Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de outubro 2009

Opções para os pequenos se divertirem

31 de outubro de 2009 0

Festa das bruxas com diversão para as crianças na região/Tadeu Vilani, Banco de Dados, 31/10/2007

Veja eventos programados para a gurizada nos próximos dias pela Zona Sul, encerrando o mês das crianças e comemorando o Halloween:

 

Canto do Conto - Hoje, o grupo Grupo de Atuadores Pur`Arte apresenta O Saci e outras lendas… - Especial Dia das Bruxas, às 16h, no Espaço Fnac Kids, na Fnac do BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300, loja 1.121). Em parceria com o Instituto EcoFuturo, dentro da Campanha Ler é Preciso, ao final da contação, serão distribuídos para a gurizada e os pais o Passaporte da Leitura, com dicas para cultivar desde a infância esse saudável hábito.

 

Pequenos artistas - Por meio de seu programa educativo, a Fundação Iberê Camargo promove atividades gratuitas, entre 16h e 17h30min, aos sábados e domingos de outubro. As vagas são limitadas e as senhas devem ser retiradas no local. Informações no site www.iberecamargo.org.br ou pelo telefone 3247-8000. Confira a programação:

- Hoje, Desenhura e Pinturenho - Oficina para colocar em prática as qualidades entre desenho e pintura, ambos em um único meio de trabalho.

- Amanhã, O modelo se moveu! - O objetivo é retomar o que fazia Iberê quando pedia aos seus modelos se moverem para que pudesse tomar diversas formas com rapidez e soltura.

 

Espaço para eles – O Iaiá Bistrô (Chavantes, 636) conta agora com um espaço para as crianças, com brinquedos variados e jogos, além de canetas coloridas, lápis de cor e giz de cera para desenhar em grandes folhas de papel.

 

Festa de Halloween - A Quatrum English Schools realizará, na próxima sexta-feira, dia 6, a sua tradicional Festa de Halloween. As crianças se divertem com brincadeiras e jogos, como camarim dos monstros, chapéu da bruxa e sala do terror. O evento é aberto ao público e ocorre das 18h às 20h, na escola Quatrum Tristeza, que fica na avenida Wenceslau Escobar, 2.287. Informações pelo telefone 3268-9009.

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Uma feira na Comendador Souza Gomes?

30 de outubro de 2009 5

Praça Comendador Souza Gomes seria local de brique, em avaliação na Câmara/Marcela Donini, Banco de Dados, 10/10/2008

Um projeto de lei, em avaliação na Câmara de Veradores, prevê a criação de uma feira de artesanato na Praça Comendador Souza Gomes, a pracinha da Tristeza. Você aprova a realização do evento nesse local?

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Hoje nas bancas da região

30 de outubro de 2009 0


O ZH Zona Sul circula hoje, encartado em Zero Hora, nos bairros Camaquã, Cavalhada, Cristal, Ipanema, Jardim Isabel, Sétimo Céu, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição.

Na capa, projeto de lei em avaliação na Câmara prevê a criação de uma feira de artesanato na Praça Comendador Souza Gomes – mais uma chance para um brique na região?

Outros destaques: saiba onde estão os novos bancos instalados na orla do Guaíba, veja como participar de dois concursos que se inspiram nas belezas da Zona Sul e conheça Matheus Caporal Goularte, morador do Jardim Isabel e fera no padel aos 14 anos.

 

O ZH Zona Sul circula toda sexta-feira. Tem sugestões para a edição da semana que vem? Então, escreve pra gente: zonasul@zerohora.com.br

 

> Leia mais em www.zerohora.com/bairros

> Siga o caderno ZH Zona Sul no Twitter: www.twitter.com/zhzonasul

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

ZH Zona Sul recebe homenagem

29 de outubro de 2009 4

Bárbara Noya, Divulgação

Foto: Melissa Becker

O ZH Zona Sul foi agraciado pelo Clube do Professor Gaúcho com o Troféu Amabélia Teixeira da Silva (ao lado), pela divulgação das atividades sociais e culturais da entidade. A distinção foi entregue na tarde de hoje, na sede do clube, em Ipanema. Na foto acima, a partir da esquerda: Maria de Fátima Costa da Rosa, primeira vice-presidente da entidade, Iara Teresinha Bernardes Malta, presidente, Melissa Becker, editora do ZH Zona Sul, e Valderi Vidal Miranda, segundo tesoureiro.

