Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 26 dezembro 2009

Novos tempos

26 de dezembro de 2009 1

Finais de semana com sol na Zona Sul são convidativos para passeios ao ar livre. Já falou-se muito no ZH Zona Sul sobre as pracinhas do bairro, suas virtudes e seus problemas. Ainda assim, é uma alternativa quase que obrigatória para quem tem crianças, cansadas dos dias chuvosos e frios de inverno.
Outro dia, na pracinha com nossa filha, deparamos com uma cena até então inimaginável para alguém como nós, que brincávamos também ao ar livre há alguns anos. Ao lado da pracinha, um campinho de futebol, para aquela “pelada” de final de semana. Pois eis que, no meio dos meninos que jogavam animadamente uma partida (e alguns não tão meninos assim), uma menina jogava bola como membro de um dos times.
Aquilo nos chamou muito a atenção
, ficamos observando o jogo por um bom tempo e, qual não foi a minha surpresa maior, a menina, de fato, jogava muito bem. Ela foi escolhida para fazer parte do time, ainda que outros meninos aguardassem ansiosos por sua vez. Participava ativamente, disputava a bola, chutava em gol. Enfim, era uma jogadora, um membro do time. Eu sei que, em tempos de seleção brasileira feminina, Marta e outras jogadoras famosas, uma cena assim já deveria fazer parte do nosso cotidiano. Talvez eu ainda não tenha me atualizado em função da velocidade das mudanças.
Mas o mesmo fato que me causou surpresa, me trouxe um certo orgulho feminino inegável. Aquela menina ali, representava o avanço inegável das mulheres frente a nossa sociedade. Aos poucos, com competência e perseverança, avançamos em campos diversos, inclusive o do futebol, alimentando a alma e a imaginação daqueles que, satisfeitos com o que vêem, imaginam um dia em que as diferenças serão simplesmente complementares e não mais discriminatórias. Parabéns à menina que jogava tão bem. E parabéns também aos meninos que a acolheram em seu jogo!

*Por Claudia Bins, Conselho de Blogueiros