Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 4 dezembro 2009

Cuidado na Rua Camaquã

04 de dezembro de 2009 2

Buraco na Rua Camaquã

Texto e foto enviado pelo leitor Gustavo Maciel, morador do bairro Tristeza

“Ontem à noite, deparei com um dos resultados das obras do Dmae e das constantes chuvas nos últimos dias: um enorme buraco, em plena faixa de segurança, no meio da Rua Camaquã, na esquina com a Otto. Aproveitei que estava com a câmera na mochila e registrei um dos vários buracos espalhados pelas ruas da Zona Sul.”

Veleiros: há 50 anos na Zona Sul

04 de dezembro de 2009 1

Uma festa de 125 anos marcará o aniversário do Veleiros do Sul – o clube completa 75 anos, mas soma à comemoração os 50 anos da sede na Zona Sul. A programação inclui 5º Velejaço Noturno, festa para crianças e Bazar de Natal, entre outros, para sócios, convidados e associados de outros clubes náuticos (confira os eventos).

O surgimento do esporte na Capital está ligado à fundação do Veleiros. Da formação de um grupo dos autodenominados “veleiros avulsos”, ocorreram as primeiras regatas na raia do bairro Navegantes. Oito meses após a primeira prova oficial de vela em Porto Alegre, em 1934, Hugo Berta sugeriu aproveitar a passagem do Dia do Marinheiro, 13 de dezembro, para fundar a nova sociedade. Vinte e cinco anos depois, a sede na Avenida Guaíba, 2.941 foi inaugurada.

O clube guarda, em seus arquivos, preciosas imagens da construção da sede atual. Confira:

Veleiros
Em dezembro de 1955, o Veleiros ganhou da prefeitura a área do clube, ao pé do morro da Vila Assunção


Início das obras na área dos primeiros seis hectares do clube, com a draga que fez o aterro hidráulico.


A área já aterrada. Ao fundo, à esquerda, a Usina do Gasômetro em funcionamento.


O clube no começo dos anos 60.

> Você tem alguma história com o Veleiros do Sul? Deixe o seu depoimento.

Hoje nas bancas da região

04 de dezembro de 2009 0

O ZH Zona Sul circula hoje, encartado em Zero Hora, nos bairros Camaquã, Cavalhada, Cristal, Ipanema, Jardim Isabel, Sétimo Céu, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição.

Na capa, as obras que virão com a Copa do Mundo para a Zona Sul. Outros destaques: os 75 anos do Veleiros do Sul, o trapiche que está previsto para Ipanema e o artista plástico Harold Brody, morador do bairro Tristeza.

O ZH Zona Sul circula toda sexta-feira. Tem sugestões para a edição da semana que vem? Então, escreve pra gente: zonasul@zerohora.com.br


> Leia mais em www.zerohora.com/bairros

> Siga o caderno ZH Zona Sul no Twitter: www.twitter.com/zhzonasul