Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de maio 2009

Um ano de Fundação Iberê Camargo

30 de maio de 2009 4

O prédio de Álvaro Siza pelas lentes do fotógrafo Eduardo Liotti

Hoje, a Fundação Iberê Camargo completa um ano (leia reportagem publicada no ZH Zona Sul). Aproveite o final de semana para visitar o museu. Confira as atrações:

 

Oficinas - Hoje, às 16h, oficina Quando o Gesto é Desenho, que explora as diferentes amplitudes do movimento do corpo. Amanhã, Os Dois Tempos na Pintura de Iberê Camargo, que relaciona as linguagens do desenho e da pintura, ás 16h. Gratuitas, as atividades do programa de oficinas têm vagas limitadas (30 para cada oficina), com senhas distribuídas por ordem de chegada na recepção (chegar meia hora antes do início dos trabalhos).

Iberê Camargo, um Ensaio Visual – A primeira mostra do acervo assinada por uma curadora internacional, a crítica de arte María Herrera, chefe do Departamento de Pesquisa e Curadoria do Museo Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires, fica aberta até 30 de agosto. De terça a domingo, do meio-dia às 19h, e na quinta, do meio-dia às 21h. Entrada franca.

 

*** A foto acima faz parte da exposição fotográfica Zona Sul da Nossa Porto Alegre, de Eduardo Liotti, em exibição no Chairs (Dr. Barcelos, 431). A partir de terça-feira, a mostra irá para o Applebee`s do BarraShoppingSul (Avenida Diário de Notícias, 300).

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Onde encontrar seu ZH Zona Sul

29 de maio de 2009 0

Esses são os pontos de cortesia do caderno ZH Zona Sul na região:

 

Clube Jangadeiros – Ernesto Paiva, 139

Fashion House – Av. Wenceslau Escobar, 2.200

Confeitaria Machry – R. Dr. Armando Barbedo, 257

Locadora Vídeo Sul – Av. Wenceslau Escobar, 2.770 / Loja 13

Clube Veleiros – Av. Guaíba, 2.941

Pão Gala – Av. Wenceslau Escobar, 2.013

Posto de gasolina Dioga – Av. Wensceslau Escobar, 2.898

Dog Cat – Av. Wenceslau Escobar, 2.053

Dr. Bicho – Av. Wenceslau Escobar, 2.065

Farmácia Unida – Av. Wenceslau Escobar, 2.205

Rony Francês – Av. Wenceslau Escobar, 2.389

Base Academia – Av. Wenceslau Ecobar, 1.973, loja 20

Farmácia Drogativa – Av. Tramandaí, 307

Estética Center – Av. Tramandaí, 480, sl. 206

Postos de anúncios da Otto – Av. Otto Niemeyer, 2.583 / loja 2

Mercearia Guahyba – Av. Guaíba, 1.380

Edifício Comercial Dom Francisco – Dr. Armando Barbedo, 480

Clube de Mães Vila Assunção – Praça Araguaia, 55

Yázigi - Praça Comendador Souza Gomes, 57

Upper Academia – Avenida Juca Batista, 1.700, loja 208

Shopping Jardim Verde – Eduardo Prado, 1.954, com administração

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Hoje nas bancas da região

29 de maio de 2009 0


O ZH Zona Sul circula hoje encartado em Zero Hora nos bairros Camaquã, Cavalhada, Cristal, Ipanema, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição.

Na capa, você verá a mobilização dos moradores do Jardim Isabel para transformar o loteamento em bairro (no dia 20, o projeto de lei teve aprovação na Câmara dos Vereadores, mas ainda aguarda sanção do prefeito para oficializar sua separação de Ipanema).

Outros destaques desta edição: quatro olhares sobre o primeiro ano da Fundação Iberê Camargo, que será completado nesse sábado, a dificuldade de pedestres em andar em calçada de trecho da Wenceslau Escobar e conheça Edmundo Giffoni – aos 92 anos, tenista, jornalista e dono de uma jaqueira na Vila Assunção.

O ZH Zona Sul circula toda sexta-feira. Tem sugestões para a edição da semana que vem? Escreve pra gente: zonasul@zerohora.com.br

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Efeito João Buracão

28 de maio de 2009 6

Boneco chamou atenção para problema no asfalto da Mário Totta

Quem vive na Zona Sul é porque gosta do verde, de ar mais puro, da beira do Guaíba e, mesmo assim, está conectado ao mundo. Querem ver?

Olhem a foto acima: esse João Buracão foi colocado na manhã de ontem em frente ao 838, na Rua Mário Totta e fez o maior sucesso (leia reportagem publicada no Pelas Ruas). Chama realmente muita atenção. À noite, foi providenciado o conserto (foto menor).

