Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de novembro 2009

Associação quer mudar tratamento ao Jardim Isabel

30 de novembro de 2009 0

Vereadores Luiz Braz, Maria Celeste e Sebastião Melo hoje nos debates sobre emendas apresentadas ao plano diretor/Elson Sempé Pedroso, Divulgação

Abaixo, está a carta enviada por Marilia Azevedo, representante da Associação Comunitária Jardim Isabel junto ao Fórum de Entidades de Porto Alegre. O texto é bem oportuno, tendo em vista que está sendo votado na Câmara de Vereadores o novo Plano Diretor, que definirá o futuro do desenvolvimento urbanístico de nossa cidade. As observações de Marilia se aplicam aos demais bairros da zona sul de Porto Alegre, sendo, portanto, de interesse geral de toda a nossa comunidade:

(…) estamos tentando, de todas a formas, mudar o tratamento urbanístico deferido ao Jardim Isabel, tendo em vista que o nosso bairro, embora esteja localizado na Macrorregião 5 e integre a Cidade Jardim, conforme definição do atual artigo 29 do PDDUA – que está caracterizada como `de baixa densidade, de uso residencial predominantemente unifamiliar e elementos naturais integrados às edificações` – está recebendo um tratamento urbanístico totalmente incompatível com os parâmetros delineados para esta região. (…) Em verdade, trata-se de uma área que se caracteriza perfeitamente como de interesse cultural, em razão de possuir um patrimônio verde inestimável, visto que está localizada junto ao Morro do Osso e de uma parte da Mata Atlântica, que, além da mata nativa que comporta, tem uma flora e fauna riquíssimas e está próxima ao Guaíba.”

> Leia a carta completa da representante da Ascomjisa no Fórum de Entidades aqui

* * *

DA REDAÇÃO: Foi aprovada na manhã de hoje a emenda 431, que trata da criação de uma comissão especial paritária para avaliar um conjunto de emendas sobre Áreas de Interesse Cultural (AICs), já rejeitadas para estudo. Portanto, a emenda 402, citada na carta de Marilia, será analisada por esta comissão.

* * *

Saiba mais

- Revisão na região foca em áreas culturais, publicado no ZH Zona Sul em 20/11/2009

- Acompanhe a votação das emendas do Plano Diretor hoje

Postado por José Augusto Roth, Conselho de Blogueiros

Canteiro não é lixeira

30 de novembro de 2009 1

Este é um desabafo meu. Pagamos o IPTU dos mais altos da cidade e queria contar com a colaboração dos moradores antes de exigir mais atenção por parte das autoridades e dos órgãos competentes.

CARTA ABERTA AOS MORADORES DA VILA ASSUNÇÃO

“Queridos vizinhos. Esta mensagem é direcionada em especial aos moradores da Avenida Pereira Passos e adjacências.

Vamos embelezar e valorizar o nosso maravilhoso bairro. Por favor, parem de colocar lixo de podas de jardim e outros também nos canteiros da nossa avenida e nos logradouros públicos.

Canteiro não é lixeira.

Temos um bom serviço de coleta de lixo no bairro, e, como já noticiado muitas vezes, o lixo das podas de jardim devem ser deixados em sua própria calçada, junto ao meio fio para, mediante um telefonema para o DMLU (3289-6951, para a Vila Assunção), coletarem sempre que necessário, não sendo quantidades imensas.

A nossa avenida é o cartão de visitas do nosso bairro e merece ser mais cuidada, respeitada e valorizada.

Parem também de colocar mudas que sobram dos seus jardins indevidamente nos canteiros da avenida. Lembrem sempre que o menos é mais.

Vamos valorizar nossos imóveis, minha gente. Beleza é fundamental e inibe os elementos indesejados que por aqui circulam.

Obrigada antecipadamente pela colaboração e compreensão de vocês.

