Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de agosto 2009

Rua Doutor Mário Totta

31 de agosto de 2009 0

Mario Totta e José Paes Barreto em festa na Tristeza/ACERVO DALNEI RAMIRES DE MELLO

A Rua Doutor Mário Totta que passa pelo bairro Tristeza e segue até o bairro Camaquã começa às margens do Guaíba e tem sua história ligada às águas, assim como o bairro do qual parte seu início.

Formou-se no primeiro quartel do século XX, recebendo o nome pelo qual é até hoje conhecida em função da homenagem que alguns veranistas do balneário local resolveram prestar ao ilustre Doutor Mário Totta, sendo ele mesmo uma assídua personalidade que veraneava nas águas do então arrabalde da Tristeza.

Antes mesmo da oficialização do nome, que, segundo Sérgio da Costa Franco ocorreu em 8 de novembro de 1949, organizou-se por parte dos veranistas um baile acompanhado de discursos para a comemoração solene da iniciativa.

 

DA REDAÇÃO:

A foto acima mostra Mario Totta e José Paes Barreto, caracterizados para o “enterro do lampião” e a chegada da luz elétrica ao bairro Tristeza. FOTO: ACERVO DALNEI RAMIRES DE MELLO

Postado por Karina dos Reis Kerpen, Conselho de Blogueiros

As histórias das nossas ruas

31 de agosto de 2009 3

Eis um assunto interessante a desafiar os nossos conhecimentos como cidadãos de Porto Alegre. Você sabe as origens dos nomes das ruas de nossos bairros?

Além da maioria das ruas não terem placas indicativas, poucos sabem (inclusive eu) quem foram os homenageados com seus nomes nos logradouros de nossa cidade, especificamente dos bairros da Zona Sul.

Vou citar alguns que lembro no momento:

 

- Coronel Marcos

- Wenceslau Escobar

- Otto Niemeyer

- Pereira Passos

- Possidônio da Cunha

- Armando Barbedo

- Mário Totta

- Landell de Moura

- Dr. Barcellos

- Padre Reus

- Praça João Bergmann

- Praça Franklin Peres

- General Rondon

- Pereira Neto

- Coronel Massot

- Campos Velho

- Arlindo Pasqualini

- Déa Coufal

- Eduardo Prado

- Vila Assunção

- Vila Conceição

- Jardim Isabel

 

Essa lista pode ser preenchida com muitos outros nomes das ruas, avenidas ou praças onde moram os leitores. Garanto que nem o prefeito sabe! Seria uma boa maneira de resgatar a memória daqueles que, de alguma forma, contribuiram para o progresso ou a melhoria das condições de vida de nossa cidade ou de nosso Estado. Vamos exercitar o nosso civismo e honras os nosso antepassados! Garanto que muita história interessante vai surgir.

> Ainda hoje: leia aqui no Blog do ZH Zona Sul a história da Rua Dr. Mário Totta.

> Você conhece a história de alguma dessas personalidades, ruas e bairros? Deixe um comentário!

Postado por José Augusto Roth, Conselho de Blogueiros

Mágica no bonde da Otto

30 de agosto de 2009 0

O mágico Grande Hablich divertiu as crianças no Atelier do Bonde/Divulgação

Texto e foto enviados por Ângela Ponsi, do Atelier do Bonde, moradora da Otto Niemeyer

 

“No dia 15 de agosto, durante a estreia do espetáculo de mágicas no bonde da Otto, o ator de teatro e TV Rogério Roch roubou entusiasmados sorrisos da garotada no papel do Grande Hablich, um mágico atrapalhado e divertido, que induz à platéia a interagir no palco. Nesse clima de alegria e brincadeira, nem os adultos ficam de fora: impossível conter as gargalhadas ao assistir as cenas animadíssimas do mágico palhaço saltimbanco.

O espetáculo será apresentado ainda hoje, dia 29, e amanhã, dia 30, às 16h, no Atelier do Bonde, na Avenida Otto Niemeyer, 1.173. Mais uma vez, a Zona Sul é palco de arte e cultura no simpático e inovador Bonde da Otto.”