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

A moça do cemitério

29 de outubro de 2009 3

Em uma das mais intrigantes lendas gaúchas, contam os taxistas que, em um ponto de táxi na Otto Niemeyer, costuma aparecer uma cliente especial.

Loira, bela e trajando um vestido vermelho, ela aparece à noite. Entra no táxi e pede para ir a algum lugar que, no percurso, precise passar no Cemitério da Vila Nova.

Alguns motoristas confessam que “puxam papo” com a moça, fascinados por sua beleza. Outros se limitam a contar a história…

E a história se torna assustadora, pois, quando o táxi passa no cemitério, a misteriosa mulher simplesmente desaparece do veículo!

Muitos motoristas, embora chocados, contaram essa história, mas… E hoje?

Estamos em outubro, mês das bruxas e dos fantasmas… E do Saci, claro!

Algum motorista corajoso vai confessar ter conduzido a “fantasma”?

Recomendamos muito cuidado aos taxistas da Otto, caso recebam em seu táxi uma mulher loira de beleza “surreal” e vestida de vermelho…

Pois não cremos nas bruxas, porém…

Postado por Karin Kreismann Carteri, Conselho de Blogueiros

A Rua Pereira Neto

28 de outubro de 2009 3

Pereira Neto implementou melhorias na Tristeza/Reprodução

Dr. Henrique Pereira Neto, filho de tradicional família de Rio Grande, veio estudar, em Porto Alegre, na Escola de Engenharia e, desta instituição, tornou-se professor e, posteriormente, diretor.

Durante 1920, atuando na administração de José Montaury (1897-1924), Pereira Neto foi engenheiro-chefe da Seção de Obras Públicas de Porto Alegre, responsável pela remodelação de praças e jardins. De 1930 a 1937, assumiu o cargo de secretário de Obras Públicas do Estado do Rio Grande do Sul.

Dr. Pereira Neto casou-se duas vezes: na primeira, com Idalina Furnier, que faleceu em um acidente de automóvel no arrabalde de Teresópolis, e na segunda, com sua cunhada, Clara Furnier – irmã de sua falecida esposa. Não teve filhos.

Atuante do Partido Republicano Riograndense (PRR), Dr. Pereira Neto foi homenageado, pois muito fez para implementar melhorias na Tristeza. Assim, a rua que passava atrás de sua chácara ficou conhecida e foi batizada em 1926 de Rua Pereira Neto.

Postado por Karina dos Reis Kerpen, Conselho de Blogueiros

Paleta de cores no céu

27 de outubro de 2009 5

Arquivo pessoal

A leitora Roberta Hoffmann enviou ao ZH Zona Sul uma mostra da diversidade das cores nos finais de tarde na região: “Essas fotos foram tiradas na Vila Assunção, perto da Avenida Guaíba. O pôr do sol é muito lindo! Tomara que vocês gostem!“.

 

 

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Uma escritora mirim da região

26 de outubro de 2009 9

Moradora da Zona Sul, Laura Dias da Costa de Matos tem 11 anos/Arquivo pessoal

Texto por Luiz Antonio Henriques da Silva, Conselho de Blogueiros, e Angela Matos

 

Por enquanto, os livros se preparam para abrir suas “pétalaspáginas” e florir  a Praça da Alfândega, com a 55ª Feira do Livro, nos arrebatando com  histórias, ficções e passeios por mundos que só eles podem  nos levar, os novos escritores também vão desabrochando numa primavera literária. Um desses pequenos escritores – nesse caso, escritora – mora aqui na Zona Sul e leva muito a sério essa missão. 

Sem deixar de ser criança, ela representa a importância do incentivo à leitura, garantindo às gerações futuras a certeza de que ler é ferramenta fundamental para o entendimento da sociedade em que vivemos para, a partir daí, promovermos as transformações tão necessárias para fazermos desse mundo um lugar melhor de se viver.

Crianças representam o futuro. Com vocês, Laura Matos.

Laura Dias da Costa de Matos, tem 11 anos e estuda na 5ª série. No dia 1º de novembro, na 55º Feira do Livro, com sessão de autógrafos às 17h, na ala infantil, lançará seu segundo livro, A Moeda Prata II – O Ladrão de Moedas. Laura tem revelado sua vocação para a escrita e para o desenho desde os dois anos, criando suas histórias acompanhadas por ilustrações, sempre demonstrando muito interesse, criatividade e prazer em desenhar e escrever.

Em 2005, rabiscou sua primeira historinha, A Linda Floresta, apenas ilustrada. Em seguida, escreveu e ilustrou As Uvas Que Todo Mundo Gostava.