Silvia Roth,

Integrante do Conselho Gestor da Vila Assunção”

Post relacionado

> Lixo em canteiro da Pereira Passos

Postado por Silvia Roth, Conselho de Blogueiros

O Povo na Praça Irene Stricher hoje

29 de novembro de 2009 0

Evento objetiva integrar a comunidade à área verde/Mauro Graeff Júnior, Banco de Dados, 31/07/2009

A Praça Irene Stricher, localizada na Rua Liberal com a Estrada Vila Maria, no bairro Cavalhada, será palco hoje, a partir das 15h, de mais uma edição do programa O Povo na Praça, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). Segundo a prefeitura, haverá distribuição de erva-mate e água para o chimarrão.

A ação objetiva integrar a comunidade aos espaços públicos próximos de suas casas, mantendo esses locais sempre com frequentadores. Em abril, a área de 5,6 mil metros quadrados recebeu investimentos no valor de R$ 167.395,96 de dois termos de compensação, que resultaram em melhorias como quadra esportiva pavimentada e telada, novo recanto infantil com caixa de areia, equipamentos de ginástica e fradinhos de concreto para impedir o acesso indevido de veículos, entre outros.

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Hoje é dia de feira na Tristeza

28 de novembro de 2009 0

Para aqueles que são amantes das feiras dos fins de semana, em especial as que ocorrem aos sábados, aí vai uma excelente dica para você.

Na contramão dos avanços conquistados pelo agronegócio empresarial, e por serem tímidas as intervenções do poder público para evitar a exclusão do pequeno e médio agricultor, algumas famílias de agricultores da nossa região – Lami e Vila Nova, dentre outras – há 13 anos se uniram. Acreditaram que poderiam tornar realidade seus sonhos, de vidas menos sofridas e mais valorizadas, tentando superar momentos difíceis na atividade e, acima de tudo, trazer o sustento para seus familiares.

Esses produtores instalaram suas bancas na área ao lado da Paróquia Nossa Senhora das Graças, para comercializar seus produtos, livres de agrotóxicos, para a nossa comunidade.

O sucesso foi tão grande que muitos outros vieram, oriundos de locais de Vila Ipê, Estrema (distrito de Vacaria), Pareci Novo, Estrada do Canta Galo (Viamão) e Terra da Areia. Hoje, entre mais de 15 bancas, essas famílias de empreendedores nos brindam com produtos de qualidade, tais como: biscoitos e pães caseiros, frutas da estação, legumes diversos, ovos de colônia, mel, temperos, chás, essências e perfumarias diversas e suco de laranja natural. Se você é fã deste último item, favor “madrugar”, pois a procura é muito grande.

A feira se inicia em torno das 6h e se encerra próximo ao meio-dia, todos os sábados. Seja sempre bem-vinda e vida longa à feirinha da Tristeza!

Bancas são instaladas ao lado da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Foto: Rogério Mauro Neves

Postado por Rogério Mauro Neves, Conselho de Blogueiros

Um abraço ao Guaíba

27 de novembro de 2009 0

Foto enviada pela leitora Maria Helena Luce Schmitz/Arquivo Pessoal

No domingo, dia 29, o Movimento Ipanema – Natureza Humana organiza uma caminhada pelo calçadão de Ipanema, aberto à comunidade. Com o objetivo de sensibilizar moradores, empreendedores e frequentadores do bairro sobre a importância da revitalização do local, a concentração está marcada para as 9h30min, na Avenida Guaíba, esquina com a Rua Dea Coufal.

O trajeto terá 1,2 quilômetro e duração aproximada de uma hora, percorrendo o calçadão a Capatazia do DMLU. Durante a caminhada, haverá uma parada para um abraço simbólico no Guaíba. A mobilização marca o Dia do Lago Guaíba, comemorado no último domingo de novembro, de acordo com a lei municipal nº 7767/96.

A iniciativa é do Movimento Ipanema – Natureza Humana, cuja comissão executiva é integrada pelas secretarias municipais de Turismo e do Planejamento, Frente Parlamentar de Turismo (Frentur), da Câmara de Vereadores, Associação de Moradores do Bairro Ipanema e Sebrae. O evento terá apoio da Secretarias Municipal do Meio Ambiente, DMAE, DMLU, Guarda Municipal, Sebrae e MAE Emergências Médicas.

