Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 11 dezembro 2009

Temor pelo fechamento de estação

11 de dezembro de 2009 2

Fomos informados de que a estação de bombeiros localizada na Avenida Guaíba, na Vila Assunção, será realmente desativada. A alegação é de são poucas as ocorrências de incêndio na Zona Sul e de que o efetivo daquele local seria de maior utilidade em outras regiões da cidade. Nossa sugestão é de que o prédio não fique abandonado e que seja utilizado para um posto da Brigada Militar, cuja presença representaria uma maior segurança aos moradores de Assunção, Cristal e Tristeza.
Fica aqui a nossa sugestão ao comando da Brigada Militar.

DA REDAÇÃO: A Estação de Bombeiros da Vila Assunção deve ser reaberta até abril, afirma o Comandante do 1º Subgrupamento de Combate a Incêndios do 1º Comando Regional de Bombeiros (CRB) de Porto Alegre, major Telmo de Castro Soares Filho. Até lá, a estação deve completar um ano e nove meses de inoperação. As atividades foram interrompidas na estação para que o prédio fosse reformado em 2008. Desde o início deste ano, o local está pronto. Conforme o major, a estação só não foi reinaugurada ainda por falta de pessoal. Segundo o comandante, durante este intervalo, a estação tem contado com o apoio dos bombeiros de regiões vizinhas, como Teresópolis e Açorianos, o que seria suficiente para as demandas da localidade.

*Por José Augusto Roth, Conselho de Blogueiros

O pescador

11 de dezembro de 2009 2

Embarcação recolhe peixes no Guaíba pelas manhãs - Foto: Gustavo Maciel, Conselho de Blogueiros

Enquanto caminhamos pela orla ou apenas apreciamos a bela vista do Guaíba, nós, moradores dos bairros Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição, já estamos acostumados a ver uma cena bastante comum. As águas, ora calmas nos dias ensolarados, ora com lanchas e veleiros as cortando, e, ao fundo, a grande e antiga fábrica de celulose soltando a sua “fumaça” no ar.
Outra cena, contudo, chama atenção há algum tempo. Quase que diariamente, avisto este pequeno barco e seu “capitão” pescando pelas manhãs nos arredores. Sabemos que em alguns pontos deste bairro existe a emissão de esgoto. Vale lembrar que essa não é uma realidade só da Zona Sul. Em Porto Alegre, existem outros pontos de lançamento de esgoto, além do que é lançado na outra margem pelas cidades e pela própria fábrica de celulose.
Sabendo disso, e, ao observar esta cena, do pescador no seu simples barco, me perguntei: como ainda existem pessoas que pescam nessas águas?
Certamente, este pescador sobrevive da pesca. Ao observá-lo, percebi que possuía um conjunto de redes, além, é claro, do grande investimento que é ter e manter uma embarcação. Fiz-me, então, outra pergunta: onde é que este pescador vende sua mercadoria? Pois, certamente, a grande maioria das pessoas teria receio e não comprariam peixes vindos das águas poluídas do Guaíba.
Além destas dúvidas, que certamente não fui o único que as tive, fiquei imaginando quanta sujeira este pescador não deve encontrar de suas redes em suas tentativas enchê-las com peixes.

*Por Gustavo Souza Maciel, Conselho de Blogueiros

> Conheça os novos blogueiros do ZH Zona Sul

Conheça os novos blogueiros

11 de dezembro de 2009 5

A partir da esquerda, atrás, José Augusto Roth, Rogério Mauro Neves, Pedro Augusto Toledo Moneiro, Carlos Eduardo Dutra e Gustavo Souza Maciel. Na frente, Viviane Kerber Pinho de Magalhães, Fernanda Nedwed Machado, Ana Cristina Assumpção, Morgana Gualdi Laux, Claudia Araujo Bins, Angela Dal Pos, Carmencita Hessel e Juarez Pinto Gonçalves - Foto: Valdir Friolin

A partir de hoje, novos integrantes estreiam no Blog do ZH Zona Sul. Nove moradores da região, com diferentes profissões e idades, se unem a parte do primeiro Conselho de Blogueiros, formado para abastecer esse espaço online com notícias e curiosidades do seu bairro.

No dia 3 de dezembro, o grupo renovado se reuniu na Redação de Zero Hora. Você irá conferir nos próximos posts as novidades que essa turma trará. Com a colaboração do Conselho de Blogueiros, o blog pretende reforçar a ligação da comunidade com os bairros Camaquã, Cavalhada, Cristal, Ipanema, Jardim Isabel, Sétimo Céu, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição, com o olhar dos próprios moradores.

Mande suas sugestões: zonasul@zerohora.com.br

Confira o vídeo:

Vejam que são os novos integrantes

Hoje nas bancas da região

11 de dezembro de 2009 0

ZH Zona Sul, 11/12/2009O ZH Zona Sul circula hoje, encartado em Zero Hora, nos bairros Camaquã, Cavalhada, Cristal, Ipanema, Jardim Isabel, Sétimo Céu, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição.

Na capa, Natal fora da lei na Tristeza: apesar de previstos no calendário oficial de Porto Alegre, eventos pela data não são mais promovidos desde 2000. Outros destaques: o futuro dos bombeiros da Assunção, como ajudar entidades da Zona Sul por meio do Funcriança, a apresentação dos novos integrantes do Conselho de Blogueiros do ZH Zona Sul e a violoncelista Marjana Rutkowski, que vive entre dois endereços -_ um na Assunção, outro em Nova York.

O ZH Zona Sul circula toda sexta-feira. Tem sugestões para a edição da semana que vem? Então, escreve pra gente: zonasul@zerohora.com.br

> Leia mais em www.zerohora.com/bairros

> Siga o caderno ZH Zona Sul no Twitter: www.twitter.com/zhzonasul