Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Zoom Independência vai explorar avenida por meio de fotos

20 de fevereiro de 2014 1

Bruna Vargas – bruna.vargas@zerohora.com.br

Olhar para o seu bairro, todo mundo olha. Mas você já reparou nele? Chegar mais perto das ruas, casarios, praças e construções do bairro Independência é a proposta do Zoom Independência, evento organizado para os moradores da região.

Será por meio da fotografia que o grupo Passeio Independência irá explorar, neste sábado, cada canto da avenida homônima, com o objetivo de revelar o que se camufla na correria do dia a dia.

ZoomI– A proposta do passeio é conhecer a fundo certos espaços do bairro, para, mais tarde, montar uma exposição fotográfica – explica Marília Cardoso, uma das organizadoras da ação.

A atividade partirá da Praça Júlio de Castilhos e percorrerá a avenida até a Praça Dom Sebastião. Para participar, basta estar munido de uma câmera fotográfica. E, claro, olhos ávidos para identificar, nas entranhas da Independência, fragmentos da história da vida de seus moradores e da cidade.

A ideia é reunir fotógrafos amadores e profissionais, moradores, comerciantes e admiradores para fazer registros fotográficos da via. Em material divulgado pela organização do evento, consta uma prévia do que se espera revelar pela atividade: “Tudo o que aparecer é resultado daquilo que fazemos ou deixamos de fazer”, diz o texto.

Já o zoom que dá nome ao passeio ilustra um pouco da ideia dos organizadores sobre uma das formas de explorar o bairro fotograficamente. Várias fotos de um mesmo ângulo, cada vez mais aproximadas, quando colocadas em comparação, têm o poder de mudar a perspectiva do espectador, valorizando as peculiaridades da região.
Durante a atividade, os participantes trabalharão sobre temas como patrimônio histórico, detalhes dos casarios, problemas da região, natureza, mobiliário urbano e aspectos que surpreendam.

Ao final do encontro, os participantes poderão escolher as melhores imagens para concorrer, em diferentes categorias, na mostra fotográfica. Alguns comentários sobre as fotografias feitas durante o passeio também serão selecionados para fazer parte da exposição. Serão discutidos aspectos da criação e montagem da exibição.

O evento do Passeio Independência, realizado por Urbana Arquitetura, Studio 1 Arquitetura, Região de Planejamento 1, UrbsNova e o Movimento Reviver Independência, contempla, ainda, um objetivo maior: aproximar os vizinhos, proporcionando momentos de convivência na região e inspirando um olhar positivo sobre o bairro. E, quem sabe, passar a ideia adiante.

– Queremos que as fotos sejam expostas em diversos lugares para que os moradores se sintam orgulhosos de sua região – conclui Marília.

Saiba mais

O que: Zoom Independência, passeio fotográfico pela Avenida Independência

Quando: neste sábado (22), das 17h às 20h. Em caso de chuva, será transferido para o sábado seguinte

Onde: concentração na Praça Júlio de Castilhos e final na Praça Dom Sebastião

Quanto: gratuito. Participantes devem levar máquina fotográfica

Informações pelo e-mail: passeioindependencia@gmail.com

 

 

Comentários (1)

  • Jorge Piqué (UrbsNova) diz: 20 de fevereiro de 2014

    Nós, da UrbsNova, que estamos organizando o evento ZOOM INDEPENDÊNCIA para o projeto PASSEIO INDEPENDÊNCIA, agradecemos a divulgação do ZH Moinhos e aproveitamos para dar mais detalhes sobre o evento.

    Existe já um evento no Facebook, onde esclarecemos dúvidas e damos as últimas notícias sobre o ZOOM INDEPENDÊNCIA:

    https://www.facebook.com/events/466283163497565

    Para entender melhor a dinâmica do evento, fizemos este cronograma:

    - 17hs: Encontro na Praça Julio de Castilhos para apresentação da proposta geral aos participantes (caso chegue atrasado, não há problema, apenas comece diretamente o percurso, conforme os passos seguintes);

    - até no máximo as 19 horas : individualmente ou em grupos, os participantes percorrerão toda a extensão da Av. Independência, até a Praça Dom Sebastião, inclusive, tirando as fotos, conforme o tema que tenham escolhido;

    - até as 19 horas: os participantes que forem terminando o seu registro fotográfico devem se dirigir ao Museu da História da Medicina (prédio da Beneficência Portuguesa, em frente à praça Dom Sebastião), onde devem entregar em um papel nome e email, juntamente com 4 fotos que tiver selecionado (o laptop do Museu tem leitor de cartões, mas, se possível, para agilizar, leve cabo USB para conectar sua câmara);

    - das 19hs às 20hs: finalização do evento, quando os grupos de 4 fotos serão projetados em um telão no Museu e todos os participantes poderão fazer comentários e trocar informações.

    Em caso de chuva, o evento será transferido para o próximo sábado, dia 1 de março, no mesmo horário.

Envie seu Comentário