Estava imaginando: o que vocês pensam de inventarmos uma companheira para o João, a Maria do Trânsito, e colocá-la ao lado de onde precisa urgentemente de uma sinaleira, renovação da pintura de uma faixa de pedestres, criação de uma rótula, troca de placas de sinalização ou colocação de nomes de rua?

Quem dá início?

Postado por Maria Valéria Schneider, Conselho de Blogueiros

Sem revistas, sem leitores

28 de maio de 2009 0


Na Estrada da Serraria, quase em frente à Rua Professor Henrique Desjardins, há uma banca fechada há muito, muito tempo.

Você sabe qual é a história dela?

Postado por Karin Kreismann Carteri, Conselho de Blogueiros

Um bairro de muitos "i"

27 de maio de 2009 14


O bairro Cristal tem uma característica muito particular. Quase todas as suas ruas têm nome que termina com a letra “i”. O curioso é que os moradores acham isso a coisa mais natural do mundo. Dia desses, eu estava procurando por uma vídeolocadora no bairro e recebi a seguinte orientação:

- É bem simples de achar. Basta passar pela Avenida Chuí, cruzar a Icaraí e entrar na Butuí. Depois, pede informação na Curupaiti ou na Jataí. Vão te indicar o caminho pela Upamaroti, que é rapidinho, logo tu vais chegar na Jaguari.

É claro que me perdi.

Fui parar na Arapeí, dei meia volta e quando vi, já estava na Comandaí, que fica perto da Jacuí quase esquina com a Inhanduí. Pedi informações na Caí, passei pela Taquari e quando estava na Itapitocaí, percebi que deveria ter entrado na Rua Jacuí.

Por fim, não entendi por que tantas ruas terminam com “i” por aqui.

A locadora ficava na esquina da Capivari com Ibicuí. Entrei no local, mas já estava confuso com tanto “i” que eu vi.

Chegou um guri para saber que filme eu queria ali.

Prontamente respondi:

- Nem sei, já me esqueci.

Postado por Jefferson Terra, Conselho de Blogueiros

Insegurança na Tristeza

26 de maio de 2009 10

Infelizmente não podemos só falar das coisas boas da Zona Sul…

A loja Carbono, da Mário Totta, foi roubada na madrugada de quinta-feira – os ladrões forçaram a grade e arrancaram uma janela de uma das vitrines e conseguiram puxar várias peças de vestuário por ali. A proprietária Taís Müller conversou comigo e, chorando, disse que se sente impotente e cansada, pois trabalha muito e viaja escolhendo com carinho as roupas para as clientes. Pior que isso, para ela, as mercadorias ainda são trocadas por crack e outras drogas.

Chega-se à conclusão de que nunca é o bastante, mesmo que os comerciantes cuidem da segurança de suas lojas com grades, alarmes e filmadoras.

Essa já não é a primeira vez que estabelecimentos da redondeza são roubados à noite. As grades das lojas da Galeria Luiz Henriques também foram forçadas nessa madrugada. Ali existem câmeras de vídeo.

 

* * *

DA REDAÇÃO: A ocorrência de furto da loja Carbono foi registrada na manhã de quinta-feira. Segundo o 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), aproximadamente 85 peças teriam sido levadas. Nenhum suspeito foi detido. O caso deve ser investigado pela 6ª Delegacia de Polícia. Entre os dias 20 e 22, três casos de furtos foram registrados na rua Mário Totta. O 1º BPM, no entanto, não tem dados que comprovem um aumento de arrombamentos na região.

Postado por Patrícia Netto Van Teffelen, Conselho de Blogueiro

Cuidado ao dirigir pela Teotônia

26 de maio de 2009 4


Na Rua Teotônia, esquina com Otto Niemeyer, no bairro Camaquã, existe um buraco há mais de 15 dias, fazendo com que carros, caminhões, bicicletas e pessoas que caminham no local corram perigo – até porque a cerração é intensa pela manhã e só se enxerga quando já se está em cima do mesmo. Precisamos com urgência que o Dmae, ou quem for responsável que tenha a urgência em reparar antes que ocorra um acidente grave no local.

Postado por Carmencita Hessel, Conselho de Blogueiros

À procura de uma vaga em shopping

25 de maio de 2009 23

No final de semana, é difícil encontrar local para estacionar

Muitos criticam o shopping que se instalou na zona sul de Porto Alegre: o BarraShoppingSul. É verdade que, com ele, temos acesso mais fácil ao cinema, assim como a oportunidade de realizar nossas compras pertinho de casa. Mas um problema cerca os frequentadores do local, principalmente no final de semana: o estacionamento lotado e a falta de auxílio para encontrar uma vaga.

Tenho certeza que muitos já passaram um bom tempo procurando um lugar para estacionar o automóvel, assim como eu. Contudo, após rodar 20 minutos atrás de uma vaga em um sábado recente, pensei: “Por que eles não numeram a vaga e colocam essa identificação no cartão?”.