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

As dicas de Léo Voigt sobre a região

28 de agosto de 2009 0

Diretor do Instituto Vonpar escolheu uma das floriculturas mais antigas do Brasil, localizada na Rua Dr. Mario Totta, no bairro Tristeza/Melissa Becker

Sociólogo e cientista político, Léo Voigt é o entrevistado da seção Conheça Seu Vizinho do caderno ZH Zona Sul de hoje. Para as fotos, o diretor do Instituto Vonpar escolheu um dos locais que considera mais importantes na região: a Floricultura Winge. Mas ele tem outras dicas sobre a Zona Sul. Confira:

 

- Um recanto escondido: “Nos domingos, almoçar e fumar charutos à beira do Guaíba no La Piedra com a família.”

- Um trajeto para facilitar o trânsito: “Cavalhada, Belém Velho e Lomba do Pinheiro para dirigir-se ao norte e nordeste da cidade (campi da UFRGS e PUC, Viamão, freeway etc).”

- Um restaurante: “Machry.”

- Um detalhe para observar: “A vegetação e relevo no entorno da Vila Nova e do Belém Velho. Em cinco minutos, sobe-se 300m de altitude.”

- Um lugar para caminhar: “Estrada das Três Meninas.”

- O que cuidar quando sair na rua: “As ruas estreitas e os carros lentos.”

- Um evento imperdível: “O Festival Anual de Coros na AABB.”

 

Saiba mais sobre a Floricultura Winge em reportagem do ZH Zona Sul de 17 de novembro de 2006

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Hoje nas bancas da região

28 de agosto de 2009 0


O ZH Zona Sul circula hoje, encartado em Zero Hora, nos bairros Camaquã, Cavalhada, Cristal, Ipanema, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição.

Na capa, a reportagem ouviu moradores e empresários para listar o que precisa ser feito para transformar Ipanema em atração turística.

Outros destaques desta edição: o fim da reforma da unidade dos bombeiros na Assunção, os problemas da Rua Teresa Cristo, na Tristeza, e a relação de Léo Voigt, diretor do Instituto Vonpar, com a região.

O ZH Zona Sul circula toda sexta-feira. Tem sugestões para a edição da semana que vem? Então, escreve pra gente: zonasul@zerohora.com.br

 

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Onde estão os bombeiros da Assunção?

27 de agosto de 2009 5

Unidade na Avenida Guaíba foi reformada, mas não tem atendido ocorrências no momento/Mauro Graeff Júnior

Temos observado que, há muitos meses, está desativada a estação do Corpo de Bombeiros da Vila Assunção na Avenida Guaíba.

Essa unidade da Brigada Militar (BM), que tantos e inestimáveis serviços tem prestado à população, parece estar inoperante.

Quem passa pela frente, vê apenas uma garagem vazia, na maioria das vezes com o portão fechado e apenas um ou dois soldados, aparentemente, só para cuidar do local.

O que se passa? Por quanto tempo vai persistir essa situação?

O Comando da BM poderia dar uma explicação?

 

> Leia as novidades sobre a unidade no bairro no ZH Zona Sul que circula amanhã, nas bancas da região. Não perca!

Postado por José Augusto Roth, Conselho de Blogueiros

Shopping escolhe lojas destaque

25 de agosto de 2009 0

Lojas que abriram com o empreendimento serão avaliadas/Fernando Gomes, Banco de Dados, 18/11/2008

O BarraShoppingSul realiza hoje a escolha dos três melhores projetos de loja que inauguraram com o shopping, em 18 de novembro de 2008.

No início da noite, sete jurados se reunirão para eleger as primeiras colocadas. O júri é composto pela escultora Arminda Souto Lopes, o fotógrafo e presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Celso Chittolina, a editora do caderno Casa & Cia do jornal Zero Hora, Eleone Prestes, a gerente de marketing do BarraShoppingSul, Patrícia Gonçalves, o superintendente do empreendimento, Marco Aurélio Jardim Neto, o superintendente de Incorporação da Multiplan, Pedro Côrtes, e a designer de flores Zuca Feijó.

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Sacis na região?

25 de agosto de 2009 0

Karin Kreismann Carteri, Arquivo Pessoal

Em um nicho de mata nativa, próximo a uma fonte canalizada, encontrei uma orelha-de-pau peculiar

Ora, diz a lenda que o Saci nasce no bambuzal (ainda restam na orla de Ipanema) e, quando morre, vira orelha de pau!

Mas quem ou o que matou o Saci?

Será que foi o lixo acumulado em torno da fonte?

Ou a crueldade com os animais da mata?

O Saci nasceu no Rio Grande do Sul e se espalhou pelo país…

Não quero acreditar que vai desaparecer por aqui, primeiro.

