida de muitos rosarienses, a irmã Genoveva Guidolin recebeu neste mês o reconhecimento por mais de 40 anos de trabalho no Colégio Marista Rosário. O Prêmio Educação RS, promovido pelo Sindicado dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro-RS), elegeu a religiosa como referência em sua área pela trajetória de sua carreira. Mais conhecida como Genô, ela foi a primeira mulher a lecionar no colégio quando o sistema de ensino passou a aceitar meninas nas salas de aula. Por um ano, Genoveva foi a única professora mulher a circular pelos corredores.

logozhmoinhos> Curta o ZH Moinhos no Facebook

Natural de Nova Prata, na serra gaúcha, a professora sempre teve vocação para a educação. Ainda jovem, mudou-se para Pelotas, no sul do Estado, para cursar o Magistério. Lá, ingressou na Faculdade de História e Geografia, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Religiosa da Congregação São José, dedicou-se aos estudos e, em função deles, mudou-se para Porto Alegre para cursar pós-graduação. Genô foi além e, após iniciar seus trabalhos no Marista Rosário e no Colégio Sévigné, fez mais uma graduação, em Pedagogia na Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Há 44 anos no Marista Rosário, a irmã Genoveva já foi professora de geografia, história e moral e cívica, orientadora educacional e, atualmente, atua como agente de pastoral escolar. Como orientadora de diversas gerações de ex-alunos, marcou não só os estudantes, como educadores durante sua trajetória. Seu método de conversar com os jovens antes de se impor rendeu o carinho e o respeito dos que convivem com ela.

Ela atende diversos ex-alunos semanalmente, que a buscam para matar a saudade, para rever a escola ou para apresentar seus filhos, que também estudarão no Colégio. Ela também representa a escola em reencontros de ex-alunos. Além disso, Genô já recebeu o título de Benfeitora Marista por préstimos prestados à instituição e à Rede Marista.

Envie seu Comentário