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Hoje nas bancas da região

27 de novembro de 2009 0

O ZH Zona Sul circula hoje, encartado em Zero Hora, nos bairros Camaquã, Cavalhada, Cristal, Ipanema, Jardim Isabel, Sétimo Céu, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição.

Na capa, as avenidas da Zona Sul que parecem estradas – com indicações de leitores, percorremos três vias importantes da região com problemas no asfalto, sem calçamento e sem meio-fio.

Outros destaques: livro com artigos de cidadãos honorários de Porto Alegre traz texto de Arthur Guarisse em que recorda sua vivência no casarão da Tristeza, as bordadeiras da Potiguara e o Dia do Guaíba com a homenagem dos leitores.

O ZH Zona Sul circula toda sexta-feira. Tem sugestões para a edição da semana que vem? Então, escreve pra gente: zonasul@zerohora.com.br

> Leia mais em www.zerohora.com/bairros

> Siga o caderno ZH Zona Sul no Twitter: www.twitter.com/zhzonasul

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Elas se encontram na Potiguara

26 de novembro de 2009 3

- É uma cachaça.

- É uma terapia.

- A paixão é tão grande.

Essas são algumas definições desse grupo de senhoras simpáticas que se encontram todas as terças-feiras na casa de Otilia de Melo Canal, 75 anos, na Rua Potiguara, bairro Assunção.

O que elas fazem? As fotos abaixo dão a pista – saiba mais na edição de amanhã do ZH Zona Sul!

Foto: André Mags

Helena Haag, Ana Canal, Aleida Costi, Teresa Stella, Otilia Canal, Lygia Schumacher

Foto: André Mags

Anke Gebler, Ingeborg Rashid, Jany Vontobel, Genoveva Sobieraski, Ida Richa, Lenora Michelin, Cybelle Miller, Nilda Maria Bragatti, Otilia Canal

Foto: André Mags

Noris Scalzilli, Maria José Durein, Vera Pussieldi, Maria Helena Neves, Francisca Nunes

> Você também tem uma confraria ou um grupo que se encontra periodicamente na região? Conte pra gente!

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Novena por Nossa Senhora Desatadora dos Nós

26 de novembro de 2009 0

Divulgação

Texto enviado pela leitora Cícera Helena Magalhães, da Paróquia São Vicente Mártir

“A 4ª Romaria de Nossa Senhora Desatadora dos Nós já é um marco para a Zona Sul. Existe uma expectativa de 5 mil romeiros na procissão, vindo de diversos lugares. De hoje a 4 de dezembro, a imagem fará uma peregrinação por escolas e empresas da Zona Sul:

- EEEF OTÁVIO MANGABEIRA

- ESCOLA SÃO FRANCISCO

- CONFEITARIA ARMELIM

- SUPER IKO

- CAFÉ BASSANI

- POLETTO AUTOCENTER

- REDEMAC SIMIONATO

- EMEF LEOCÁDIA FELIZARDO PRESTES

- SUPERMERCADO FORTI

- EEEF CIDADE JARDIM

Como toda mãe que visita seus filhos, quer abençoa-los. Sua presença nestes lugares é sinal de graça e fraternidade. Ela permanecerá nestes lugares das 9h às 17h. Outra imagem pernoitará com uma família que será sorteada a cada dia da novena.”

Saiba mais

4ª ROMARIA DE NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS

- Quando: dia 6 de dezembro

- Saída da Paróquia Nossa Senhora das Graças, às 9h, até a Paróquia Vicente Mártir (Rua Victor Silva, 186, Camaquã)

- Às 10h, missa campal

- Ao meio-dia, almoço

- À tarde, bênção da saúde

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Melhorias na Praça Alberto Pasqualini

26 de novembro de 2009 1

Sérgio Louruz, Divulgação

A Praça Alberto Pasqualini – localizada na Avenida Tramandaí, entre as Ruas Leme e Leblon, no bairro Ipanema - recebeu melhorias, realizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).