Salvem os Sacis da Zona Sul (e de todo Estado): preservem a mata nativa!

Ou o Curupira terá que intervir?

Postado por Karin Kreismann Carteri, Conselho de Blogueiros

Educação ao volante ajuda o trânsito

25 de agosto de 2009 7

Apesar de pontos de estrangulamento no tráfego, condutores contribuem para baixo número de acidentes/Daniel Cardoso, Banco de Dados, 3/12/2008

A propósito do trânsito na Zona Sul, devo dizer que não concordo com aqueles que vêem falta de educação nos motoristas que trafegam pelo bairro. Por certo que existem os apressados, os imprudentes, os impertinentes e, até, alguns mal-educados. Mas não é isto com que me deparo diariamente.

Transito, regularmente, tanto pela Avenida Cavalhada, quanto pelas avenidas Coronel Marcos e Wenceslau Escobar. Existem alguns horários onde o trânsito anda devagar, é verdade. Temos pontos de estrangulamento que mereceriam melhor estudo de circulação viária. Entretanto, o que eu vejo todos os dias são motoristas corteses, que respeitam as regras do trânsito. Vejam como o número de acidentes é pequeno, graças a Deus. Respeito opiniões contrárias, mas esta é a minha visão do tráfego da Zona Sul.

Postado por René Guedes da Luz Filho, Conselho de Blogueiros

O circo do pontal

24 de agosto de 2009 3

Do total de eleitores de Porto Alegre, 97,8% não participaram da surrealista consulta popular promovida no último domingo e o motivo é um só: não havia o que decidir. Até os proprietários da área do antigo Estaleiro Só já haviam oficializado que iriam construir apenas prédios comerciais no local. E, isto já era, aliás, o que a lei lhes assegurava. O que faltou, portanto, foi apenas capacidade de decisão por parte do Executivo e do Legislativo, cujos representantes foram eleitos para, no mínimo, posicionarem-se sobre uma questão eminentemente técnica. Ou seja, para o bem ou para o mal, em mais ou menos tempo, naquela gleba de terra, haverá um complexo de prédios.

Mais lamentável do que a inoperância dos poderes municipais só o fato de terem sido gastos mais de R$ 300 mil - alguns falam em cerca de R$ 500 mil - para realizar uma consulta que, aparentemente, se mostrou bastante `impopular`. Ou seja, armaram o circo e, como sempre, o contribuinte pagou a produção do espetáculo.

Melhor seria se tivessem aplicado estes recursos em favor da orla e não em caprichos politiqueiros. Se precisarem de inspiração sobre as melhorias que se fazem necessárias, basta fazer um passeio por Ipanema, Espírito Santo e Guarujá. Ali, prefeito, secretários e vereadores irão encontrar lixo acumulado à beira do Guaíba, passeios públicos intransitáveis, iluminação deficiente, praças depredadas e recantos que viraram mato.

Isto não lembra um certo local, hoje abandonado, nas proximidades da Avenida Diário de Noticias? A diferença é que, nos bairros acima citados, a preservação da orla depende apenas do Poder Público. Azar o nosso se este tipo de trabalho não rende aos nossos representantes, tanto no Paço Municipal, quanto na Câmara de Vereadores, as mesmas luzes de holofotes que tanto aguçam suas vaidades.

Postado por Joni Vilson Ferreira Neto, Conselho de Blogueiros

Dica para uma próxima consulta

24 de agosto de 2009 2

Faltou melhor organização nas seções na Escola Padre Reus, na Otto Niemeyer, segundo blogueiro/Ronaldo Bernardi

Na consulta popular sobre a ocupação da área do antigo Estaleiro Só, a votação correu tranquila, sem fila. Votei bem cedo, às 9h, e tinha pouca gente.

A identificação das seções estava meio confusa. Votei na Escola Padre Reus e tive que entrar em diversas salas até encontrar aquela em que eu deveria votar. Para o futuro, espero uma melhor organização.

No mais, acho que venceu o desejo da maioria: preservar a orla da especulação imobiliária.

Não queremos que as margens do Guaíba se tornem uma nova Camboriú.