Impossível ou não, seria uma maneira de facilitar o trânsito pela área e proporcionar um maior tempo de diversão para aqueles que visitam o BarraShoppingSul.

E você, o que acha da situação? Concorda com a solução?

Postado por Morgana Gualdi Laux, Conselho de Blogueiros

Bom final de semana com imagens da região

23 de maio de 2009 4

Ilane Hofmann Gehrs, Arquivo Pessoal

As paisagens da Zona Sul são realçadas com os diferentes matizes que o pôr do sol dá à região. Veja mais fotos da leitora Ilane Hofmann Gehrs, que se declara uma “feliz moradora de Ipanema”, nesta galeria.

Além das imagens, o ZH Zona Sul publicou um texto com as lembranças da leitora de sua infância na região (leia aqui).

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Agora você tem ZH Bairros online

22 de maio de 2009 1

Site reúne conteúdo publicado nos oito cadernos de bairros de ZH/Reprodução

A partir de hoje, uma seção online aproximará ainda mais moradores da Capital dos cadernos de bairros de Zero Hora. Será concentrado no site www.zerohora.com/bairros o conteúdo publicado pelos oito suplementos do jornal – entre eles, o ZH Zona Sul -, onde haverá lugar para interatividade, além de um espaço para a leitura das reportagens veiculadas.

Desde 2005, Zero Hora conta com o ZH Bairros, aproximando o jornal de diferentes comunidades da Capital. Os oito cadernos, divididos em regiões, fazem a cobertura de 30 dos 78 bairros oficiais, conforme a prefeitura.

O diferencial dos suplementos é a aproximação com os leitores, que sugerem e enviam conteúdos, uma forma de dar destaque a questões que interessam à comunidade. Saiba mais sobre a proposta e sobre os demais cadernos de bairros de Zero Hora em reportagem publicada hoje (clique aqui).

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Uma visita ao antigo foro na Landel

22 de maio de 2009 3


Na semana passada, a reportagem do ZH Zona Sul visitou o conjunto que, no passado, abrigou o Foro Regional da Tristeza e a fábrica de artesanato de Arthur Guarisse. Um dos imóveis, pertencente ao governo do Estado, foi cedido para uso do Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza, Pedra Redonda, Vilas Conceição e Assunção (CCD) – que tem a intenção de transformar o local em um centro cultural.

Saiba mais sobre o projeto do CCD e a interessante história dos prédios, localizados na Rua Landel de Moura, 430, na Tristeza, no vídeo abaixo:

 

 

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Hoje nas bancas da região

22 de maio de 2009 0


O ZH Zona Sul circula hoje encartado em Zero Hora nos bairros Camaquã, Cavalhada, Cristal, Ipanema, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição.

Na capa, saiba como foi o acerto com o governo estadual para o uso de um dos prédios do antigo foro pelo Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza, Pedra Redonda, Vilas Conceição e Assunção (CCD). Outros destaques desta edição: mais mudas para a João Mendes Ouriques, histórias de pescadores no Guaíba e como um bonde foi parar na Otto Niemeyer.

O ZH Zona Sul circula toda sexta-feira. Tem sugestões para a edição da semana que vem? Escreve pra gente: zonasul@zerohora.com.br

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Reflexão na Bororó

21 de maio de 2009 1

Filme em discussão na Assunção/Reprodução

A Bororó 25 Espaço de Reflexão, na Vila Assunção, promoverá neste sábado, dia 23, seu primeiro Openhouse, das 10h15min ao meio-dia, com discussão do filme Se Eu Fosse Você.

Para participar, interessados devem se inscrever até as 20h dessa sexta-feira pelo e-mail contato@bororo25.com.br

O evento é gratuito. Saiba mais sobre o espaço localizado na Rua Bororó, 25, no site http://www.bororo25.com.br/

 

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Um novo bairro na região: Jardim Isabel

20 de maio de 2009 13

Loteamento pertencente ao bairro Ipanema tem 84 hectares/Robinson Estrásulas

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje projeto que transforma o Loteamento Vila Isabel em bairro Jardim Isabel. Atualmente, o local pertence ao território do bairro Ipanema, junto ao Morro do Osso.

Segundo o autor do projeto, vereador Nereu D`Avila (PDT), vivem hoje no local cerca de 3 mil pessoas, distribuídos em 84 hectares na zona sul da Capital. O projeto aprovado, agora, irá à sanção do prefeito.

Desde 1975, os moradores organizaram-se por intermédio da Associação Comunitária Jardim Isabel-Ipanema (Ascomjip). O nome Jardim Isabel foi escolhido por consenso dos moradores em assembleia-geral.

Você mora no Jardim Isabel? Qual a sua opinião sobre o novo bairro?

Postado por Melissa Becker, Redação ZH