Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 12 dezembro 2009

Marco zero

12 de dezembro de 2009 3

Nas oportunidades em que consigo realizar a tradicional caminhada de sábado, costumo parar alguns minutos no local que um dia abrigou o Timbuka Bar.
Em cada ocasião dessas, percebo a presença de casais e pessoas avulsas acomodadas nas muretas de contenção do Guaíba em reverente contemplação da paisagem que o sol poente tinge nas formas mais inéditas nas tardes de céu aberto.
Costumo dizer aos meus amigos de outras paragens, quando os apresento a esta gloriosa vista da Zona Sul, que aquele lugar é o nosso Marco Zero.
Tanto na Vila Assunção quanto em Manhattan, guardadas as mais profundas e óbvias diferenças, a divergência sobre o que fazer ou deixar de fazer no espaço que restou vago é um consenso de difícil equação.
No caso do nosso Marco Zero, o núcleo do dilema parece estar na oposição entre a paz desejada pela vizinhança e o espaço reivindicado pela galera, que se viu privada da sua antiga base de acolhimento.
Os tempos mudaram, e até a boemia perdeu aquele velho charme inofensivo.
Um traço marcante da vida contemporânea é o medo que as pessoas têm das outras pessoas que cultivam hábitos diferentes dos seus e, por certo, isso vai influenciar muito na tomada de decisão, seja ela qual for.
Particularmente considero uma vitória se o acesso à paisagem for preservado, afinal, é ela, com seus matizes multicoloridos e a monumental vastidão, que dá o valor inestimável deste maravilhoso recanto do bairro.
Acho que esta questão segue viva na pauta de interesses da população e as manifestações dos interessados serão vitais para influenciar decisões futuras.

*Por Juarez Gonçalves, Conselho de Blogueiros

Bazar de natal no CCD hoje e amanhã

12 de dezembro de 2009 0

A sede do Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza Pedra Redonda Vilas Conceição e Assunção (CCD) será decorado hoje para receber, a partir das 14h, o primeiro bazar de natal promovido pela entidade. A ornamentação do complexo de prédios, que abrigou no passado a fábrica de artesanato Guarisse, foi preparada por um grupo de senhoras voluntárias, que utilizaram garrafas pet.  
Na feira, 12 expositores trarão criações em bordado, pintura e enfeites natalinos. A sede do CCD – o antigo Foro da Tristeza – se localiza no número 430 da Rua Landel de Moura, e os trabalhos poderão ser conferidos hoje e amanhã, das 14h às 20h.