 

> Leia mais sobre o resultado da consulta popular aqui

Postado por José Augusto Roth, Conselho de Blogueiros

Por que participar é importante

24 de agosto de 2009 2

Movimento estava tranquilo na tarde de ontem em escola em Ipanema

Na Escola Monte Líbano (Rua Lemúria 10), em Ipanema, por volta das 15h de ontem, quase não se verificava movimento algum na votação da consulta popular sobre a área do Estaleiro Só. Na sala em que eu votei, não havia ninguém na minha frente. Nem precisei usar da minha prerrogativa de gestante. Perguntei para as mesárias a respeito do movimento até então, e elas responderam que “estava muito devagar, que era para eu dizer para as pessoas lá fora irem votar”.

É uma pena que muitos, quando têm a chance de opinar sobre o destino de algo relacionado à cidade, que afetará a todos, prefiram se omitir. Por mais que alguns digam que o Não já está decidido, ou seja, há aprovação apenas para construção de imóveis comerciais no local, caso haja iniciativa de modificar o projeto, o que não é impossível, respeitados os trâmites devidos, pelo menos, a classe política já saberá qual é a opinião da população. A consulta é válida, sim.

Depois, não vale reclamar.

 

> Leia mais sobre o resultado da consulta popular aqui

Postado por Angela Dal Pos, Conselho de Blogueiros

Dia da decisão

23 de agosto de 2009 5

Seção na Escola Padre Reus, na Otto Niemeyer – Foto: Sabrina Jung

Não, não estou falando de Grenal ou coisa parecida. Embora também tenhamos uma divisão em dois grupos. Estou me referindo à consulta popular sobre o Pontal do Estaleiro.

Hoje, na Escola Estadual Padre Reus, situada na Avenida Otto Niemeyer, a votação estava bem tranquila até umas 10h40min, quando começou o movimento.

Foto: Sabrina JungAos poucos, as pessoas começaram a chegar, dando um indicativo da grande vontade de participar.

Mais do que ser a favor ou contra, o importante é exercer o direito de participar de uma decisão que afeta a vida de todos que vivem nesta cidade, direta ou indiretamente.

Que façam mais consultas como essa. Que permitam que o morador de Porto Alegre possa participar mais em decisões que são relevantes para a vida de todos nós.

 
> Acompanhe a cobertura do dia da votação na consulta popular em zerohora.com
> Veja o que você precisa para votar e confira seu local de votação clicando aqui

Postado por Sabrina Jung, Conselho de Blogueiros

Como participar da consulta popular

22 de agosto de 2009 19

Uso da área no bairro Cristal será decidido no domingo/Ronaldo Bernardi, Banco de Dados, 9/09/2008

Chegou a hora da decisão de uma das principais discussões da capital gaúcha neste ano. A consulta popular sobre a área do antigo Estaleiro Só será neste domingo, dia 23, das 9h às 17h. O resultado deverá sair duas horas após o término da votação, de acordo com técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Veja o que você precisa para participar:

 

 

* O que será perguntado?

“Além da atividade comercial já autorizada pela Lei Complementar nº 470, de 02/01/2002, devem também ser permitidas edificações destinadas à atividade residencial na área da Orla do Guaíba onde se localiza o antigo Estaleiro Só?”

1- ( ) Não

2- ( ) Sim

* A ordem das respostas foi definida por sorteio

 

* Quem pode votar?

Todas as pessoas com título eleitoral em Porto Alegre. Não são mais aceitas transferências de cidade para esta votação. Serão válidas para participar dessa consulta popular somente as alterações de cadastro feitas na Justiça Eleitoral até 24 de junho.

 

* A votação é obrigatória?

Não. A votação é facultativa.

 

* Onde votar?

Consulte no arquivo abaixo onde se localizará a sua seção – ao todo, 330 urnas eletrônicas estarão em 89 pontos da Capital.

Confira seu local de votação na consulta popular

Postado por Redação ZH

Hoje, nas bancas da região

21 de agosto de 2009 0


O ZH Zona Sul circula hoje, encartado em Zero Hora, nos bairros Camaquã, Cavalhada, Cristal, Ipanema, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição.

Na capa, dois moradores da região dizem porque são contra ou a favor às edificações residenciais na área do antigo Estaleiro Só.

Outros destaques desta edição: agora, o Jardim Isabel é oficialmente um bairro, a cratera aberta pela chuva na Cel. Claudino e a arte do casal Fernando e Lúcia Duarte.

O ZH Zona Sul circula toda sexta-feira. Tem sugestões para a edição da semana que vem? Então, escreve pra gente: zonasul@zerohora.com.br

 

Postado por Melissa Becker, Redação ZH