Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 3 fevereiro 2010

Uma doce administradora

03 de fevereiro de 2010 0


Juliana C. N. da Costa é uma jovem de sucesso. Aos 25 anos, ela administra uma loja de roupas femininas na Avenida Wesceslau Escobar, bairro Tristeza.

Moradora de Ipanema há três anos, Juliana fundou a Doce de Moça em março de 2007. Antes, buscou experiência na loja da mãe, a Cravo e Canela, também na zona sul de Porto Alegre.

A escolha da administradora formada pela PUCRS não foi à toa:

- Na verdade, optei por a ter a loja na Zona Sul por já residir na região. Gosto daqui, acho tri família, meio interiorzão. Na Zona Norte, parece que tem que se arrumar para sair. Aqui, tu sai na boa, sai do teu jeito. Todo mundo é mais tranquilo. Além disso, na Tristeza, funciona muito o boca a boca. Se a cliente gosta da loja, também traz a amiga.

* * *

Longe do trabalho, a gremista Juliana gosta de frequentar bares, ir ao cinema e a livrarias.

- Na Zona Sul, não costumo sair muito. Agora abriu o Live Sport Pub, mas falta uns pontos mais rock na região. Mas não é por mal, parece que a cidade está dividida. Vou ao Live Sport Pub porque tem shows de rock legais. E vou também ao cinema e ao teatro. Frequento o Barra (shopping), porque antes não havia livrarias na região – conta.

A jovem ainda costumar ir à cachaçaria Água Doce e à padaria do Padoca. Para ela, a Zona Sul apresenta a questão da amizade e do carinho, relacionada com o poder de conhecer as pessoas mesmo em meio a tantas correrias do dia a dia. Brincando durante a entrevista, Juliana comenta:

- Se quiseres fazer algo errado, nunca vá ao Zaffari, porque sempre vais encontrar alguém. Uns três conhecidos, no mínimo.

* * *

A administradora aponta mudanças que precisam ser realizadas na região. Para ela, a Zona Sul deveria ter uma aparência diferente, com mais árvores e bancos. Além disso, há outros problemas frequentes, como o lixo.

- Em Ipanema, perto da minha casa, para quem não sabe que a qualidade de vida é boa, pensa que o local é uma favela. Tem muito lixo. Mas faltam os cuidados dos moradores também – comenta.

Juliana ainda caminha em Ipanema nos tempos vagos, para apreciar o Guaíba com os cachorrinhos Led Zeppelin e John Lennon, das raças york Shire e Pincher. No caminho, encontra outros problemas:

- Domingo é impossível passear. Geralmente, vou ao fim de tarde nos dias de semana, pois é tranquilo ou, também, pela manhã. Domingo é som alto e por aí vai.

Para Juliana, uma música que combinaria com a Zona Sul é Porto Alegre é Demais, pois lembra tranquilidade.

A tranquilidade da região é a mesma que leva durante a jornada de trabalho. Muitas vezes confundida com uma funcionária, a administradora age de maneira simples, mas sempre arquitetando planos para o futuro, como o projeto Papo de Moça, que pretende levar à loja uma personal stylist para aconselhar as clientes.

É ou não é uma grande administradora a Juliana?

*Por Morgana Gualdi Laux, Conselho de Blogueiros