Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 30 dezembro 2009

Uma dúvida do passado

30 de dezembro de 2009 1

A denúncia da leitora Rita Assumpção, na edição de 18 de dezembro do caderno ZH Zona Sul, é bem pertinente e oportuna.
Há anos que o prédio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) na Avenida Guaíba apresenta um aspecto deprimente e de abandono. Mesmo que, na resposta publicada no caderno do dia 18, a assessoria de imprensa do Daer diga que o local está tendo ‘utilização plena’ como depósito e esporadicamente como alojamento, não custaria muito uma demão de tinta na fachada. Se por fora tem esse aspecto, por dentro não deve ser muito diferente.
Aliás, convém lembrar que, no passado, houve denúncia por parte de moradores das imediações de que naquele prédio haveria um depósito de material radioativo, o que nunca foi devidamente esclarecido. Alguém pode esclarecer isso?

DA REDAÇÃO: Segundo a assessoria de imprensa do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), entre os anos 1980 e 1985, o laboratório do órgão na Assunção trabalhava com um um medidor de densidade de asfalto que continha um elemento de baixíssimo teor radiotivo. Em 1985, o equipamento foi desativado pelo Daer e doado para a Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

*Por José Augusto Roth, Conselho de Blogueiros