Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 7 maio 2009

Atenção na Mário Totta

07 de maio de 2009 2

Obras para instalação de canos se iniciaram na semana passada

A Rua Dr. Mário Totta, entre a João Mora e Cavalhada, está em obras desde a metade da semana passada. É o pessoal do DEP trocando canos. Aí vai uma imagem da rua, ontem.

Mas um alerta ao pessoal do Dmae: um cano de água ficou estourado desde quarta à noite e só às 15h de hoje é que começaram a mexer no tal buraco.

Vamos aguardar a finalização dos trabalhos.

Postado por Luciana Zart, Conselho de Blogueiros

Coleta seletiva de lixo na região

07 de maio de 2009 12

No dia seguinte à coleta seletiva, lixo ainda estava em frente à residência

A Zero Hora de segunda-feira, dia 4 de maio, trazia na página 45 uma reportagem cujo título era Coleta seletiva quer cuidar o relógio. Sobre este, vinha a frase: “Prefeitura aposta na pontualidade para conquistar adeptos da separação do lixo” e o primeiro parágrafo falava que “um mês após ampliar a coleta seletiva para todos os bairros da capital duas vezes por semana, a prefeitura mira na precisão”. Balela!

Por iniciativa da minha esposa, começamos a coleta seletiva aqui em casa há pouco mais de um ano. Difícil mudar hábitos, difícil se habituar a separar o entulho, difícil limpar e lavar o que antes simplesmente era jogado no lixo, difícil acumular sacos em um canto do pátio esperando o dia certo chegar para levá-los para fora.

Mesmo assim, fizemos um esforço, convencidos de que nossa mudança de hábitos está ajudando a salvar o planeta, aliado a outras atitudes como o uso racional da energia. E conseguimos alterar nossa rotina até que estas atitudes se tornassem costumeiras.

Mas a coleta de lixo da prefeitura não colabora. Em outras palavras, é um fiasco. Moro na Cavalhada, um pouco antes da bifurcação da Eduardo Prado, num beco de acesso onde residem várias famílias. Durante todos estes meses que separamos nosso lixo, não foram poucas as vezes que tivemos que ligar para solicitar que viessem buscá-lo, e em muitas nós mesmos o colocamos no porta malas do carro e o levamos até o centro de reciclagem na esquina da Otto Niemeyer com a Cavalhada. No dia da reportagem (e dia de coleta seletiva de lixo onde moro), após dois telefonemas para a coleta seletiva da prefeitura, um pela manhã e outro no início da tarde, nos garantiram que o lixo seria recolhido na parte da tarde. A foto mostra o lixo ainda na frente do meu portão, terça-feira de manhã. Daqui a pouco será recolhido como lixo convencional, e todo nosso esforço em mudar hábitos e salvar o planeta irá parar num lixão a céu aberto, poluindo e degradando ainda mais o ambiente.

As informações prestadas pela prefeitura à reportagem da Zero Hora não condizem com a verdade. Talvez seja culpa de burocratas assentados nos postos de comando da coleta seletiva, talvez a responsabilidade seja de CCs preguiçosos, talvez tudo seja uma simples jogada de marketing visando às eleições do ano que vem. Não sei o real motivo do descaso com o recolhimento do lixo.

Só sei que é uma falta de respeito com os homens e mulheres desta cidade que querem fazer a diferença, que desejam fazer a sua parte para que nossos filhos herdem um lugar melhor para viver.

E um desprezo enorme por esta linda esfera azul, que navega pelo espaço com todos nós a bordo, a que chamamos de Terra.

Postado por Caho Lopes, Conselho de Blogueiros