Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 2 maio 2009

Últimos dias para "Corpo Humano Real e Fascinante"

02 de maio de 2009 1

Mostra se encerra no próximo final de semana/Clarissa Ciarelli

Localizado na Zona Sul, o BarraShoppingSul hospeda uma das mais fascinantes exposições quando o assunto é corpo humano. A oportunidade para conferir Corpo Humano Real e Fascinante chega ao fim. A exposição, que iniciou no dia 7 de março, se estende somente até o dia 10 de maio.

Ela conta com 16 corpos e 225 órgãos verdadeiros e também acessíveis ao público, que as vezes desconfia se os material é de origem humana ou não.

- Me surpreendi com o ser humano. Fiquei em dúvida se realmente era um ser humano - comenta Lorena Laux, 60 anos.

Nos corpos, é utilizada a polimerização, técnica desenvolvida a partir da evolução da mumificação dos cadáveres e considerada por amantes da ciência como uma “arte anatômica”, de aparência e textura plástica. O médico americano, Dr. Roy Glober utilizou-se dos estudos de dissecação para dirigir a exposição à um sentido educativo.

Em Corpo Humano Real e Fascinante, são encontradas secções transversais do corpo, veias, cérebros, pulmões. Entretanto, os sistemas complexos não parecem complicados aos olhos dos visitantes, que recebem explicação de monitores e também podem se orientar por placas contendo dicas para um melhor entendimento.

* * *

A exposição é divida em setores. Uma sala especial isola a parte que desperta mais polêmica da exposição, aquela em que há a exibição de fetos de todas as fases embrionárias.

- Só não me choquei com os fetos porque a monitora garantiu que eram decorrentes de fatalidades espontâneas - concluiu Lorena.

Corpo Humano Real e Fascinante também pode auxiliar futuros médicos quanto a uma melhor observação do ser humano.

Não é apelativa, e sim essencial, pois quanto mais se conhece o corpo, melhor se entende e se previne as doenças. Ainda pretendo trazer a minha família aqui - diz o estudante Luciano Scopel, 22 anos.

Curiosamente, a exposição não foi autorizada a entrar na Venezuela pelo presidente Hugo Chávez. Além disso, correm boatos sobre a origem dos corpos. Segundo a assessoria de imprensa do evento, todos os indivíduos foram acometidos de morte natural, optando por participar de um programa de doação de seus próprios corpos em benefício da ciência e da educação.

Boato ou não, vale a pena conferir e conhecer um pouco mais sobre como funciona o sistema frágil, mas completo do corpo humano. Agora está sendo realizada uma promoção: Vai perder a oportunidade?

Na compra de duas entradas inteiras, o visitante ganhará uma terceira para o mesmo dia. A promoção, não-cumulativa e por tempo limitado, é valida somente para a entrada simultânea dos ingressos promocionais, de segunda a quarta-feira, exceto feriados, explica a assessoria de imprensa do shopping.

Postado por Morgana Gualdi Laux, Conselho de Blogueiros