A equipe da Divisão de Conservação e Manutenção efetuou a troca de todo o telamento da praça e o restauro e pintura dos equipamentos de recreação infantil. Com área de 4,6 mil metros quadrados, a área verde foi urbanizada em 1951 e conta com passeio em pedra grês.

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Essa tal de correria

25 de novembro de 2009 2

Final de ano, e a correria é geral. Lá estava eu na casa de tecidos, comprando para confecção da roupa que minha filha irá vestir para interpretar o papel de Maria no presépio vivo da escola. O ambiente impregnado pelo cheiro das fibras de algodão e da tinta das estampas me fez lembrar com saudade de quando minha mãe nos levava ao Centro, para nessas lojas escolhermos, durante as férias, o pano que seria usado na confecção de nossos uniformes escolares, em setembro, para nossas roupas de verão ou nos primeiros ventos do outono, pensando em nos proteger do inverno que não tardaria.

Éramos pequenos e ficávamos com a cabeça bem na altura das grandes mesas de corte olhando aqueles metros, feitos de madeira e pintados de amarelo, sendo jogados de um lado para outro, enquanto as mãos firmes das balconistas cortavam, numa só passada, metros e mais metros sem parar. Ziiiiip!

Aqui na Tristeza, eram as Casas Carvalho. No Centro, haviam mais. A maioria fechou. Lembro das Lojas Colombinas, com seu piso de tábuas de madeira, num galpão enorme, daqueles que dava para a gente se perder lá dentro, e das Brasileiras, que hoje é um café. Naquele tempo, dependia-se do Centro para quase tudo. As tardes eram longas, não se tinha carro e os ônibus passavam a conta-gotas. No entanto, lá íamos felizes pra cidade dentro de um Liberal-Tristeza. Voltávamos à tardinha, com tudo resolvido, sentados na cadeirinha ao lado do motorista e comendo a mariola que a mãe nos dava como recompensa, por termos nos comportado e passado a tarde em meio a tecidos e botões dentro daqueles grandes castelos de pano.

A Zona Sul cresceu e quase não vamos mais ao Centro. Minhas filhas mal sabem o que é andar de ônibus e temos até um shopping. Em matéria de roupas, compra-se quase tudo pronto. A vida ficou mais fácil. As costureiras sumiram ou viraram estilistas, e das máquinas de costura, que toda mãe tinha em casa, restaram apenas os pés de ferro fundido.

Temos tudo de forma muito mais prática e rápida, mas estranhamente não temos tempo para mais nada! A culpa deve ser dessa tal correria que, com certeza, nunca pegou um Liberal, rumo a Tristeza, sentada na cadeirinha e comendo mariola. Já chegou atrasada e por causa disso nunca mais deu sossego pra ninguém.

Postado por Luiz Antonio Henriques, Conselho de Blogueiros

Vamos cair no buraco

24 de novembro de 2009 1

Asfalto com problema na esquina da Cel. Massot com Roberto Felix Bertoi, no Camaquã/Arquivo pessoal

A Zona Sul pede socorro – vamos cair no buraco! Na Cel. Massot, esquina com a Rua Roberto Felix Bertoi, pode acontecer um acidente grave, porque a cratera que ali se encontra está, a cada dia, aumentando. Precisamos de ajuda. Socorro, polícia, Dmae e quem de direito.

Não aguentamos mais: toda hora, abrindo buraco, nos mesmos lugares pelos quais já passarram outras empresas. Daqui a pouco, voltam, ficamos sem água e ainda temos que conviver com esses buracos e total desrespeito. Por favor, como cidadãos, precisamos de respeito e mais cuidado nos gastos públicos com os nossos impostos.