Em 2007, criou os personagens Dentinho, Fofinho, Tom e Gati e, com eles, vem compondo a série Almanaque do Dentinho, histórias em quadrinhos recheadas com atividades e jogos educativos por ela elaborados.

A pequena escritora também se dispõe a apresentar, pessoalmente, seu livro às crianças de outras escolas, contando-lhes do seu prazer pela literatura. Contatos pelo blog www.escritoralauramatos.blogspot.com ou pelo e-mail osmatos@hotmail.com

Postado por Luiz Antonio Henriques, Conselho de Blogueiros

Pesquisa traçará perfil do visitante da orla

24 de outubro de 2009 1

Equipe da prefeitura entrevistará frequentadores para melhorias no calçadão/Marcos Nagelstein, Banco de Dados, 16/08/2009

Se você aproveitar o final de semana para caminhar no calçadão de Ipanema, poderá participar de uma pesquisa sobre o perfil dos frequentadores da orla.

As entrevistas serão realizadas hoje e amanhã por uma equipe técnica do Serviço de Atenção ao Turista da Secretaria Municipal de Turismo, das 10h ao meio-dia e das 16h30min às 18h30min.

A proposta do estudo partiu do projeto Movimento Ipanema – Natureza Humana, lançado em agosto pela secretaria, pela Frente Parlamentar de Turismo, da Câmara Municipal, e pela comunidade de Ipanema, com o objetivo de resgatar o bairro como símbolo da orla do Guaíba e atrativo turístico da cidade.

Os entrevistados serão convidados a responder perguntas como idade, cidade ou bairro de Porto Alegre onde mora, estado civil, escolaridade, faixa salarial e os motivos pelos quais visita esta área da Capital.

O resultado do processo sairá na primeira quinzena de novembro e servirá de subsídio para melhorias e revitalização do calçadão.

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Seja nosso blogueiro

23 de outubro de 2009 0

Vista para o Iate Clube Guaíba, imagem que ilustra o topo deste blog/Ricardo Duarte, Banco de Dados, 5/05/2006

O ZH Zona Sul se prepara para renovar seu Conselho de Blogueiros.

Novos integrantes serão selecionados para se juntar ao atual grupo de moradores da região, com diferentes profissões e idades – colaboradores do espaço online do caderno que cobre os bairros Camaquã, Cavalhada, Cristal, Ipanema, Jardim Isabel, Sétimo Céu, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição.

Com esse projeto, o ZH Zona Sul fortalece ainda mais a relação dos leitores com seus bairros.

Se você vive, trabalha ou simplesmente adora a região, pode fazer parte do conselho, que tem como missão divulgar no blog textos, fotos e vídeos relacionados aos bairros de cobertura, com notícias, curiosidades e histórias de moradores interessantes.

 

Como participar


> O QUE VOCÊ PODE ENVIAR: Texto, texto com foto, vídeo, vídeo com texto, a combinação que você achar interessante, sobre: eventos no bairro, obras que se iniciam, novidades nas áreas verdes, confrarias e clubes, pessoas que deixam o bairro mais legal e coisas que só o bairro tem.

> A seleção vai até 31 de outubro.

> A participação é voluntária e não remunerada.

 

> Envie um e-mail para zonasul@zerohora.com.br com o que seria a sua primeira participação no blog do seu bairro, com nome completo, idade, profissão, telefone e endereço.

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Hoje nas bancas da região

23 de outubro de 2009 1


O ZH Zona Sul circula hoje, encartado em Zero Hora, nos bairros Camaquã, Cavalhada, Cristal, Ipanema, Jardim Isabel, Sétimo Céu, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição.

Na capa, a duplicação da Diário de Notícias deve ter continuidade a partir de janeiro – essa é data prevista pela prefeitura, após ter resolvido as desapropriações que faltavam no trecho próximo à Wenceslau Escobar.

Outros destaques: uma saudação tamanho família na Tristeza, a arte contra as drogas no Padre Reus e o glamour das debutantes na AABB.

 

O ZH Zona Sul circula toda sexta-feira. Tem sugestões para a edição da semana que vem? Então, escreve pra gente: zonasul@zerohora.com.br

 

> Leia mais em www.zerohora.com/bairros

> Siga o caderno ZH Zona Sul no Twitter: www.twitter.com/zhzonasul

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

O colorido do kite em Ipanema

22 de outubro de 2009 0

Competições seguem até domingo em Ipanema/Mauro Vieira

Os Jogos Radicais estão movimentando Ipanema. As disputas de kitesurfe se iniciaram ontem, com os profissionais, e seguem até domingo.