* * *

DA REDAÇÃO - Resposta encaminhada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DEMAE), responsável pela obra: “A empreiteira que executou as obras do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) nas proximidades da Rua Coronel Massot com Roberto Felix Bertoi abriu o buraco na sexta-feira, dia 20, e preencheu-o com saibro. Portanto, a pista foi nivelada e não mais apresenta riscos aos motoristas e pedestres. O asfalto definitivo será colocado assim que as condições climáticas permitirem (tempo seco, sem chuva).”

Postado por Carmencita Hessel, Conselho de Blogueiros

A Rua Antônio Tessera

24 de novembro de 2009 0

Reprodução

A Rua Antônio Tessera localiza-se entre a Otto Niemeyer e a Dr. Barcelos e desemboca na Wenceslau Escobar. Recebeu este nome em função da homenagem que a prefeitura fez a Antônio Tessera, um dos pioneiros da Tristeza.

Como conta o cronista Roberto Pellin, Tessera saiu da Itália em 1889, chegou no porto de Santos (SP) e depois em Porto Alegre. Passou um tempo em uma hospedaria de imigrante na qual, assim como os demais, recebeu ferramentas e sementes e partiu em busca de uma terra onde assentar sua família.

Anos mais tarde, trabalhando como agricultor, Antônio juntou algum dinheiro, suficiente para comprar um lote de terra e estabelecer sua propriedade. Localizava-se entre as ruas Almirante Delamare e Dr. Mário Totta, de frente para a Wenceslau Escobar. Neste local, teve sua quinta com plantações e cultivos, entre elas, de uvas.

Quando chegou ao arrabalde, havia muito mato e campos desocupados. Antônio Tessera faleceu em 1925, aos 71 anos, e foi reconhecido como um dos que iniciaram o movimento de construção do bairro Tristeza.

Postado por Karina dos Reis Kerpen, Conselho de Blogueiros

Você já tomou um banho na Icaraí?

23 de novembro de 2009 20

Arquivo pessoal

Icaraí, ontem, às 16h, ao lado do Hipódromo: que vergonha! Quando vai terminar isso? Carros, ônibus e lotação dão um banho nas pessoas que por ali passam, e vai tempo nisso.

Postado por Carmencita Hessel, Conselho de Blogueiros

Festas para os pequenos na região

21 de novembro de 2009 0

- A Escola Infantil Arco-Íris, na Av. Arlindo Pasqualini, 232, promove hoje a exposição pedagógica do jardim ao 5º ano, além do Bazar de Natal (aberto à comunidade), teatro de mesa, oficina de brinquedos e culinária.

- A Creche Renascer Vila América – fundada no dia 21 de novembro de 1994, no bairro Camaquã, pela atual presidente, Maria de Lurdes dos Santos, com a sua comunidade - comemora hoje seus 15 anos de atendimento a 160 crianças e adolescentes da zona sul de Porto Alegre (foto abaixo). A Renascer Vila América busca atualmente novos parceiros para sua sustentabilidade. Contatos pelo telefone 3241-9934 e pelo e-mail crecherenascer@bol.com.br

Crianças da Creche Renascer Vila América, no bairro Camaquã - Foto: Divulgação

Postado por Melissa Becker, Redação ZH

Aberto de tênis é transferido

20 de novembro de 2009 0

O 1º Aberto Zona Sul/PL Express – inicialmente programado para o final de semana passado e depois transferido para hoje – foi adiado mais uma vez devido à chuva. O evento está marcado para os dias 11, 12 e 13 de dezembro.

A competição será disputada nas quadras da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e da Sociedade de Engenharia, com atrações como distribuição de isotônicos reidratantes, serviço de fisioterapia e arbitragem oficial, entre outros.

Quase cem atletas dos principais clubes e academias da Região Metropolitana estão inscritos no evento. Os inscritos serão informados das novidades do torneio. Informações pelo e-mail aurelio@amellotenis.com.br ou pelos telefones 3028-6031 e 9648-4080, além do site www.amellotenis.com.br

Postado por Melissa Becker, Redação ZH