Nos dois últimos dias, competem, também, estreantes e meninas. Os horários dependem da força dos ventos.

 

> Leia reportagem publicada hoje em Zero Hora

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Mostra de trabalhos no Saint-Exupéry

22 de outubro de 2009 0

Reprodução

O Colégio Saint-Exupéry promove a 4ª Mostra Interna de Trabalhos (MIT), hoje e amanhã, um evento aberto à comunidade que exibe trabalhos planejados e elaborados por estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. Todas as atividades da MIT são realizadas de julho a outubro, e os alunos defendem seu projeto de pesquisa para a banca examinadoras e, em seguida, expõem para a comunidade.

Como 2009 é o Ano da França no Brasil, a comunidade escolar homenageia a cultura do país europeu. Os horários de visitação são das 8h às 12h30min e das 14h às 18h. A escola fica na Rua Cariri, 407, na Vila Assunção.

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Templo chama a atenção na Serraria

21 de outubro de 2009 1

Construção segue o padrão de templos planos/Arquivo pessoal

Embora agnóstica, sou uma admiradora de arquitetura e arte sacras.

Porto Alegre conta com inúmeras igrejas e templos de beleza incontestável, seja pela riqueza da estatuária ou até pela singeleza do projeto.

Na Estrada da Serraria, há um templo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ou, como também é conhecida, Igreja Mórmon.

É um belo templo, cuja arquitetura segue o padrão de templos planos, projetados por Emil Fetzer, com a torre “dedo de Deus” característica, também baseada na construção de Salt Lake, EUA, projetado por Truman O. Angell.

A simplicidade arquitetônica propõe a concentração na vivência da espiritualidade, sob uma ótica funcional e contida que objetiva evitar distrações, conforme explicado nesse site: http://www.lightplanet.com/mormons/art/Architecture_EOM.htm

 

> Endereço: Estrada da Serraria, 610, Ipanema

> Reunião aos domingos, das 9h ao meio-dia

Postado por Karin Kreismann Carteri, Conselho de Blogueiros

A rua do Seu Ricardo Landell de Moura

20 de outubro de 2009 4

Farmacêutico Dr. Ricardo Landell de Moura, que dá nome à rua na Tristeza/Reprodução

Em 1829, Robert Landell, médico escocês, chegou ao Brasil com seu filho, John – sua mulher, Sara Thompson Graham faleceu na viagem. Casou-se em Porto Alegre com sua segunda esposa, Rosa Joaquina de Carvalho e Souza, tendo com essa uma filha, Sara Mariana, a qual casou-se com Inácio José Ferreira de Moura, surgindo a partir de então a família dos Landell de Moura.

Um dos seus 14 filhos foi o farmacêutico Dr. Ricardo Landell de Moura, nome ao qual foi nomeada a rua na região.

Ricardo Landell de Moura veio para a Tristeza em 1904 acompanhado de sua esposa Ida Penarari, primeiramente fixando residência na Rua Dr. Mário Totta, e, posteriormente estabelecendo-se em uma chácara na esquina da atual Rua Landel de Moura. Neste local, construiu sua casa e farmácia.

Com o nascimento da décima filha do casal, Dona Ida faleceu aos 27 anos. Frente à impossibilidade de trabalhar e cuidar dos 10 filhos, Ricardo enviou-os para internatos, com exceção dos dois menores que ficaram aos cuidados da avó. Os foram meninos para o Internato São José, em Canoas e as meninas para o Internato Santa Catarina, em Novo Hamburgo.

Durante o inverno, segundo o cronista Roberto Pellin, o Dr. Ricardo era a única alternativa médica para os moradores da Tristeza e arredores. Nos casos mais graves, saía do arrabalde e viajava até a “cidade” (onde hoje é o centro de Porto Alegre) à procura de médico para atender os enfermos.

A rua recebeu o nome Landell de Moura, pois era a forma como os moradores do bairro se referiam à ela, em função da farmácia. Era a rua do Seu Ricardo Landell de Moura!

 

DA REDAÇÃO: A homenagem à rua na Tristeza escorrega na grafia. As placas na via e o site da prefeitura de Porto Alegre indicam o nome oficial como Rua Landel de Moura, com apenas um L.

Leia reportagem sobre o nome da via publicada no ZH Zona Sul de 21/10/2005

Postado por Karina dos Reis Kerpen, Conselho de Blogueiros